Os esquecidos shapes de D e G

    Autor Mensagem
    Ismah
    Veterano
    # jul/17 · Editado por: Ismah


    Estava estudando essa semana, vi umas versões interessantes de acordes com quinta (power chords), e algumas formas alternativas, de sonoridade muito bonita, principalmente para formato power trio onde a harmonia é mais complicada.

    Por exemplo

    G5 como 3x000x
    D5 como x0023x

    Por exemplo a passagens de Crazy train ao vivo, são em F#5 D5 E5 A5 . Em ordem na música

    F#5 como x4467x (pestana na 4)
    Back slide

    D5' como x577xx
    E5' como x799xx
    F#5 como x4467x
    Back slide

    F#5 como x4467x
    A5 como x022xx (com pestana) ou x0220x (com pestana)
    Frase E|-4-2-
    E5 como 022xxx (com pestana)
    Frase E|-4p0-
    F#5 como x4467x

    As notas de F#5 como x4467x é a mesma de que se x91111xx, mas com 4 cordas, a sonoridade é outra, ainda que aguda, não é tão quanto nesse shape, e nem tão grave quanto 244xxx...

    LeandroP
    Moderador
    # jul/17
    · votar


    Os esquecidos shapes que são bastante esquecidos

    ?

    Ismah
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Foi mal, escrevi em dois tempos, e não revisei....! Obrigado o toque...

    Ramsay
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Ismah
    Pô, agora fiquei impressionado!!
    Não sabia que vc tinha capacidade pra estudar acordes!!
    Pensei que vc só mexesse com a área técnica.
    Então, vai em frente, estude e seja feliz...

    Ismah
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Eu tenho realmente poucas capacidades, mas tenho educação ao menos.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/17
    · votar


    Ismah

    Na verdade eu não entendi porque são esquecidos. Também não entendi as comparações.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # jul/17
    · votar


    Ismah
    Bom isso é basicamente usar a quinta no baixo ao invés de usar a tônica, acho que eu sempre fiz isso em vários contextos. Por exemplo: quando eu tocava man in the box com a minha banda que não tinha um segundo guita, eu tocava assim:
    E5 (022)-------G5 (32003x)*------D5 (x0023x)
    Feeeeeeeeeeeeeeeeeeeeed my eyes

    A5 (x022)----E|-0-2b3-
    Can you seal them shut

    Como eu era o único guita, pra dar um peso a mais tem dois detalhes pequenos mas que fazem a diferença aí: o primeiro é o G5, que na verdade tem hora que eu tocava G e em outra hora tocava G5, essa variação dava uma dinâmica muito legal. O segundo detalhe é o D5, que tem 3 palhetada no acorde, na primeira eu não uso a corda A, na segunda e terceira palhetada eu deixo ela soar solta, A é a 5ª de D, então continua sendo um D5, mas o baixo deixa de ser a tônica (D) e passa a ser a quinta (A), que por conincidência (ou não) é a tônica do próximo acorde (A5).

    Outro exemplo é a música remédios demais do matanza, ao invés de fazer um D5 assim (x577xx), fica muito bom no contexto fazendo (5577xx), enquanto o baixo faz aquele lick rápido.

    Mais um que me veio à cabeça: creed - my sacrifice. No refrão, na hora de tocar o B5, eu faço tipo (4244xx), lembrando que a mizão tá dropada em D. A lógica é a mesma. O baixo é F#5, e o próximo acorde é G5, a tônica é meio tom depois de F#, o que meio que "fecha" uma progressão, fica bem bacana.

    Então não, estes shapes não foram esquecidos, bem como o acorde com quinta que eu chamo de "acorde magro", que na verdade nada mais é que um double stop, mas dependendo do jeito que vc aplica eu gosto de chamar de acorde magro. Escute "my curse" do killswitch e verá do que estou falando. Preste atenção no riff do começo, depois do solinho clean, tem vários acordes alí que o cara não usa a tônica na mizão, o que seria o mais comum em metalzão onde se busca "peso". Dá uma sonoridade diferente.

    Mais um pequeno adendo pra quem gosta de incrementar power chords comuns: ao invés de tocar um power cord normal (tonica e quinta), tocar a terça no lugar da quinta. Exepmlo:
    Ao invés de E5 (x799xx), experimente Em(x759xx). Ao invés de D5 (x577xx), tente fazer D(x547xx).

    Mais um adendo:
    Experimentar variar a nota da terceira corda também é válido. Como por exemplo, em fire it up do black label society, no primeiro acorde do riff, que é F5, seria tocado somente (333xxx), já que a mizão é dropada. Experimente variar entre (336xx), (333xxx), e (331xxx). Este último eu faço usando o anelar na mizão, mindinho na 5a corda, e indicador na 4 corda.

    Quem gostava de fazer uns acordes doidos assim era o dimebag, escute mouth for war, no riff de palhetada rápida depois do solo. Os acordes que ele para de palhetar e deixa soar são tudo meio doido, tipo (579xxx) se não me fgalha a memória, ou 5710xx, coisa do tipo. É legal usar isso no metal porque dá uma tensão muito macabra, tendo bom gosto, sabendo dosar, e sabendo usar na hora certa, fica ótimo.

    Ismah
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    O finado Dimebag é a fonte que dessas ideias. Acho ele um dos guitarristas mais incríveis que o mundo já viu, porque conseguia preencher a música solito! Os arranjos ao vivo, são muitíssimo melhores que os de estúdio, onde haviam múltiplas linhas de guitarra...
    Eu acho que posso escutar ele, já que tenho a discografia toda.

    E sabe porque ele fazia? Country! É algo muito característico do country usar tônica e IIIm para um acorde menor, tônica e V para um maior, as vezes tônica e IV para uma passagem...

    579 = A9, é a sobreposição de dois acordes na prática: A5 e E5

    LeandroP
    Na verdade eu não entendi porque são esquecidos.

    Porque não são lembrados :P
    Andei fazendo alguns festivais, e não vi NENHUMA banda usando.

    Também não entendi as comparações.

    Estou sugerindo o uso de outros shapes, além dos mais usuais E e A.

    ogner
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    D5 como x0023x

    Esse aqui é o poder de Thor!! Puro suco da xalassa!! Porrada!! hehe

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # jul/17 · Editado por: acabaramosnicks
    · votar


    Ismah
    O finado Dimebag é a fonte que dessas ideias. Acho ele um dos guitarristas mais incríveis que o mundo já viu
    É verdade.

    579 = A9, é a sobreposição de dois acordes na prática: A5 e E5
    Só agora que tu falou que eu notei, a 9a de A é a 5a de E, derrr kkkk faz sentido!


    Porque não são lembrados :P
    Andei fazendo alguns festivais, e não vi NENHUMA banda usando.


    Não tá esquecido não. Ou pelo menos eu espero que não!
    O fato de vc não ver em festivais é um sintoma que pode ter diferentes causas. Eu acho que a mais provável é falta de estudo, perícia, ou, parando de eufemismo ultrafag, é relaxo do cara que não é músico, e sim tocador de guitarra. Mas não dá pra generalizar, tem gente que às vezes toca bem, sabe o que tá fazendo, mas prefere não arriscar ao vivo pra não fazer feio. Eu prefiro meter as caras e ver no que dá, se der merda, f***-se kkkkkkk tem que meter o loco!


    ogner

    D5 como x0023x

    Esse aqui é o poder de Thor!! Puro suco da xalassa!! Porrada!! hehe


    É esse tipo de acorde que faz vibrar e derrubar até as coisas em cima da mesa lá dos vizinhos quando sai do valvulado 100w aqui kkkkkkkk

    ogner
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    A - X07600 é bacana tb...

    F#5 como x4467x , esse é legal tb!! Faço muito o E usando esse desenho - 02245x - fica power tb!!

    acabaramosnicks
    É esse tipo de acorde que faz vibrar e derrubar até as coisas em cima da mesa lá dos vizinhos quando sai do valvulado 100w aqui kkkkkkkk

    hehehehe!!! Guita afinada 1/2 tom atras fica mais lindao ainda!!!

    Ismah
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Eu sou mala e gosto de enarmonias

    35500x ou 355000

    Crédito Ricardo Feghali do Roupa Nova.

    Guita afinada 1/2 tom atras fica mais lindao ainda!!!

    Melhor de todos é afinar em 432Hz, que é a frequência do universo.
    (ironic mode [off])

    Fica legal em todos os tons. Eu afino em D e fica "chic dez" (Rodrigo José),

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Ismah ,
    tem certeza que é F#5 o primeiro shape? eu vejo um A sem pestana ai por causa do pedal....

    e------------------------------------------------------
    B---------5---------------------------------------------
    G---------6--------------------------------------------
    D---------7---------------------------------------------
    A--0--0-0-------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------


    A C# E

    Ismah
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Onde eu postei isso?

    ogner
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Ismah
    Melhor de todos é afinar em 432Hz, que é a frequência do universo.
    (ironic mode [off])


    Nunca brinquei disso...

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Ismah
    Por exemplo a passagens de Crazy train ao vivo, são em F#5 D5 E5 A5 . Em ordem na música
    sera q interpretei errado?

    Ismah
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Estou falando de acordes da introdução da versão ao vivo, que o Rhoads dobra o baixo, creio que tu esteja já nos versos, onde gira sobre A o riff.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # jul/17 · Editado por: acabaramosnicks
    · votar


    Verdade, eu sempre fiz desse jeito que o rhoadsvsvai falou, fica tipo um Lá maior. Não sei de qual versão ao vivo vc está se referindo, mas pelo que eu to pensando (mais tarde vou confirmar tocando e analisando o que eu toco), eu costumo tocar uns bagulho que não são acordes normais com quinta, acho que são intervalos maiores e menores... com o A em pedal...

    edit: agora deu pra entender, era da intro que vc falava

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    entendi , aqueleTAM! TAM! tu tu ti tan tan tan ti tan tan tan (haisuhiuahuis)

    eh a cadencia da intro live né?

    Ismah
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Por exemplo a passagens de Crazy train ao vivo, são em F#5 D5 E5 A5 . Em ordem na música

    LeandroP
    Moderador
    # jul/17
    · votar


    Ismah
    Porque não são lembrados :P

    Isso explica tudo rsrsrs

    Eu uso bastante essas inversões. Acho muito comum, inclusive.
    Smoke on The Water é o tipo de música com "powerchords invertidos" que a princípio são intervalos de 4a justa (inverte e vira 5a justa).

    Esses acordes que você desenhou eles são invertidos, porém com o reforço da 8a nas pontas. Geralmente quando faço este tipo de acorde, utilizo a pestana. E por esta razão eu tenho à disposição uma 9a maior como nota de ponta, o que deixa a sonoridade muito bacana dependendo da intenção.

    Ismah
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Eu também utilizaria a pestana, até pestana dupla (indicador e anelar) ou tripla (indicador, anelar e mínimo)...

    Dá para ir de 335553 (C5) para 335543 (Csus4), para x3356x (F5) ou x33566 (Fsus4) e para xx3366 (Bb5) facilmente.

    Mas vejo bem pouca gente fazendo isso, principalmente no rock...

    O que o acabaramosnicks cita de fundamental e IIIm ou IIIM dá para fazer também considerando a inversão.

    Por exemplo a Zombie que tu escutou a um tempo atrás, rola uma F#5+(no3), na progressão E5 C5 G5 D5 sendo executado 25xxxx.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Os esquecidos shapes de D e G