Som extremamente alto no palco - relatos e experiências

    Autor Mensagem
    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # jul/17


    Colega meu disse que foi em um festival certa vez, e quando ele se afastou do palco o Slayer entrou e começou a tocar. Se todas as bandas antes estavam tocando muito muito muito alto, o Slayer tava fazendo doer os ouvidos até do tio do carrinho de cachorro quente lá na pqp de longe do palco.
    A banda mais barulhenta que eu já vi ao vivo foi o black label society, estava BEM alto, mas também não tava nada tipo ensurdecedor. O ouvido saiu zunindo um pouquinho só, mas nada muito diferente do que já estou acostumado quando eu toco.

    Quais as bandas mais barulhentas que vcs já viram ao vivo, e como foi a sensação de escutar música em um volume muito mais alto do que o necessário, ou até tão alto que deixa de ser agradável? Dizem que a partir de um certo ponto chega a dar uma sensação de tontura, confusão dos sentidos, etc...

    Buja
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    acabaramosnicks
    Mais alto que ouvi: megadeth.
    Mais alto que ja ouvi falar, e gostaria de conferir: manowar.

    Ismah
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Não chega a dar, dá! Certo ponto em diante, começa o desconforto, e chance de desmaios.

    Mas há uma questão: era excesso de volume no PALCO ou excesso de volume no PA?
    É bem pouco provável que o set do palco viabilizasse isso, da mesma forma que é pouco provável que não havia front-fill no palco deles... Mas em geral, bandas gringas mixam a 90~95 dB, por hábito, e rola sempre reclamação do barulho do público... Aqui a média é nos 120dB, não sei se o público em si é barulhento e por isso a mix é alta, ou se a mix é alto porque o povo é barulhento... rsrs

    Excesso de volume é problemático, mas são coisas que acontecem, por mau posicionamento da mix house, por loucura do técnico (ou da banda)...
    Não tem mui o que fazer, a não ser reclamar com a organização, mas que é uma situação chata quando se queria ver muito a banda, isso sem dúvidas.

    O recorde de SPL é do Kiss com 150 dB SPL, o que é absurdamente alto e tiveram que baixar, mas mesmo assim boa parte do público foi embora.
    Eu faço um show natalino que mistura jazz, rock e blues, e a banda toca absurdamente alto. Segundo o autor " a gente toca alto ", e toca alto mesmo. Eu do lado do amp de guitarra, usando EPI, ficava desconfortável.

    Del-Rei
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Nunca senti dores no ouvido em shows, mas já em estúdio, sozinho, testando um amp no talo. E nem era um amp de alta potência. Era um Tubemeister18. Depois de 2min tocando no talo, a cerca de 3m dos falantes, o ouvido doeu.

    Um aceno de longe!!!

    strinbergshredder
    Veterano
    # jul/17 · Editado por: strinbergshredder
    · votar


    Fui uma vez no show do meu ex professor de guitarra, foi num pubzinho no bairro onde moro, chamado Rock Inside.

    Meu prof tocou com um Dual Recto no volume 4, nesse espaço da foto, que é o local do show.

    eu, como tava louco pra assistir, fiquei bem na frente, e foi um show de 2 horas. Saí com os ouvidos zumbindo muito, e passei uns 3 dias até voltar ao normal. Só não senti dor, mas foi um incômodo sinistro!

    Ismah
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Foto com link quebrado.

    Les Strato
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Lembro de ter ido a uns anos atrás em um cover de AC/DC que costuma tocar aqui na região.

    Num ambiente onde mal deve caber umas 150 pessoas (pubzinho) um dos guitarristas estava usando um JCM 800 com full stack (o ampli quase batia no teto) e o outro guitarra que fazia as partes do Malcolm estava com um JTM 45 e uma 4x12 ''apenas'', nenhum deles teve dó de abrir volume nos amps, ai pra variar, o batera pegava pesado e o vocal tava bem alto nos PA's pra não sumirem no meio das guitarras que estavam altíssimas.

    O som em si até estava bem foda (o cover é dos bons), mas depois de umas 5 musica eu me obriguei a ir mais longe do palco, pois estava muito desconfortável já. O resultado foi quase uma semana com os ouvidos zumbindo, mas até que valeu a pena.

    strinbergshredder
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Ismah
    Corrigido Ismah!

    Pleonasmo
    Membro Novato
    # jul/17
    · votar


    Vi uma apresentação do motorocker em um bar novo aqui, me lembro que o som estava absurdamente alto e o ambiente já não ajuda muito, não dava para ouvir nada com definição, apenas um soco nos timpanos.

    JJJ
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Eu sou aquele cara chato no ensaio que vive pedindo pra todo mundo abaixar o volume...

    Música pra mim é qualidade sonora, não amplitude. Odeio guerra de volume...

    O show mais alto?... Não lembro, mas o grave do bumbo no primeiro show do Paul McCartney no Rio quase me fez passar mal. Aquela porra batia e meu coração quase saia pela boca... kkkkk

    entamoeba
    Membro Novato
    # jul/17
    · votar


    Fui num do Ratos em que me emprestaram uma credencial e fiquei colado no palco, nem precisava de ter tímpanos para ouvir, eu sentia as ondas sonoras passando pelo tórax.

    Ismah
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Agora falando como técnico a respeito da pergunta inicial... É um porre um palco muito alto, isso vaza demais no PA... Não adianta dar volume na mixagem, porque o som vem do palco... Eu sou ferrenho defensor de sistema de simuladores, monitoramento em ear-phones, e um acrílico pro baterista... Mas isso custa dinheiros, muitos dinheiros...


    Pleonasmo

    Esses eu sou testemunha que toca alto kkkk
    Hoje o cara já tem problema de audição com toda certeza...

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/17 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    AC/DC... Primeiro Rock'n'Rio, tive que ir embora na metade do show por dor de ouvidos.

    Os caras exageraram, perderam a mão, muita gente se afastou da linha de frente do P.A e foi pro fundão ou pros bares.

    Obs: Esta minha experiência e os demais relatos acima se referem a som alto para a audiência. Isso não significa que o som do palco esteja alto.

    d.u.n.h.a.
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Num dos shows do Motorhead que fui, acho que em 2011 ou 2012, tava tão alto que não dava pra entender porra nenhuma, chegava a dar uma pressão no peito e um mal estar de tão alto, foi terrível. O lugar era fechado, pequeno, quente para diabo, um dos piores shows da minha vida.

    Ramsay
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    O meu próprio show particular hoje!!!
    Eu estava bebendo cerveja e tocando guitarra com o acompanhamento de Bt-tracks numa boa, até que, numa certa hora, não sei pq resolvi tirar o atenuador de potência fora e ligar direto pra ver no que dava e o que deu foi um acréscimo de volume insano com um apitaço enorme e uma microfonia infernal que quase me deixou surdo.
    Então, baixei o volume do amp valvulado do 4 para o 2 e a microfonia se foi, só que com ela foi junto o som do amp que ficou muito ruim.
    Daí, reconectei o atenuador de potência, subi o volume pro 4 e fui feliz!!!

    ogner
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Mais burukhento q fui e lembro muito bem de ficar dias ouvindo zumbido foi Slayer e Suicidel Tendecies no Imperator a uns 200 anos atras!!hehe

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/17
    · votar


    Galera vai no show, enche a lata de cana, cannabis e demais aditivos não autorizados, passa mal, e depois coloca a culpa no decibel.....kkkk.

    Ismah
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Lelo chegando c'os dois pés no meio do peito a essa hora da manhã é bucha... kkk

    daimon blackfire
    Membro Novato
    # jul/17
    · votar


    Eu só vou pra show quando tenho de ir mesmo. Som alto me incomoda muito. Deve ser como ficar num ambiente muito iluminado, coisa assim.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # ago/17
    · votar


    O recorde de SPL é do Kiss com 150 dB SPL

    Cara, isso é insano!

    Só pra ter uma idéia, retirado da internet aqui...

    140dB human throat and vocal cord resonance occurs

    141dB Nausea felt after a few minutes

    144dB Nose itches due to hair vibrations

    145dB Vision blurs due to eyeball vibration

    147dB Formula 1 race car full throttle drive bye


    149dB Human lungs and breathing begins vibrating to the sound

    150dB Loud rock concert, at speakers

    150dB Sensation of being compressed as if underwater

    Não sei se vcs já viram de perto, mas carro de F1 faz muuuuito barulho!

    Segundo o autor " a gente toca alto ", e toca alto mesmo. Eu do lado do amp de guitarra, usando EPI, ficava desconfortável.

    É assim que se estraga uma apresentação =)

    Nunca senti dores no ouvido em shows, mas já em estúdio, sozinho, testando um amp no talo. E nem era um amp de alta potência. Era um Tubemeister18. Depois de 2min tocando no talo, a cerca de 3m dos falantes, o ouvido doeu.

    Tem que ver a acústica né. No quartinho onde eu costumava tocar bateria (com protetor auricular) era pequeno, fechado e inteirinho de alvenaria. Se tirasse o protetor, doia pra poha o ouvido. No estúdio, com acustica boa e talz, toco sem protetor numa boa!

    Meu prof tocou com um Dual Recto no volume 4, nesse espaço da foto, que é o local do show.

    eu, como tava louco pra assistir, fiquei bem na frente, e foi um show de 2 horas. Saí com os ouvidos zumbindo muito, e passei uns 3 dias até voltar ao normal. Só não senti dor, mas foi um incômodo sinistro!


    Dual Recto é 150w, não é? Deve ser bem alto mesmo. 3 dias até voltar ao normal? Tô fora!

    Num ambiente onde mal deve caber umas 150 pessoas (pubzinho) um dos guitarristas estava usando um JCM 800 com full stack (o ampli quase batia no teto) e o outro guitarra que fazia as partes do Malcolm estava com um JTM 45 e uma 4x12 ''apenas'', nenhum deles teve dó de abrir volume nos amps, ai pra variar, o batera pegava pesado e o vocal tava bem alto nos PA's pra não sumirem no meio das guitarras que estavam altíssimas.

    O som em si até estava bem foda (o cover é dos bons), mas depois de umas 5 musica eu me obriguei a ir mais longe do palco, pois estava muito desconfortável já. O resultado foi quase uma semana com os ouvidos zumbindo, mas até que valeu a pena.


    A parte mais cômica é vc dizer que valeu a pena kkkk

    Vi uma apresentação do motorocker em um bar novo aqui, me lembro que o som estava absurdamente alto e o ambiente já não ajuda muito, não dava para ouvir nada com definição, apenas um soco nos timpanos.


    É, o som costuma ficar uma merda mesmo heuaheuahe

    Agora falando como técnico a respeito da pergunta inicial... É um porre um palco muito alto, isso vaza demais no PA... Não adianta dar volume na mixagem, porque o som vem do palco... Eu sou ferrenho defensor de sistema de simuladores, monitoramento em ear-phones, e um acrílico pro baterista... Mas isso custa dinheiros, muitos dinheiros...


    Cabe no budget do megadeth hehe
    Facilita pra todo mundo, logística, PA, músico, e público. Mas fazer o que, é fetiche de guitarrista ter aquela parede de marshal.

    AC/DC... Primeiro Rock'n'Rio, tive que ir embora na metade do show por dor de ouvidos.

    Os caras exageraram, perderam a mão, muita gente se afastou da linha de frente do P.A e foi pro fundão ou pros bares.


    Triste perder um show do ACDC por causa disso =(

    não sei pq resolvi tirar o atenuador de potência fora e ligar direto pra ver no que dava e o que deu foi um acréscimo de volume insano com um apitaço enorme e uma microfonia infernal que quase me deixou surdo.
    Então, baixei o volume do amp valvulado do 4 para o 2 e a microfonia se foi, só que com ela foi junto o som do amp que ficou muito ruim.


    Noise gate e potenciometro de volume basta!

    Galera vai no show, enche a lata de cana, cannabis e demais aditivos não autorizados, passa mal, e depois coloca a culpa no decibel.....kkkk.


    Típico de brasileiro não querer assumir suas cagadas ehauheuaheuaheu

    Eu só vou pra show quando tenho de ir mesmo. Som alto me incomoda muito. Deve ser como ficar num ambiente muito iluminado, coisa assim.


    Eu gosto bastante de som alto, mas tem que ter moderação né. Acho que pra se comparar a um ambiente muito iluminado, tem que ser uma puta de uma iluminação hein

    strinbergshredder
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    acabaramosnicks
    Dual Recto é 150w, não é? Deve ser bem alto mesmo. 3 dias até voltar ao normal? Tô fora!

    O Dual são 100W, o Triple é que são 150W, mas mesmo assim, eu cheguei a usar esse amp uma vez no estúdio do professor, e no volume 2 já era MUTO ALTO! No volume 4 você não tinha noção de como estava absurdamente ensurdecedor...kkkkk

    Buja
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    strinbergshredder
    E tudo aberto? É mais alto que uma decolagem no galeao?

    strinbergshredder
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Buja
    E tudo aberto? É mais alto que uma decolagem no galeao?

    Ta loooouco! Preferi nunca fazer o teste... amor à vida e ao meus ouvidos, sabe como é hahaha

    ps: Te mandei um email velhão! Dps vê lá ;D

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # ago/17
    · votar


    Mesmo 100w já é uma pedrada na oreia rapaz... nos dias que eu to encarnado de kamikaze eu deixo o meu, que é 100w, bem alto, mesmo assim não chego na metade do volume rsrsrs
    E olha que o cab é 2x12 hein!

    strinbergshredder
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    acabaramosnicks
    Mesmo 100w já é uma pedrada na oreia rapaz... nos dias que eu to encarnado de kamikaze eu deixo o meu, que é 100w, bem alto, mesmo assim não chego na metade do volume rsrsrs
    E olha que o cab é 2x12 hein!


    Ta vendo! É coisa de louco mesmo... no estúdio era uma 4X12 da Mesa tbm, junto com o Head. Pedrada demais!

    Ismah
    Veterano
    # ago/17 · Editado por: Ismah
    · votar


    acabaramosnicks

    Basicamente eles esvaziaram a pista premium...
    Segundo relatos, quando metade do estádio esvaziou, eles abaixaram o volume...

    Vale lembrar que isso é estimado, pois rendia 136dB (!) na mix house 30m longe, onde foi feita a leitura, supondo queda de 3dB a cada vez que dobra a distância (sistema line array)...

    35 m - 136 dB
    17,5 m - 139 dB
    8,75 m - 142 dB
    4,375 m - 145 dB
    2,1875 m - 146 dB
    1,09375 m 151 dB

    1dB não é creditado porque a conta não é redonda, sempre o ganho é um pouco inferior... Foi em 15 de Julho de 2009, em Ottawa, Canada.

    Manowar provavelmente foi mais alto, com 139dB na mix house, no Magic Circle Fest de 2008, última edição em Bad Arolsen, Alemanha... Só que eles fizeram esse recorde na passagem de som, então não conta como a performance ao vivo.

    Há controvérsias sobre a validade disso, já que os sistemas de line array são absurdamente direcionais. Num show no The Valley (Londres), em 31 de maio de 1976, o The Who conseguiu 126dB a 32m, 156dB " @ 1m " - as aspas porque o sistema de point source não é tão direcional quanto o line array, logo esses 156dB não eram uniformes, mas eram muito bem distribuídos...

    E o buraco é mais abaixo pois a algumas menções ao Led Zeppelin na revista Rolling Stone, que com " Whole Lotta Love " em 1969 seria a banda mais alta daquele tempo... Infelizmente há poucos dados e não se tem certeza de nada... Idem para o Purple em 72, que apesar de estar no Guiness Book, com 117dB, não é bem documentado...

    Manowar aparece várias vezes na lista, mais que Motörhead... O Guiness reconhece um recorde em 84, mas parou de reconhecer a categoria de " banda mais alta ", por não querer encorajar danos auditivos... Assim o suposto recorde de 129,5dB em 94 é só citado, mas sem dados fundamentados para comprovar como foi medido...

    Em 86 que o Motörhead é citado por Scott Cohen num artigo da revista Spin, edição lançada em 10 de Fevereiro. O título já diz tudo "Motörhead is the Loudest Band on Earth", até onde se sabe a fama da banda começou aqui.
    Porém, não é nada técnico o artigo, pois a maior prova (sic) é que um show sem data, no Variety Theater (Cleveland, Ohio) ficou com estrutura danificada... Na prática, ressonância que faria isso com facilidade, e não necessariamente um nível alto de SPL estaria envolvido...

    Um adendo! Note-se que a 31 anos atrás, a mídia já era formadora de opinião, mesmo que sem fundamentar ela de maneira correta... rs

    Um outro adendo! Essa revista está disponível para leitura no Google Books, e reparemos que em 86 o Crack já era citado, como " cocaína para as massas ", ou seja o problema não é atual como se vende por aí...

    Link para leitura... https://books.google.com.br/books?id=8dHstWRgcM4C&printsec=frontcover& redir_esc=y#v=onepage&q&f=false

    Mas sem dúvida, a capa mais famosa da Spin, é da edição de Dezembro de 1992, com Kurt Cobain, Curtney Love, e a então bebê, Frances Bean Cobain.

    Em Junho de 96, os britânicos do Leftfield (banda de house/eletrônica) Brixton Academy chegaram a 137dB... Danificou partes de gesso presentes no local. Há um relato todavia, que o problema era o tipo de programa musical, pois o synths do álbum Leftism executado na data, eram baseados em ondas quadradas puras... E nessas, quando a banda entrava, não havia incremento de SPL praticamente...

    Em 2007 os também britânicos Gallows, chegaram a 132,5dB em estúdio. E também não entra na conta...

    Ismah
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Buja
    É mais alto que uma decolagem no galeao?

    Não, não é. Um motor de avião, produz ruído. Ruído não é um grupo de frequências que se encaixa harmônicamente, é meio que uma onda de choque de X a Y Hz, que só é reforçada pelo vento que o motor gera - pois comprime o ar atrás de si, aumentando sua densidade, a velocidade do som sobe naquela região, se cria direcionalidade, e o volume parece mais alto...

    E rola infra som e ultrasom, que é absurdamente alto, só a gente não escuta... Já viste por exemplo a onda de choque de uma bomba? Há um vídeo famoso, feito por um soldado da US Army no Iraque, de cima de um tanque... Essa onda de choque, possivelmente passou de 200dB, mas a uma frequência tão baixa, que parece um pulso...

    Nesses recordes que cito no post anterior, o problema é que isso é SPL, não necessariamente isso é musical, e não necessariamente é tão alto para o público, já que na maioria das vezes a referência é a mix house (em tese o Sweet Spot do show), onde nenhum espectador chega.

    Por exemplo, eu já estive num teste onde o SPL chegou a 160dB no interior de um carro, aplicando onda quadrada por 3 segundos. 160dB em ~4kHz possivelmente fará teu tímpano romper na hora, pois é a frequência de ressonância do mesmo. Em 20Hz, não parecerá o absurdo de alto que isso é, vai ser algo parecido com o abano de um leque...

    acabaramosnicks
    É assim que se estraga uma apresentação =)

    Não exatamente. Pois eu estava próximo da fonte, o próprio músico, estava a 2m da fonte, logo 12dB abaixo... O público, a 4m do PA, já ouvia 24dB a menos...

    Se tirasse o protetor, doia pra poha o ouvido. No estúdio, com acustica boa e talz, toco sem protetor numa boa!

    Não é anormal se passar da marca de 180dB de pico (algo em abaixo de 20ms) com bateria acústica. É por isso que incomoda, mas não danifica a audição a curto prazo, pois a média de pressão é muitas vezes abaixo.

    Vale lembrar que a acústica do lugar importa bem menos que o tamanho, já que a definição técnica de volume sonoro, aka SPL, é pressão por área.

    Mas fazer o que, é fetiche de guitarrista ter aquela parede de marshal.

    Tanto que o Kiko toca de Fractal, e parece que migrou para Kemper... Isso é fetiche no universo que o povo vive na década de 80 ainda...

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Som zlto nesse ponto é coisa de pipi pequeno

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Som extremamente alto no palco - relatos e experiências