As dificuldades que uma banda enfrenta!

Autor Mensagem
Paludo756
Membro Novato
# ago/17
· votar


Ismah
Não é a banda que tem que conseguir público, isso é responsabilidade da casa. O dia que as casas de rock se espelharem nas casas de sertanejo, as coisas mudam de figura.

Depende, a responsabilidade da casa é aquela à qual o dono da casa se responsabiliza. Mas geralmente é assim, os caras não abrem a mão, se não veem com aquele migué de:
"banda tal cancelou, preciso de uma banda pra substituir, me quebra esse galho que depois te consigo data";
Tem também aquela de: "tanto % da entrada é pra banda", aí quando você vê, depois do show começar tá todo mundo entrando de graça, e o cara tá cuidando da venda de ceva, já vi muito disso acontecer.
Eu também não gosto de ter que ficar vendendo ingresso antecipado pra show da minha banda, mas são os que mais rendem lucro, fora que é o modo mais transparente de pagar pela casa e obter lucro.
Claro que quando você vai pra outra cidade a coisa muda de figura, já vi bandas tendo que organizar Van pra ir tocar fora porque os caras do evento exigiam um número mínimo de pessoas pra assistir, isso em Monte Negro - RS, cara, as coisas estão assim.
Quando tu chuta uma moita e sai uma banda a gente chega nessa situação.

acabaramosnicks
Membro Novato
# ago/17
· votar


Paludo756
corrigindo...

Quando tu chuta uma moita e sai uma banda ruim a gente chega nessa situação.

Depois que a banda se mostra boa, há quem pague pra ver tocar, há casas que paguem pra vir tocar. Mas ce tem que saber onde vc tá indo e qual o teu nível de reconhecimento. Resumindo, tem que ter bom senso. Não adianta vc ser muito bom se ninguém te conhece, vc não tem nome, não é uma "atração" pra casa, no início vai ter que se contentar com showzinho por maço de cigarro e cerveja.

Tá de brincadeira... Aqui é Brasil, isso não rola... A maioria acha que trabalhar na noite é ir pra festa 3 a 5 dias por semana e ainda receber por isso

por isso que vai à falência kkkk Falta de profissionalismo!

Já aconteceu comigo diversas vezes ao longo dos anos coisas do tipo. Chegar no fim da noite, o dono ter sumido, junto com o dinheiro do caixa...
Chegar pra tocar, e o dono dizer que marcou o show pro dia seguinte - e pior que tinha data agendada 250km dali pro dia seguinte...
Esperar banda e ela não chegar... Recentemente uma banda regional de certa fama, chegou só 7hs atrasada...


É, já vi isso acontecer, já toquei de graça deliberadamente e já tomei calote também. Falta de profissionalismo pra tudo quanto é lado. Imagina se tem um esquentadinho na banda, sai quebrando tudo, gera prejuizo pra casa, machuca alguém e suja o nome do lugar, vai preso... todos saem perdendo. Eu só tocaria em um lugar com fama de dar calote na banda se eu já estivesse esperando por isso, e só tocaria esperando tomar calote se eu tivesse pouco ou nenhum reconhecimento (nome) na cena. Se eu quiser se pago pra tocar e tiver "nome" pra isso, nem cogito este tipo de lugar.
Esse tipo de gente está fadada ao fracasso, cedo ou tarde dá alguma merda, se não dá merda grande, o lugar é uma merda por natureza, o público é uma merda, as bandas que tocam são uma merda, etc...

Ismah
Veterano
# ago/17
· votar


Paludo756
os caras do evento exigiam um número mínimo de pessoas pra assistir

Pode me mandar por MP o lugar? Tenho minhas suspeitas!
Eu trabalhei aliás em Montenegro (é junto mesmo, não sei porque), com uma banda de baile: Banda Amazônia. Ainda tenho amizade forte lá dentro, e volta e meia to de free por lá... Na real, eu recebi a proposta de ir para Chapecó-SC, dentro dessa banda. Quando voltei, podia ter retornado, mas não achei certo (ainda não acho), e fiquei só no free.

A cidade tem bandas boas. Começava no Locomotiva, que era absurdamente acima da média para uma banda de baile. Choppão e K'necus; o Champion começou ali... No rock, a Hetfield vale mui a pena assistir, é no nível do The Trevellers...

Depende, a responsabilidade da casa é aquela à qual o dono da casa se responsabiliza.

De modo nenhum. A banda é atração, a casa é que tem que movimentar galera. Já aconteceu de pegar free com data furada em PoA (Divina Comédia) e em NH (Abbey). Em PoA o Cidade Baixa tava deserto aquele dia, não tinha nem tufo de mato mais rolando... Mas valeu a pena, ambas as bandas mostraram serviço, e tem datas regulares...

Por exemplo, eu volta e meia na Dublin Irish Pub (Pe.Chagas 421, Moinhos de Vento), é uma casa auto-suficiente. Volta e meia tem estrangeiros no Sheraton que vem aí... A banda leva uns 20 fãs já, coisa que talvez só The Youngles faça, e eles tocam desde que a casa anterior abriu - uns 20 anos pra mais. Talvez o The Classic, que é o mesmo caso anterior, mas é pouco provável.

Outro lugar é o Rosário Resto Lounge, é uma casa pequena, mas que sempre dá público. Fiz free com sertanejo recentemente lá, a Dedo de Dama tem tocado lá, to esperando chance de free lancer lá, mas com a volta do Charles Master aos palcos, o guitarra da Dedo, o baixo e a batera estão enganchados ali, a vocalista/violonista tá nos acústicos.

acabaramosnicks

vc não tem nome, não é uma "atração" pra casa

Por isso é da casa trazer público. Claro que uma casa com pouco nome, precisa formar clientela, isso implica em trazer pelo menos uma vez por mês uma banda com peso na cena, mas fora isso tem que fazer conforme o caixa dá... Uma casa com 1 ano, tem que ser auto-suficiente, e não depender da banda para trazer público. Beira o ridículo, mas é a realidade do país...

Imagina se tem um esquentadinho na banda

Tem sorte se não põe fogo no lugar.

Eu só tocaria em um lugar com fama de dar calote na banda

As vezes não tem fama, a maioria das vezes que passei por isso, não tinha fama nenhuma...

Esse tipo de gente está fadada ao fracasso, cedo ou tarde dá alguma merda, se não dá merda grande, o lugar é uma merda por natureza, o público é uma merda, as bandas que tocam são uma merda, etc...

Nem sempre... Começa que o público não tem conhecimento suficiente para avaliar uma apresentação, some isso ao políticamente correto... As vezes o dono da casa muito menos... Bar underground eu tenho pavor, ainda mais se o dono é um sonhador apaixonado por rock... Enxerga o os novos Beatles até no cachorro uivando... As vezes até o público reclama, e ele nada...

É queimação de filme e " o lugar é uma merda por natureza, o público é uma merda, as bandas que tocam são uma merda, etc... ". Esse é o lugar fadado ao fracasso, pois quando a turma que frequenta cresce, o gosto TENDE a se refinar, e não vai mais pra esse tipo de lugar... Nem que fique em casa ouvindo Zeppelin...

no início vai ter que se contentar com showzinho por maço de cigarro e cerveja.
Eu discordo, principalmente banda autoral! A primeira coisa que qualquer banda minimamente séria, tem que ter, é um CNPJ. Depois precisa criar um projeto, e uma apresentação desse projeto. Listar prefeituras e fazer contato, enviando o material. Geralmente um vinga, e cobrando um preço honesto (vai, 300 reais por cabeça + transporte), consegue tocar. É o começo.

Indo pras cidades, dá para girar a cidade atrás de casas. Fazer uma visita, um contato... Costuma funcionar. Em 5 anos dá para estabelecer um mercado...

Agora se tu é a enésima banda que vai tocar Smoke on the water, aí bicho é complicado levar...!

acabaramosnicks
Membro Novato
# ago/17
· votar


O que eu quis dizer com "o lugar é uma merda por natureza, o público é uma merda, as bandas que tocam são uma merda, etc...", é que isso, por si só, já é um fracasso. Não que vai necessariamente ser um fracasso financeiro, mas veja que este tipo de lugar de merda costuma girar bem menos dinheiro, justamente por isso aqui que vc mesmo falou sobre a maturidade dos frequentadores: "quando a turma que frequenta cresce, o gosto TENDE a se refinar, e não vai mais pra esse tipo de lugar..."

A primeira coisa que qualquer banda minimamente séria, tem que ter, é um CNPJ. Depois precisa criar um projeto, e uma apresentação desse projeto. Listar prefeituras e fazer contato, enviando o material. Geralmente um vinga, e cobrando um preço honesto (vai, 300 reais por cabeça + transporte), consegue tocar. É o começo.

Taí um bom passo a passo ou guia pra quem quiser começar uma banda profissional! Como empreendedor eu enxergo um monte de coisas, mas como "tocador" minha visão é beeem limitada, justamente porque eu nunca pensei em me profissionalizar. Nunca pensei em nada disso daí.

Ismah
Veterano
# ago/17
· votar


Opções...

Paludo756
Membro Novato
# ago/17
· votar


Me deparei com uma situação, e queria saber a opinião de vocês.

Quando uma casa pergunta o valor que a sua banda cobra pra tocar em um evento por uma hora e meia, qual o valor que vocês acham justo?
Eu pensei em R$500,00
Conheço outras bandas que fazem este preço, mas fecham shows de duas horas.
A minha banda fez apenas 4 shows até hoje e não sabemos quanto cobrar, mas quando fizemos por venda de ingresso, tiramos mais de R$600,00.
Importante também falar sobre o local: Porto Alegre - RS
Estilo: N.W.O.B.H.M

Ismah
Veterano
# ago/17
· votar


É normalmente melhor chutar pra cima e esperar o contratante chorar... Meu cachê eu trabalho assim! Digo que é 4X (pensando em receber 2X), mas estou aberto a negociar. Se colar tá lindo, se não o contratante tem a brecha para dar uma chorada. Geralmente peço uma contra proposta - é aqui que eu decido se vale ou não a pena - e tento fechar pela média da minha oferta e da contra proposta.

Normalmente assim eu fecho acima da contra-proposta, e abaixo do meu lance inicial.

Buja
Veterano
# ago/17
· votar


Paludo756
Estilo: N.W.O.B.H.M

Desculpa a pergunta idiota, mas o que é isso? pela sigla, so posso chutar new wave of brit...?

Double Grimaldi
Membro Novato
# ago/17
· votar


http://lmgtfy.com/?q=N.W.O.B.H.M

Buja
Veterano
# ago/17
· votar


Double Grimaldi
Ah obrigado, realmente nao sabia pesquisar sobre o termo no google.

fernando tecladista
Veterano
# ago/17
· votar


Paludo756

valor que a sua banda cobra pra tocar em um evento por uma hora e meia
Conheço outras bandas que fazem este preço, mas fecham shows de duas horas
a gasolina, óleo, pneu... o tempo pra do monta e desmonta, guarda e retira do carro... o tempo de estudo como músico não muda
o cara tá pedindo menos meia hora... mas é certeza que sempre passa um pouco, e se a banda cronometra o tempo do show e crava o horario.. a banda é chata para o publico (que nem sabe o que foi acordado).. e o contratante nem tá vendo o horario do treco...


Double Grimaldi
http://lmgtfy.com/?q=N.W.O.B.H.M

descobriu a internet hoje?

Ismah
Veterano
# ago/17
· votar


fernando tecladista
Buja

Não sei como eu me contive em não mandar o link do permita.me rsrs
Mas confessem que a cara de bunda nessas horas é gigante...

Mopenudo
Membro Novato
# ago/17
· votar




Paludo756
Membro Novato
# ago/17
· votar


http://lmgtfy.com/?q=N.W.O.B.H.M

hausehueashuhsauehusaeuhsaehhuesahuuseah

Buja

Esse estilo mesmo, tá desculpado pela pergunta idiota, mas o Double Grimaldi não deixou passar. kkkkkkkkkkk

Buja
Veterano
# ago/17
· votar


Paludo756
Esse estilo mesmo, tá desculpado pela pergunta idiota, mas o Double Grimaldi não deixou passar. kkkkkkkkkkk


kkkkkk

Mas tipo, o que entra no N.W.O.B.H.M?
Eu so conheco 4 bandas, iron, saxon, journey e judas. Que mais que entra?

Paludo756
Membro Novato
# ago/17
· votar


Angel Witch, Aragorn, Blitzkrieg, Bitches Sin, Battleaxe, Bride, Chateaux, Chevy, Chinatown, Cloven Hoof, Crossfire, Dark Star, Def Leppard, Demon, Diamond Head, Dragster, Elixir, E.F. Band, Ezy Meat, Fastway, Girlschool, Grim Reaper, Heritage, Holocaust, Iron Maiden,Mythra, Praying Mantis, Quartz, Raven, Riot, Samson, Satan, Savage, Saxon, Spartan Warrior, Tank, Tokyo Blade, Tygers of Pan Tang, Venom, Westfalen, Witchfinder General, White Spirit.

Estas que tu citastes são as principais do movimento.

Buja
Veterano
# ago/17
· votar


Venom
Savage
Def Leppard

Ja ouvi falar destas rsrs. Valeu pela lista. Vou ter que ouvir.
Aqui, Manowar nao entra nao?

Paludo756
Membro Novato
# ago/17
· votar


Creio que não.
Só pra lembrar, o N.W.O.B.H.M. foi um meio de fazer o Heavy Metal Britânico sobreviver a onda Punk que ocorreu na Inglaterra.
O movimento ocorreu nos Estados Unidos, e a primeira banda a cravar a bandeira da Inglaterra em território americano foi o Judas Priest.
Se prestar atenção, nos anos 80 foram lançados álbuns incríveis de Heavy Metal, daí vem aquela história de que o Punk tentou matar o Metal, mas só o deixou mais forte, o tornando menos monótono e bem trabalhado.

Pleonasmo
Membro Novato
# ago/17
· votar


Metallica também tem participação no N.W.O.B.H.M, já li em algumas bibliografias.

Ismah
Veterano
# ago/17
· votar


Meio estranho uma banda AMERICANA, ter parte no movimento das bandas que vem do UK... Não?

Paludo756
Membro Novato
# ago/17
· votar


Pleonasmo
Metallica também tem participação no N.W.O.B.H.M, já li em algumas bibliografias.
Não faz parte do movimento, até porque nem faz parte do mesmo estilo.
O que talvez tu tenha lido na biografia é que a banda surgiu na mesma época e teve influências, até porque, aceite se quiser, o Metallica ama um Iron Maiden.

Ismah
Meio estranho uma banda AMERICANA, ter parte no movimento das bandas que vem do UK... Não?
Pensei a mesma coisa.

Paludo756
Membro Novato
# ago/17
· votar


Esse último sábado conheci um pouco da chatisse do Fábio da Embaixada do Rock, nunca vi cara mais escroto na minha vida.
O cara sai pra fora do bar xingar as pessoas porque elas não estão entrando no bar antes do Show começar, fica forçando barra pras pessoas entrarem.
Não sei que stress houve com as outras bandas que estavam tocando, mas também disseram que não estavam aguentando o cara, no nosso show, ficava pedindo pro vocalista da minha banda fazer propaganda dos shows que ia ter no bar, no meio do show.
E ainda, não tinha uma tomada funcionando pra mim ligar minha fonte da pedaleira, tive que improvisar com duas baterias 9v, escolhi dois pedais e azar. E o idiota ainda disse que se as tomadas não funcionaram o problema era meu.
Sem falar que o loco não fala, só grita. Pelas atitudes e comportamentos, está quase certo pra mim que o cara cheira pó.

sandroguiraldo
Veterano
# ago/17
· votar


Sobre esse ultimo ponto em negrito. Parece que é mal de brasileiro querer abrir "firma" (com R puxado do interior) sem saber absolutamente nada sobre empreendedorismo. Daí vem essas estatísticas horríveis como "Mais da metade das empresas fundadas no Brasil fechou as portas após quatro anos de atividade" (IBGE e Folha de SP, 2015).

Aqui em INDAIATUBA, tinha um desses barzinhos conceitos que vendia frango frito. Era até gostosa a comida e o lugar era bem bonito. Porém:

1 - péssima localização; numa avenida que, embora fique a 2 quadras da avenida principal, era um ponto morto.

2 - péssimo atendimento; fechava às 23h em ponto... já aconteceu de eu chegar com uma galera às 22:30h e eles virem pedir para fazer o pedido logo porque iriam fechar em breve. E quando você chegava lá depois das 22h já ficavam olhando feio pra clientela.

Resultado, passei lá ontem na intenção de pegar um frango frito e o estabelecimento fechou... tiraram até a fachada do lugar.

Paludo756
Membro Novato
# set/17
· votar


E shows caseiros, alguém já fez?
Show na chacara, ou no pátio de casa, etc...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a As dificuldades que uma banda enfrenta!