Música brasileira está cada vez mais pobre e banal; de quem é a culpa?

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# jul/17 · Editado por: Ismah
· votar


renatocaster
quando a gente vira as atenções para o "produto final", fica um pouco óbvio que essa pesquisa dele tem algum fundamento

Meu caro, isso não é ciência! É apenas um viés de confirmação para algo que pressupomos já. Por exemplo, como o rapaz aí conseguiu ordenar que está havendo um empobrecimento, ou que ele aconteceu no passado e está estagnado desde então? Como separar o quer realmente é popular, de casos como da banda que trabalho e tem leve expressão regional?

Ele pode ter apenas tentado ser simples, e acabou sendo simplista.
__________________

Ah sim! O rock de certo modo É MAIS POBRE que o que veio antes... O blues é nativamente pobre, mas ele tem raízes em gêneros muito complexos. Mesmo que indiretamente, o jazz soberano na época, forçava o blues a ter um pouco de imitação e querer ser como o jazz...

Principalmente o proto-punk que foi simplista demais. Foi o princípio do modernismo. Um dos pecados da guitarra foi o surf que separou a guitarra em "base" e "solo", e isso se destacou bastante no punk, principalmente americano. Coisa que até ali, era vista como uma coisa só, agora se dividia e meio que desandou...

Nas letras, falar de "Mr Brownstone" já em 1990 não tinha tanto sentido rebelde quanto em "Cocaine" ou "That smell" em 1977...
O Silas Fernandez, foi questionado sobre tatuagens, e ele disse que perdeu o interesse em fazê-las ainda nos anos 90, porque perdeu o ar " outlaw / contra-cultura ", nas palavras dele " a menina do escritório tem tatuagem "...

Se for pensar o rockabilly, era bem bobinho nos parâmetros de hoje onde é aceitável um shorts curto ou um homem andar sem camisa... Mas foi muito revolucionário e rebelde pra sua época, onde mulheres vestiam meias altas, e breteles ainda eram bem comuns como roupas de baixo...

Pra ser sincero, ser rebelde hoje em dia tá difícil... Tudo pode praticamente... Só consigo pensar em algumas poucas bandas que conseguem, e em primeiro lugar coloco o Rammstein...

Amerika (política / " americanização " global ), Ich dur dir weh (violência passional / ciúme compulsivo)...

renatocaster
Moderador
# jul/17
· votar


Ismah

Por exemplo, como o rapaz aí conseguiu ordenar que está havendo um empobrecimento, ou que ele aconteceu no passado e está estagnado desde então?

Uma das razões para isso ter acontecido foi o foco das gravadoras e produtores em se conseguir um alcance comercial mais elevado. O que entra na boca do povo é o populacho...frases simples, objetivas, repetitivas, refrões grudentos...nesse nível, a maioria dos ouvintes não tem interesse em refletir sobre uma determinada poesia ou melodia.

Ah sim! O rock de certo modo É MAIS POBRE que o que veio antes...

Não tem nada a ver isso de restringir essa questão somente ao rock. Não precisamos criar essa restrição. Até nos ritmos regionais populares do Brasil houve esse empobrecimento.

Foi se a época onde as músicas de ritmos regionais exaltavam os costumes locais, as raízes, os acontecimentos históricos. Agora nego escreve uma letra genérica falando sobre farra, ostentação, mulherada e joga em cima duma harmonia simples baseada num Bm | G | D | A e vai embora.

Pegue o samba de Cartola e compare com o de Thiaguinho do Exaltasamba. A diferença lírica e harmônica é abissal. O Cartola era o "popular" da época, hoje ele virou "cult". Por quê? Porque hoje em dia não tem ninguém para fazer samba igual a ele.

Em algum momento o interesse artístico se perdeu sim. Depois que a coisa vira puramente comercial vc perde as rédeas.

acabaramosnicks
Membro Novato
# jul/17
· votar


é engraçado o ciclo vicioso

- os caras querem vender mais e ganhar mais dinheiro, pra isso produzem o que o povo quer, como o povo está burro, produzem coisas simples e babacas
- o povo aceita e consome uma tonelada
- de tanto consumir vira parte da cultura
- o povo fica mais burro
- os caras querem vender mais e ganhar mais dinheiro, pra isso produzem o que o povo quer, como o povo está burro, produzem coisas simples e babacas
- ...

e o ciclo retroalimentado recomeça
que merda hein


Pra ser sincero, ser rebelde hoje em dia tá difícil... Tudo pode praticamente... Só consigo pensar em algumas poucas bandas que conseguem, e em primeiro lugar coloco o Rammstein...


Como causar impacto nesse povo sem lei nem pudor? Na boa, acho que nem a galera do hair metal conseguiria. Só gozando nas costas do tecladista no meio do palco mesmo, ou jogando ele dentro de um caldeirão e atirando com um lança chamas. Enfim...
É muito estranhgo o mundo como está, não se pode abrir a boca falando mal dos outros que vêm os moralistas, qualquer merda que vc faça sempre tem alguém criticanto e falando mal, por outro lado todo mundo deixa vc fazer tudo e ninguém se surpreende com os mais inusitados comportamentos. Não entendo!

sandroguiraldo
Veterano
# jul/17
· votar


acabaramosnicks
É muito estranhgo o mundo como está, não se pode abrir a boca falando mal dos outros que vêm os moralistas, qualquer merda que vc faça sempre tem alguém criticanto e falando mal, por outro lado todo mundo deixa vc fazer tudo e ninguém se surpreende com os mais inusitados comportamentos. Não entendo!

Concordo com você! Se por um lado tem muito mimimi, não se pode ofender ninguém, temos que respeitar as diferenças e bla bla bla, por outro lado, as coisas mais ofensivas são praticadas em nome de qualquer ideologia e todo mundo caga.

Ah sim, eu preferiria um mundo conservador do que essa balburdia que temos hoje.

Lelo Mig
Membro
# jul/17
· votar


sandroguiraldo

"eu preferiria um mundo conservador do que essa balburdia que temos hoje."

Acho que não é o conservadorismo a solução... creio que há um equivoco perigoso nessa colocação. (ainda que respeite sua opinião).

Mas, a bagunça, a balburdia, a violência, a baixeza, e etc., não são frutos do liberalismo e sim da ignorância.

"A chave misteriosa das desgraças que nos afligem é esta; e somente esta: a Ignorância! Ela é a mãe da servilidade e da miséria”. Rui Barbosa.

JJJ
Veterano
# jul/17
· votar


acabaramosnicks
Só gozando nas costas do tecladista no meio do palco mesmo, ou jogando ele dentro de um caldeirão e atirando com um lança chamas. Enfim...

Acho que você tem algum problema com tecladistas... hauaauahau

Lelo Mig
Membro
# jul/17
· votar


JJJ

Se acharem um anúncio por aí, do tipo:

Banda do acabaramosnicks procura tecladista, chamem a polícia.... kkkkk

renatocaster
Moderador
# jul/17
· votar


Complementando sobre o empobrecimento musical:

Lá na gringa esse "fenômeno" começou a acontecer graças aos Beatles.
.
.
.
.
.
.
Postei e corri!

Lelo Mig
Membro
# jul/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


renatocaster

"Lá na gringa esse "fenômeno" começou a acontecer graças aos Beatles."

Sem querer "bancar o advogado", mas lembre-se (todos esquecem) que os que os Beatles fizeram justamente o inverso, Renatão!

Começaram lixo e foram sofisticando.... a música Pop era pior antes dos Beatles, eles elevaram o nível, daí sua relevância.

Do "Iê Iê Iê" babaquinha, garotas gritando, foram para músicas bem compostas, mais elaboradas, melhor arranjadas e com letras muito bem escritas e com conteúdo.

Pense nisso........Compare o The Beatles com White Albun!

acabaramosnicks
Membro Novato
# jul/17
· votar


JJJ
Lelo Mig
Acho que você tem algum problema com tecladistas... hauaauahau
Banda do acabaramosnicks procura tecladista, chamem a polícia.... kkkkk

Oloco, nada contra ueahuehauehau
Só disse isso porque justamente o citado rammstein fez isso no palco já, saca? Se o intuito era chocar uma sociedade quase impossível de ser chocada, eles conseguiram (de novo). Russo e alemão é raça doida, velho.

Lelo Mig
Precisamente.

renatocaster
Moderador
# jul/17
· votar


Lelo Mig

Eu tava só brincando...

Mas a sua análise é deveras relevante.

locostras
Membro Novato
# jul/17
· votar


Roger Waters e seu baixo brega demais...pensava que tava tocando pro Alice Cooper...e o Syd Barret pior que Kurt Cobain...musicalmente e salubre ruim.

Del-Rei
Veterano
# jul/17
· votar


Ismah
Pra ser sincero, ser rebelde hoje em dia tá difícil... Tudo pode praticamente...

Sei não... Acho o contrário, rsrs.
Com o politicamente correto de cu em que estamos vivendo, qualquer opinião expressada é motivo pra ser criticado.

Ou seja, hoje em dia o cara já é considerado um transgressor pelo simples fato de expressar opinião, o que deveria ser um direito.

Um aceno de longe!!!

entamoeba
Membro Novato
# jul/17
· votar


Boa parte dos que reclamam do "politicamente correto" só quer exercer o direito de ser burro! (não foi um ataque pessoal, ok?!)

Com o anti-intelectualismo na moda, não há nada mais transgressor do que pensar!

acabaramosnicks
Membro Novato
# jul/17
· votar


entamoeba
não entendi
Pensar envolve crítica, o que o políticamente correto faz é justamente podar e proibir qualquer tipo de crítica, como isso tem a ver com querer ser burro?

entamoeba
Membro Novato
# jul/17
· votar


É só ver como se disseminam os cosplayers de Donald Trump.

Não sou nenhum fã do politicamente correto, mas o acho superior à irracionalidade.

locostras
Membro Novato
# jul/17
· votar


Bom, eu, como uma linda libanesa não sei mentir, por isso não dou minha opinião.

Ismah
Veterano
# jul/17
· votar


renatocaster

É preciso falar de rock porque é popular entre nós. Dar exemplos em coisas mui específicas, incumbe pessoas a falar de coisas que não conhecem... Além de que o rock foi uma das maiores revoluções do século passado, atingindo praticamente todo o mundo.

Ainda que complexo, Beatles é deveras mais simples que jazz e blues. O country é simples, mas é rápido, o que o torna complexo, coisa que os Beagles também não eram. Eles foram simples e populares, o que não os diminui, além de pioneiros em muita coisa.

Foram sim, mais complexos nos últimos álbuns. Acho que maturaram as ideias, e a tendência da época era maior complexidade, do que quando começaram. Aliás, se for pensar, um adolescente da época não tinha música pra ouvir. O que rolava, era razoavelmente complexo, lento, classificado talvez por " chato " pelos jovens, que por natureza são agitados.

acabaramosnicks

É esse show foi louco...! Talvez por isso não voltaram até pouco tempo. rsrs

No contexto isso tudo fez e faz certo sentido, acho que foi a primeira vez que vieram para o terceiro mundo, e não se tocaram que nem todo brasileiro fala alemão ou inglês. Mesmo que cantassem em português, as letras não são fáceis, tem muitas coisas nas entrelinhas.
Foi uma ideia bem besta na época, tal qual temos as auto-denominadas feministas excretando em fotos de políticos hoje. Com toda certeza o que eles queriam dizer na época, e o que elas querem dizer hoje, não foi e nem será facilmente entendido.

É uma das poucas bandas que consegue emplacar músicas, com letras de temáticas que são ainda grandes tabus, críticas diretas etc... As demais tem tentado, mas sem sucesso...

Até algumas tem se aliado com governos (Slayer e Trump p.e.), quando em raíz o rock não se ligava a política, a regras, limites... Meio que "faça o que quiser, desde que isso não fira ninguém "

Del-Rei

Transgressão tem outro sentido hoje... Ninguém realmente se sente chocado, porque vê alguém dançando com joelhos balançando ou coxas à mostra. Mesmo que sejam dois iguais se beijando... No máximo o vivente fica ofendido e processa ou parte pra querer sentar a mão...

Hoje a ideia de transgredir está muito mais em PROVOCAR ou EXPOR o outro a algo que ele não gosta, do que a fazer, o que acaba sendo algo pessoal e não social... Coisas pessoais, são da esfera pessoal, e então não deveriam ser combatidas.
Quando Garotos Podres cantava " Papai Noel velho batuta " (uma versão para " Papai Noel filho da p*** " poder ser vendida), não era algo pessoal. Coisa bem diferente do que vemos hoje de casos que vemos hoje em dia.

O Russo já dizia coisas sobre " provar pra todo mundo, que eu não preciso provar nada a ninguém "... E tem-se confundido conceitos de auto-afirmação com transgressão atualmente.

PS Deu preguiça de revisar.

renatocaster
Moderador
# jul/17
· votar


Gente, o meu post sobre os Beatles foi uma BRINCADEIRA! Por favor, não levem à sério!

Vcs estão com o politicamente correto ligado hoje, cacete? Hahaha!

locostras
Membro Novato
# jul/17
· votar


Não importa se brasileiro compõe como os Beatles.
Mas sim o que diz a composição.

JJJ
Veterano
# jul/17
· votar


renatocaster

Já era, cara... de agora em diante, você encarnou o anti-Beatles do fórum... uhauhauhauhauhau

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Música brasileira está cada vez mais pobre e banal; de quem é a culpa?