Afinação ao Vivo do Judas Priest

    Autor Mensagem
    Paludo756
    Membro Novato
    # jun/17


    Alguém sabe qual a afinação que o Judas Priest usa ao vivo?

    Atualmente as composições estão saindo tanto na afinação padrão quanto em 1/2 tom abaixo.
    Mas ao vivo tenho a impressão que eles tocam tudo com afinação 1/2 tom abaixo. Isso confere? Alguma música em afinação padrão?

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/17
    · votar


    Paludo756

    Quase todas músicas do Judas do período "áureo/clássico" (Painkiller, Break the Law, etc) estão em afinação Eb nos álbuns de studio... ao vivo, acho que seguia o mesmo padrão, mas nunca parei para conferir.

    Depois da saída do Rob Halford, não sei... prá ser sincero acho que nunca ouvi Judas sem o Halford.

    Les Strato
    Veterano
    # jun/17 · Editado por: Les Strato
    · votar


    Paludo756

    Desde a volta do Halford à banda eles utilizam a afinação meio tom abaixo (antes usavam E normal), pois o Rob já não alcança mais aquele tom que ele chegava nos anos 80, então essa reduzida na afinação ajuda ele a cantar melhor no tom.

    Era utilizado a afinação em E até o album Jugulator e Demolition, que foram afinados em C# para dar mais peso e adaptar melhor a voz do vocalista que substituiu o Halford. Porém essa fase ''metal extremo'' do Judas não bombou muito, o que fez eles pra subirem pra Eb no album Angel of Retribution, quando o Rob voltou.

    Paludo756
    Membro Novato
    # jul/17
    · votar


    Les Strato

    Valeu cara. Coloquei o meu blue-ray do Epitaph pra tocar e fui pegando as frases das músicas olhando o DVD e pegando meio de ouvido também.
    Confirmei que todas as músicas desse show estavam em 1/2 tom abaixo, como você falou. Comparando com o Rising in the East, parece que está tudo em 1/2 tom abaixo também.

    E quanto aos álbuns? Saberiam me dizer?

    Este último agora, "Redeemer of Souls" já possui pelo menos 2 músicas que foram gravadas em estúdio em 1/2 tom abaixo. São elas, "Halls of Valhala" e "Battle Cry", o resto já não sei.

    Les Strato
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Paludo756

    Albuns mais recentes são meio tom abaixo tambem. Acredito que desde 2005 eles usam essa afinação

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/17 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Les Strato

    "Acredito que desde 2005 eles usam essa afinação"

    Antes, bem, antes! .... pelo menos desde os anos 80. Eu já havia respondido no post acima:

    "Quase todas músicas do Judas do período "áureo/clássico" (Painkiller, Break the Law, etc) estão em afinação Eb nos álbuns de studio... ".


    Paludo756

    "E quanto aos álbuns? Saberiam me dizer?"

    Idem... Eb = Meio tom abaixo da afinação padrão.

    Les Strato
    Veterano
    # jul/17 · Editado por: Les Strato
    · votar


    Lelo Mig

    Antes, bem, antes! .... pelo menos desde os anos 80. Eu já havia respondido no post acima:

    "Quase todas músicas do Judas do período "áureo/clássico" (Painkiller, Break the Law, etc) estão em afinação Eb nos álbuns de studio... ".


    Creio que não (talvez o painkiller nos anos 90, mas até esse creio que esteja em E)

    Certeza que o periodo clássico do Judas nos anos 80 (British Steel, Screaming for vengeance, Defender of the faith) é em afinação E normal. Quando eu tinha uns 16 anos eu ouvia muito Judas Priest e Iron Maiden e lembro que quando usava as versões originais das musicas como B.T., todas as musicas do British Steel, Point of Entry, Screaming for Vengeance e Defenders of the faith sempre fechavam certinho, mesmo tocando exatamente nas mesmas casas ao acompanhar as versões ao vivo da época, só afinava em Eb quando usava as versões ao vivo de 2005 em diante como B.T.

    Apenas pra complementar :

    Living After Midnight (Versão Original):


    Living After Midnight Eb (transposto pra Eb com uso de programa de audio):


    Como a versão original é em E, tem gente que acaba passando pra Eb e posta no youtube (talvez esteja ai um motivo para se confundir), o cara dessa versão alternativa ai por exemplo, passou tambem Painkiller, Breaking the Law e Defenders of the Faith pra Eb, se for comparar com a versão original dos albuns, a diferença é bem perceptível


    No mais, apenas concluindo, uma matéria sobre o uso de Eb entre as bandas de Rock:

    Artists known to use E♭ tuning...

    ...Judas Priest - on "Reckless", "Burn in Hell", "Bullet Train", "Hellrider", "Eulogy", "Lochness" and live performances since Rob Halford's return in 2003...


    Fonte

    Como pode ver, nenhuma dessas musicas em que eles usam Eb é desse periodo classico deles nos anos 80, nem mesmo as musicas do Painkiller.

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/17 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Les Strato

    Cara, não sei porque (não lembro) tinha por certeza que o Judas usa a afinação Eb, inclusive em studio.

    No entanto, não lembro de ter conferido tal "certeza". Muitas vezes, afirmamos coisas que "são verdades" para nós, por algum motivo que nem sequer lembramos.

    Valeu, por esclarecer... nunca é tarde para corrigirmos conceitos errôneos.

    Obs: Quase nunca toquei Judas em minha vida toda. Lembro de tirar Rocka Rolla uma vez e estava em Eb, mas não sei mais de onde tirei.

    locostras
    Membro Novato
    # jul/17
    · votar


    O pior é que o Judas pegou a mina do Jesus.

    Paludo756
    Membro Novato
    # jul/17
    · votar


    Les Strato
    "Albuns mais recentes são meio tom abaixo tambem. Acredito que desde 2005 eles usam essa afinação"

    Aí é que tá. Sabe os DVD's?
    Rising in The East em 2005
    Graspop Metal em 2008
    British Steel 30th Anniversary em 2010
    Epitaph em 2014
    Battle Cry em 2016

    Conferi todos eles, ouvindo e comparando, e pude concluir que: a partir da volta do Halford à banda a afinação AO VIVO passou a ser em meio tom abaixo do padrão para todas as músicas. Inclusive vi em alguns sites o setup do Judas, e bate.
    Agora álbuns não fecha, por exemplo. Pega a "Dragonaut" do "Redeemer of Souls".
    Ao vivo ela é tocada em Eb, como podemos ver no canal do novo Guitarrista Richie Faulkner:
    https://www.youtube.com/watch?v=fuVvwqAWBi0

    Porém em estúdio a afinação não fecha, logo é em E, certo?
    https://www.youtube.com/watch?v=ZFj-VUvotH8

    Percebi isso porque na minha banda decidimos tocar "Dragonaut" e "Battle Cry" do álbum "Redeemer of Souls", e foi uma encrenca tirar a Dragonaut de ouvido, porque eu uso minha guitarra em meio tom abaixo.
    Acabei pegando muita coisa vendo vídeos amadores ao vivo, pra quem quiser dar uma conferida no resultado final, tá ai:
    https://www.youtube.com/watch?v=yusdgRDGb7g&feature=youtu.be

    Abraço!

    Les Strato
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Paludo756

    Porém em estúdio a afinação não fecha, logo é em E, certo?

    É bem possivel que seja.

    Bacana o cover.

    locostras
    Membro Novato
    # jul/17
    · votar


    Gostei do tópico

    Paludo756
    Membro Novato
    # jul/17
    · votar


    Les Strato
    Bacana o cover.

    Poxa, obrigado cara.
    Nos shows as pessoas arregalam o olho.
    Quando anunciamos que vamos tocar uma música do Judas Priest tenho quase certeza que ela esperam Breaking The Law ou Eletric Eye, ai vem erra porrada kkk.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Afinação ao Vivo do Judas Priest