Dúvida sobre inversões no baixo

    Autor Mensagem
    Scuttle Buttin
    Membro Novato
    # mai/17


    Pelo que eu sei, o que chamamos de primeira inversão no acorde, é a terça no baixo, segunda inversão a quinta, e terceira é a sétima maior ou menor, não é?

    E quando temos por exemplo um acorde de C/D, como se classifica isso, se o D é a segunda?

    Ismah
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Praticamente não se teria C/D e sim um C9/D falando em guitarra.

    Não é encarado como II e sim como IX grau na maioria das vezes. Mas quando é encarado como II, é um acorde suspenso, onde os graus II ou IV substituem a terça do acorde. A questão se resume em intenção, cada um tem uma sonoridade, que em determinado contexto faz sentido ou não.

    Acordes suspensos rende uma longa dissertação, pois eles partem a teoria de substituição, de um acorde pelo outro, que mexe com a função e... e... e... Bastante complexo o negócio, e eu to bem longe de ser o melhor a explicar isso...

    Não é via de regra, mas uma das formas mais comuns disso aparecer, ao que tenho notado, é quando o baixo fica parado numa nota (baixo pedal), mas muda a harmonia. Mais curiosamente, me parece ser mais comum de fazer essa passagem sobre II menores quando em tons maiores...

    LeandroP
    Moderador
    # mai/17
    · votar


    Scuttle Buttin

    A forma de escrita C/D é a mais simples pra formação do acorde. À primeira vista é um acorde Dó maior com o baixo em Ré, e considerando os princípios da inversão de tríade que você destacou, seria uma "quarta inversão", onde a 9a cumpriria o papel de baixo. Mas de qualquer maneira o acorde ainda seria observado sobre o ponto de vista da nota Dó, inclusive a sua posição em número de grau na harmonia.

    Agora, vejamos sobre o ponto de vista da nota Ré. Temos uma tétrade formada pelas notas Ré, Sol, Dó e Mi, que em intervalos são: Tônica, 4a justa (substituindo a terça), a 7a menor e a 9a maior. Como o maior intervalo é a 9a e a 3a foi suspensa pela 4a justa, então temos um Dsus9.

    Em princípio eu vejo este acorde como um "acorde com sétima da dominante, só que suspenso. Não tem o trítono na sua formação. E o modo correspondente a este acorde é o "Mixolídio 4", onde a 3a é a "nota evitada" e podendo a 4a justa se tornar uma "nota alvo", o que difere do modo Mixolídio comum.

    Observe a tonalidade da música ou do trecho musical onde está inserido este acorde. É muito comum em Sol maior, onde pode ter por exemplo:



    I V
    G - Dsus9

    I III IV V
    G - Bm7 - C7M - Dsus9)



      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre inversões no baixo