O que é ser um artista?

    Autor Mensagem
    vitorsouza70
    Membro Novato
    # mai/17


    Criei esse tópico para reflexão e para que vocês deixem suas opiniões.

    Um artista cria sua arte com um propósito. Seja passar uma mensagem, entreter, colocar as pessoas pra cima, ou tudo isso junto.

    Do ponto de vista comercial. A arte tem que agradar. Para ser comercializada.

    Vini_deba
    Membro Novato
    # mai/17
    · votar


    Tudo depende do ponto de vista, o termo artista abre a possibilidade para muitas interpretações.

    Vários músicos usam o termo ARTISTA para classificar aquele que tira sustento de música autoral, enquanto o MÚSICO tira sustendo da música dos outros, ou de diversas outras formas que não envolvam o trabalho autoral.

    Mas essa é só a interpretação funcional mesmo.

    Os outros tipos de visão sobre isso deixarei para os filósofos de plantão responderem...

    entamoeba
    Membro Novato
    # mai/17 · Editado por: entamoeba
    · votar


    Depende do que se quer entender por arte.

    Artista "de verdade", ao meu ver, é aquele que faz, intencionalmente, algo artisticamente relevante. Ele não precisa ter consciência verbal acerca do que faz, mas precisa ter consciência artística.

    Do mesmo modo que pode-se dizer que nem todo ser pensante é um filósofo, pode-se dizer que nem todo o ser que toca ou compõe música (desenha, pinta, dança etc.) é um artista. É preciso ser algo a mais - ainda que esse "algo" seja diverso e difícil de definir.

    E o "ponto de vista comercial" é um destruidor de sentido. Só serve para fabricar rótulos atrativos que propiciem mais vendas. "Arte", do ponto de vista comercial, é o mesmo que "premium", "gourmet", "vip", "exclusivo"...

    JJJ
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Eu toco guitarra. Guitarra é música. Música é arte. Eu sou um artista...

    Essa é minha visão. Bem ampla mesmo...

    -Saved
    Membro Novato
    # mai/17
    · votar


    entamoeba

    Resposta muito boa

    JJJ

    Sua resposta encaixa bem na do entamoeba

    JJJ
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    -Saved
    Sua resposta encaixa bem na do entamoeba

    Não sei... ele sugere que seria necessário "algo mais"... Eu não.

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/17 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    vitorsouza70

    Cara esse assunto é delicado porque envolve muita subjetividade, filosofia de boteco e mimimis...

    Aí vem a "ala do PT" dizer que, arte é subjetivo, que Tati Quebra Barraco têm a mesma qualidade artística que Mozart e que as escolas deveriam parar de ensinar matemática e ensinar tupi guarani.... é foda!

    Eu discordo, em partes, dos amigos entamoeba e JJJ.

    Um artista não é um músico, um pintor, um etc.

    Artista é artista. Artes Plásticas, Música, Dança e etc, são a ferramenta ou uma das ferramentas que ele utiliza para expressar sua arte.

    E, para mim, arte é uma manifestação de ordem estética, num misto de emoções, ideias e percepções, com o intuito (direto ou indireto, consciente ou não) de estimular o espectador. Emociona-lo, Choca-lo, Entristece-lo, deixa-lo alegre ou violento, não importa, mas estimular, fazer o espectador, após a experiência artística, perceber de forma diferente o mundo e sua própria existência.

    Sim, dentro de minha definição 90% do que está por aí hoje não é Arte, muito menos artistas.


    JJJ

    Dentro de sua própria definição, prá mim você é um músico, um guitarrista, e não necessariamente um artista.

    Adler3x3
    Veterano
    # mai/17 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Eu compartilho mais da visão do JJJ.

    Artista é aquele que prática uma arte.
    E música é uma arte.
    Simples.
    Mas amplo como disse o JJJ.

    Precisão nos detalhes e outros refinamentos mais sutis é um aperfeiçoamento do artista em si.

    O nível de cada um é uma questão de prática e até de criatividade, mas entramos num campo subjetivo.
    Duas grandes influências a prática (ação) e a criatividade (inspiração, coisa nova, sentimentos etc...) dirigidas pelo conhecimento que varia de artista para artista.
    É aqui que entra o algo mais, mas o que é mais?
    As vezes mais pode ser menos.
    Uma peça dita clássica por exemplo, pode ser extremamente complexa, é o músico dependendo do seu instrumento pode criar uma versão mais simples, fazendo uma adaptação um arranjo especial, que mesmo mais simples vai soar bem.

    E desta forma cumpre o seu papel, levando o clássico a um nível mais simples e popular, e depois quem se interessar pela peça em si pode ouvir as outras versões mais complexas, e desta forma aumentar o seu nível de audição.


    E aquele na música que já aprendeu a tocar uma certa sequência de acordes e sabe por exemplo solar o instrumento com certo sentimento, tocando bem sem errar a toda hora, que consegue tocar várias músicas já pode ser chamado de artista, e pode fazer uma apresentação da sua arte que é a de entreter os ouvintes.

    Conseguiu entreter e agradar os ouvintes cumpriu o seu papel de artista, seja até numa simples roda de amigos sem compromissos comerciais.

    JJJ
    Veterano
    # mai/17 · Editado por: JJJ
    · votar


    Exato, Adler3x3... no caso, com "artista" não quero dizer bom ou ruim, erudito ou popular, conhecido ou desconhecido, amador ou profissional, alguém que arrasta multidões ou que toca no quarto, etc... Quero dizer apenas alguém que produz arte... no lato senso.

    Adler3x3
    Veterano
    # mai/17 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Agora é claro.

    A indignação do Lelo tem sentido, mas isto é outra coisa, é a manipulação da mídia e dos governantes, que não querem ter um povo com educação, cultura e acima de tudo que saiba pensar.

    Aqui esta o foco deles no pensamento, querem limitar a capacidade do povo em pensar.

    Povo que não pensa se deixa levar facilmente pelos populistas.
    E entra em cena a teoria da massa, até uma massa popular num evento qualquer, mesmo tendo alguns intelectuais junto, pode ser levada ao erro, e coisas ruins podem acontecer.

    É a banalização da arte e da cultura, que atende a outros propósitos como o da dominação, que tem a haver com o poder.

    locostras
    Membro Novato
    # mai/17
    · votar


    Quem tem direito de errar é artista.
    Já os políticos não tem esse direito.

    JJJ
    Veterano
    # mai/17 · Editado por: JJJ
    · votar


    Do dicionário do Google:

    " artista - substantivo de dois gêneros

    1. aquele que cultiva as belas-artes.
    2. aquele que tem habilidade ou vocação artística.
    3. aquele que interpreta papéis em teatro, cinema, televisão etc.; ator.
    4. aquele que é dotado de habilidades especiais e as exibe em circos, feiras etc.
    5. aquele que é exímio no desempenho de seu ofício.
    6. operário ou artesão que trabalha em determinados ofícios; artífice.
    7. adjetivo de dois gêneros - que tem habilidade ou vocação artística.
    8. adjetivo de dois gêneros - talentoso, hábil, engenhoso.

    Origem ETIM prov. do it. artista 'artesão' "

    locostras
    Membro Novato
    # mai/17
    · votar


    JJJ
    não adianta consultar no pai dos burros o conceito de artista porque o houaiss e o aurélio só traz o significado.

    JJJ
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    locostras

    Não vai ter um tratado filosófico sobre o assunto, mas o significado "oficial" da palavra é o ponto de partida mais óbvio.

    locostras
    Membro Novato
    # mai/17
    · votar


    JJJ
    tá bom castiga?

    Ningen
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Concordo com o Lelo.

    JJJ
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    locostras

    hein?

    Ken Himura
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    Concordo 100% com o Lelo, principalmente nesta frase:
    E, para mim, arte é uma manifestação de ordem estética, num misto de emoções, ideias e percepções, com o intuito (direto ou indireto, consciente ou não) de estimular o espectador.

    O fazer arte envolve diretamente uma experiência estética, por mais que o termo experiência esteja completamente deturpado hoje. Sem essa experiência estética, sem arte.

    vitorsouza70
    Membro Novato
    # jun/17
    · votar


    A arte sempre serve a um propósito.

    locostras
    Membro Novato
    # jun/17
    · votar


    Arte é uma filosofia de vida assim como ser São Paulino...

    Ismah
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    Acabei de achar a definição nessa banda



      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que é ser um artista?