Dá para tocar batida de samba no ukulele?

    Autor Mensagem
    jgrand
    Veterano
    # mai/17


    Não falo de transformar um instrumento no outro trocando cordas e afinação, mas tocar estilo de batida de samba no ukulele mesmo.

    Em tempo: nunca experimentei e acho que vai soar meio melado. Afinal, o cavaquinho é bem mais rítmico do que o uke. Ainda que fazendo a batida, acho difícil dar o feeling de samba sem aqueles agudos "malandros" do cavaquinho eheheh

    Vale pelo papo e troca de ideia mesmo.

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/17 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    jgrand

    Separe as coisas.......

    - a BATIDA (execução rítmica definida pelo movimento das mãos) você pode fazer em qualquer instrumento. No Ukele, em particular, dado a total semelhança física do instrumento, podemos dizer que a batida será EXATAMENTE igual.

    - Contudo, a SONORIDADE, será diferente. A afinação (normalmente Open G) e as cordas de nylon, deixam a diferença sonora dos dois bem notável. Para o samba, creio que o som do Ukele é menos brilhante, mais "xôxo".

    A pergunta que não quer calar é:

    Prá que tocar samba num ukelê? Poder pode, mas......fica meio bosta!



    jgrand
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Lelo Mig

    Tem razão! Eu já tinha visto esse vídeo e também não achei grande coisa. Mas me pergunto se dará para ganhar nalgum estilo ou samba particular. Talvez se se quiser precisamente dar um toque de suavidade, sei lá.

    Estou só mesmo trocando ideia, pensando nas possibilidades e tal.

    E "Prá que tocar samba num ukelê?". Bom, quando se tem ukulele e não tem cavaquinho, é uma coisa que se pensa ahahahah

    Buja
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    jgrand
    E eu com um cavaco parado em casa e doido com um ukulele.

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/17
    · votar


    jgrand

    " Bom, quando se tem ukulele e não tem cavaquinho....
    Talvez se se quiser precisamente dar um toque de suavidade, sei lá."


    Não acho a ideia ruim não, de verdade. Sou sempre à favor de adaptações, improvisos e experiências.

    Mas, creio que seria interessante pensar num uso diferente do Ukele no samba... pelo fato de serem parecidos, pensamos logo num cavaco, mas que tal pensar nele de forma diferente, aproveitando a maior "maciez" para ressaltar harmonia, melodia......e não o ritmo? Ou "ritma-lo" mais como usamos um violão de nylon?

    Sei lá....... só ideias!

    Casper
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Dá para tocar qualquer coisa em qualquer instrumento.



    jgrand
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Lelo Mig

    Ainda um dia vamos ver um grande hit de samba com ukulele inspirado por esse tópico! :D

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/17
    · votar


    Casper

    Cara, ukele virou meio cult... mas na boa, sejamos honestos, tem o mesmo som daqueles violõezinhos de plástico com cordas de linha de pesca que vendem na 25 de março por 1,99.........kkkkkkkkk

    Buja
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Lelo Mig
    Tambem achava assim kkkk.
    Mas vendo os videos de quem toca ukelele profissionalmente, de verdade, se nota que a coisa é meio diferente.

    Se tocar o ukelele igual se toca um violõezinhos de plástico com cordas de linha de pesca, sim ele terá o mesmo som. Mas usando tecnicas corretas pra ele, vira um instrumento bem legal.

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/17 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Buja

    "....usando tecnicas corretas pra ele, vira um instrumento bem legal."

    Eu dei uma exagerada, claro, prá manter o costume...rs. Tem uns caras respeitados por aí, tipo aquele Jake Shimabukuro ou James Hil, ou ainda o lendário Israel Kamakawiwo'ole. Mas, confesso, ainda que não ache ruim ouvi-los, porque eles tocam bem e tiram sons legais de seus ukeles (que provavelmente são instrumentos top de linha) não me impressionam tanto, em termos de sonoridade, como alguns outros instrumentos. Acho, no geral, o ukele interessante para aquele "socadinho" (strumming) tradicional da música havaiana, mas no geral acho-o um instrumento meio pobre, sem brilho, sem charme.

    Me impressiona bem mais um Gayageum ou o Guzheng, estes sim, instrumentos que eu adoraria adquirir... porém, minha situação financeira atual, não permitiu diante de outras prioridades... não são baratos.



    Buja
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Lelo Mig
    Acho muito legal essas instrumetnos diferentes.

    Mas o que me anima no ukulele é o fato de voce poder sentar na grama de um parque as 11 da noite, tomando umas heineken e mandando a ver um pop rock nacional no ukulele. Muito cult kkk.

    jgrand
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Lelo Mig
    tem o mesmo som daqueles violõezinhos de plástico com cordas de linha de pesca

    Às vezes, é isso mesmo ahahahah mas dá pra conseguir um som legal nele.

    O que eu fiz no meu soprano já para exorcizar de vez o sonzinho de que você fala foi trocar a primeira corda g aguda por uma G grave. Os acordes já ficaram bem mais cheios.

    Mas, se eu quisesse ir mais longe, poderia comprar um soprano, que já tem quaaaaase som de violão (ou seja, violão sem as duas cordas do topo).




    Menos prático para ir para o parque, mas mais versátil, o instrumento, vai...

    Buja
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    jgrand
    Eu tive quase comprando um desses maiorzinho, justamente porque a escala é maior. Nao é que minhas maos sao grandes, mas acredite, quase 20 de baixo faz a gente ter aversao a escalas curtinhas.

    Nao peguei porque surgiu outra coisa que a GAS atiçasse mais. Mas ainda tenho a ideia do ukelelezinho, desses maiores mesmo. Sao bme portateis mesmo assim.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dá para tocar batida de samba no ukulele?