Ajuda com construção de vitrola

    Autor Mensagem
    V_Chianca_V
    Membro Novato
    # abr/17 · Editado por: V_Chianca_V


    Galera, eu estava falando conversando com meu tio(que é mais rockeiro que eu "hehehe"), então, no nosso bate-papo nos conversamos sobre a qualidade do som do lp, cd, k7 e mp3, e chegamos em uma conclusão que o Lp é tipo de disco de mais durabilidade, além disso eu acho a qualidade do Lp superior ao do cd, k7 e mp3...
    Conclusão, eu quero construir uma vitrola que funcione, eu pensei em soldar um potênciometro em um motor de dvd e calcular os Rpm com ajuda da Física, portanto queria a ajuda de vocês.
    Obrigado.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    V_Chianca_V
    Gambiarra detected...
    Compra um aqui:
    http://lista.mercadolivre.com.br/som-antigo-toca-discos/_ItemTypeID_U

    V_Chianca_V
    Membro Novato
    # abr/17
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    kkkkkkkkk

    V_Chianca_V
    Membro Novato
    # abr/17
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Muito caro eu acho mais fácil com essa gambiarra kkkkkk.

    Lelo Mig
    Membro
    # abr/17 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    V_Chianca_V

    Cara "vitrola", também conhecida como Toca Discos, é um aparelho delicado, diversas calibrações e regulagens.

    Não é apenas um prato girando... existem diversas regulagens envolvidas.

    - Peso correto do braço. (Para não forçar a agulha, não estragar o sulco do disco ou não pular).

    - Tensão do Braço. Para não "riscar" em sentido ao centro do disco "puxado" pela força centrífuga, ou não "riscar" para fora por exercer força de tração contrária.

    - Pitch Control por Estroboscópica. Aqueles "pontos" ao longo do prato metálico possuem a função de ser uma guia de ajuste perfeito de pitch control mecânico, que encontra o ponto exato entre a velocidade do giro, a tensão do braço, e a frenagem provocada por atrito.

    - Circuíto eletrônico e mecânico de estabilização para não ocorrer alterações de velocidade devido oscilações na corrente elétrica ou interferências.

    - Mecanismo de ajuste de altura, tensão e angulação de braço.

    Cara um bom toca discos é mecânica de precisão é um instrumento delicado e complexo de engenharia.

    Não é coisa prá se gambiarrar com uma mola, um cano, um toco de madeira e meia dúzia de parafusos....

    Compra um, como sugeriu nosso amigo Mauricio Luiz Bertola

    JJJ
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    É cara... fazer um toca-discos não é coisa simples não...

    Tudo bem, você pode até conseguir girar o disco (lembrando que a rotação do CD é MUITO maior que a do LP, mas vá lá... dá pra atenuar). Mas e aí? Vais ter um bolachão girando... E a captação disso? E a transmissão do sinal?

    V_Chianca_V
    Membro Novato
    # abr/17 · Editado por: V_Chianca_V
    · votar


    Lelo Mig e JJJ
    É pura física:

    ------------------------------
    n1=D2
    n2=D1
    ----------------------------
    n1=45 rpm
    n2=?(x)
    D2=200 mm
    D1=60 mm
    ---------------------------
    (45rpm)=(200 mm)
    ( x ) =( 60 mm)
    -----------------------------
    n2200=45 x 60
    n2=45 x 60 / 200
    n2=2700 / 200
    n2=13,5 rpm (velocidade do lp girando, eu sei vai precisar de 33 ou 45 rpm, vou mudando as polias, motores, até chegar na velocidade de 33 ou 45)
    ---------------------------
    E para os que nunca estudaram física:
    D=Diametro da Polia
    N= Rpm

    V_Chianca_V
    Membro Novato
    # abr/17
    · votar


    JJJ e Lelo Mig
    A captação vai ser por meio de um cristal de piezo conectado ao amp.

    makumbator
    Moderador
    # abr/17
    · votar


    V_Chianca_V

    o problema não é a teoria, mas sim conseguir atingir todos esses parâmetros na prática.

    Você quer construir do zero ou vai usar kits semi prontos? Outro detalhe é a qualidade sonora final. Fazer em casa de maneira improvisada tem grande change do resultado sonoro ficar prejudicado (e pode-se até danificar os discos).

    V_Chianca_V
    Membro Novato
    # abr/17 · Editado por: V_Chianca_V
    · votar


    makumbator
    Tanto faz o tamanho da polia cara, o que importa é o motor (parte mais fácil), o problema aqui vai ser na captação, que é a parte chata...
    Ou seja, atingir os parâmetros da teoria é a coisa mais fácil do projeto, na prática obviamente, a parte elétrica como já disse vai ser a parte mais difícil pois, terá que captar as frequências do som, vou ter que escolher o material correto para o braço(um que vibre fácil), por exemplo papel, Alumínio e etc.
    P.s:as polias vou comprar pronta

    Ismah
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    V_Chianca_V

    Cara, eu já vi muita bobagem por aqui, mas essa está perto de se tornar uma lenda do fórum...

    Primeiramente tudo que tu sabe de disco é que ele é preto, redondo e tem um furo no meio... Se quer estragar discos, eu pago 10 reais em cada um deles.

    A falta de precisão de um objeto feito em casa é absurdo, não tem nem o que falar.
    Se o braço vibrar ele fura o disco! Talvez tua ideia seja um gramofone, que é mecânico, e não usa um disco feito de vinil.

    E a agulha magnética? Vai usar um captador da Malagoli pra isso?
    Separação de L e R? As curvas RIAA como fica?

    A ideia é excelente, mas a prática não.

    Lelo Mig
    Membro
    # abr/17
    · votar


    Ismah

    Meu amigo estou nessa com você na previsão de cagada mega master do FCC.

    Agora é questão de honra...Quero ver um vídeo dá bagaca funcionando.

    Casper
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    Compra um (x3).

    Fazer um funcional vai sair muito mais
    caro que um pronto, e possivelmente
    (chuto 99,9% de chances) vai ficar um lixo.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    V_Chianca_V
    Então, vai fazendo aí...
    Depois não diga que não avisei...
    Abç

    Lelo Mig
    Membro
    # abr/17
    · votar


    V_Chianca_V

    Amigo, uma Avid Acutus SP Turntable Hi Fi, custa por volta de 60 mil reais.

    Se você conseguir uma solução caseira, baratinha, dá um toque...



    JJJ
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    Um tempo atrás eu tentei "reanimar" meu velho Garrard, um bom toca-discos da década de 70. Conclusão: desisti, não achei uma ou outra peça e acabei comprando um novo. E olha que estava "tudo" lá! Só umas coisinhas gastas... mesmo assim, foi impossível...

    Enfim... se o cara quer tentar fazer um "do zero", quem sou eu pra impedir?

    Vai fundo!!!

    Mas eu também quero ver um vídeo da bagaça funcionando....

    Lelo Mig
    Membro
    # abr/17
    · votar


    JJJ

    "...eu tentei "reanimar" meu velho Garrard..."

    Jojo, caso se encoraje a mexer com esse Garrard novamente, conversae com estes caras, eles costumam conseguir quase tudo relativo a toca discos de qualquer época... (lá da Santa Ifigienia - SP)

    http://www.casadostocadiscos.com.br/

    Ismah
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    Lelo Mig

    Menos Lelo... O velho comprou uma pickup nova, mas guardada a uns 40 anos, por uns 300~400 reais (não lembro bem), o que é bem difícil de acontecer. Na prática qualquer Technics servirá mui bem e fica nos mil reais, existem os usados mais comuns por uma fração destes.

    JJJ
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    Lelo Mig

    Já era... doei pra um brechó beneficente...

    Lelo Mig
    Membro
    # abr/17
    · votar


    Ismah

    "Menos Lelo..."

    Calma....rs. Coloquei essa maquininha top aí....só prá exagerar mesmo. 25 mil dólares....kkkk.

    Não compraria nem que fosse filho do Bill Gates...

    V_Chianca_V
    Membro Novato
    # abr/17
    · votar


    Ismah
    Primeiramente tudo que tu sabe de disco é que ele é preto, redondo e tem um furo no meio...
    Um Lp ou disco de vinil é um disco grande com vários "cortes" para agulha passar, quando a agulha passa ela treme em uma determinada frequência (Hz) e essa frequência é amplificada.
    A agulha vende no mercado livre, todavia, eu sei um lugar aqui na minha cidade que os caras vendem qualquer disco por 1 real ou 2 reais e se não der certo o projeto não vou perder nada.

    Synth-Men
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    Eu vou esperar para ver e espero que compartilhe o andamento neste mesmo tópico

    Tem uns projeto de bizarros a legais no Youtube, mas não falam sobre a durabilidade e a integridade dos discos. Só falam do projeto montado, mas não do seu sucesso em relação ao decorrer do tempo.

    Meu pai também teve vitrola durante a década de 80 e 90.

    Ouvi vitrola de válvula até o ano 2004/2005. Se não me engano era Telefunken Meu tio tratava aquela vitrola, como um rei trata a filha princesa. Pena que após ele falecer, durou pouco nas mãos de outros parentes.

    Vitrola é algo complexo realmente. Hoje tem algumas que valem em torno de R$ 18.000,00 e é considerada como beldade do nicho analógio. Na minha opinião é um grande invento.

    Ismah
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    V_Chianca_V

    Tu apenas confirmou o que eu disse... O jeito mais fácil de tu entender o disco, e conseguir de fato desenvolver algo, é começar a estudar. :)

    V_Chianca_V
    Membro Novato
    # abr/17
    · votar


    Synth-Men
    Eu vou tentar dar continuidade a esse projeto sim, só que agora estou muito ruim, peguei uma gripe muito forte mesmo que me deixou caído... Enquanto a durabilidade dos discos, vou ter que achar o material certo para o braço.
    Ismah
    Exatamente o que estou fazendo, estudando esse complexo som. :)

    Lelo Mig
    Membro
    # abr/17
    · votar


    ... como experiência escolar, como estudo, como aplicação prática de um entendimento teórico...é até louvável.

    Mas, sejamos honestos... é uma bela bosta!!





    sandroguiraldo
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    V_Chianca_V
    Comece a postar no OT, tenho certeza que seria um sucesso por lá.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda com construção de vitrola