Os chamados "malditos" da MPB.

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# jan/17


O tópico de nosso amigo Adler3x3, me inspirou a criar este...

Na música, do mundo todo, sempre tivemos aqueles artistas considerados "marginais" ou com o estigma de "malditos".

Artistas que seguem à margem do sucesso, da moda, do mainstream. Que mesmo os que, e quando, apareceram na grande mídia ou gravaram por uma Major, continuaram fazendo sua música de seu jeito sem se importar em vender ou agradar.

Música esta, na maioria das vezes, experimental, pessoal, difícil para o grande público assimilar ou entender.

Na verdade, queria conhecer a opinião de vocês, além do "gosto vs não gosto", e sim no sentido de relevância.

Acham que estes artistas foram/são importantes?

Que sua inventividade, criatividade, loucura, excentricidade, ou qualquer outra coisa, influenciaram ou modificaram o mainstream?

Qual sua visão pessoal sobre este tipo de artista?

Alguns exemplos de malditos da música brasileira:











LeandroP
Moderador
# jan/17
· votar


O maior maldito de todos... Maravilhosamente:


https://www.youtube.com/watch?v=hEe-v2sOPNc

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/17
· votar


LeandroP
Discordo....
Esse abaixo é "malditaço"!!!
Kkkkk....
https://www.youtube.com/watch?v=uUyvtwSV6A8

Mauro Lacerda
Veterano
# jan/17
· votar




Esse também acho bem na área dos Malditos :)

LeandroP
Moderador
# fev/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Aê pegou pesado... Discão!

Tenho este álbum em mp3 rsrs Disco mesmo se existir são pouquíssimas cópias.

"Nas paredes da Pedra Encantada, os segredos talhados por Sumé"

Adler3x3
Veterano
# fev/17
· votar


Bem a maioria dos citados não conheço.

E tem o irmão mais velho dos Mutantes.

O Jorge Mautner e Walter Franco são acima da média.

E este Moacir Santos é muito bom.

Lelo Mig
Membro
# fev/17
· votar


Tá........ótimos exemplos, à mais, para enriquecer o tópico!

Mas, ninguém emitiu opinião sobre...

Tô aguardando!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/17 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Lelo Mig
ninguém emitiu opinião sobre
Será que é preciso Lelo?
o rótulo de "maldito" é um rótulo como outro qualquer, algumas vezes designa pirações musicais, como Lula Cortês & Zé Ramalho, outras, loucos mesmo como Damião Experiência. Muitas vezes trabalho de pesquisa musical como o do Arrigo Barnabé e Itamar, outras, iconoclastía poética como fazem Mautner e Walter Franco.
Uma coisa é certa: "maldito" é tudo aquilo que o "vulgo", que as pessoas "comuns" (!?!) não podem assimilar ou compreender de imediato, facilmente, o que é musicalmente e estéticamente revolucionário. Esse rótulo se aplica a muitos artistas, daqui e lá de fora, e é dado por jornalistas, ávidos em qualificar coisas e colocá-las em um nicho de mercado qualquer, pois tudo no mundo capitalista "...Tem que ser selado, registrado, carimbado
Avaliado, rotulado se quiser voar! Se quiser voar...."
, como dizia o grande Raul Seixas.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/17
· votar


LeandroP
Disco mesmo se existir são pouquíssimas cópias.
Existem sim. Menos de 1000 unidades sobraram da enchente na Rozenblit, e eu já tive um em minhas mãos (gravei em um K7 na época).
Agora já tem em CD e se acha fácil na internet...
Abç

Mauro Lacerda
Veterano
# fev/17
· votar


Mais uma banda que penso se encaixar no tópico:



Lelo Mig
Membro
# fev/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

"Será que é preciso Lelo?"

No sentido de curiosidade pessoal... Saber se a galera conhece, ouve, gosta, tem algum interesse... o quanto bebem fora do convencional.

Mauro Lacerda

A Barca eu tenho os três em vinil. Este de 74, o Durante o Verão de 76 e o Pirata de 78.

JJJ
Veterano
# fev/17 · Editado por: JJJ
· votar


Lelo Mig
Mas, ninguém emitiu opinião sobre...

Mautner não é tão maldito assim, tem seus momentos.

Arrigo e Walter Franco, sim, são malditos full time.

Damião Experiença é o maior compositor brasileiro de todos os tempos! Um dia, sua obra será entendida!
... porque, até o momento, ninguém entendeu porra nenhuma... :P

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/17 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Lelo Mig
Saber se a galera conhece, ouve, gosta, tem algum interesse
O "forista padrão" do FCC não conhece isso, talvez nem se interesse... O que é uma pena. Infelizmente a internet, apesar de suas grandes vantagens e benefícios, também massifica. A Indústria Cultural atual não tem mais espaço para coisas desse nível (não é juízo de valor) como tinha no passado e só alguém realmente interessado em criação, em música (em um sentido não comercial), vai buscar esse tipo de manifestação artística, e esses, serão taxados de "hypsters".
Porém, a simples confecção, por sua parte, de um tópico como esse, já é uma coisa boa. Espero que alguns jovens daqui, realmente interessados, aproveitem essa informação.
Para você ver como as coisas estão aqui (e no mundo):
http://leodias.odia.ig.com.br/2017-01-31/radio-mpb-fm-do-rio-de-janeir o-saira-do-ar-a-meia-noite.html
Abç

Mauro Lacerda
Veterano
# fev/17
· votar


Lelo Mig

Eu tenho os dois primeiros da Barca do Sol em vinil, sonzera!

Adler3x3
Veterano
# fev/17 · Editado por: Adler3x3
· votar


Bem gostei da Barca do Sol.

Não conhecia.
E é bem antigo, mas é bom.

O problema é que a mídia ainda continua manipulando e querendo ditar o que devemos ouvir.

Antigamente era mais difícil pesquisar e procurar música boa.

E nos dias de hoje, graças a internet temos mais informação, mas é necessário pesquisar mais a fundo, pois se for no básico vai cair na mídia tradicional.

Por isto que é importante tópicos como este, se é "maldito" é somente uma força de expressão.

E nos dias de hoje música nova é um conceito relativo.
Como no exemplo, a música é antiga de 1974, mas para muitos ouvintes deste tópico é nova.

E de qualquer forma pelo volume (quantidade) sempre vai ter boas músicas antigas que desconhecemos.

O importante é que o tópico esta andando bem e já deu para ouvir coisa boa.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# fev/17 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar


Rachei com essa musica de lésbica. Desta lista eu só conhecia o Macalé, e o mais MPB "diferente" que eu conhecia é o clara crocodilo, que comprei a reedição em 99, recomendado na guitar player. Na época para conhecer artistas tinha que comprar ou gravar em k7. Eu confesso que tenho um certo preconceito com MPB dos malditos, sempre que escuto lembrava dos bicho grilo de centro acadêmico, filinhos de papai com discurso revolucionário, isso me incomodava e eu acabava não explorando os artistas. Vou escutar mais, quem sabe pelo menos tire essa associação.




Adler3x3
Veterano
# fev/17 · Editado por: Adler3x3
· votar


JJJ[u][/u]

Escreveu:
Mautner não é tão maldito assim, tem seus momentos.

Eu gosto muito das músicas dele, mas não sou um ouvinte costumeiro.
As vezes em quando escuto algo dele e presto atenção.

Também acho que ele não se enquadra bem, ele é muito sofisticado e meio erudito para ser apreciado pelo brasileiro comum.

Por outro lado, tem o problema que o pessoal desperdiça muito do seu tempo escutando coisas ruins, que com a repetição pode parecer boa, tudo ditado pela mídia a que estamos sujeitos o tempo todo, seja na mudança da rádio, canal de TV, andando na rua, estamos expostos a ouvir coisas que na verdade não queremos ouvir, nos são impostas pelos outros, fora o sério problema do som alto.

Vou para a praia todos os meses do ano, mas tem algumas datas que não dá mais para ir, principalmente nos feriadões, sempre tem alguns imbecis que colocam o som alto a noite toda, trocam o dia pela noite, e você quer descansar e não consegue dormir, as vezes tem até som concorrentes, e fica tudo embolado, numa loucura só.

Tem gente que fica apegada demais a um só estilo ou artista, e escuta demais a mesma coisa repetida muito mais do que a exaustão, e entra num tipo de loop e fica preso, nem sei quais são os danos que podem causar.

Lelo Mig
Membro
# fev/17
· votar


Legal o andamento do tópico......acho que pode ser uma grata surpresa para alguns.

E pensar que o Brasil têm até um guitarrista "maldito"!!

O lendário Lanny Gordin



Lelo Mig
Membro
# fev/17
· votar


E... apesar de ser o "inventor da batida Bossa Nova" e ter tocado no Weather Report, temos um baterista maldito também:

Dom Um Romão



Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/17
· votar


https://www.youtube.com/watch?v=smIthfTOcJ8

Lelo Mig
Membro
# fev/17
· votar


Um mito dentro da Black Music Carioca é pouco conhecido fora do chamado circuíto Black Rio, muito forte em meados dos 70 nos subúrbios cariocas.

Gerson King Combo chegou a colocar 30 Mil pessoas dentro do Portelão para chacoalharem os esqueletos!

Sonzeira dukapeta!



Lelo Mig
Membro
# fev/17
· votar


Ao contrário, este é um maldito Paulistano... Conhecidíssimo entre os músicos paulistanos e desconhecido do grande público.

Tive a oportunidade de conhece-lo, brevemente, pessoalmente. Um privilégio. Era genial... no entanto, totalmente "fora da casinha".

Tocou no Incríveis, fundou o Som Nosso de Cada Dia, tocou com Mutantes, e mais uma pá de gente.

Manito





Amago
Membro Novato
# fev/17
· votar


Lelo Mig
Gosto muito do Jards Macalé. Violão sujo que ele toca, ate criei um tópico certa vês pra saber deque se tratava violão sujo rsrs

Lelo Mig
Membro
# fev/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Mauro Lacerda

Esse álbum do Moacir Santos é uma porrada, né? Baita disco!

Amago

O Jards têm umas coisas bem interessantes e uma leitura muito diferente dos instrumentos. É bastante curioso analisar o trabalho dele.

E pensar que o cara rompeu com Gil e Caetano porque achava o Tropicalismo comercial e cooptado pela indústria cultural....kkkk.

Se ele achava isso do Tropicalismo imagina o que não acha do sertanejo universitário?

Existe um know how de vivência no morro com a gema do samba + música moderna urbana que só esses poha louca do subúrbio carioca possuem. Por isso essas figuras como o Jards e o Luiz Melodia fazem trabalhos tão ímpares.

Esse é outro "amaldiçoado"....rs.



Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/17
· votar


Lelo Mig
No final dos anos 70 e início da década de 80 eu assistia a shows do Gérson King Combo no Jacarepaguá Tenis Clube, junto com Bebeto, Cassiano e Tim Maia & Banda Vitória Régia.
Abç

Synth-Men
Veterano
# fev/17
· votar


Meus caros tem outros.

Estou sem internet em casa e a do trabalho é bloqueada o Youtube.

Mas lá vai os nomes

Fernando Brant
Lô Borges (irmãos Borges)
Sá e Guarabira
Beto Guedes
Toninho Horta
Tavinho Moura
Flavio Venturini
Ronaldo Bastos
Odair José (qual o louco que cantaria Pare de Tomar a Pílula e faria sucesso? Somente este bendito maldito)
Hermes Aquino - (Eu sou nuvem passageira)
Edinardo - (Pavão Misterioso)


Tem muitos outros que vão totalmente de forma doce e adorável na contra mão das ideias de hoje. São/eram incrivelmente criativos.

Synth-Men
Veterano
# fev/17
· votar


Fiz a covardia de esquecer do Tom Zé no post acima.

Casper
Veterano
# fev/17
· votar


Falta Rogério Skylab nessa lista.



Lelo Mig
Membro
# fev/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Casper

"Falta Rogério Skylab nessa lista."

Sem dúvida... eu lembrei dele, até ia postar, mas tô postando em doses....rs.

Acho bem legal a postura dele. Ele é aposentado do Banco do Brasil e se dá ao luxo de fazer só o que gosta, sem pretensão comercial alguma porque têm seu sustento garantido. Então, dá-lhe porra louquice!



Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/17
· votar


Casper
Rogério Skylab é uma figura!!!
Malditaço!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Os chamados "malditos" da MPB.