O Acorde Menor Com a Sexta (Xm6)

    Autor Mensagem
    Jabijirous
    Veterano
    # jan/17


    Fala rapaziada, fiz um vídeo falando sobre a função dominante do acorde menor com a sexta. Espero que curtam.

    http://michaelmachado.com.br/harmonia-acorde-menor-com-a-sexta-xm6/

    DoisUm
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    Ótimo vídeo, muito bem explicado. Mesmo não conhecendo muita teoria consegui entender tudo o que foi dito.
    1 pequena sugestão: Você poderia demonstrar na prática as possibilidades de escalas usando algum instrumento, pro espectador ter uma idéia de que sonoridades podem ser alcançadas com cada escala. Com certeza enriqueceria ainda mais o vídeo.

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    DoisUm

    Valeu pela dica! Foi um vacilo meu, na verdade eu tinha pronto o áudio pronto e esqueci de colocar no vídeo!

    Cres
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    Jabijirous
    Bom vídeo, cara! Bem explicado e sucinto. Acho que conteúdo claro e bem exposto falando deses assuntos mais "avançados" de teoria musical não existe a rodo como de outros assuntos, continue fazendo mais!

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Cres

    Valeu pelo feedback!!

    LeandroP
    Moderador
    # jan/17
    · votar


    Sempre arrebentando, Jabijirous!

    Eu vejo em algumas análises que esses acordes (menor com 6a maior) aparecem como um dominante disfarçado de acorde menor.

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    LeandroP

    Valeu, Mestre!

    Esse é um dos grandes problemas da cifragem alfanumérica. A pessoa pode saber o desenho do acorde, mas não sabe as notas e aí dificulta saber a intenção do acorde! Um bom exemplo é o acorde diminuto!

    Ismah
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Jabijirous

    Me deu nó na mente antes da metade. Ainda é muito pra minha cabeça, prefiro a inocência (leia-se ignorância) de me guiar pelo ouvido.

    Mas se aceitar, poderia fazer um vídeo falando sobre enarmonias comuns a música latina/cigana... Escrevi o arquivo *.gpx de "Amor gitano" (Alejandro Fernandez ft Beyoncé), e figli di puritana! Tem alguns acordes e progressões incríveis, e que se encaixam muito bem na música, mas que só vi ali.

    eu tinha pronto o áudio pronto

    Se tava pronto, porque não deixou pronto o que tava pronto? rs

    LeandroP
    Moderador
    # jan/17
    · votar


    Ismah

    Toque esses dois acordes:


    e----------------
    B----5-----5-----
    G----5-----5-----
    D----4-----4-----
    A----------5-----
    E----5-----------


    Percebeu a semelhança na sua geometria e na sonoridade?

    Podemos dizer que o primeiro acorde é um Am6 e o segundo acorde é um D7(9).

    Mas também podemos ver dependendo do contexto o Am6 como a segunda inversão do D7(9) que é o D7(9)/A. Por isso a escala do modo dórico pode ser bem aplicada sobre um acorde dominante, bem como uma penta m6.

    Jabijirous

    Eu peno um pouco com isso. Normalmente pego uma cifra e vou corrigindo, mudando as notações, os encadeamentos, pra facilitar depois a interpretação do acorde, a intenção como você diz.

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Ismah

    Pq eu esqueci de colocar kkkkk Eu não edito vídeo, gravo direto. Se eu errar ou achar que não ficou legal em alguma parte eu gravo novamente. Geralmente, para um único vídeo, eu gravo mais de 20 vezes. Dá trabalho? Pra caralho, mas eu não to com saco de aprender programa pra editar vídeo kkkk Vou ver se coloco mais tarde.

    Fala mais sobre essas progressões e a enarmonia para eu poder tentar te ajudar.

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    LeandroP

    A cifra ela ajuda, mas pode prejudicar também. O famoso F/G é um bom exemplo. Não está errado, tem que saber o contexto que for usar isso aí. Se o acorde seguinte for dó, então é melhor escrever G7/4(9), assim você enxerga o acorde de dominante, que é a intenção do acorde. Agora, se estiver em um contexto onde o baixo é pedal como: G G/C G/Bb G/F G, aí sim, você pode usar essa cifra.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O Acorde Menor Com a Sexta (Xm6)