Bateria ou metrônomo?

    Autor Mensagem
    fabiopavan8
    Membro Novato
    # jan/17 · Editado por: fabiopavan8


    Não encontrei um tópico a respeito aqui no "tópicos relacionados".

    Usar um loop de bateria teria o mesmo efeito de um metrônomo, dependendo da sua composição, no caso de o metrônomo ficar cansativo?

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/17 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    fabiopavan8

    Cara, o metrônomo nada mais é que um relógio para marcação de tempo musical por pulsos de duração regular.

    Qualquer coisa que emitir uma duração regular e possa ser ajustada a um andamento poderá ser utilizado. Se você pegar um beat de bateria, fixo a 120 bpm (por exemplo), tem uma marcação de tempo regular estável, nessa velocidade, para se guiar.

    Ismah
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Eu precisei aprender a tocar no metrônomo ultimamente, sempre usei loops de bateria. Quando tu começa a precisar contar compassos (improviso), acentuar tempos fortes e fracos dos compassos, a coisa muda de figura e click do metrônomo é uma mão na roda.

    Estou inclusive pensando em um mais completinho, como o Boss Dr Beat (DB alguma coisa).

    É a mesma coisa na teoria, mas na prática não tanto... O click não é quebrado, ou swingado, o que uma bateria costuma ser... Mas nada te impede de treinar com um drum loop - aliás um bem legal é o Chord Pulse...

    Synth-Men
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    fabiopavan8

    Sim pode utilizar, mas a questão é saber a formula de compasso que a bateria está.

    Você pode pegar um sampler de um loop em 3/4 e jogar na DAW, que já abre em 4/4 e vai tocar 3/4 em 4/4. (vai faltar um tempo no final de cada barra de compasso). Pode te confundir.

    Nesse caso é melhor usar o metrônomo, mas para quebrar um galho igual ao Lelo Mig descreveu, dá sim.

    fabiopavan8
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    E como as coisas eram feitas antes do metrônomo?

    JJJ
    Veterano
    # jan/17 · Editado por: JJJ
    · votar


    fabiopavan8
    como as coisas eram feitas antes do metrônomo?

    Acho que o metrônomo (físico) é bem velho, cara...

    EDIT: acabo de confirmar na wiki: "The metronome dates from the early 9th century, Abbas ibn Firnas (810-887 AD)"

    Antes disso, os caras batiam o pé... hehehe

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/17
    · votar


    fabiopavan8

    "E como as coisas eram feitas antes do metrônomo?"

    Não havia a precisão que há com ele. As velocidades eram indicadas por palavras referências (alegro, alegretto, presto, etc.), que foram definidas com base na pulsação cardíaca, passos, respiração e etc.

    Ismah
    Veterano
    # jan/17 · Editado por: Ismah
    · votar


    JJJ
    os caras batiam o pé

    Batiam palmas muito provavelmente ou tambor...
    Mas se for ver, essa precisão numérica, não se estende ao erudito. Nesse mundo a execução mais livre, mas mais precisa é valorizada, e cada músico (quando solo, claro) trás seus níveis de intensidade... Pode não parecer, mas a identidade sonora de um astro do rock, é no timbre, já no erudito, onde o timbre é muito semelhante de um para outro, ela está na execução.

    Pessoalmente, até a existência do ProTools - me corrijam se estou errado!!! - que permitiu visualizar a onda num grid, a coisa também não era tão robótica no popular...
    Acho tão mais bonita a execução dinâmica de algumas músicas, onde o refrão acelera um pouco, ou uma passagem mais calma reduz o andamento...
    Até o exagero soa bem as vezes! Elvis em 1900 e guaraná com rolha, gravou um ao vivo em Las Vegas, onde chega um ponto em que o guitarrista (James Burton talvez?), não consegue mais tocar, e chuta o balde, partindo para uma base funk...



    KalukaGuitar
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    fabiopavan8

    E como as coisas eram feitas antes do metrônomo?

    Se brincar, na era da pedra, os homens da caverna ouviam o ritmo das gotas que infiltravam suas "casas" rsrs (Ploc, Ploc)

    JJJ
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Ismah
    até a existência do ProTools - me corrijam se estou errado!!!! - que permitiu visualizar a onda num grid

    É... tá errado... hehehe
    Tem softwares bem anteriores ao PT que já exibiam o som em formas de onda. E, muito antes disso, já existiam os osciloscópios...

    Ismah
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Osciloscópio não apresentava um grid BPM (ok, dava para calcular em ms)...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Bateria ou metrônomo?