como separar as vozes de um coral?

    Autor Mensagem
    Patricia BassersWomen
    Membro Novato
    # nov/16


    Ola pessoas da musica...
    Gostaria de saber se tem alguma regra pra cada voz do coral?
    Tipo...
    sopranos = tonica
    Contraltos = terça
    Tenor = quinta
    Baixo = setima

    Como seria afinal???

    Jabijirous
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Patricia BassersWomen
    Procure por estudos da harmonia vocal tradicional! O livro do Schoenberg é pesado, mas trata disso!

    Youtube tem um monte de material sobre isso!

    Patricia BassersWomen
    Membro Novato
    # nov/16
    · votar


    Obrigado jabijirous.... vou ler esse livro.
    Será q consigo ele pra download???
    .....
    Pessoal... quem quiser pode me expliglcar por aqui.
    Eu sei que as notas de cada voz formam acordes.
    So nao sei a disposiçao como disse na pergunta do topico.
    Nao sei se tem regras... como... sopranos serem a tonica, terça, quinta o, oitava, setima....
    Nao sei se o contralto vai ser terça, quinta, setima ou .... tonica e oitava eu sei q nao é.
    Nao sei se o baixo é setima ou [oitava(do contralto ou do solo)]
    Uns dizem q o baixo oitava com o contralto outros dizem q o baixo faz oitava a baixo do solo.
    Uns dizem q soprano faz a terça do solo ( mas eu acho q canta ojtava acima)...
    Uns dizem q contralto canta uma terça a baixo das sopranos.

    Quem puder me esclarecer eu agradeço muuuuuito mesmo!

    Jabijirous
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Patricia BassersWomen

    Pode ser que te ajude

    http://michaelmachado.com.br/conducao-harmonica/

    w3s1eyB
    Membro Novato
    # nov/16
    · votar


    Olha, não sei quase nada de divisão de vozes, mas pelo que eu entendi soprano contralto e etc são apenas diferenças entre tipos de vozes, a grosso modo Voz grave, aguda e etc...
    quanto às notas que serão cantadas não sei se cada um seria responsável por um grau da escala.

    Logo logo deve aparecer alguém q manja
    abraço

    Ismah
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Isso depende do arranjo em questão...

    Há casos em que as vozes (1ª, 2ª geramente, algumas vezes 3ª), cantam em intervalos fixos, muito usado em sertanejo, country... Não é via de regra.

    Tradicionalmente, se tem melodias distintas para cada voz. No entanto, nada impede de que haja uma voz que fique parada numa nota...

    Um bom exemplo para as opções de coro, é o Van Canto.

    Renato F
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Patricia BassersWomen
    Não obrigatoriamente cada voz deva fazer uma nota do acorde. Podem haver passagens em uníssono, por exemplo.

    Vou tentar responder alguma coisa:
    Nao sei se tem regras... como... sopranos serem a tonica, terça, quinta o, oitava, setima....
    Não pense em acorde. Na maioria das vezes o soprano faz a melodia e a melodia não estará sempre na tônica do acorde.

    Nao sei se o contralto vai ser terça, quinta, setima ou .... tonica e oitava eu sei q nao é.
    Geralmente o contralto harmoniza com o soprano em terças ou outro intervalo próximo.

    Nao sei se o baixo é setima ou [oitava(do contralto ou do solo)]
    Uns dizem q o baixo oitava com o contralto outros dizem q o baixo faz oitava a baixo do solo.
    Uns dizem q soprano faz a terça do solo ( mas eu acho q canta ojtava acima)...
    Uns dizem q contralto canta uma terça a baixo das sopranos

    Você está pensando muito em acordes, não é assim que funciona. Digo, é claro que as vozes formarão acordes, mas não com essa rigidez que vc está imaginando.

    Nesta peça

    Na primeira parte o Soprano faz a melodia principal, com o Contralto harmonizando (geralmente em terças). Baixos e Tenores harmonizam as respostas. Geralmente os baixos cantam a tônica ou quinta (baixo cantando terças não é comum).

    Aos 0:40 tudo inverte. A melodia principal é cantada pelo baixo com o tenor harmonizando. Contralto e soprano harmonizando as respostas.

    Obs. Nesta hora a vozes femininas deveriam cantar piano e as masculinas mais forte. Um dos dois: ou a regente não ensaiou a dinâmica ou os cantores simplesmente ignoraram.

    Algumas dicas:
    1 - Evite 4as e 5as paralelas, ou seja, uma voz canta: C - D - E - F e outra canta G - A - B - C;
    2 - Evite distância maior que uma oitava entre as vozes, ou seja, o baixo canta E2 e o tenor canta G3;
    3 - Evite terças no baixo.

    Essas dicas eu aprendi estudando harmonia funcional. São modelos formais de harmonização, talvez possam ser aplicados de outra forma em música popular e dar certo.

    Abraço!

    Patricia BassersWomen
    Membro Novato
    # nov/16
    · votar


    [b][/b]Renato F
    Obrigado a dica ... vou ficar atenta no q vc disse.

    Gutovysk
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Patricia BassersWomen

    Não há regra pré-definida de como vc deve conduzir as vozes de um coral.

    Uma coisa é a teoria, outra é a música real. Mas é necessário que vc entenda a teoria para depois saber como quebrar as regras. Só dominando a teoria é que vc consegue por si mesma criar novas situações.

    A única coisa que vc precisa seguir é entender que q.q. instrumento, inclusive a voz humana, tem suas limitações, principalmente em relação as notas que consegue emitir e de que modo. Mas na voz humana ainda há o fator individual, isto é, cada indivíduo tem sua própria tessitura. Então, uma música também tem que respeitar a individualidade do cantor.

    Uma voz pode dobrar a outra (em oitava(s) ou em uníssono), mas só por uma questão de reforço sonoro. Mas há composições e composições que o compositor não sabe o que fazer com as vozes, então prefere dobrar, ou seguir em terças, ou q.q. coisa parecida.

    Mas o que importa, no final das contas, é o resultado sonoro.

    Para ilustrar um pouco sobre corais, escrevi 3 posts sobre esse assunto. Veja a primeira parte: http://www.tecnicasdecomposicao.com.br/2011/10/composicao-de-coral-cap pella-no-estilo.html

    Espero que te ajude. E q.q. dúvida me avise. ok?!

    []s

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a como separar as vozes de um coral?