O que está acontecendo com o rock? Está amolecendo?

Autor Mensagem
acabaramosnicks
Membro Novato
# nov/16
· votar


KalukaGuitar
Cara, musica popular é feita pra agradar a maior parte das pessoas, e a maior parte das pessoas não tem um gosto lá muito bom. Você espera o que? Encontrar uma banda boa nos mainstream é como encontrar um TS7 no lixo igual o cara do outro tópico kkkkk

KalukaGuitar
Membro Novato
# nov/16
· votar


acabaramosnicks

kkkkkkkkkkkk

Lelo Mig
Membro
# nov/16
· votar


ogner

Conheci este "Rival Sons" outro dia... achei "classudo" prá caramba!

Outra banda que soa "Velho como o Led Zeppelin, com os recursos que temos " é o Hellacopters:



Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/16 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Lelo Mig
Tem um monte de bandas maneiras atualmente fazendo essas "releituras".
Kadavar, The Brew, Blues Pills, Pourson, Jess and The Ancient Ones, Vintage Caravan, Spiritual Beggars, e por aí vai...
Abç

Ismah
Veterano
# nov/16
· votar


acabaramosnicks
a maior parte das pessoas não tem um gosto lá muito bom

É discutível. Se disser que elas não tem um gosto lá muito refinado começa a fazer sentido.

vintagentleman
Veterano
# nov/16
· votar


KalukaGuitar

O último suspiro do R&R foi o grunge, no início dos anos 90. O apogeu se deu nos anos 60-70. Há uma infinidade de outras coisas boas para ouvir hoje. Abra sua cabeça.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/16
· votar


vintagentleman
O último suspiro do R&R foi o grunge, no início dos anos 90.
Você quis dizer como "principal produto da Indústria Cultural - segmento musical", não é?
Abç

vintagentleman
Veterano
# nov/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Eu cresci ouvindo rock no rádio nos anos 80. Era popular no bom sentido. No início dos 90 houve uma explosão devido ao grunge. Era muito legal. Todo mundo só lembra do Nirvana, mas tinha muitos grupos que mandavam bem, com ótimos músicos hoje reconhecidos pela crítica.
Mas o rock é muito segmentado hoje, praticamente um nicho. As pessoas ouvem outros estilos. Isso é ainda mais visível no Brasil. São pouquíssimas as rádios que tocam o gênero, poucos anunciantes...

homemsemsobrenome
Membro Novato
# nov/16
· votar


Teve o manguebeat (é assim que escreve?) também, que foi uma contribuição bem mais rica que o grunge.

Que eu me lembre, mais recentemente têm feito bastante sucesso essas bandinhas inglesas de meninos brancos descoladinhos, como Strokes, Franz Ferdinand, The horrors, etc. Elas estão aí mantendo o rock nas paradas de sucesso, mesmo que sonoramente seu mérito seja discutível.

Penso que o rock como movimento não tem mais força e que dificilmente surgirá algo como a década de setenta novamente, ou um novo movimento dentro do rock que exploda.

Mas tem um lado bom nisso também: o rock foi engolido pela música popular e não vai mais embora. O risco de desaparecer, pelo menos por enquanto, é nulo.

Até uma artista como a Hiromi Uehara flerta com o rock progressivo nas músicas delas. Ficou certo patrimônio do rock na cultura, e isso é um ganho enorme para quem aprecia o estilo.

macaco veio
Veterano
# nov/16
· votar


A internet matou o rock. Um pouco antes de haver internet ainda haviam os boombox (com caixas de som de verdade), ainda haviam lojas que vendiam discos. Muito antes disso haviam caixas e sistemas de som enormes e toda casa tinha um sistema desses, nos anos 60 (eu era pequeno) na casa do meu avo tinha uma eletrola valvulada do tamanho de um piano de armario (se ouvia no outro quarterão), as lojas de discos viviam lotadas, elas tinham varias eletrolas em cabines e o comprador podia ficar escutando os discos pra escolher qual comprar. As pessoas descostumaram a ouvir rock em caixas acusticas de verdade, quando se ia numa festinha todo mundo queria saber quais os discos que tinha na festa, dar um disco de presente era um presentão. Hoje musica não vale nada e não rolando grana as pessoas perdem o interesse. Retire a internet e as pessoas comecarão a ligar pras radios implorando pra tocar sua musica predileta (como antigamente) e pagando uma fortuna por um disco, ai voces verão se não vai começar a aparecer rock bem feito, porque ai neguinho tranca no banheiro e rasga o dedo na guitarra 24 horas e faz até pacto com o demonio, opa! da dando grana vamo aproveitar.

renatocaster
Moderador
# nov/16
· votar


vintagentleman

Há uma infinidade de outras coisas boas para ouvir hoje.

Não nas rádios.

Lelo Mig
Membro
# nov/16
· votar


renatocaster

Nos anos 70, praticamente, não tocava rock em Rádio........muito menos aparecia na TV.

Muito pelo contrário, rock era maldito, mal visto, coisa de cabeludo, vagabundo e maconheiro..... os milicos desciam a borracha em rockeiro.

Tínhamos contato com o rock e as "novidades" pelos poucos programas alternativos de rádio (geralmente a meia noite) e, principalmente, pelos chamados bailes de rock, que eram promovidos por algumas equipes de som, na época.

Era uma divulgação pessoal, sem envolvimento financeiro e nenhuma ligação ao artista. O cara tava tocando o novo álbum do Led Zeppelin no baile e a Atlantic Records nem sabia que o cara existia.

Led Zeppelin, Black Sabbath, Deep Purple, Pink Floyd e etc... eram mainstrean no "reduto rock", dentro de seu nicho, mas não na grande mídia.

Acho, que de certa forma, quem fudeu com o Rock e o banalizou (e sem querer, com as melhores intenções), foi a MTV.

No final dos 80 o rock torna-se um produto de consumo popularizado e vai perdendo a identificação com seu nicho.

As tribos, os redutos, as brigas entre metaleiros, punks, carecas e etc... eram benéficas ao rock.

Quando todo mundo ficou "amiguinho" e politicamente correto o rock perdeu parte da graça.

Sei lá, tô só especulando... acho que daria um bom estudo e tese.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/16
· votar


renatocaster
Pois é. Na verdade, a veiculação de rock nas rádios FM do RJ e SP (que é de onde posso falar), sempre foi segmentada. Uma das poucas foi a rádio Fluminense FM "A Maldita" (com quem colaborei nos anos 80), cuja programação era majoritariamente de rock, e que teve um papel importantíssimo e revolucionário na época. Poucas outras tiveram esse tipo de música como objetivo principal. Claro que haviam outras rádios que o tinham, mas, ou veiculavam apenas "mainstream" ou eram jaba mesmo... Hoje em dia aqui no RJ não há rádios cuja programação seja voltada para o rock, embora existam programas específicos (como na rádio Roquette Pinto FM onde participo de debates de vez em quando, e que tem uma programação musical excelente!) vez por outra.

Ismah
Veterano
# nov/16
· votar


renatocaster

Depende de quais rádios...

Synth-Men
Veterano
# nov/16
· votar


Olha galera...

O rock pode até está morrendo, no CTI, mas aqui no Brasil, o pessoal só meteu a mão na guitarra de verdade nos anos 80. O Rock aqui não é "aquele" vovô.

Estava sendo gerado e nasceu nos anos 60, nos anos 70/80 era adolescente, nos anos 90/2000 virou um rapaz ainda muito moderado e agora é um pós quarentão que acabou de chegar nos 50, muito conservador.

É assim que eu vejo o Rock Nacional, se morreu, morreu muito novo, sem se libertar da moderalidade e do conservadorismo. O Rock Nacional, nunca foi de meter os 10 dedos na guitarra mesmo...

Mas, sabe de vez em quando eu pesquiso por ai, sem compromisso e ainda ouço muita coisa boa, que ainda é novidade, tanto nova, quanto antiga.

Isto significa que o Rock está no CTI, mas respirando sozinho, sem ajuda de aparelhos.

The Man Who Sold The World
Veterano
# nov/16 · Editado por: The Man Who Sold The World
· votar


Synth-Men
cara, não concordo hahahaha
cara, o Brasil tem uma historia tão boa no rock nacional, quanto em qualquer outro gênero (o Brasil é uma referencia mundial no mundo da musica) temos gêneros musicais próprios, imagina só?
a questão que fica é, que na decada de 60 surgiu a tropicalia e vinha com muitas influencias gringas inclusive com guitarras já, após isso, surgiram muitas bandas com uma pegada mais nacional mesmo, seja 14 bis, made in brazil, titãs (que começou bem porrada no cabeça dinossauro) e etc
então cara, pensa o seguinte: o rock nacional tem guitarristas muitos bons (o Celso Blues Boy, o Kiko, Rick ferreira), mas no mainstream, o mercado brasileiro aceitou melhor letras mais fortes, ritmos acentuados e menos solos, maior harmonia
isso não quer dizer que não exista bandas nacionais com solos pra quebrar tudo e eu não acho que da pra dizer que o rock ta morrendo
uma porrada de gente fica sentada na frente do pc 20 horas por dia ai chega e fala: hurr durr o rock ta morrendo
mas nunca saiu pra ver o que a galera da cidade ta fazendo ou nem mesmo faz alguma coisa

Synth-Men
Veterano
# nov/16
· votar


The Man Who Sold The World

Pois é...

A mídia daqui prefere divulgar os ARMAS e ROSAS do que uma banda nacional. Nada contra os Gun's and Roses, mas tem uns caras aqui fazendo excelente trabalho.

Ah! Cabeça de Dinossauro! Como eu te amei! Titãs... como eu amo.
As Flores de Plástico não morrem, com aquela linha de baixo agressiva e as batidas na guitarra, a bateria. É disto que estou falando no modo geral.

Talvez não mataram o Rock, estão abafando ele com um travesseiro. Ai eu te pergunto: - Se o rock morreu, quem matou o Rock? Onde está enterrado?

Se andar por ai, nos moto-clubes, casas de shows, bares noturnos, vai ver muito blues, rock, psicodélico, metal.

Outro dia passei em frente a um moto-clube, pensei que estavam tocando um CD, parei na porta para olhar, era uma banda de metal. Fiquei todo arrepiado!

Mas a gente procura o que está na grande mídia, por eles, o rock está morto.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/16
· votar


The Man Who Sold The World
Cara, não sei onde você mora, mas aqui no RJ quase não tem lugar pra tocar...
Tem gente fazendo trabalhos legais? Tem. Mas isso não aparece na mídia e os lugares para shows são poucos e cheios de "panelas".
Ademais, o Estado está numa crise econômica e social ainda maior que o restante do país (fruto de anos de administração do PMBD e de empresários), e a grana pra sair de casa tá curta...
Ademais, quem gosta de rock, quem vai a um show hoje, é uma minoria, e isso gera um círculo vicioso bem chato.
Outra questão: A oferta é maior que a procura - O número de pessoas que eu conheço e que tem bandas boas é muito grande, mas os lugares para tocar são pouquíssimos e o público, pequeno...
Abç

The Man Who Sold The World
Veterano
# nov/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
sou de maringa,, na região, o gênero musical predominante é o sertanejo
porém, existem lugares onde "só entra rock e heavy" hahahahah na cidade (que não é enorme) tem 3 bares assim e mais uns 2 ou 3 que tocam musica boa mas vira e mexe rola um som mais "mainstream", entenda, não é sertanejo, seria popzinho americano com guitarra, anyway
Mauricio, entenda o que eu quis dizer, não to falando que nossa, o rock nacional ta no auge, tem gente vivendo de rock n roll, claro que não
mas digo que tem muuuuuita coisa legal, muita banda em tour fazendo somzera hoje no Brasil
aqui na região tem uma banda que chama nevilton, muito boa, tem far from alaska, tem o BRAZA (antigo forfun "remodelado"), Esteban
talvez a praia de voces seja outra, mas não dá pra negar que é som de qualidade
Deixo ai pra ilustrar minha fala:


renatocaster
Moderador
# nov/16 · Editado por: renatocaster
· votar


Lelo Mig

Nos anos 70, praticamente, não tocava rock em Rádio........muito menos aparecia na TV.

Nem bandas brasileiras? Tipo Os Mutantes da vida?

Acho, que de certa forma, quem fudeu com o Rock e o banalizou (e sem querer, com as melhores intenções), foi a MTV.

Pode ser. De qualquer forma a popularização do rock realmente se deu nos anos 80. Tanto é que a ramificação de estilos foi só crescendo, o que acabou inclusive banalizando também a qualidade musical, kkkkkkkkk.

Mauricio Luiz Bertola

Pois é. Na verdade, a veiculação de rock nas rádios FM do RJ e SP (que é de onde posso falar), sempre foi segmentada. Uma das poucas foi a rádio Fluminense FM "A Maldita" (com quem colaborei nos anos 80), cuja programação era majoritariamente de rock, e que teve um papel importantíssimo e revolucionário na época.

Eu peguei um pouco da "rapa do tacho" da Fluminense FM, nos meados dos anos 90. Mas essa altura já estava mal das pernas, mas ainda era a única rádio majoritariamente de rock. Depois a Rádio Cidade veio com essa proposta, mas como vc falou, a programação era toda concentrada no Mainstream.

Mas, em épocas de internet ainda escassa para a grande maioria, no dial tinham muitas rádios pirata, e a programação era livre. Tocava bandas independentes, underground, mainstream...Só que era aquilo, rádios piratas eram limitadíssimas (frequência) e não tinham vida longa.

Em Sampa eu sei que a Kiss FM ainda é forte no que diz respeito à veiculação do rock. Aqui no RJ a Rádio Cidade voltou um tempo atrás, fez uma "graça" e já sucumbiu de novo. Definitivamente não tem espaço.

Lelo Mig
Membro
# nov/16
· votar


renatocaster

"Nem bandas brasileiras? Tipo Os Mutantes da vida?"

Muito menos... Os Mutantes só apareceram em festivais acompanhando Gilberto Gil ou Caetano Veloso.

Não fizeram o mínimo sucesso na época, quase ninguém conhece a obra deles.

macaco veio
Veterano
# nov/16
· votar


Nos anos 70, praticamente, não tocava rock em Rádio
Porra! D`yer Mak`er encheu o saco de tanto tocar no radio, tocou ate na Atalaia que so tocava balada. Nos anos 60 ent'ao, so dava Beatles, Rolling Stones, Monkees, Tommy James and shouldes, Chuck Berry, the Kings e mais uma porrada. Era tanto que ouve reclamação do porque as radios não tocavam musica brasileira e o pessoal do radio alegava que a musica brasileira não era dançante e não tinha qualidade de gravação, foi quando o governo baixou uma lei obrigando as radios a ter um percentual maior de musica brasileira em relação a estrangeira. Eu tinha amigos disc jokeis (a maioria comedor de crianças mas não me comeram não) que me vendiam LP promocional de radio por 15 dinheiros e na loja custava 30, de bandas como Fletwood Mac (antes de ter as garotas), MC5, The troggs, uma porção. É preciso viver a época pra falar.

macaco veio
Veterano
# nov/16
· votar


Top Top dos mutantes tocou nas radios ate encher o saco.

Lelo Mig
Membro
# nov/16 · Editado por: Lelo Mig
· votar


macaco veio

Ahhh...para com isso!!...kkkk

1, no máximo 2 músicas em quase 10 anos de banda???

Mutantes fez menos sucesso que Gian & Giovanni ou Grupo Molejo...

macaco veio
Veterano
# nov/16
· votar


top top tocou bastante porque ja foi em 71 ou 72 se não me engano, as gravações anteriores dos mutantes todas tinham pessima qualidade de gravação, estudios ruins mixagem ruim. Se voce pegar Sa, Rodrix e Guarabira da mesma época gravado na Odeon a qualidade era 10 anos na frente. Ja o disco Tudo foi feito pelo sol de 74 teve otima qualidade mas as músicas eram grandes em tempo (mais de 4 minutos) e radio não toca, é 4 minutos no máximo. Pra tocar Maggie May do Rod Stuart que tinha 5 minutos imagino que tiveram que que dar muita garrafa de wiskey pros diskjokeys, mas a musica era muito boa e não tinha jeito de ficar de fora ( o mesmo caso de Dryer Mak'er) e assim mesmo muitas radios cortava a musica quase no meio. O rock tinha que ter balanço pra ser tocada, rock classico progressivo tipo Pink Floyd com musicas de 7 minutos e tempos doidos tipo 7/4 não tocavam não (apesar de algumas estações terem tocado algumas do Triunvirat). Tinha que ser tipo Grand Funk, Santana, isso tocou muito. Em 78 o ritmo discoteka (tipo Donna Summer) tomou conta e abafou o rock que so voltou nos anos 80 com a ajuda da força dos novos teclados e arranjos mais pops (sem muita firula de progressivos doidos e musica classica). As gravadoras tinham que fazer as radios tocarem e se o rock era sucesso la fora porque elas não tocariam, as gravadoras tinham que vender disco, qualquer bandinha fuleira de rock americano vendia muito, a solução era comprar os discjokeys que tinha programas de radio (com discos promocional, garrafa de vinho, etc) até que foi institucionalizado definitivamente o jaba.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/16
· votar


macaco veio
Tocava muito aqui no RJ os "hits" de Santana, Stones, Bread, Cat Stevens, America, B.T.O e Grand Funk nos anos 70... Beatles tinha programa específico.
Abç

macaco veio
Veterano
# nov/16
· votar


Se voce pegar o rock lantejoula (aquele pessoal cheio de purpurina na cara) por exemplo, aquilo tocou no radio igual agua. Alice coper, Slade, The Sweet, T. Rex, Bachman tuner e overdrive e mais uma porção, sem contar os mais classicos tipo Kansas, Boston (ou more than feeling não tocou ate encher o saco?) e pura duas guitarras cheia de distorção no talo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/16
· votar


macaco veio
Pódiscrê! Esquecí de colocar essa galera que tu citou aí... Rolava isso direto!
Abç

MENDIGO_PAISANA
Membro Novato
# nov/16 · Editado por: MENDIGO_PAISANA
· votar


roque é o novo brega

vintagentleman
Veterano
# nov/16
· votar


renatocaster
Não nas rádios.

O melhor som que ouvi este ano foi um POP alucinante, uma batida dançante, lindo som de teclado, bela melodia.
Até solo de sax tinha. Era música de altíssimo nível.
Estava com a minha mulher, muito adepta de rock clássico e ela achou o máximo também.
Era de grudar no ouvido.
Infelizmente... Não era em rádio e sim, na loja Renner de um shopping.
O caralho é que eu nunca vou saber o nome daquilo.
Deve até ser algo do mainstream, porque era muito comercial no bom sentido.
Não tenho como saber o que era, infelizmente, porque estou por fora rsrs
Já tiozão.
Eu me dôo por toda música nova e boa que eu não vou conhecer...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que está acontecendo com o rock? Está amolecendo?