Vou fazer o meu primeiro show. Como proceder?

Autor Mensagem
Higo.
Membro Novato
# out/16


Nesse domingo 30/10, a minha banda vai fazer o primeiro show, vai ser num evento de motoqueiros, e eu sei que essa galera é fanática por Black Sabbath, e minha banda é cover justamente do Black Sabbath, então vai ter uma galera exigente lá.
O nosso repertório é de 10 músicas, vou passar ele aqui.
1- Iron Man
2- Loner
3- War Pigs
4- Into the void
5- N.I.B
6- Electric Funeral
7- Sweet Leaf
8- Supernaut
9- Black Sabbath
10- Iron Man

É um repertório bem básico e curto, no máximo vai dar 1:10.
Todos da banda são iniciantes, nenhum deles já fez algum show, só pequenas apresentações na escola.
Nós ensaiamos bastante pra não fazer feio na hora, mas tá todo mudo nervoso, e eu tô bastante nervoso, e não sei se vou conseguir tocar direito.
Eu sou o guitarrista solo, e os solos vão ser improvisados na hora. Como eu faço pra me manter calmo e não surtar ou travar no palco?
Como eu faço pra agradar a galera?
O q eu falo pra banda pra motivar eles?
Estou bastante preocupado, preciso de ajuda

Luis Guitar Reborn
Membro Novato
# out/16
· votar


Eu sou o guitarrista solo, e os solos vão ser improvisados na hora. Como eu faço pra me manter calmo e não surtar ou travar no palco?
Experiência cara, com tempo de palco e experiência tu ganha isso. Muitos vão falar pra vc beber, passar algumas fórmulas mágicas, mas acredite, isso não existe. Primeiro show é tenso, complicado, vc só vai começar relaxar depois que terminar, e vai ficar com uma sensação eufórica por alguns dias hahaha. Mas isso não é ruim, de forma alguma. Se fosse da banda, daria a dica para gravar em vídeo a apresentação, bota uma câmera no lado do palco, depois passe as próximas semanas assistindo o show, vendo onde pode melhorar, senta com o pessoal, assista mais e mais. E não esquenta, vc vai errar, engasgar alguma coisinha, mas olha, passa hahaha... maioria nem vai prestar atenção se vc errar uma ou outra nota no solo. Com o tempo até o erro se torna natural, chegando ao ponto que só a banda percebe e contorna de boa. Vc não vai conseguir ficar frio, desculpe, isso não existe, só se vc for um robô, caso contrário, tenta aproveitar e pegar experiência, tenho certeza que vai ser marcante e vai se lembrar por toda a vida hahaha

Como eu faço pra agradar a galera?
O q eu falo pra banda pra motivar eles?

Pare de se preocupar em agradar demais os outros, se não vai ficar muito artificial. Sobe no palco e toca seu som, se vc conseguir se sair "razoavelmente" bem, já vai ser ótimo. E faça uma reunião antes com a galera, leve alguns amigos com vcs. As vezes o que salva é ter uma galerinha conhecida junto, ali do lado, está meio perdido, assustado, vai pro lado da galera e faz de conta que é um ensaio pra eles. Mano, só coloca algo na cabeça, hoje em dia, músico é desvalorizado, antigamente vc chutava uma lata de lixo, caia 12 guitarristas, 5 tecladistas, 2 baixistas meia boca, alguns bateristas que só servem pra encher o saco, e meia dúzia que se achava cantor kkkkk. Hoje em dia, só de vcs terem uma banda, chegarem à um palco, se apresentar, ter bom gosto, e se dedicarem à música de verdade, já é uma vitória. Tu já fez muito mais que a maioria das pessoas conseguirão sequer enxergar de longe em suas vidas. Tu é músico mano, e de pedigree, pq é guitarrista de metal hahaha. Vai lá, fique nervoso, erre, enrosque, mas mantenha a porra do sorriso na cara, e faça com satisfação e amor. Do resto não existe fórmula mágica, vai vir a partir de todas essas provações. \m/

rhoadsvsvai
Veterano
# out/16
· votar


Higo.
Relaxa.... só isso, só relaxa, treina as musicas. se prepare pra possiveis imprevistos, tenha um "kit palco" .

se é seu primeiro show, provavelmente o publico pouco vai tar ligando na verdade.... apenas sobe lá e de o seu melhor.

fernando tecladista
Veterano
# out/16
· votar


Só não chegar pensando ser a ultima bolacha do pacote, monte o palco e vai respeitando o,que o operador do p.a. te pedir
Se informe antes o que vai ter, ampli de guitarra, casco de bateria, caixa de bateria ou se tem que levar tudo

Quanto a repertorio tenta não deixar muita barriga entre as musicas (buraco)

Adler3x3
Veterano
# out/16 · Editado por: Adler3x3
· votar


Higo.

Esta ansiedade é normal.
Este frio na barriga acontece até com os mais experientes.
Seja natural, entre no palco e toque com confiança.
Desempenhe o seu papel sem se preocupar, simplesmente faça o que tem que fazer, toque com sentimento.
Um dos arquétipos do ser humano é o da máscara, ao subir o palco vista a máscara de músico e toque, você esta no controle da situação, deixe fluir, se vocês ensaiaram bem, façam o que tem que fazer.
Não é a toa que a máscara é um dos símbolos dos artistas, principalmente dos atores, mas ser músico no palco é parecido com ser ator.
Ao vestir esta máscara de músico que você idealizou para você mesmo, seja natural, firme e toque com convicção e faça acontecer.
Uma pessoa que é tímida, no seu normal quando fala até gagueja as vezes em quando, e se atrapalha em certas palavras, mas quando veste a máscara entra num outro estado e esta timidez e medo desaparecerem e se transforma.
Se errar e isto é normal, no próximo compasso faça certo e o público nem vai notar, acalme todos os outros membros da banda e inspire confiança.
A medida que o show for evoluindo tudo fica mais sereno, mesmo numa banda de metal, digo sereno na mente.
Mas se prepare antes, e revise tudo com calma, equipamentos, conexões etc..., contenha a ansiedade e o medo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/16
· votar


Higo.
Algumas perguntas (cujas respostas definirão a situação para você):
1) A banda está devidamente ensaiada?
2) Todos da banda possuem seus equipamentos e instrumentos regulados, revisados, limpos e organizados?
3) Vocês todos estão imbuídos da importância da tarefa, ou seja: Vocês já se "tocaram" que vão subir em um palco para tocar para muitas pessoas e que devem fazê-lo da melhor forma possível?
4) Você estudou o campo harmônico das músicas na hora do solo para poder saber quer frases e escalas usar ou não?
Disso vai depender o sucesso da empreitada. Como disseram acima, aja com naturalidade e principalmente alegria.
Abç

alexandrecoppo
Veterano
# out/16
· votar


Higo.
Respira fundo e não tente inventar coisas muito diferentes dos ensaios em quanto você não estiver com confiança, as duas primeiras músicas vão ser as que você vai estar mais nervoso depois você relaxa e vai de boa sem nem ver o tempo passar.

Ps: Não os chame de motoqueiros (Y)

Higo.
Membro Novato
# out/16
· votar


Luis Guitar Reborn
A gente vem ensaiando a uns 4 meses. Alguns dos integrantes têm dificuldades de pegar algumas músicas, então por isso que demoramos um certo tempo pra estarmos prontos.
Não vou beber, ninguém da banda vai beber antes do show. Eu tenho muita frescura com isso, não deixo nada de bebidas ou drogas entrar na banda, não quero que isso se torne um problema
Hoje em dia, só de vcs terem uma banda, chegarem à um palco, se apresentar, ter bom gosto, e se dedicarem à música de verdade, já é uma vitória. Tu já fez muito mais que a maioria das pessoas conseguirão sequer enxergar de longe em suas vidas. Tu é músico mano, e de pedigree, pq é guitarrista de metal hahaha.
Nossa cara, ninguém nunca tinha me falado algo do tipo kkkljlk
Obrigado pelas dicas! A gente vai filmar o show completo!

rhoadsvsvai
Obrigado cara!

fernando tecladista
Já nos informamos sobre o equipamento de lá, e colocamos algumas coisas entre as músicas, tipo uns solos extras, pra preencher e não ficar espaço.

Adler3x3
Estou me preparando psicologicamente pra isso, quero estar pronto na hora, minha máscara de músico vai ser um óculos de sol kkkkjkk.
Vamos ensaiar no estúdio uma ultima vez antes do show, para revisarmos tudo e ficar tudo certo. Obrigado pelas dicas, cara!

Mauricio Luiz Bertola
1) A banda está devidamente ensaiada? Sim, até de mais!
2) Todos da banda possuem seus equipamentos e instrumentos regulados, revisados, limpos e organizados? Sim! Fiz questão de mandar eles fazerem isso.
3) Vocês todos estão imbuídos da importância da tarefa, ou seja: Vocês já se "tocaram" que vão subir em um palco para tocar para muitas pessoas e que devem fazê-lo da melhor forma possível? Isso ainda está em andamento, mas na hora, vamos estar mais preparados psicologicamente.
4) Você estudou o campo harmônico das músicas na hora do solo para poder saber quer frases e escalas usar ou não? Sim, sei todos os tons de todas as partes das músicas.
Obrigado pelas dicas. E, eu já tentei várias vezes construir o "Fuzz do Bertola", mas nunca consegui, sou meio retardado mesmo kkkkjk

alexandrecoppo
Essa coisa de não tentar coisas novas no palco, vou avisar a eles.
Qual o problema de chamar eles de motoqueiros? (Eu chamo assim por q imagino pessoas que andam de moto com frequência).

boblau
Veterano
# out/16
· votar


Higo.

muito legal vcs terem conseguido chegar até o ponto de se apresentarem em um evento! Parabéns!

Eu costumo pensar em duas coisas nestas horas:

1- foi muito bom e gostoso chegar até aqui, estudei, ensaiei, me esforcei, estive com amigos nas horas boas e ruins e estou no momento de mostrar a todos este trabalho. A viagem até aqui foi muito gostosa, vou aproveitar agora "a vista do palco" que é linda!.

2- se eu entrar no palco ansioso, vou passar esta ansiedade para os outros da banda e mostrar isto para o público. Ansiedade não serve para nada positivo, só pode atrapalhar. Se vcs se prepararam, vai lá e quebra tudo. Se alguém errar, não errou. Passa por cima e fim, dêem risada do erro. Errar faz parte do negócio e por isso, nada de cara feia ou repreensão. Acredite em mim, ninguém percebe o erro (a não ser algum véio chato como eu que não faz a menor diferença no seu show). O que se percebe é cara feia, amarrada, música que para porque ao invés de continuar tocando, usa o dedo para apontar o amigo que errou, ou os olhos para fulminar o colega. Toca em frente!

Boa sorte, que Deus esteja com vcs (mesmo tocando Black Sabbath ele está lá) e divirtam-se!

P.S.
Qual o problema de chamar eles de motoqueiros?
Cara, não cometa nenhum erro deste tipo com seu público! Antes de subir no palco, pesquise com o organizador da festa quais os termos que o público gosta e quais eles não gostam. Uma palavra errada e a tua apresentação sai de fodona para um lixo.

Não siga o que vc acha na hora de falar com o público, pergunte antes se eles são motoqueiros, motoboys, motoatletas, motogays... vc está lá para divertir a eles e não para provocá-los. Faz uma colinha que nem na escola....

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/16
· votar


Higo.
Cara, toco para motoclubes à anos.
Para eles a expressão "motoqueiros" é pejorativa e é ofensa.
São MOTOCICLISTAS (meu irmão é motociclista e faz parte de um motoclube), e é assim que eles são chamados entre sí e exigem que os outros os chamem.
Não vou julgar se isso é exagero ou não, mas os MOTOCICLISTAS tem toda uma ideologia, um estilo de vida que os difere dos "motoqueiros". A grande maioria dos motoclubes são entidades filantrópicas e seus membros levam isso à sério. Esqueça o "lugar-comum" de que são pessoas violentas (embora isso exista sim) ou "marginais", pois esse clubes são formados por profissionais liberais, policiais, militares. funcionários públicos e professores, pais de família e homens e mulheres sérios. Na minha banda dois membros são de motociclistas e possuem motos Harley Davidsons, que não são baratas...
Boa sorte e bom show!
Abç

Lelo Mig
Membro
# out/16
· votar


Higo.

"Motocilclistas!!"


Cara, aqui na minha cidade têm encontro de motos direto... Os caras são uma "organização gigantesca"...

Não é meia dúzia de gato pingado não....são centenas! Os caras param a cidade!

No entanto, não há uma briga, uma arruaça, um vandalismo. Os caras se agrupam em um local e só querem curtir um rock´n´roll, confraternizar com seus brothers do Brasil inteiro, exibir suas máquinas e suas tatoos.

A grande maioria têm bom padrão de vida e grau de instrução. Uma jaqueta de couro de um deles custa 3 meses de salário de muita gente. As motos então, nem comento.

Fora todos os conselhos dados acima, Faça como eles... divirta-se!

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


Somando a lista do Bertola

5 - Evite beber e se chapar de qualquer forma antes do show. A tranquilidade que isso passa é ilusória e pode dar muito errado, pois pelo nervosismo é muito mais fácil passar do limite...

6 - Revise mil vezes tudo, e deixe uma guitarra de stand by, palhetas em vários lugares acessíveis (uma fita no pedestal de mic é ótimo).

JJJ
Veterano
# out/16
· votar


Pô, que setlist maneiro, hein? YEAH!!!

Já te deram um monte de conselho, só vou te dar uma dica: GRAVE!!! É algo que vai ficar como memória pro resto da sua vida. Eu gravei (e ainda tenho) o primeiro "show" (bota aspas nisso! kkkk) de quando tinha 14 anos. É uma recordação sem preço! E me arrependo de não ter gravado vários outros shows que fiz.

Boa sorte!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/16
· votar


JJJ
Concordo plenamente.
Abç

Beatlemaniac
Veterano
# out/16
· votar


LEVE UMA GUITARRA RESERVA!

Se arrebentar uma corda não é o fim do mundo, mas é broxante pra platéia assistir o cara parado ficar trocando corda. Já toquei em um barzinho e aconteceu de arrebetar uma corda, em 10 segundos estava resolvido, foi só pegar a guitarra back up do lado

Amago
Membro Novato
# out/16
· votar


Eu gravei (e ainda tenho) o primeiro "show
Tem como voce colocar ai pra gente ver ?

JJJ
Veterano
# out/16
· votar


Amago
Tem como voce colocar ai pra gente ver ?

Naaaahhh... É ruim demais! kkkkkkkkkkkkk
O valor é apenas sentimental.

boblau
Veterano
# out/16
· votar


JJJ

Vídeo Vídeo Vídeo Vídeo Vídeo!!!!!!!

JJJ
Veterano
# out/16 · Editado por: JJJ
· votar


boblau

Que vídeo, rapá?! É gravação de som. Naquele tempo acho que não tinha nem VHS ainda (pelo menos eu não tinha)! kkkkkkkkkkk

boblau
Veterano
# out/16
· votar


JJJ

Hahahahaaha.

Solta o som aí.....

Vc com 14 anos tocava o que? AC/DC?

Mas nesta época tinha Super 8.....

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/16
· votar


JJJ
A molecada hoje em dia acha que quando éramos moleques existiam as coisas que tem hoje...
Quem tinha filmadora era só gente rica!
Eu mesmo, só fui ter uma máquina fotográfica minha mesmo em 1991! E ainda era de filme!
Kkkkkk............
Abç

Higo.
Membro Novato
# out/16
· votar


Motoqueiros
Nossa, gente. Vcs falam como se eu tivesse chamando eles assim por preconceito ou como esteriótipo. Eu não tenho nenhum preconceito, eu já conversei bastante com eles, são gente boa de mais, e não são aqueles grupos de arruaceiros que passam quebrando tudo, como os filmes mostram.
Tenho muito respeito por eles, por que se não fossem eles, minha banda não teria um evento pra tocar, e nesse evento, eu conheci várias pessoas legais. E eles próprio se chamam de motoqueiros, tanto que essa palavra é bastante usada em nomes de grupos.

Para todos
Pessoal, o "show" foi hoje, nos saímos bem, tocamos quase do mesmo jeito que foi ensaiado, porém, aconteceu algo trágico. O evento não tinha uma lista de ordem de bandas pra seguir, e quem chegasse, tocava, e se tivesse alguém tocando, era só esperar pra ir tocar. E a operadora do P.A ficou colocando bandas pra tocar na vez da gente, dizendo que eles vieram de longe, mas a gente também veio de longe, e só quem poderia resolver isso da ordem era o lider do grupo de motociclistas, mas ele tava ocupado. Aconteceu que nós ficamos por ultimos, quando todo mundo já tinha ido embora e só ficaram as pessoas do motoclube, e quando nós fomos tocar, apareceram os caras de uma banda de metal famosa da minha cidade, e um cara nos disse que eles iam tocar na nossa frente. Então desistimos e íamos embora, mas um dos motociclistas, que nos acompanhou em toda essa jornada de ensaios e de animação pra tocar no evento, falou com os caras da banda lá e os caras insistiram e chamar a gente de volta pra a gente tocar. Tocamos 5 músicas do repertório, erramos bastante, mas para a minha surpresa, os motociclistas adoraram, e até partiram o bolo de comemoração do aniversário do motoclube durante a primeira música. A frente do palco tava vazia, mas encheu assim que começamos. E eles nos convidaram pra tocar no próximo evento deles, e nós recebemos parabéns de várias pessoas, inclusive dos membros da banda que cedeu a vaguinha pra nós.

Resumindo, esperamos 7 horas sentados, tivemos que conter nosso estresse pra podermos tocar 5 músicas, mas foi bastante satisfatório ter visto um resultado tão bom.

Obrigado a todos!
(Eu filmei tudo, se quiserem, eu posso subir pro youtube assim que eu tiver com o vídeo).

Amago
Membro Novato
# out/16
· votar


JJJ

Solta o som aí.....

Queremos ouvir rsrs

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


Higo.

Nossa, gente. Vcs falam como se eu tivesse chamando eles assim por preconceito ou como esteriótipo.

Eu ainda assim não chamaria eles de motoqueiros, não pelo que eu quisesse dizer ou pensar, mas pelo que eles pudessem entender ou achar que eu pense...

Palavra de quem cresceu entre motociclistas. Mas se quiser tentar a sorte, quero que viva para contar rsrs

E eles nos convidaram pra tocar no próximo evento deles

Isso é um show de sucesso, não importa quantas músicas e se tocaram bem, mas se agradaram ou não. Esse nicho de MC's é muito bom, porque o público é fiel. Geralmente o que hoje é expectador, é o cara que te contrata amanhã. Assim tende-se a expandir mercado para outros lugares, apenas tocando bem. Boa sorte a banda!

JJJ
Veterano
# out/16
· votar


boblau
Vc com 14 anos tocava o que? AC/DC?

Cara, por incrível que pareça, era tudo autoral... foram 7 músicas, nenhum cover...

Mauricio Luiz Bertola

Eu tinha um gravador mono tijolinho, daqueles National Panasonic ou algo assim. Filmadora??? Nem em sonho!!! kkkkkkkkkkk

Higo.

Batismo de fogo, hein? hehehe
Mas foi, pronto. Daqui pra frente fica mais fácil.

Amago
Solta o som aí.....

Sem chance...
Pessoal doido pra sentir vergonha alheia... eu hein... kkkkk

EmilioEiji
Veterano
# out/16
· votar


Higo.

Conta ai como foi a sua primeira apresentação...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/16
· votar


JJJ
Eu tinha um desses aqui:
https://www.google.com.br/search?q=K7+recorder+Philips+1969&client=fir efox-b&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwi968abkIXQAhWDfpAKHe h2BSIQsAQIIA&biw=1600&bih=799#imgrc=EhrT5YQKU-IXFM%3A

MENDIGO_PAISANA
Membro Novato
# out/16 · Editado por: MENDIGO_PAISANA
· votar


a minha banda vai fazer o primeiro show
evento de motoqueiros
galera exigente
Todos da banda são iniciantes
tá todo mudo nervoso, e eu tô bastante nervoso
solos vão ser improvisados na hora


tem tudo pra dar serto

alexandrecoppo
Veterano
# out/16
· votar


Nossa, gente. Vcs falam como se eu tivesse chamando eles assim por preconceito ou como esteriótipo.

Não é a questão do tópico, eu sou membro de um Moto Clube e são considerados motoqueiros aquelas pessoas que causam arruaça, bagunça, cagadas no transito de propósito e etc. Motociclistas são o oposto disso, por isso disse pra você não usar o termo motoqueiros com eles por ofender muita gente principalmente os mais tradicionalistas.

Pessoal, o "show" foi hoje, nos saímos bem, tocamos quase do mesmo jeito que foi ensaiado, porém, aconteceu algo trágico. O evento não tinha uma lista de ordem de bandas pra seguir, e quem chegasse, tocava, e se tivesse alguém tocando, era só esperar pra ir tocar. E a operadora do P.A ficou colocando bandas pra tocar na vez da gente, dizendo que eles vieram de longe, mas a gente também veio de longe, e só quem poderia resolver isso da ordem era o lider do grupo de motociclistas, mas ele tava ocupado. Aconteceu que nós ficamos por ultimos, quando todo mundo já tinha ido embora e só ficaram as pessoas do motoclube, e quando nós fomos tocar, apareceram os caras de uma banda de metal famosa da minha cidade, e um cara nos disse que eles iam tocar na nossa frente. Então desistimos e íamos embora, mas um dos motociclistas, que nos acompanhou em toda essa jornada de ensaios e de animação pra tocar no evento, falou com os caras da banda lá e os caras insistiram e chamar a gente de volta pra a gente tocar. Tocamos 5 músicas do repertório, erramos bastante, mas para a minha surpresa, os motociclistas adoraram, e até partiram o bolo de comemoração do aniversário do motoclube durante a primeira música. A frente do palco tava vazia, mas encheu assim que começamos. E eles nos convidaram pra tocar no próximo evento deles, e nós recebemos parabéns de várias pessoas, inclusive dos membros da banda que cedeu a vaguinha pra nós.

Já aconteceu muito comigo também essa coisa de falta de organização, pode ir se acostumando com isso, infelizmente acontece. Pelo seu relato vocês acima de tudo se divertiram e isso é o que vale além do reconhecimento do publico, parabéns e que venha muitos shows pela frente.

Ps: Poste imagens :)

JJJ
Veterano
# out/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

É esse tipo aí mesmo. Era o que tinha!...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vou fazer o meu primeiro show. Como proceder?