O que é mais difícil: simplificar uma música ou reharmonizar?

    Autor Mensagem
    Peter_MusicoIniciante
    Membro Novato
    # jun/16 · Editado por: Peter_MusicoIniciante


    Eu acho que deve ser reharmonizar.

    Não sei se o correto é Rearmonizar oureharmonizar(Com H).

    Podem corrigir se eu estiver errado.

    l30guitar
    Membro Novato
    # jun/16
    · votar


    Creio que s 2 exigem nivel similar de conhecimento. E' preciso saber as funcoes dos acordes para poder re-harmonizar, seja para complicar o para simplificar. Ainda que na re-harmonizacao alguma funcao seja alterada, e' importante que isso seja feito com consicencia, com intensao, de modo que quem faz queira de fato causar um efeito diferente do original naquele determinado trecho. Respondendo sua pergunta: qualquer um dos 2 requer um conhecimento basico das 3 funcoes harmonicas: tonica, dominante e subdominante.

    JJJ
    Veterano
    # jun/16
    · votar


    É bem interessante quando, numa música claramente simples harmonicamente, vem um cara e enfia uma cacetada de acordes que nunca existiram na original...

    Não acho tão fácil. Se não me engano, o Caetano faz isso de vez em quando.

    Simplificar me parece mais... simples. Aliás, é o que acontece naturalmente quando alguém vai tirar uma música e não sabe direito a parada.

    Agora, fazer isso intencionalmente e ficar bom... aí são outros 500.

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/16 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Peter_MusicoIniciante

    Posso responder de "catedra" porque, modéstia à parte, é o que mais faço no momento.

    Algumas músicas possuem acordes de passagem que se retirados não fazem muita diferença. Outras, se você substitui 7+, por exemplo, por maiores naturais, também não fazem muita diferença.

    Isso seria simplificar... e isso é fácil.

    Mudar a harmonização, re harmonizar, mesmo que usando acordes simples, mudar, acentuar, intensificar a intenção sonora e etc, através da manipulação dos acordes ... aí é outra coisa.

    Prá fazer bem feito, além de ter algum conhecimento e, acima de conhecimento, muito bom gosto.

    Jabijirous
    Veterano
    # jun/16
    · votar


    Peter_MusicoIniciante

    Olha, essa pergunta é muito relativa. Entretanto, a atriz principal sempre será a melodia. Desde os primórdios sempre foi ela e a harmonia sempre foi coadjuvante. Entretanto, a atriz principal precisa de seu personagem coadjuvante, juntos formam um elemento só, a música.

    O estudo da harmonia vai além da teoria, vai também no estilo. Uma tríade é tão complexa quanto uma tétrade. De fato, misturar os dois pode soar bem complexo. Aí entra o bom gosto que nosso amigo Lelo Mig disse. E isso só vem com anos e anos de estrada.

    Eu não sei se você sabe, mas sei que alguns aqui já conhecem meu [url=michaelmachado.com.br]blog[/url] onde falo sobre harmonia, orquestração e etc. Lá tem várias dicas sobre o assunto em questão!

    Rafael Michelangelo
    Membro Novato
    # nov/16
    · votar


    Simplificar é múito mais fácil. Simplificar não da trabalho, rearmonizar dá . kk

    Gutovysk
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Jabijirous
    Olha, essa pergunta é muito relativa.


    Isso mesmo!

    Rafael Michelangelo
    Simplificar é múito mais fácil. Simplificar não da trabalho, rearmonizar dá

    Cara, depende.

    Há várias maneiras de se simplificar uma música. Vc pode simplificar na complexidade dos acordes, nos motivos, frases, retirada de ornamentações, junções de notas... Inclusive em rearmonizar. São inúmeras as formas de simplificação de uma música.

    Portanto, não faz muito sentido comparar o que é mais fácil entre duas atividades distintas, onde a primeira (simplificar) pode fazer uso da segunda (rearmonizar).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que é mais difícil: simplificar uma música ou reharmonizar?