Em que se baseiam as músicas de forró dos anos 90?

    Autor Mensagem
    filipe donato
    Membro Novato
    # mai/16


    Olá a todos. Vi esse vídeo que me agradou muito mesmo:

    É uma seleção de forró dos anos 90, mas com uma ênfase na guitarra como podem perceber.
    Alguém sabe dizer o porque dessas músicas serem tão agradáveis? (pelo menos pra mim rsrsrs)
    Quais são os ritmos que se incorporam nelas, as influências...
    Gostaria de saber o que há nas "entrelinhas" que tornam essas músicas marcantes.
    Pois as de hoje... sinceramente... não tem nada a ver com esse forró dos anos 90.

    LeandroP
    Moderador
    # mai/16
    · votar


    Pop americano '80 forroseado.

    filipe donato
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    Pop americano '80 forroseado.
    Obrigado pela explicação.

    LeandroP
    Moderador
    # mai/16
    · votar


    filipe donato

    Isso não quer dizer que eu ache que não há competência musical. Os caras são muito bons. Mas o que eu ouço, e me entristece um pouco é, utilizar essas melodias de trilha internacional de novela da Globo (talvez seja a influência) com letras em português e pulsação de forró. Acho muito legal explorar o gênero, dar cara nova, guitarras envenenadas (gosto disso), mas respeitando a essência (não saberia traduzir isso agora). O Paulo Rafael faz isso muitíssimo bem com a sua guitarra na banda do Alceu Valença.

    Ismah
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    E até hoje são bons esses caras... Mas também acho bem pé no saco fazer novela internacional com música nacional, alguma ou outra até vai, mas para por ali...

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/16 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    filipe donato

    Não vou entrar na questão gosto x não gosto... mas amigo, deveriam mudar o título deste video de "forró da antigas" para "o enterro do forró"!

    Forró dos antigas, é isso:



    JJJ
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    As de antes disso (anos 70/80) eram ainda MUITO MELHORES.

    Pegue os forrós de Alceu Valença e Pepeu Gomes, por exemplo, pra ter uma ideia...

    A conclusão é muito simples (sei que tem gente que vai discordar, mas essa é a minha opinião): a qualidade musical está piorando (não só no forró, evidentemente). Curiosamente, a qualidade dos instrumentistas está melhorando!

    O que me leva a uma conclusão estranhíssima: quanto melhor o músico, pior a música... kkkkkkkkkkkkkkkkk

    Ismah
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Acho que a técnica limita o cara, a música deixa de ser espontânea, apenas uma expressão, para ser técnica.

    Calime
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    JJJ

    De fato, no geral, vc está sim correto, salvo exceções.

    LeandroP
    Moderador
    # mai/16
    · votar


    JJJ
    O que me leva a uma conclusão estranhíssima: quanto melhor o músico, pior a música... kkkkkkkkkkkkkkkkk

    Como eu gostaria de não concordar com você nessa frase rsrsrs

    Rachmaninoff
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    JJJ
    O que me leva a uma conclusão estranhíssima: quanto melhor o músico, pior a música...

    Sua conclusão chama-se correlação ilusória. São dois fatos paralelos e não correlados, mas que coincidem de alguma maneira, levando a uma conclusão falsa. Tenho uma opinião para explicar o assunto, que talvez você concorde, talvez não:

    Fato 1: a qualidade das músicas vem decaindo. Isto vem acontecendo na música pop como um todo, e é causado pelo imediatismo da sociedade atual: querem tudo pra já. Músicas simplórias são muito mais fáceis de assimilar, portanto, faturam mais, daí a simplificação cada vez maior das músicas, o que leva à mediocridade. Imagine o Pink Floyd lançando o Dark Side of the Moon hoje, um álbum que depende de ser ouvido inteiro para ser ter a experiência completa... o povo de hoje não teria paciência pra ouvir todo.

    Fato 2: os músicos estão cada vez melhores. A internet democratizou a informação, hoje qualquer pessoa consegue aulas de boa qualidade online, e de graça. Também está mais fácil comprar instrumentos. Logo, mais gente se interessa, e talentos que antes não teriam oportunidade, conseguem chegar lá.

    É o que eu penso...

    Ismah
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Réplica 1 Ninguém mais ouve música praticamente, usa-se de pano de fundo para outras atividades.

    Réplica 2 E é muito fácil criar um pseudo-talento, tornando um cara inapto, popular, sendo confundido popularidade com fama seguidamente.

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/16
    · votar


    Rachmaninoff

    Concordo em grande parte...

    Só queria acrescentar, com relação aos "músicos melhores" que, assim como tudo, somos fruto de evolução. Guitarristas, baixistas, bateristas e alguns outros instrumentos pop e "novos", são melhores. Em outras áreas, exemplo, flautistas, bandolinistas, violinistas, pianistas, gaitistas, tecladistas, saxofonistas e etc, os atuais são muito piores.

    A guitarra é um instrumento novo, em ascensão ainda. Um guitarrista iniciante hoje, já cresceu ouvindo músicos tecnicamente melhores, então seu cérebro já parte de um ponto tecnicamente mais avançado. É só ouvir um solo de guitarra dos anos 50, por exemplo, para perceber que independente da destreza técnica, a linha musical é infinitamente mais ingênua.

    JJJ
    Veterano
    # mai/16 · Editado por: JJJ
    · votar


    Rachmaninoff

    Eu até concordo com suas duas assertivas, mas não vejo "ilusão" na correlação. Eu tendo a concordar com o Ismah quando diz que "a música deixa de ser espontânea [...] para ser técnica.". Eu senti isso comigo mesmo. Pode não ser base pra estatística, mas é um exemplo...

    Lelo Mig
    flautistas, bandolinistas, violinistas, pianistas, gaitistas, tecladistas, saxofonistas e etc, os atuais são muito piores.

    Não teria certeza disso... suponho que cabe no mesmo "bolo". Pegue a música clássica por exemplo. Tem um monte de gente por aí que toca um Bach divinamente, provavelmente muito mais do que um século atrás.

    Mas quantos "Bachs" criando com a mesma qualidade?

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/16 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    JJJ

    "suponho que cabe no mesmo "bolo""

    Talvez... mas acho que discordo.

    Estes exemplos que citei são de instrumentos que foram bastante populares e hoje já não são mais, ou não tanto.

    Quanto mais gente tocando determinado instrumento, maior o número de bons músicos. Guitarra você chuta uma moita, acerta um guitarrista... guitarrista "bom" é a coisa mais vulgar que existe.

    Um exemplo são os tecladistas... até os anos 70 era fácil encontrar um tecladista bastante bom. Hoje é uma coisa bem difícil. Flautistas idem.

    Noto Kalen
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Uma coisa que mudou pra melhor depois que o fórum deu uma secada foi nas discussões, antigamente um tópico desses ja era motivo pra comentários sarcásticos e que nada contribuíam para o tópico (tipo esse meu). Hoje voce so senta e vê os gigantes discutirem hehe

    filipe donato
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    Concordo com o LeandroP quando fala das "melodias de trilha internacional de novela da Globo".
    Ja com Lelo Mig discordo, não é do meu agrado esse ritmo pioneiro do forró. Talvez porque eu goste da inclusão de uma guitarra.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Em que se baseiam as músicas de forró dos anos 90?