Usar cifras é coisa de iniciante?

Autor Mensagem
Peter_MusicoIniciante
Membro Novato
# mai/16


Obs: Procurei no busca é disse: "Desculpe, nenhum resultado foi encontrado para a busca por Usar cifras é coisa de iniciante?."

Eu sou músico iniciante, meio que larguei de lado usar cifras, estou tentando agora usar o ouvido para tirar acordes de uma música, é coisa de iniciante usar cifras?

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# mai/16
· votar


não é coisa de iniciante cara. as vezes vc precisa tocar algo que n teve tempo de decorar, então a cifra torna-se uma mão na roda. é um recurso simplesmente.

só que é muito bom exercitar a memória auditiva, quanto mais melhor.

e aprender outras formas de notação como a partitura, que torna-se outro importante e valioso recurso.

Rafael Tune
Veterano
# mai/16
· votar


não tem muito a ver cara. usar cifra é normal.
mas tirar de ouvido é algo que ocorre naturalmente. chega um ponto que você assimila a relação entre notas, mesmo sem ter aprendido a parte teórica.
você já tentou tirar Beatles, Ramones ou Green Day de ouvido? essas bandas possuem musicas muito boas para iniciantes.

LeandroP
Moderador
# mai/16
· votar


Usar cifras é coisa de iniciante?

Não é! Muito pelo contrário!

Peter_MusicoIniciante
Membro Novato
# mai/16
· votar


Por que não?

LeandroP
Moderador
# mai/16
· votar


Peter_MusicoIniciante

Cifra é mais complexo do que se imagina. Ela pode dizer muito mais que parece. Isso porque na cifragem, escrita da forma correta, te dá uma luz sobre as tensões, ocultas ou implícitas, até mesmo sobre a melodia da música, além da liberdade pra improvisação.

G7(#5) e G7(b13) têm, por exemplo, a mesma formação, o mesmo som. Mas são duas coisas completamente diferentes (e por isso escritos de forma diferente).


e-------
B---4---
G---4---
D---3---
A-------
E---3---


fernando tecladista
Veterano
# mai/16
· votar


Depende do contexto

Não do uso dela, mas pelo caminho que você chega até ela