Usar cifras é coisa de iniciante?

Autor Mensagem
Peter_MusicoIniciante
Membro Novato
# mai/16


Obs: Procurei no busca é disse: "Desculpe, nenhum resultado foi encontrado para a busca por Usar cifras é coisa de iniciante?."

Eu sou músico iniciante, meio que larguei de lado usar cifras, estou tentando agora usar o ouvido para tirar acordes de uma música, é coisa de iniciante usar cifras?

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# mai/16
· votar


não é coisa de iniciante cara. as vezes vc precisa tocar algo que n teve tempo de decorar, então a cifra torna-se uma mão na roda. é um recurso simplesmente.

só que é muito bom exercitar a memória auditiva, quanto mais melhor.

e aprender outras formas de notação como a partitura, que torna-se outro importante e valioso recurso.

Rafael Tune
Veterano
# mai/16
· votar


não tem muito a ver cara. usar cifra é normal.
mas tirar de ouvido é algo que ocorre naturalmente. chega um ponto que você assimila a relação entre notas, mesmo sem ter aprendido a parte teórica.
você já tentou tirar Beatles, Ramones ou Green Day de ouvido? essas bandas possuem musicas muito boas para iniciantes.

LeandroP
Moderador
# mai/16
· votar


Usar cifras é coisa de iniciante?

Não é! Muito pelo contrário!

Peter_MusicoIniciante
Membro Novato
# mai/16
· votar


Por que não?

LeandroP
Moderador
# mai/16
· votar


Peter_MusicoIniciante

Cifra é mais complexo do que se imagina. Ela pode dizer muito mais que parece. Isso porque na cifragem, escrita da forma correta, te dá uma luz sobre as tensões, ocultas ou implícitas, até mesmo sobre a melodia da música, além da liberdade pra improvisação.

G7(#5) e G7(b13) têm, por exemplo, a mesma formação, o mesmo som. Mas são duas coisas completamente diferentes (e por isso escritos de forma diferente).


e-------
B---4---
G---4---
D---3---
A-------
E---3---


fernando tecladista
Veterano
# mai/16
· votar


Depende do contexto

Não do uso dela, mas pelo caminho que você chega até ela
O bacana seria que a música nova que você resolveu tocar voce ouvisse o original e escrevesse as cifras, com isso você treina seu ouvido e junto todas as teorias de harmonização, campo harmônico e etc...

Outra coisa e voce copiar as cifras de um site sem saber o que tá tocando, qual a função daquele acorde naquele ponto, virar somente um tocador ao vivo

Mas se ainda é iniciante e não consegue tirar de ouvido, então baixe a cifra e seja feliz

Rachmaninoff
Veterano
# mai/16
· votar


Peter_MusicoIniciante
é coisa de iniciante usar cifras?
fernando tecladista
Depende do contexto

Exatamente. Cifra é meramente uma forma de notação de acordes: é só uma ferramenta. O que diz se você é iniciante ou não é o que você faz com esta ferramenta. Por exemplo, se você usa cifras para aprender músicas do Legião Urbana ou do Nirvana, você provavelmente é um iniciante... mas se você usa cifras para aprender jazz standards ou músicas do Tom Jobim, você provavelmente não é iniciante (ou está tentando deixar de ser).

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# mai/16
· votar


Não é a cifra que é coisa de iniciante.

O problema é que a grande maioria das cifras (e também boa parte das tablaturas) que se encontra na internet, especialmente para guitarra, estão ERRADAS, não refletindo o som original.

Quando é rock nacional então o negócio é absurdo: uma música com uma guitarra complexa como "Será" do Legião Urbana é "convertida" em duas ou três sequencias de "acordões" no alto do braço do instrumento. Nego pega isso aí e sai tocando por aí, e gravando vídeo no youtube pra "ensinar" os novatos, achando que tá abafando, quando na verdade está é ensinando uma legião de gente a tocar a música errada...

Algumas até estão aproximadas, e ocultam apenas o detalhe. Mas não é incomum pegar cifras que o cara que postou modificou totalmente o tom da música (acho isso errado, pois quem faz cover quer tocar o mais próximo do original possível), ou modificou todos os acordes originais para tocar mais facilmente, o que modifica inteiramente a dinâmica original da música.

O que eu costumo fazer pra ganhar tempo (quando tenho que tirar uma música e não tenho tempo de tirar tudo de ouvido) é dar uma olhada em duas ou três cifras da mesma música e pegar a versão que acho a mais aproximada (pelo menos uma que esteja no tom correto). Aí eu vou compasso a compasso tirando de ouvido os detalhes que não estão na cifra, ou substituindo o que está errado.

Infelizmente entretanto algumas cifras estão tão erradas que é impossível aproveitar qualquer coisa.

w3s1eyB
Membro Novato
# mai/16
· votar


Como a galera falou acho que é normal, uma ferramenta que foi criada pra ser utilizada, mas é legal não se prender a ela, pois ela tem o poder de te deixar dependente dela, quando eu vou tirar uma música, costumo pegar acorde por acorde, ir anotando, fazer o estudo do campo harmônico, tentar novos arranjos pois assim você treina o ouvido e fica cada vez mais fácil. E uma coisa ainda mais complicada do que usar a cifra em casa, é usar na hora de tocar para um público... ja vi gente usando cifra na hora de tocar na igreja... kara, não podiam nem ligar o ventilador pq derrubava as folhas do pessoal aí a música parava... realmente constrangedor... Porém, se a música foi passada de última hora e não dá para estudar ela... manda ver na cifra rapaz! ela não é jesus mas salva!
se eu tiver falado besteira, corrijam-me.

Ismah
Veterano
# mai/16
· votar


Felipe Stathopoulos

Cuidado... Existem N situações que podem colocar uma cifra em outro tom. Conheço bandas dos anos 80, que pelo fator idade do vocalista, baixaram a afinação dos instrumentos em meio tom, um tom... A execução não muda, mas a tonalidade sim.

carlcarl
Veterano
# mai/16 · Editado por: carlcarl
· votar


tanto quem escreve quanto quem vai ler uma musica cifrada deveria ter um conhecimento aprofundado de:
teoría musical
dominio do ritmo(semibreve,minima,seminima........semifusas...e suas respectivas pausas)
intervalos
formação de acordes
compassos
harmonia
harmonização das escalas
voicing
bom gosto
respeito
a principal utilidade das cifras é dar a liberdade ao musico para montar os acordes com as inversões,voicing e alterações que este desejar.
claro que sem os conhecimentos citados acima fica complicado e fica coisa de iniciante.(é obvio que pra tocar musicas com melodias simples e pouquissimos acordes a coisa é mais simples mas existem algumas musicas com pouquissimos acordes que precisamos ter um pouco de conhecimento como por exemplo:So What---Miles Davis ,Chameleon---Herbie Hancock ,Samba de uma nota so---Jobim
se pedirmos ao Hermeto Pascoal,Egberto Gismonte ou outros do mesmo nivel para ler uma mesma musica cifrada veremos que cada um ira acrescentar alterações aos acordes e acordes de substituição sem que caso um outro musico toque a harmonia original haja conflitos na harmonia da musica.
no inicio eu tambem pensei que o cifrado era coisa simples e facil,quebrei a cara ,fui estudar para tentar entender como funcionava e não me arrependo.

Wade
Membro Novato
# mai/16
· votar


uma música com uma guitarra complexa como "Será" do Legião Urbana é "convertida" em duas ou três sequencias de "acordões" no alto do braço do instrumento.

"Mano, toca qualquer coisinha simples aí. Manda um Será."

*começa a tocar a música corretamente*

"Que porra é essa?"

O que acontece é que Legião Urbana (e outra centena de bandas) são geralmente procuradas nesses sites de cifras por gente com a intenção de aprender pra tocar em luau, churrasco, reunião de família. Geralmente só um violão. Então essas versões mais simplificadas funcionam melhor.

Lelo Mig
Membro
# mai/16 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Caras... tenho uma visão totalmente diferente da maioria.

Qual o problema com as cifras? Com tablaturas? Com partituras?

Nenhum... todos são recursos, mais ou menos complexos, para auxiliarem os músicos.

Cifras não são nada mais que um resumo da harmonia. Você precisa conhecer a melodia e o ritmo (ou seja, tem de conhecer a canção) para executa-la.

Mas, alguém aqui acha que um músico de orquestra toca uma obra, num espetáculo, à primeira vista? Claro que não! Os caras ensaiam a exaustão, treinam por horas á fio passagens difíceis e etc.

Uma cifragem simplificada ou complexa é em função da necessidade da canção e do nível de entendimento e capacidade de execução do músico.

Cifras são para nós como uma tabela de referências para um engenheiro ou uma enciclopédia de doenças para um médico.

Toquei por anos na noite, com mais de 200 canções em repertório... Quem vive ou viveu essa realidade, sabe a necessidade de uma boa cifragem.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# mai/16
· votar


Ismah

"Cuidado... Existem N situações que podem colocar uma cifra em outro tom. Conheço bandas dos anos 80, que pelo fator idade do vocalista, baixaram a afinação dos instrumentos em meio tom, um tom... A execução não muda, mas a tonalidade sim."


Ah sim, claro: sem problema algum da própria banda compositora da música modificar o tom de sua música, por "N" motivos, inclusive porque quer (simplesmente).

Entretanto, sem ser purista, mas tenho pra mim que cover tem de ser o mais fiel possível, a menos que se faça uma "versão" da música, situação que deveria ficar clara na cifra.

Wade

Bem isso mesmo...

Abçs.

Peter_MusicoIniciante
Membro Novato
# mai/16 · Editado por: Peter_MusicoIniciante
· votar


Felipe Stathopoulos

Acho que isso vale quando é algo ao vivo com banda, é legal tirar a música bem igual ao arranjo original, mas se for só com um violão, não fica meio sem sentido executar esses arranjos, não fica melhor simplificar?

Esse cara tirou certinho o arranjo.



LeandroP
Moderador
# mai/16 · Editado por: LeandroP
· votar


Lelo Mig
Qual o problema com as cifras? Com tablaturas? Com partituras?

Das 3 eu a que eu mais utilizo é a cifra. Não curto muito tablaturas, mas reconheço sua grande importância. Com a interpretação da cifra dá pra perceber muitas idéias do solo e apostar no ouvido. Eu recorro à tablatura quando tem alguma frase que eu não consigo entender e não tenho tempo pra tirar. Com a partitura é a mesma coisa, as vezes até melhor pra entender um solo ou uma harmonia pelos intervalos na pauta. Os 3 são linguagens que eu considero muito importante. Ferramentas que estão à disposição no meu caso, no seu caso. Mas a cifra é descaradamente a que eu mais utilizo.

----------------------------------------------

Acho a cifra bacana porque você fica livre pra tocar na "5a casa aquele acorde da 3a casa", por exemplo. Dependendo do que você toca, com quem e pra quem, acho legal a liberdade de interpretação quando toca um cover. Nem todas as situações podem ser feitas ao vivo. A banda tem uma ou duas guitarras e a música tem umas 10... Comofas?

kiki
Moderador
# mai/16
· votar


Usar cifras é coisa de iniciante?
não

é muito usada por iniciantes por ser mais simples aparentemente do que tablatura e, principalmente, partitura.

mas a cifra é a notação mais aberta, ela serve justamente pra deixar na mão do músico como tocar. um músico mais experiente vai extrair mais dali do que um músico iniciante;

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# mai/16
· votar


Peter_MusicoIniciante

Já havia visto este vídeo: é sensacional, na medida em que desmistifica um pouco aquela história de que "rock nacional é fácil", quando a verdade é que rock nacional é acima de tudo mal-ouvido.

Confesso que não encontrei nenhum erro na execução do cara.

Sei lá, como não toco violão, e detesto luau e violeiro de churrasco (rsrs), tenho um pouco de prejuízo em ver músicas complexas transformadas em simples. Acho meio que um desrespeito com quem fez a canção.

Mas é só minha opinião, claro.

Abç

Rafael Michelangelo
Membro Novato
# nov/16
· votar


A cifra é apenas um recursso que te permite tocar acordes sem a necessidade de conhenhecimentos músicas avançados.

Jube
Veterano
# nov/16
· votar


Wade
uma música com uma guitarra complexa como "Será" do Legião Urbana é "convertida" em duas ou três sequencias de "acordões" no alto do braço do instrumento.

"Mano, toca qualquer coisinha simples aí. Manda um Será."

*começa a tocar a música corretamente*

"Que porra é essa?"

O que acontece é que Legião Urbana (e outra centena de bandas) são geralmente procuradas nesses sites de cifras por gente com a intenção de aprender pra tocar em luau, churrasco, reunião de família. Geralmente só um violão. Então essas versões mais simplificadas funcionam melhor.


Concordo, é preciso tomar um certo cuidado com esse preciosismo. Se você vai tocar com a banda completa, daí sim é legal tirar os solos certinhos, mas para alguém que vai fazer voz e violão, não tem sentido ficar lá solando, é chato.

Já a cifra é um recurso interessante para você lembrar do seu repertório, como o Lelo Mig disse, é a tabela do engenheiro.

LeandroP
Moderador
# nov/16
· votar


Rafael Michelangelo

Hummmm... Entendi o que você quer dizer, mas não é bem isso. Uma cifra, quando escrita da forma correta, pode dizer muito mais do que a gente imagina.

Ismah
Veterano
# nov/16
· votar


Jube
mas para alguém que vai fazer voz e violão, não tem sentido ficar lá solando, é chato

Fingerstyle and rearrangement rules, guy!

Acho que por vir de teclas, onde geralmente se faz o arranjo todo, porque na partitura vem a melodia e os acordes, mas eu não consigo tocar uma música sem mexer numa partezinha sequer rs

A que mais faz sucesso na hora do "toca um som aí", é Listen to your heart (Roxette), a introdução enche os olhos da maioria, e dá o baque que eu espero dar... Normalmente com a desculpa de ser humilde, consigo me escapar... hehehe

Gutovysk
Veterano
# nov/16 · Editado por: Gutovysk
· votar


Peter_MusicoIniciante

Como disseram. Cifra é um recurso musical que indica uma determinada formação sonora. É baseada em uma notação simplificada, não absoluta, dando a ideia harmônica de um determinado trecho musical.

Para iniciantes??? Não meu caro! Pode ser usada em diversas situações, tanto para o iniciante qto para músicos mais avançados. Eu mesmo recorra as cifras em minhas análises musicais de músicas muito mais complexas. Ela nos ajuda muitas vezes a saber a direção que uma música está tomando em suas relações sonoras, complementando ou mesmo desvendando os graus escalares funcionais (harmonia funcional).

Mas temos que separar o que é uma notação cifrada de sua execução. São coisas completamente diferentes!

Uma música não é formada por cifras, mas pela soma de intervalos sonoros. Tais intervalos se encaixam em uma ou outra cifra (ou melhor, acorde). Mas não diz como realmente a música é de fato tocada. Apenas um resumo sonoro das forças mais prevalecentes daquele trecho musical.

Manda ver nos seus estudos e não fique preso a conceitos se é para iniciante ou não. Faça o que for melhor para você, pensando sempre em como melhorar e avançar para um próximo nível.

Carlos Correia
autor do site Técnicas de Composição Musical

LeandroP
Moderador
# nov/16
· votar


Uma música não é formada por cifras, mas pela soma de intervalos sonoros. Tais intervalos se encaixam em uma ou outra cifra (ou melhor, acorde). Mas não diz como realmente a música é de fato tocada. Apenas um resumo sonoro das forças mais prevalecentes daquele trecho musical.

Ótima síntese!

Gutovysk
Veterano
# dez/16
· votar


LeandroP

kkkk

Reli e realmente ficou bom! Vou guardar para usar em algum post meu.

Valeu Leandro.

JJJ
Veterano
# dez/16
· votar


Falar mal de cifras no fórum CIFRA club???

barataguitar
Membro
# dez/16
· votar


Pessoal,

No meu ponto de vista cifra ajuda muito, já toquei músicas que nem conhecia através dela.
Uma cantora entregou na minha mão e pediu pra tocar, lógico que estava tudo certinho as notas e compassos.

Só existe um porém, o músico não pode ficar presso à elas, na questão do ao vivo tem que saber se virar e usar o ouvido mesmo, e isso só vem com prática de tirar músicas e não ficar apenas pegando cifras na internet.

Mas certamente auxiliam e muito, principalmente quando necessário tocar muitas musicas seguidamente.
Uma olhadinha não mata ninguém. rsrsrs.

Amago
Membro Novato
# dez/16
· votar


Então eu sou um iniciante ! Sim realmente eu sou um eterno iniciante.

Jube
Veterano
# dez/16
· votar


Ismah
Fingerstyle and rearrangement rules, guy!

Acho que por vir de teclas, onde geralmente se faz o arranjo todo, porque na partitura vem a melodia e os acordes, mas eu não consigo tocar uma música sem mexer numa partezinha sequer rs

A que mais faz sucesso na hora do "toca um som aí", é Listen to your heart (Roxette), a introdução enche os olhos da maioria, e dá o baque que eu espero dar... Normalmente com a desculpa de ser humilde, consigo me escapar... hehehe


Gosto muito também, stand by me incorporando aquele riff de baixo fica perfeito. Mas tem que ter um certo cuidado para não exagerar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Usar cifras é coisa de iniciante?