Biblioteca de temas de standards em WAV, MP3, MIDI, etc. alguém sabe onde encontrar?

    Autor Mensagem
    nichendrix
    Veterano
    # fev/16


    Alguém sabe onde eu encontro um banco/biblioteca de temas de stardards de jazz/blues, preferencialmente com arquivos só com o tema, sem o restante do arranjo, ou em algum formato que eu consiga selecionar para execução somente a melodia e/ou tema e não o arranjo inteiro?

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/16 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    nichendrix

    Cara, eu possuo uma biblioteca gigantesca de midis... Têm de tudo, mas ainda não consegui organiza-la, como eu quero, devido o tamanho.

    Vou dar uma olhada nela e retorno...

    Por enquanto, se você tiver paciência de garimpar, encontrará muita coisa (boas e muito ruins) em sites como estes:

    http://midkar.com/jazz/jazz_02.html

    http://www.midiworld.com/jazz.htm

    http://www.thejazzpage.de/index1.html

    http://www.notz.com/jazz_midi.htm

    makumbator
    Moderador
    # fev/16 · Editado por: makumbator
    · votar


    nichendrix

    Acho difícil encontrar muitos temas dentro desse formato que você pensou. Mas acho uma boa ideia. Seria algo como um demonstrativo de temas para audição rápida. Um fakebook de temas principais em áudio.

    Uma ideia seria pegar um fakebook desses bem grandes e escrever só os temas em um programa de partituras e exportar para áudio (o Sibelius e outros fazem isso). Poderia até fazer duas versões de cada música, uma só com a melodia isolada e outro com a a melodia e harmonia indicada pelo livro.

    Seria bem legal.

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/16
    · votar


    makumbator

    Nesta biblioteca que possuo existem muitos arquivos só com a melodia "principal". Inclusive, muitas delas, só no piano.

    O problema é que a biblioteca é uma zona.... sempre que posso separo, ouço, classifico por estilo e conteúdo. Tô fazendo isso há uns 2 anos e não cataloguei nem 30%. É um trabalho do cão, algumas canções nem nome possuem, estão tituladas por números.

    O lado bom é que tem coisas muito acima da média e com uma qualidade de arranjos fora do comum... e têm de tudo de peças eruditas completas a lambada e tarantela.

    makumbator
    Moderador
    # fev/16
    · votar


    Lelo Mig


    O problema é que a biblioteca é uma zona.... sempre que posso separo, ouço, classifico por estilo e conteúdo.

    Sim, a organização e catalogação correta é quase tão importante quanto o conteúdo em sim, pois sem isso não dá para procurar material e fazer um bom uso dele.

    nichendrix
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Lelo Mig

    Opa, pelo que vi aqui os links já podem dar uma ajuda muito grande. Mesmo que a maioria já venha arranjado e pro propósito que estou querendo, era melhor ter só a melodia principal, já que a ideia é poder tocar a melodia principal enquanto eu testo novas ideias para harmonia e melodias auxiliares para um novo arranjo.

    makumbator
    Acho difícil encontrar muitos temas dentro desse formato que você pensou. Mas acho uma boa ideia. Seria algo como um demonstrativo de temas para audição rápida. Um fakebook de temas principais em áudio.

    É parece que não vai ter muita coisa só com o tema principal ou numa forma que seja facilmente editável para executar só a linha da melodia principal. Especialmente contando que eu não tenho muito conhecimento em MIDI e nem programa específico pra editá-los.

    Antigamente eu tinha um programa que convertia o MIDI em partitura e depois você editava a partitura e convertia de volta para MIDI, mas isso era na virada dos anos 90 pros 2000 então eu não lembro qual era o programa e na procura rápida que fiz, não vi nada específico pra isso.

    Uma ideia seria pegar um fakebook desses bem grandes e escrever só os temas em um programa de partituras e exportar para áudio (o Sibelius e outros fazem isso). Poderia até fazer duas versões de cada música, uma só com a melodia isolada e outro com a a melodia e harmonia indicada pelo livro.

    Eu já pensei nisso, só que comparado com escrever partitura na mão, eu escrevo muito devagar no computador, mas aí que surgiu meu problema e a ideia de procurar se alguém não tinha tido a mesma ideia antes.

    Eu ainda cheguei gravar a melodia e botar pra ficar repetindo, mas nunca sai o final da gravação exatamente certo com fim do compasso sem uma edição mais cuidadosa, então nem dá pra ficar só no "repeat".

    O diabo que pro que eu e um amigo estamos fazendo, o arranjo original das músicas na forma que estão nas partituras que eu tenho não é muito útil porque ou é só para piano ou para banda de voz, bateria, baixo e piano/guitarra e nenhuma das situações é realmente aplicável diretamente. Nos além de estamos tocando em duo, não é um duo com apenas dois do mesmo instrumento, nós terminamos usando vários instrumentos e não é raro cada um usar pelo menos 2 em cada música.

    Então as vezes a gente está tocando com duas guitarras, só que estamos usando outros instrumentos em partes das músicas que em geral ou são de outro grupo de instrumentos (como flauta, sax, violoncelo, rabeca/violino, piano, sintetizadores, etc) ou são instrumentos de cordas que tem características um pouco da guitarra/violão de 6 cordas como Violão de 8 cordas, o Bandolim de 10 cordas, a Viola Caipira e por isso eles precisam ser escritos separadamente na maioria das vezes.

    Apesar de não ser algo que a gente não faça pra nos apresentar, terminou surgindo a necessidade de escrever pq a gente não rendia muito quando estava fazendo tudo só na vontade e no improviso.

    No início a gente pegava a melodia principal e combinava uma harmonia básica e tocava com o que desse vontade, do jeito que tivesse vontade, mas aí as músicas nunca ficam "prontas".

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/16 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    nichendrix

    Cara é muito comum em arquivos MIDIs, de qualidade, estar tudo separado por canal.

    Aí é só emudecer harmonia e ritmo e você fica só com a melodia que precisa.

    Eu gosto de arquivos MIDI, pela versatilidade que eles proporcionam, mas têm de garimpar porque têm umas merdas e alguns espetaculares.

    Eu não estou com meu desktop agora, mas vou dar um jeito de disponibilizar minha biblioteca MIDI prá ti e te aviso.

    Adler3x3
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    A melhor solução é o Band in a Box.
    E o forte do programa é no Jazz, mas tem muitos outros estilos, inclusive Blues.
    Dá para criar backtracks facilmente somente usando cifras
    Dá para gravar uma parte e depois fazer o programa reconhecer os acordes e preparar um arranjo.
    E exportar para midi ou reproduzir no próprio programa, e mutar as tracks que deseja, mas pode usar o Real Band uma DAW que acompanha o produto.
    Claro como todo o software vai exigir certa dedicação e estudo.

    http://www.pgmusic.com/

    nichendrix
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Lelo Mig
    Eu tenho olhado isso, tem uns midis que realmente, deus me livre.
    Se vc disponibilizar eu ficarei eternamente grato.

    Adler3x3
    Cara uns muitos anos atrás, na época que foi lançado, creio eu, eu tentei me meter a usar o BiB, mas ainda era bem primitivo e tudo que eu fazia parecia um teclado da cassio. Mas quem sabe não dou outra chance pra ele.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Biblioteca de temas de standards em WAV, MP3, MIDI, etc. alguém sabe onde encontrar?