Como ir pra frente com banda autoral ? é possivel hoje em dia ?

Autor Mensagem
UnderDog
Membro Novato
# fev/16
· votar


LeandroP

O problema não é oque disseram é como disseram, o próprio criador do tópico concordou que o assunto estava sendo desviado, oque eu fiz foi tentar "corrigir" pra não perder o foco na discussão principal pois achei o tópico muito importante e serve pra varias pessoas e qualquer estilo as dicas que as pessoas deram aqui, não faz sentido desviar o assunto e acho falta de respeito até, ou eu estou errado por fazer isso?
Pois se estiver me desculpe eu saio daqui e vou procurar por outro fórum, onde as pessoas respeitam um aos outros.

LeandroP
Moderador
# fev/16
· votar


UnderDog

Este tipo de assunto é recorrente no fórum, e toda discussão acerca de temas semelhantes acabam encontrando paralelos, mas normalmente o assunto é retomado. Não farei julgamento sobre você estar certo ou errado. Só intervenho quando a situação realmente vai mais além. Bem, opinião pessoal, eu não vi como falta de respeito, mas não estou no seu lugar, não sei como se sente.

UnderDog
Membro Novato
# fev/16
· votar


LeandroP

Respeito sua opinião, em não ver como falta de respeito ,mas na minha eu vejo sim, eu meio que imagino uma conversa em um roda de amigos onde você esta falando sobre algo e de repente todos em volta simplesmente te ignoram e mudam de assunto acho que mudar o ramo da conversa até chegar em outro assunto é uma coisa, mas meio que trocar o assunto de forma repentina é outra....Mas vamos esquecer tudo oque ocorreu, da próxima eu deixo que se exploda enquanto eu sorrio e aceno obrigado pela compreensão.

renatocaster
Moderador
# fev/16 · Editado por: renatocaster
· votar


Del-Rei

Investe em produção de material (CD bem gravado, clipes bem gravado)

Curioso vc falar em CD...tenho noção de que estou completamente por fora do que está rolando no cenário musical, mas hoje eu olho para o CD e me pergunto: Ele realmente ainda é a forma mais viável de se distribuir o material gravado?

Não estou indagando, questionando, nem nada! É só uma dúvida mesmo, pois eu tenho pra mim que o CD é uma mídia que já ficou meio que para trás. Mas eu posso estar totalmente enganado (e acho que realmente estou, hehe!).

Jube
Veterano
# fev/16
· votar


UnderDog

O dia que eu quiser "um toque" seu eu aviso, ou crio um tópico a respeito, deixo bem claro " Luiz_RibeiroSP , vem aqui me dar um toque seu lindo!!"
Se você gosta de dar toques nas pessoas forme-se em urologia, ai vai ter seu consultório pra tocar todo mundo, e o melhor vai poder dar toque até em gente mais velha \o/ viu que massa? uhullllll

Não estou policiando ninguém, (não sou policia ué) estou auxiliando a manter o fórum melhor sou novato mas quem sabe com o tempo posso vir a me tornar um moderador, pois como já disse no meu primeiro tópico que criei já começaram a desviar do assunto e eu não gostei, sendo acredito que outros podem não gostar, e estou aqui pra ajudar, aqui não é só pra responder perguntas.

O Fórum não é meu não é seu não é de ninguém, e de TODOS portanto todos devem de prezar pra que ele fique agradável, e foi isso que eu fiz, se você se incomodou, Sorry baby!!!

Pra finalizar se eu fui grosseiro com você ou com outros mais uma vez sorry, e assim que eu sou e é assim que vou ser! Se você não gosta entra na fila!
No to aqui pra agradar, se agrado é pelo que sou!
Não tenho medo de ninguém e sou maduro suficiente pra encarar de igual pra igual quem quer que seja, coisa você infelizmente você não parece ser porque nem argumentos tem e precisa usar de xingamentos pra se defender, simplesmente lamentável kkkkk
(assunto encerrado se quiser falar mais manda msg não vou mais atrapalhar o tópico desculpa ai pra outras pessoas)


Quanta imaturidade. Eis a prova viva de que idade não é argumento.


Agora sobre o tópico, CD pra mim é furada, a moda é streaming. Ninguem compra CD, hoje em dia é tudo muito fast food, a melhor maneira de atingir o público é com um viral que apareça cheio de compartilhamentos no face.

erico.ascencao
Veterano
# fev/16 · Editado por: erico.ascencao
· votar


hunterwolf7

Cara, não li timtim por timtim os comentários da galera, então pode ser que eu seja um pouco repetitivo. De qualquer forma, eis os meus comentários. Vou partir da premissa que o objetivo seu com a banda é o seguinte:

Mas ao meu ver, vai chegar a um ponto que quem toca cover vai estagnar, já a banda autoral pode evoluir, não precisa fazer sucesso mundial mas pelo menos ser reconhecido no próprio país.

A coisa mais importante em qualquer banda; seja banda só de covers (o tipo de banda com que estou costumado tocar), só de material autoral ou que mistura as duas coisas; é que a banda seja um grupo de pessoas com os mesmos objetivos. Não basta todo mundo ter os mesmos objetivos da boca pra fora, tem que demonstrar com atitudes estes objetivos e ter claro em mente o que é necessário para atingi-los. O que eu vejo no seu caso é que tem caras na sua banda que aparentam não ter os mesmos objetivos que você e seu camarada e, o mais curioso de tudo, ninguém da banda sabe o que é necessário fazer para atingi-los - calma, isso até que é normal.

Acho importante você pesquisar sobre como funciona a trajetória de bandas com material autoral para você entender o que é necessário para conseguir sucesso - no seu caso "ser reconhecido no próprio país". Procure vídeos e textos de diversos "gurus" que falam sobre carreira na música - vídeos bons que eu já vi são os do Kiko Loureiro, algumas entrevistas do Rick Bonadio e este aqui do Silas Fernandes:



É muito importante você enxergar a sua banda como um produto a ser vendido. Como o próprio Silas fala neste vídeo, em princípio, ninguém quer ouvir a sua banda. Então, cabe a você encontrar formas de fazer as pessoas te ouvirem. Eu vejo que tocar covers é muito importante pelos seguintes motivos:
* Você consegue mais oportunidades de se apresentar ao vivo;
* Se apresentando ao vivo com mais frequência, você pega mais entrosamento com a banda;
* As pessoas vão passar a te ouvir, mesmo que através dos covers, e aí você pode começar a incluir uma ou duas músicas autorais no repertório.

Segundo esta estratégia, você pode conseguir juntar aos poucos alguns seguidores/fãs que podem se interessar pelo seu trabalho autoral.

Respondendo à sua pergunta inicial: acredito que é possível fazer uma banda com som autoral vingar. A probabilidade de que você pague suas contas com isso é bem pequena. Pra você ter uma noção, um cara que toque 2 vezes por semana em banda cover nos melhores bares de São Paulo consegue com sorte R$4000/mês. Agora, para o cara chegar no nível destes músicos, o cara passou 10, 15, 20 anos tocando covers em bares menores por aí. O que eu acho mais viável é viver de música de uma forma mais ampla, dividindo a sua dedicação entre compor material autoral, dar aulas de música, trabalhando como sideman, etc.

sandroguiraldo
Veterano
# fev/16
· votar


Eu, como músico que toca em igreja, acho esse um mercado interessante também. Seja pela oportunidade de aprender mais de um instrumento, ou pela possibilidade de tocar 2 ou 3 vezes por semana.

Tenho minhas músicas autorais, e no possível, vamos encaixando elas também. Acho que é mais fácil deslanchar nesse cenário do que no cenário "secular".

Quanto ao que falaram sobre CD, também tenho dúvidas se é o meio mais viável. O Skank lançou um DVD que vem num Pen Drive... achei o máximo!!!
Se eu for lançar um "álbum" algum dia, será digital! Vou distribuir num Pen drive, por bluetooth, sei lá... mas acho que CD talvez ainda seja um mal necessário.

erico.ascencao
Veterano
# fev/16 · Editado por: erico.ascencao
· votar


sandroguiraldo

"CD" é a forma de falar. Mas que seja um álbum, EP ou qualquer outra denominação para ser lançado em formato digital: de quê adianta lançar se depois não conseguir lugar pra tocar ao vivo? Aí o trabalho morre.

hunterwolf7

Um amigo meu do tempo de colégio enveredou na carreira musical da mesma forma que você pretende. Minha primeira banda foi com este meu amigo, tocávamos covers de rock alternativo e compúnhamos músicas próprias, e isso era lá nos idos de 2005. Hoje, 11 anos depois, ele consegui lançar seu primeiro álbum, tocando um estilo folk rock.

Aí eu fico imaginando: e agora, o que ele vai fazer com este trabalho? O nicho deste tipo de som é muito específico, é difícil arranjar muitos locais pra tocar. Não vejo este trabalho rendendo frutos financeiros e sendo efetivamente uma profissão para meu amigo. E olha que ele gastou US$6000 em 2013 pra ir pro Texas gravar este álbum...

Wade
Membro Novato
# fev/16
· votar


O que eu acho sobre CD é o seguinte: a mídia morreu. A mídia física. O plástico redondo com furo no meio. Principalmente pra Rock. Se não morreu, tá nas últimas.

É bom gravar um disco? É ótimo. Talvez até indispensável.

O principal é fazer show. Simples assim. Só que pra conseguir shows bons, em casas/eventos bons e com maior visibilidade, é quase lei o produtor do evento pedir pelo menos uma gravação da banda pra conhecer o trabalho. E aí é óbvio que quanto mais profissional for a "demo" que você vai entregar pro cara, mais impressionado ele vai ficar e tender a chamar tua banda.

sandroguiraldo
Veterano
# fev/16
· votar


O que eu acho sobre CD é o seguinte: a mídia morreu. A mídia física. O plástico redondo com furo no meio. Principalmente pra Rock. Se não morreu, tá nas últimas.

Tem uma galera do gospel que tá indo muito bem com vídeos no Youtube... gravam em algum lugar legal, com boa captação, aquele clima "ao vivo" bem gostoso e tem muitos likes. Vide Laura Souguellis, Déio Tambasco, o próprio Rodolfo Abrantes.

entamoeba
Membro Novato
# fev/16 · Editado por: entamoeba
· votar


Acho que tá rolando uma confusão aqui. O tema do tópico não é como fazer para "viver de música" e sim "como fazer com que uma banda autoral dê certo".

Será que as bandas autorais que deram certo foram compostas unicamente por caras que viviam de música? Ou será que eles tinham outras profissões? Não teriam, também, os marmanjos sustentados pelas mães?

JJJ
Ultimamente, a fórmula mais pronta é mulher de bunda grande de fora... garantia total de ibope...

Além das letras de auto enaltecimento e vestimentas extravagantes.

entamoeba
Membro Novato
# fev/16
· votar


O principal, hoje, é youtube! Um videozinho bem produzido de uma performance ao vivo ajuda pra caralho!

Não adianta nada o cara ir no teu show e depois nem lembrar da música. Tem que ter onde ver para fidelizar o público!

erico.ascencao
Veterano
# fev/16
· votar


entamoeba: Acho que tá rolando uma confusão aqui. O tema do tópico não é como fazer para "viver de música" e sim "como fazer com que uma banda autoral dê certo".

Será que as bandas autorais que deram certo foram compostas unicamente por caras que viviam de música? Ou será que eles tinham outras profissões? Não teriam, também, os marmanjos sustentados pelas mães?


Entendo o seu questionamento. Eu acabei "desviando" o assunto pra este lado porque, na minha cabeça, para uma banda com som autoral "pelo menos ser reconhecido no próprio país" (palavras do próprio autor do tópico), não vejo como senão a banda passando a viver da música dela mesma.

Eu, que curto tocar covers mesmo, tenho um sonho de ter uma banda "multicover" que pelo menos sustente o hobby de tocar guitarra - ou seja, uma banda profissional (que renda dinheiro) em paralelo à minha profissão de engenheiro. Eu vejo casos na noite de São Paulo de músicos que conseguem conciliar a profissão de "músico que toca na noite" com outras atividades profissionais - é verdade que, na maioria dos casos, as outras atividades profissionais também são ligadas à música, mas tem alguns poucos casos de caras com empregos "caretas" também.

A maioria das bandas nacionais que despontaram nos últimos anos (Charlie Brown Jr., CPM 22, NX Zero, Cachorro Grande, etc.) surgiram como caras que queriam viver do sonho de ter uma banda e ganhar dinheiro com isso, é inegável. São pontos fora da curva que conseguiram este nível de sucesso. Muito provavelmente eles tinham outras profissões, mas imagino que eles as tenham deixado num momento muito antes de estourar na grande mídia, num momento em que perceberam que precisariam se dedicar muito para a banda dar certo.

Aí é que está o cerne da coisa: pra uma banda autoral dar certo, até mesmo considerando o objetivo do cara que criou o tópico, a banda tem que trabalhar e se dedicar muito. Pra um zé ruela como eu, que quer ter uma banda cover, umas horinhas por semana tirando música já basta pra juntar com outros zé ruelas e montar uma banda que funcione.

O principal, hoje, é youtube! Um videozinho bem produzido de uma performance ao vivo ajuda pra caralho!

Hoje o YouTube parece ser a melhor mídia pra divulgação. Partindo do pressuposto que uma banda vive basicamente de shows, um vídeo é a melhor forma de mostrar como a banda é visualmente, sonoramente, comportamentalmente, etc.

erico.ascencao
Veterano
# fev/16
· votar


hunterwolf7

Eis um bom exemplo do que pode ser um bom material de divulgação, alternativo ao CD/EP/demo:



hunterwolf7
Membro Novato
# fev/16
· votar


Não adianta nada o cara ir no teu show e depois nem lembrar da música. Tem que ter onde ver para fidelizar o público!

Mas que seja um álbum, EP ou qualquer outra denominação para ser lançado em formato digital: de quê adianta lançar se depois não conseguir lugar pra tocar ao vivo? Aí o trabalho morre.

Então por esses motivos que eu estava pensando, gravar um Album ou EP primeiro e depois começar a fazer shows.
Pq assim, digamos que a banda toque uma musica autoral e a musica fique grudada na cabeça de uma pessoa do publico, se tivesse a musica no youtube o cara poderia achar e ouvir em casa e gostar da banda e quem sabe ir no próximo show

hunterwolf7
Membro Novato
# fev/16
· votar


erico.ascencao
vídeos bons que eu já vi são os do Kiko Loureiro,
Eu vejo tbm :D

Eu vejo que tocar covers é muito importante pelos seguintes motivos:
* Você consegue mais oportunidades de se apresentar ao vivo;
* Se apresentando ao vivo com mais frequência, você pega mais entrosamento com a banda;

To ligado, mas teria que ser musicas mais populares certo ?, a galera da banda gosta mais de coisas desconhecidas, inclusive eu kkkkkk.

Lelo Mig
Membro
# fev/16 · Editado por: Lelo Mig
· votar


UnderDog

Cara,

1- No teu tópico eu respondi direto e reto, porque tu fez uma pergunta objetiva e respondi o que eu sabia, na prática, porque tenho muitas músicas registradas. Questões de direito além disso, não domino, por isso nem participei mais do seu tópico.

2- Aqui o assunto desviou, concordo, mas senti-me impelido a contra argumentar algumas questões que acho complicadas e perigosas. Tu não gostou? Direito seu replicar e direito meu treplicar... não vejo problema algum nisso. Não gosto nem desgosto de ti, não te conheço, não quero agrada-lo nem ofende-lo... cara é tudo muito difícil neste virtual.

3- E quanto ao "amigo", foi apenas uma forma carinhosa, costumo chamar os colegas virtuais do FCC (único ambiente virtual que frequento) de "amigo", "querido", "camarada"... não gostou? Desculpe-me, tentarei não repetir e tomar tal "liberdades" contigo.

Encerro por aqui...

Abraço!

JJJ
Veterano
# fev/16
· votar


Lelo Mig
Encerro por aqui...
Abraço!


"Abraço?!? Que abraço, porra!!! Abraço de macho? Tá me tirando?!?!?"

huahuahuahuahuahuahuahuaha

erico.ascencao
Veterano
# fev/16 · Editado por: erico.ascencao
· votar


hunterwolf7: To ligado, mas teria que ser musicas mais populares certo ?, a galera da banda gosta mais de coisas desconhecidas, inclusive eu kkkkkk.

Tem alguns covers de bandas específicas que já encontram dificuldades de encontrar lugar pra tocar (o Rush Project, por exemplo, mal chega a fazer 20 shows por ano aqui em SP), que dirá então fazer covers de bandas desconhecidas... e que dirá então tocar composições autorais que, em princípio, ninguém conhece.

Pesquise o nicho de mercado para o seu trabalho, deve ter algum lugar que goste de ouvir o estilo que vocês tocam, aí vocês começam com os covers do gênero e vão inserindo aos poucos as composições. Como já falaram: tem que começar colocando só a cabecinha... kkkk.

UnderDog
Membro Novato
# fev/16 · Editado por: UnderDog
· votar


Lelo Mig

O problema não foi sua treplica e sim o que você escreveu, poderia ter utilizado de argumentos sólidos a respeito da situação, ao invés de partir para argumentos sobre minha pessoa.

Seria a mesma coisa por exemplo, se você falasse que não gosta de determinada banda pois eles são muito modernos, e eu invés de contra argumentar de forma madura falando sobre termos técnicos,históricos, etc sobre a banda, simplesmente chego e ataco a sua pessoa dizendo que você não gosta por ser um velho.

Pode ser que pra você esse tipo de argumento seja normal, mas pra mim é algo que não tolero.

Espero estarmos entendidos. Obrigado. (assunto encerrado)

JJJ

Obrigado por antecipar minha resposta me poupou tempo ^^

renatocaster
Moderador
# fev/16
· votar


hunterwolf7

Então por esses motivos que eu estava pensando, gravar um Album ou EP primeiro e depois começar a fazer shows.
Pq assim, digamos que a banda toque uma musica autoral e a musica fique grudada na cabeça de uma pessoa do publico, se tivesse a musica no youtube o cara poderia achar e ouvir em casa e gostar da banda e quem sabe ir no próximo show


Acho legal, mas acho que nesse início tbm é válido mesclar músicas autorais com covers. Isso nos shows, claro.

Música autoral para ter um grande alcance precisa de uma propagação gigantesca, robusta. E como o Del-Rei mencionou na página anterior, aí tem que investir uma grana considerável, em produção, marketing, etc...

E isso, ao meu ver, só se consegue com alguém do ramo à frente tocando essa coisa toda...um produtor msuical, que conhece o caminho das pedras, que vai colocar vcs nas rádios, em programas de TV, canais de música na internet, etc...

Fazer a coisa por conta própria até pode dar um resultado também, mas a tendência é que continue na cena independente, underground, por muito tempo. Se o intuito for tornar a coisa comercial, fica complicado sem ter um "staff" por trás. A não ser que vcs deem muita sorte de alguém "importante" bater o olho em vcs e comprar a ideia.

Del-Rei
Veterano
# fev/16
· votar


renatocaster
Curioso vc falar em CD...tenho noção de que estou completamente por fora do que está rolando no cenário musical, mas hoje eu olho para o CD e me pergunto: Ele realmente ainda é a forma mais viável de se distribuir o material gravado?

Fala cara!!
Por incrível que pareça, muitos lugares ainda pedem CD como forma de material. O que não quer dizer que cheguem a ouvir. Já vi bandas disponibilizando também as músicas por meio de Pendrives.

De qualquer forma, sempre entregamos o CD e disponibilizamos informações do site da banda (onde é possível baixar/ouvir de graça todas as músicas) e do YouTube para ouvir as faixas e assistir clipes.

E nos shows é sempre interessante ter um mini stand pra vender CD, blusas, adesivos, bótons... Tem gente que compra. Uns pra dar uma força pras bandas, outros porque pretendem escutar mesmo.

Mas vou te falar... Eu mesmo não tenho em casa nenhum aparelho pra ler CD/DVD. Só no carro, hehehe.

Um aceno de longe!!!

Ismah
Veterano
# fev/16 · Editado por: Ismah
· votar


Banda autoral dá certo.

Precisa-se de um bom marketing para lidar com as mídias (rádio,TV, jornal, revista), e um bom vendedor para vender os shows.
Claro, uma qualidade nas composições. Quanto mais compor, mais chances de emplacar algo.

Infelizmente isso exige investimentos. Pra ser sincero, alto investimento. Precisa ser um círculo vicioso, com shows, para poder bancar gravações e marketing, e marketing para aumentar o nível (preço e frequência) dos shows/apresentações.

Até se ter nome, precisa-se ser uma banda mista de cover e autoral. O cover atrai a galera, e por ele se apresenta as músicas autorais. É possível em pouco tempo trazer público, pelo autoral.

Por exemplo um profissional de publicidade, mais ou menos, cobra de milão pra cima, mas vai conseguindo nome pra banda. Isso significa mais shows, e shows com preço mais elevado.

Trabalhos com prefeituras, geralmente pagam melhor, e dão automaticamente uma mídia razoável. Mas para isso, é preciso ser uma empresa, com CNPJ, contratos, emissão de nota (prestação de serviços) e preferencialmente o nome da banda, como marca registrada (esse leva 5 anos ou mais), para evitar problemas.

Outra coisa imprescindível é QI (Quem Indica). Encontros como a Festa da Música (Canela/RS), serve para colocar a banda em contato com outros artistas, empresários, e pessoas ligadas diretamente à música etc.
Ali podem nascer parcerias diversas, que tendem a contribuir muito.

- Trabalhar e manter a imagem da banda é muito importante, e difícil.

Não dar vexames com bebida, mulherada, e - principalmente - uso de drogas. Já foi o tempo que sexo, drogas e rock'n'roll davam fama à uma banda. Temos de aceitar que a sociedade atual não vê com bons olhos, boa parte do que ela mesma pratica.

Bate-boca, cara feia etc, em cima do palco, seja na passagem de som, ou no show, nem pensar.
Seu colega deu uma fora? Isso se resolve nos ensaios, que devem ser no mínimo 2 para cada show.
Todas as casas que conheço, banda que deu uma fora nesse sentido, não toca mais.

E não dá para escapar dos estereótipos. Se espera de uma banda de rock, um visual de rock, de uma banda de reggae, um visual rasta, e assim por diante. Isso não significa que dá para abdicar de condizer com o local.

Algo muito ridículo que vejo, é banda tocando em casa noturna com calção, até sem camisa às vezes. Não condiz com o clima de uma casa noturna.
Isso é traje para dia de sol, lugar aberto (por isso é exceção, bar beira-mar por exemplo) etc. O mesmo vale para o oposto, não há razão para usar trajes sociais, num show a beira-mar...

Mesmo assim, de calção, sem camisa, pra mim não condiz com um evento noturno, seja qual for. Nos diurnos também não acho que seja adequado. Mas vamos convir que tocar um show debaixo de um sol a pino, não é muito fresco.

- Ah e a diversão?

Bem, ela não cabe muito bem, numa banda autoral, almejada como empresa. Mesmo sendo o objetivo principal, é preciso controle, e nem sempre isso ou aquilo é legal.
Pode beber, pode fumar, se chapar, e f***r com as groupies, mas faça de canto, não precisa deixar isso explícito. O que você faz, não é da conta de ninguém, e não precisa por na capa do jornal.

Del-Rei
Qual tua banda?

entamoeba
Membro Novato
# fev/16
· votar


Não acho que cover seja algo para uma banda autoral apresentar.

Melhor fazer versões!

Tem tanta música conhecida que merece um upgrade...

Ismah
Veterano
# fev/16
· votar


Caro amigo, não tape sol com a peneira. Considere que o ouvinte espera de banda autoral famosa, ouvir a música tal como ela é no disco. Nem sempre se terá essa deixa. Fazer versões é algo muito melhor que ser só mais uma banda cover, mas ainda é um cover.

UnderDog
Membro Novato
# fev/16 · Editado por: UnderDog
· votar


Voltando ao assunto do tópico....

hunterwolf7
Estava conversando com um antigo professor de música meu sobre o assunto e ele me fez uma reflexão, e achei legal compartilhar com você talvez possa te inspirar (ou não seila kkk)

Ele me mostrou uns vídeos do AC/DC, Deep Purple, The Who, Metallica, Queen... Todos quando estavam meio que no inicio de sua carreira. E me perguntou oque tinha em comum no palco dessas bandas, eu respondi que todas tocavam em palcos simples e comuns, que em qualquer bar ou casa de shows tem...
Então logo em seguida ele me perguntou, quantas vezes eu já tinha visto uma banda local que toca nesses bares, ter uma performance parecida com as bandas que ele me mostrou, quantas vezes já vi um guitarrista subir no palco e agitar de forma semelhante ao Angus Young (AC/DC), quantas vezes já vi um tecladista tão bom quanto John Lord (Deep Purple), quantas vezes já vi um baterista destruindo tudo como Keith Moon (The Who), um baixista distorcendo o baixo de forma espetacular quanto Cliff Burton (Metallica), um vocalista tão icônico quanto Freddie Mercury (Queen).
Eu respondi que nunca havia visto nada disso em uma banda local, então ele me disse:
"Ai esta o segredo! Treine! Treine muito e quando terminar, treine mais um pouco, se iguale a esses caras, faça coisas em cima do palco que poucos conseguem fazer, deixe as pessoas impressionadas, então você conseguira atingir o sucesso"

renatocaster
Moderador
# fev/16
· votar


Del-Rei

E nos shows é sempre interessante ter um mini stand pra vender CD, blusas, adesivos, bótons... Tem gente que compra. Uns pra dar uma força pras bandas, outros porque pretendem escutar mesmo.

Mas vou te falar... Eu mesmo não tenho em casa nenhum aparelho pra ler CD/DVD. Só no carro, hehehe.


Pois é, acho que acabei pensando mais com a cabeça do ouvinte do que do artista, rsrsrs.

entamoeba
Membro Novato
# fev/16
· votar


UnderDog
"Ai esta o segredo! Treine! Treine muito e quando terminar, treine mais um pouco, se iguale a esses caras, faça coisas em cima do palco que poucos conseguem fazer, deixe as pessoas impressionadas, então você conseguira atingir o sucesso"

O causo foi legal, mas a conclusão que o cara chegou não foi das melhores. Ele reduz "fazer coisas em cima do palco que poucos conseguem fazer" a muito treino?

Talvez devamos incluir nesse "treino" o treino do olhar (numa acepção bem sinestésica), da sensibilidade artística, o treino que permita o sujeito não só desenvolver, mas eleger um diferencial que valha a pena ser mostrado.

O que tá sobrando no mercado é nego que treinou demais e esqueceu o que era música (num sentido lato)!

entamoeba
Membro Novato
# fev/16 · Editado por: entamoeba
· votar


Ismah
Caro amigo, não tape sol com a peneira. Considere que o ouvinte espera de banda autoral famosa, ouvir a música tal como ela é no disco. Nem sempre se terá essa deixa. Fazer versões é algo muito melhor que ser só mais uma banda cover, mas ainda é um cover.

Algum tipo de público precisa ser frustrado, né? Não se pode agradar a todos! Eu prefiro frustrar os que merecem ser frustrados, como é o caso dos caras que vão a um show para ouvir a música (cover) sendo executada da maneira que foi feita no disco. Talvez espere isso de uma banda cover específica, daquelas que reproduzem até as vestimentas do artista original, mas é só.

E concordo que uma versão é um cover (ou uma espécie de cover). Mas o que a marca é justamente a ruptura com a forma que está no disco. Ao mesmo tempo, é uma oportunidade para imprimir a identidade da banda em algo que é familiar aos ouvidos do público.

Tomemos, por exemplo, a música "astronauta de mármore", do Nenhum de Nós (Bowie). Nem é uma versão tão boa da original, mas alguém conhece a discografia do Nenhum de Nós? Essa música todo mundo conhece e, para muitos, é do Nenhum de Nós. Existem uma infinidade de exemplos de versões bem sucedidas, inclusive, existem bandas que vivem disso, como é o caso do Me First and the Gimme Gimmes.

Ismah
Veterano
# fev/16
· votar


Desculpe, mas acho que você está confundindo o objetivo do tópico. Sucesso aqui, na minha interpretação lógico, soa como "fazer dinheiro e carreira".

PS não fala mal do Nenhum de Nós, tenho forte amizades com os caras da graxa (roadies) deles hehehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como ir pra frente com banda autoral ? é possivel hoje em dia ?