Ter uma banda cover do ABBA

Autor Mensagem
Peter_MusicoIniciante
Membro Novato
# fev/16


Estou pensando em montar uma banda para tocar os clássicos da banda ABBA, me sinto preparado, vai ser mais por diversão

Será que tem gente no BR que curte essa banda? Seria que conseguiria apresentar lugares para apresentar a minha banda cover? Onde consigo vocais femininos?

Iversonfr
Veterano
# fev/16
· votar


Peter_MusicoIniciante

Na minha região está na moda fazer double band ou até 3 bandas covers numa mesma noite, dizem que chama mais cliente assim. Pessoal ta fazendo Iron + Guns, Audioslave + RATM, etc. Banda que toca variado tá diminuindo de leve por aqui pelo que ando percebendo. Acho que tem espaço sim, banda cover sempre encaixa em algo.

Lelo Mig
Membro
# fev/16
· votar


Peter_MusicoIniciante

Não se iluda, banda é como uma empresa qualquer, a banda pode ser o melhor que for, mas têm de ter um "vendedor"......se ninguém na banda é capaz disso, contrate de fora.

Se fizer um esquema bem feito, sério e profissa, público com certeza têm... é só vender os shows nos lugares certos.

Aqui na região existe uma banda Abba Cover forte... os caras fazem muitos shows.

JJJ
Veterano
# fev/16
· votar


Será que tem gente no BR que curte essa banda?
Seria que conseguiria apresentar lugares para apresentar a minha banda cover?
Onde consigo vocais femininos?


Eu não, mas tem gente que sim.

Sim, mas tem que ter alguém batalhando pra isso, como disse o Lelo.

Vocais femininos tem que procurar... Pergunte em estúdios, conservatórios, escolas de música. Sempre tem alguém que conhece...

fernando tecladista
Veterano
# fev/16
· votar


Será que tem gente no BR que curte essa banda? Seria que conseguiria apresentar lugares para apresentar a minha banda cover?
Sim tem muita gente, lugares consegue, mas precia analisar o mercado, publico de ABBA é muito mais exigente do que aquele público de bar que enche o caneco e grita toca raul quando voce tem um cover de stones

Gerenciar duas mulheres em uma banda também não será facil

Wade
Membro Novato
# fev/16
· votar


Na minha região está na moda fazer double band ou até 3 bandas covers numa mesma noite

Se essa moda virar regra, se prepare. Aqui essa "moda" está em voga desde que me conheço por gente e acredite, isso destrói a cena musical da cidade. O que realmente importa (cena autoral) fica encolhida e acuada ante um ciclo vicioso cruel: As casas só chamam bandas cover porque dá mais gente. Dá mais gente porque o pessoal se acostumou a ir ver banda cover porque as casas só chamam banda cover. Loop.

Julia Hardy
Veterano
# fev/16
· votar


É

FELIZ NATAL
Veterano
# fev/16
· votar


Abrir uma bomboniere >>> montar banda e fazer cover do ABA

Ismah
Veterano
# fev/16
· votar


Lelo Mig
é só vender os shows nos lugares certos.

Essa é a parte difícil. Um produtor mais ou menos, pede de milão em diante por mês, para gerenciar uma banda. Isso exige fluxo de caixa garantido.

Wade
Dá mais gente porque o pessoal se acostumou a ir ver banda cover porque as casas só chamam banda cover.

Não cara, isso pode se aplicar a teus lados, mas não é o que eu vejo por aqui no sul. Posso falar pela banda que faço parte. Não somos cover de ninguém, mas não temos cacife para fazer um show todo autoral.

Toda vez que vamos tocar numa casa, é Dinamite Joe, não é cover de banda X. Mas pra ver a galera cantando nosso autoral, precisamos trazer a galera pelo cover, mostrar e incutir isso neles.

Isso é marketing e negócios, coisa que poucos músicos de bandas entendem. Músico entende de tocar (e nem sempre ainda por cima), entender de negócios é obrigação póstuma, e devia ser a primordial.

Percebo que a geração do Lelo é de bandas que vingaram, sim havia mais mercado, mas com certeza outra mentalidade nas bandas. Hoje músico chora pra carregar equipamento, quer que a casa tenha tudo, se facilitar até o roadie. Não é o caminho.

JJJ
Veterano
# fev/16 · Editado por: JJJ
· votar


Ismah
Percebo que a geração do Lelo é de bandas que vingaram

Cara, a geração dele (que, por acaso, é a minha também) teve tanta banda de rock, mas tanta banda, que seria quase impossível uma ou outra não vingar... A qualidade veio da quantidade, no caso.

Cada prédio na minha vizinhança tinha pelo menos uma banda. O fim dos 70, início dos 80, foi um boom como nunca se viu (e creio que nunca mais se verá, já que há muito mais "diversão" pra garotada, hoje em dia). Ter uma banda era a diversão suprema! Muitos amigos meus que não tocavam picas, tinham (ou tentaram ter) banda...

Wade
Membro Novato
# fev/16
· votar


Não cara

Lá vem, pra variar.

isso pode se aplicar a teus lados

Ponto.

Julia Hardy
Veterano
# fev/16
· votar


Dificuldade de argumentar. Hum.

Ismah
Veterano
# fev/16 · Editado por: Ismah
· votar


JJJ

Mas e por que não continuaram a surgir proporcionalmente?
Por que não se vê mais bandas vingando...?

A mais recente, que conheço, e está fazendo certa carreira, está indo para 15 anos, sendo que a maioria está com 35 anos em diante.

O que mais vejo é nego sem querer ensaiar, compromisso de ir vender show, investir na banda e tal... Desculpe, mas trabalho com pessoas 10~20 anos mais velhas que eu, e não é o que vejo.

Wade

Tu tens que entender que aqui no RS e no nordeste, o formato de banda de amigos é raro. Geralmente o dono, é alguém envolvido com música (nem que não entenda porra nenhuma), e com grana pra investir. Assim nasce uma banda aqui. E temos bandas com 20, 30... 40 anos de estrada assim.

Enquanto PR, SP pra cima é praticamente tudo amigos que montam uma banda, por isso sim, pode ser diferente a situação para vocês que para mim. É uma coisa que eu considero.

JJJ
Veterano
# fev/16
· votar


Ismah

Eu disse um dos motivos. Hoje há muito mais opção pra garotada.

O outro motivo é a época. Por quê a idade média foi como foi? Por quê a renascença foi como foi? Por quê o modernismo? Por quê??? Porque foi a época... E como bem disse Milton: "Nada será como antes".

Ismah
Veterano
# fev/16
· votar


JJJ

Não consigo crer nisso. Porque conheço cara que toca muito pra dar com pau, mas as BANDAS não avançam. Só consigo culpar a falta de informação e capacidade de EMPRENDENDORISMO.

Peter_MusicoIniciante
Membro Novato
# fev/16
· votar


Eu queria fazer por diversão, nem sei se daria certo. E fico pensando quem aceitaria essa aventura.

Alguém aí quer fazer parte da minha banda? rsrsrs

Peter_MusicoIniciante
Membro Novato
# fev/16
· votar


Eu queria saber a faixa etária de quem curte ABBA. Eu sou novo, nem era nascido no auge da banda.

entamoeba
Membro Novato
# fev/16
· votar


Peter_MusicoIniciante
Eu sou novo, nem era nascido no auge da banda.

O auge foi há 40 anos. Pouquíssimos aqui pegaram essa época!

Ismah
Veterano
# fev/16
· votar


Peter_MusicoIniciante
Nenhum que caminha na terra (tartarugas talvez) pegou o auge de algumas músicas que eu realmente gosto.

a faixa etária de quem curte ABBA

Minha mãe é uma mulher de 53 anos e superfã da banda. Já toquei em PUB's mais voltados aos casais, e ABBA é um pedido constante. Festas com tema anos 70, ou Disco a banda é confirmada.

JJJ
Veterano
# fev/16 · Editado por: JJJ
· votar


Ismah
conheço cara que toca muito pra dar com pau, mas as BANDAS não avançam.

Tocar muito não tem nada a ver com isso. Muito pelo contrário!

A época que eu citei - quando tinha oito bandas por metro quadrado no Rio, em Sampa, Brasília, BH e Porto Alegre - ninguém tocava "pra dar com pau". A diferença é que a galera QUERIA ouvir rock, QUERIA ir a shows, QUERIA tocar.

Essa época tinha suas peculiaridades (por isso que não vai se repetir). Cito algumas:

Cena punk (que quebrou paradigmas e fez com que até quem não tocasse porra nenhuma resolvesse ter uma banda).

Alguns filmes de rock que estouraram nos 70 e viraram cult, de Tommy a The Wall.

Rádios rock. No Rio, a Fluminense FM (maldita) impulsionou muito a cena rock. Antes dela, a Eldo Pop.

Programas como o "Rock Concert", em TV aberta.

Você pode pensar que uma meia dúzia de filmes, emissoras de rádio e programas de TV em rede aberta não podem ter tanta importância assim, né? Ledo engano... Lembre-se de que não havia TV a cabo e a Internet ainda não havia nascido (portanto, a garotada não ficava o dia inteiro no celular, no computador, no tablet, etc). A "mídia" da época era essa aí que eu citei. Ah, tinha as revistas também...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/16
· votar


Peter_MusicoIniciante
Minha esposa, que tem 51 anos, curte ABBA. Minha filha, que tem 20, também... Eu, que tenho 53, acho engraçado; nada mais... Se eu fosse a uma festa e tivesse uma bandinha tocando ABBA eu ficaria surpreso, mas (depois de umas doses de champagne), curtiría (por achar comédia).
Eu não gosto de banda "cover", acho um saco e um desserviço à criatividade. Acho também que "focar" numa banda só é perigoso, e esse mercado já está saturado (ou quase).
Ismah
Empreendedorismo é algo que falta sim, mas empreendedorismo sem condições na Realidade ou sem "pé-no-chão" é dar murro em ponta de faca...
Abçs

BrotherCrow
Membro Novato
# fev/16
· votar


Música é um negócio cíclico. O normal é uma banda fazer sucesso, aí 10 anos depois todo mundo acha brega, 20 anos depois tem um revival, e depois disso a banda é "respeitada" mas fica meio sumida. O Abba se encaixa muito bem nesse "template": durou do começo dos anos 70 até o começo dos anos 80. Nos anos 90, gostar de Abba era motivo de piada. No começo dos anos 2000, fizeram o musical "Mamma Mia", que ficou um tempo circulando por aí (inclusive na Broadway). Aí teve a adaptação de Mamma Mia pro cinema, que foi o auge do revival de Abba. Hoje em dia, Abba é aquela banda que a maioria das pessoas fala "ah, nem curto muito, mas respeito, eram ótimos músicos".

Tudo isso pra dizer: fazer um cover só de Abba funcionaria apenas se vocês fossem muito bons, e talvez tivessem que tentar copiar visual e trejeitos também. Virar banda tributo mesmo. Senão, o jeito é ter uma banda com repertório variado e botar um pouco de Abba no meio. Num showzinho pop estilo banda de formatura, todo mundo anima com Dancing Queen.

Peter_MusicoIniciante
Membro Novato
# fev/16
· votar


BrotherCrow


Eu pensei em fazer uma banda e tocar só ABBA, ou misturar tocar variadas clássicos dos anos 70, 80 e 90.

Peter_MusicoIniciante
Membro Novato
# fev/16
· votar


Pessoal, estava procurando bandas cover do ABBA.


Encontrei vários um deles:

Lelo Mig
Membro
# fev/16 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Peter_MusicoIniciante

Cara, esta aqui, é a que citei no meu comment, que são daqui da região (Sorocaba), olha o nível de profissionalismo ...(e aqui é um bis, então nem tão fazendo as coreografias e demais paranaues)

A concorrência é forte, mano!



Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/16
· votar


Peter_MusicoIniciante
Tu tem "bala na agulha" pra bancar um esquemão desses aí?
Tem um empresário rico que vai bancar esse "trampo"?
Abç

Peter_MusicoIniciante
Membro Novato
# fev/16
· votar


Acho que alguns não me entenderam, não quero ganhar dinheiro, não é para ser algo profissional, quero tocar por brincadeira rs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/16
· votar


Peter_MusicoIniciante
quero tocar por brincadeira rs
Então não será uma banda "cover", mas com arranjos para um grupo pequeno, amador...
Não sei se vc percebeu, inclusive nos vídeos acima, mas os arranjos do ABBA são complexos, com tecladarías, naipes de metais e cordas, vocais afinados com backings e exaustivamente ensaiados e etc...
Até para arrumar garotos que se disponham a tocar essas músicas por nada, vocalistas com o mínimo de estudo vocal, e etc, ou você tem um "esquemão" como falei acima, ou..... Toca com um arranjo simples... Ou seja, vais ter que "escrever" versões.... E nem todas as músicas podem ser vertidas para tais arranjos sem se alterar muito o original....
Abç

Peter_MusicoIniciante
Membro Novato
# fev/16 · Editado por: Peter_MusicoIniciante
· votar


Mauricio

Até já desisti da ideia, acho que eu estava meio sonhando demais, acho foi empolgação de momento e abri o tópico.

Talvez eu tente fazer umas versões acústicas, não de todas as músicas, mas de algumas.

makumbator
Moderador
# fev/16
· votar


Peter_MusicoIniciante
Talvez eu tente fazer umas versões acústicas, não de todas as músicas, mas de algumas.

Aqui um exemplo de um arranjo pra violão solo de uma música do ABBA (a autoria do arranjo é da própria musicista do vídeo).

https://www.youtube.com/watch?v=2ltxeGrd5yU


Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ter uma banda cover do ABBA