Faculdade de Música - Informações

    Autor Mensagem
    Jovemmágico
    Membro Novato
    # fev/16


    Olá, toco três instrumentos a mais de 4 anos, e já toco peças de nível profissional em todos. A viola,Flauta e guitarra clássica. Gostaria de tocar em uma orquestra mas gostaria de saber se é preciso ter diploma ou algo parecido para isso.
    Para entrar na faculdade de música o aluno deve ter terminado o ensino fundamental e médio? Se este não tiver terminado não poderá entrar?
    Também, o que preciso para me tornar um maestro?
    E também, uma faculdade de música é necessário ou um músico ainda pode se dar bem sem isso?

    makumbator
    Moderador
    # fev/16 · Editado por: makumbator
    · votar


    Jovemmágico
    Gostaria de tocar em uma orquestra mas gostaria de saber se é preciso ter diploma ou algo parecido para isso.

    Na maioria das orquestras não é especificamente necessário ter diploma de música, mas obviamente que ele ajuda (principalmente em fases de seleção em que há entrevista). O mais importante para entrar em uma orquestra é tocar muito, ter excelente leitura musical (principalmente à primeira vista), conhecimento musical, alguma experiência tocando em grupo, ter um som bonito, etc... e isso só na parte musical, obviamente é preciso demonstrar comprometimento, responsabilidade, saber trabalhar em grupo, etc...

    Para entrar na faculdade de música o aluno deve ter terminado o ensino fundamental e médio?

    Sim, é explicitamente imperativo ter terminado o ensino médio.

    Também, o que preciso para me tornar um maestro?

    É preciso entrar em uma faculdade de música e terminar o curso de regência.

    E também, uma faculdade de música é necessário ou um músico ainda pode se dar bem sem isso?

    Isso é relativo. Tem muita gente que não tem e se deu muito bem (principalmente na música popular) e gente que tem o curso mas não consegue uma colocação desejada. Varia muito.

    Jovemmágico
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    Entendo, esclareceu todas as minhas dúvidas, obrigado caro senhor.

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/16 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Jovemmágico

    Apenas um pitaco... análise muito bem suas prioridades e objetivos.

    Para tocar numa orquestra você precisa tocar muito bem e faculdade de música não ensina a tocar. Se este é seu primeiro objetivo, concentre-se em estudar muito, de preferência em conservatório ou com músico particular. Não perca tempo com estas escolas de música da "cidade" e, infelizmente, com a maioria das faculdades de música... raras possuem nível para preparar um músico de orquestra.

    Uma vez com nível para tal e dentro de uma orquestra, aí sim você começa a planejar estudar regência e ser maestro num futuro.

    Se você é de SP, Capital, procure pela Escola Municipal de Música de São Paulo (EMMSP)

    Ken Himura
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Jovemmágico
    Também, o que preciso para me tornar um maestro?
    Estudar até sangrar os olhos e os ouvidos. Aí você seca com um lenço e continua a estudar.

    Piada à parte, é um estudo muito sacrificante e ingrato num primeiro momento. O mínimo esperado de um maestro mediano é leitura à primeira vista fluente em todas as claves, inclusive instrumentos transpositores comumente usados no contexto de câmara, banda e orquestra. Fora o conhecimento muito bom de harmonia tradicional (esqueça cifragem), forma, estética e história da música e a capacidade aural bem desenvolvida. Maestro/regente e compositor são as carreiras em que você mais bate a cabeça na parede estudando teoria e tópicos diretamente ligados à aspectos mais teóricos da música..

    Jovemmágico
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    Eu ouvi pessoas dizendo que é muito difícil ser músico agora e que é muito difícil conseguir empregos fixos , e que somente trabalhado free-lance lhe deixa abaixo da classe média em termos de salário.


    Me desculpe, então realmente não é preciso ter terminado a escola or ter feito faculdade para trabalhar em orquestras?

    makumbator
    Moderador
    # fev/16
    · votar


    Jovemmágico
    então realmente não é preciso ter terminado a escola or ter feito faculdade para trabalhar em orquestras?


    A princípio não é preciso, mas observe que se exige uma série de outros conhecimentos e habilidades em um nível muito alto. E é preciso ter estudado muitos anos com professores particulares de bom nível (ser aluno de fulano ou ciclano conta).

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/16 · Editado por: erico.ascencao
    · votar


    Jovemmágico: Eu ouvi pessoas dizendo que é muito difícil ser músico agora e que é muito difícil conseguir empregos fixos , e que somente trabalhado free-lance lhe deixa abaixo da classe média em termos de salário.

    Esse discurso é muito comum por parte de pessoas que vêm como músico apenas aquele carinha que faz violão e voz no barzinho, por exemplo. Eu não conheço praticamente nada sobre música erudita, que aparentemente é o caminho para o qual você quer seguir, mas uma coisa é fato: a profissão de músico (principalmente o erudito) exige a mesma dedicação que qualquer outra profissão mais tradicional como engenharia, medicina, direito, etc. Portanto, acho que a faculdade de música é importante sim, e quanto melhor a faculdade (acho que bons exemplos são USP, Unicamp, UNESP...), mais oportunidades você vai ter.

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/16
    · votar


    Jovemmágico

    Cara, se você estiver disposto a encarar a música como qualquer PROFISSÃO, ou seja, tocar de tudo e com todos, encarando os trabalhos que aparecem, é um trabalho como qualquer outro.

    Possuo dezenas de amigos que vivem dignamente de música, com casa, carro, mulher, filhos, dívidas e alegrias como 90% dos brasileiros de qualquer área.

    Agora, se quer viver de "arte", tocando só o que gosta... o buraco é mais embaixo. Pode até ficar milionário, mas pode ter uma imensa frustração.

    Siga teu coração...

    Abç!

    Soultunes
    Membro
    # fev/16 · Editado por: Soultunes
    · votar


    Musica, enquanto arte, é algo fascinante.

    Você pode nunca ter estudado em escola e com professores, não saber uma virgula de teoria e mesmo assim ser um musico genial, independente da tecnica, tem gente que não dá para chamar de virtuose mas quando esta com um instrumento em mãos (ou a voz) atingem em cheio a sensibilidade das outras pessoas.

    Agora... tem gente que estuda , estuda e não consegue atingir um nivel bacana (eu, por exemplo). Tenho amigos que nunca fizeram aula e que possuem um ouvido e uma sensibilidade para musica anos luz a frente da minha habilidade.

    Mas se você deseja entrar em uma orquestra, entendo que queira trabalhar em uma, ser registrado em carteira, ganhar seu salario, ferias, 13o, correto ?

    Como já disseram os colegas acima, é uma profissão e um trabalho como qualquer outro.

    Se esta é a sua intenção, sua pergunta é descabida, é obvio que você deve se esforçar para cursar uma boa faculdade.

    Você não quer ser dentista, sem estudar odonto, advogado sem fazer direito, etc...

    Ai entra outra questão que cada um pensa de uma forma, eu gosto de estudar, quando fico 6 meses sem fazer nada me da angustia, preciso fazer algo, nem que seja um cursinho e-learning de um assunto qq relacionado a minha profissão.

    Jabijirous
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Eu ouvi pessoas dizendo que é muito difícil ser músico agora e que é muito difícil conseguir empregos fixos , e que somente trabalhado free-lance lhe deixa abaixo da classe média em termos de salário.

    Amigo, sem estudo é difícil ter emprego fixo em qualquer área.

    Sou músico desde 94 e tomei (tomo) muita porrada por não ter tido orientação. Hoje, na situação que a gente vive, eu aconselho o cidadão a fazer um curso de licenciatura em música e vá estudar seu instrumento com um professor de renome. Você licenciado consegue fazer concurso público, dar aulas em escolas particulares e com bacharel não.

    O que eu vejo muito na faculdade são músicos consagrados fazendo licenciatura exatamente pra ter o salário fixo, pois nem sempre tem gig.

    Viver de música popular no Brasil é difícil, imagina a erudita?

    A faculdade de música tem um um ponto fraco que é não ensinar o aluno a administrar sua carreira.

    Jovemmágico
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    Olá, eu gostaria de alguma ajuda, por acreditar que vários membros deste fórum são de fato músicos profissionais resolvi pedir um pequeno conselho, espero que não se importem.

    Tenho 17 anos e meio, moro com minha mãe, já terminei a escola e agora quero ser músico. Começarei a praticar o violino,flauta, e violão na próxima semana. Não pretendo ir a faculdade ou prestar cursos, mas ainda continuo pensando no que fazer. Porque se eu conseguisse um emprego comum, acho que ainda teria tempo para praticar um instrumento, mas não sei se seria feliz assim.Por isso estou indeciso entre trabalhar agora ou estudar estes instrumentos para ser um músico profissional e poder tocar na orquestra.

    Mas algumas pessoas pessoas dizem que é necessário muito tempo para isso e eu ainda não tenho certeza se conseguiria mesmo depois desse tempo.
    Por isso se houver algum músico clássico ou que entenda a minha situação agradeceria muito se respondesse.

    Demora muito para um completo iniciante como eu ser bom o suficiente para entrar numa orquestra? mais que 4 anos?

    e mesmo que eu toque bem, será que eu vou entrar? eu ando pensando nisso e estou bastante preucupado com o meu futuro.

    ps: eu sei que uma faculdade iria ajudar , mas infelizmente não sou muito inteligente, tenho certeza que jamais poderia entrar.

    makumbator
    Moderador
    # fev/16 · Editado por: makumbator
    · votar


    Jovemmágico

    É até possível atingir alto nível iniciando tarde na música (17 anos na música erudita é bem tarde). Um bom exemplo é o pianista brasileiro (de fama internacional) Arnaldo Cohen, que começou nessa faixa etária.

    MAS ele é uma exceção. A regra é começar bem cedo na música (4 ou 5 anos de idade é um período interessante para inciar), pois o caminho é longo e tortuoso.

    Demora muito para um completo iniciante como eu ser bom o suficiente para entrar numa orquestra? mais que 4 anos?

    É muito variável, mas entrar para uma orquestra profissional com menos de 10 anos de estudo árduo é um tanto improvável.

    Não quero te desanimar, mas é preciso colocar a realidade. Obviamente nada disso impede que você estude um instrumento e toque-o bem. Quanto antes começar, melhor...

    Rafael Tune
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    pesquisem pelo marshall mg50cfx.
    pretendo pegar ele no fim do ano com meu 13º. no paraguay, é claro...
    mesmo com o dólar alto ele sai metade do que as lojas brasileiras cobram.

    makumbator
    Moderador
    # fev/16
    · votar


    Rafael Tune
    tem certeza que vc postou no tópico certo? Sua mensagem parece tão fora do assunto que ficou estranho...

    Rafael Tune
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    hahahaha, tava com 2 navegadores a e algumas abas abertas, desculpa ai. hahaha

    makumbator
    Moderador
    # fev/16
    · votar


    Rafael Tune

    Hahaha! Acontece.

    AtalaBukas
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    Jovemmágico
    Olá, toco três instrumentos a mais de 4 anos, e já toco peças de nível profissional em todos. A viola,Flauta e guitarra clássica. Gostaria de tocar em uma orquestra mas gostaria de saber se é preciso ter diploma ou algo parecido para isso.

    Tenho 17 anos e meio, moro com minha mãe, já terminei a escola e agora quero ser músico. Começarei a praticar o violino,flauta, e violão na próxima semana. Não pretendo ir a faculdade ou prestar cursos, mas ainda continuo pensando no que fazer. Porque se eu conseguisse um emprego comum, acho que ainda teria tempo para praticar um instrumento, mas não sei se seria feliz assim.Por isso estou indeciso entre trabalhar agora ou estudar estes instrumentos para ser um músico profissional e poder tocar na orquestra.

    Amigo, não entendi, você afirmou que sabe tocar em todos esses instrumentos, ou vai começar a estudar? Não ficou muito clara a sua colocação. De qualquer modo, tocar vários instrumentos não lhe dá a certeza de ser um grande músico, a priori. A única certeza é que, se você domina todos, vai poder dar muitas aulas, e terá mais oportunidades de trabalho.
    Sobre o diploma, acredito que seja necessário. Nas grandes capitais, é imprescindível ter um diploma, não somente porque te qualifica, mas talvez porque mostre que você é um músico que se leva a sério, que procura estudar e se desenvolver, e que dá valor ao seu trabalho. A graduação, em si, não te ensinará como ser um músico, seja de orquestra ou outra área. Mas é importante.

    Demora muito para um completo iniciante como eu ser bom o suficiente para entrar numa orquestra? mais que 4 anos?

    Tem pessoas que passam a vida toda estudando para garantir uma vaga na OSESP. Não acho que seja um sonho impossível, mas acredito que você deveria focar, a curto prazo, em se tornar um músico, no sentido mais literal da palavra: tocar bem um instrumento, ouvir muita música, ter uma ótima leitura musical, ter conhecimento musical, conhecimento sobre artistas, enfim, se encantar com a área. Ninguém acorda e decide ser músico de orquestra. Não quero te desestimular, mas vá atrás, procure professores, comece a estudar, se engaje, veja quais os caminhos possíveis, de acordo com a sua realidade.

    Jovemmágico
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    AtalaBukas
    Sim, muito obrigado pela ajuda.

    Depois de algum tempo poderia pensar em fazer licenciatura. Eu poderia ir para uma faculdade privada, mas o que é preciso saber para ir, não digo informações como dinheiro, mas sim de música.

    E também, na faculdade de música se estuda matemática ou qualquer outra coisa que não seja música?

    Jabijirous
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Jovemmágico

    Jovem, entre no site da faculdade que você deseja entrar e veja a ementa do curso!

    Para entrar na faculdade de música, você só precisa saber o básico de música (leitura e percepção).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Faculdade de Música - Informações