Ficar isolado e tocar sozinho é algo ruim?

    Autor Mensagem
    Peter_MusicoIniciante
    Membro Novato
    # jan/16


    Eu toco apenas sozinho, sou iniciante toco guitarra e violão, mas vi uns caras tocando música sertaneja de raiz , embora goste de rock, achei lindo aquilo, deu vontade de tocar com eles, mas nunca toquei fora do meu quarto, tenho certa timidez. Um dia tirei algumas músicas de raiz e achei bem fácil os ritmos e tem poucos acordes.

    É ruim ficar isolado tocar só para si?

    Ismah
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Cara é... Eu sinto muita falta de tocar em grupo.
    Tocar em boteco por umas cervejas, até a polícia bater na porta rsrs

    Dá pra tocar de tudo... Quando morei em SC era assim, juntava uma turma e ia pro bar até madrugada as vezes cantar e tal...

    Sem falar que tocar solito, mesmo com backtrack ou metrônomo é totalmente diferente de tocar em banda, onde existem variações naturais de andamento e tal...

    One In A Million
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Depende muito do seu propósito cara... Mas você perde algumas experiências bem legais deixando de tocar com outros músicos, inclusive que podem melhorar e acrescentar no seu aprendizado.

    Nunca me apresentei sozinho, mas excluindo os compromissos de ensaio/show com minha banda, eu prefiro e gosto de fazer minhas coisas sozinho também, pra tudo poder ficar bem do meu jeito, mas mesmo assim sempre que os amigos chamam pra uma jam eu nunca dispenso, porque além de todo o resto, é bem divertido.

    gpeddino
    Veterano
    # jan/16 · Editado por: gpeddino
    · votar


    Depende do que você quer.

    Tocar sozinho dentro de um quarto pode te dar todo um aparato técnico pra gravar e executar uma música, mas não faz de você um performer apto a subir num palco e ficar confortável, por exemplo.

    Sem contar que tocar em grupo é toda uma arte por si só.

    cafe_com_leite
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Ficar isolado e tocar sozinho é algo ruim?


    Sim.

    cafe_com_leite
    Veterano
    # jan/16 · Editado por: cafe_com_leite
    · votar


    Peter_MusicoIniciante

    Se você compõe ou toca algo que acha digno dos outros ouvir, deve arrumar um jeito de isso sair do seu quarto, mesmo que através de outra pessoa (há muita gente que ganha dinheiro vendendo suas músicas).

    Eu acho um tremendo desperdício um artista que se esconde no seu quarto e não mostra sua música a ninguém, nem mesmo pela internet.


    sou iniciante


    Uma vez ouvi o Mateus Starling dizer algo do tipo:

    Aproveite o anonimato enquanto iniciante, estude bastante e quando se achar pronto, ai então vá divulgar seu trabalho. Pensando bem, tua ideia de se manter off pode ser até benéfico durante um período, mas assim que se achar pronto, espalhe sua música pelo mundo!

    FELIZ NATAL
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    A pergunta exige respostas tão relativas que o número de variáveis anula a possibilidade de uma solução.

    De qualquer se for para buscar um norte, os caras do Zeppelin se refugiavam, optavam por ficar isolados, até mesmo entre eles mesmos da banda para compor e jogar suas ideias, para enfim depois liquidificar tudo.

    Eu ( não sou Zeppelin, nem porra nenhuma ) prefiro ficar e tocar só, onde tenho minhas ideias então depois vou desatando em criatividade como um gato em um novelo de lã.

    alan.bassplayer
    Membro Novato
    # jan/16
    · votar


    É ruim ficar isolado tocar só para si?
    Sim

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # jan/16
    · votar


    Cara, separo essa tua dúvida em duas: uma é a questão de tocar com banda, outra é a questão de tocar em público. Porque já ensaiei com bandas que nunca chegaram a fazer show, e já toquei em bar sozinho, sem banda.

    Tocar com outros músicos é importante. Mesmo que você tenha um estúdio caseiro e consiga gravar todos os instrumentos sozinho, interagir com pessoas que tem um ritmo natural e um punhado de ideias que diferem das tuas faz você crescer como músico. Você aprende MUITA coisa tocando em banda que nunca aprenderia tocando sozinho.

    E tocar em público também é um aprendizado, mas como o pessoal falou, tem sua hora. Acho que tem que partir pra isso gradualmente quando se sentir pronto. Dependendo da cidade onde você mora, pode ter alguma rodinha de punks ou hippies pra você tocar violão junto e pegar a manha. Eu fazia isso e até me rendia uns trocados pra ônibus e pinga.

    Rachmaninoff
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Faço minhas as palavras do BrotherCrow. Tocar com outros músicos te leva a um outro nível. E tocar em público, para outras pessoas te ouvirem, traz mudanças comportamentais para o seu dia-a-dia, porque você fica mais autoconfiante, e isso afeta sua vida de forma muito positiva.

    Meu conselho: vá tocar com eles!

    AtalaBukas
    Membro Novato
    # jan/16
    · votar


    FELIZ NATAL
    De qualquer se for para buscar um norte, os caras do Zeppelin se refugiavam, optavam por ficar isolados, até mesmo entre eles mesmos da banda para compor e jogar suas ideias, para enfim depois liquidificar tudo.

    Mas isso só foi possível porque todos os membros da banda já trabalhavam com música antes. O propósito de se isolar de tempos em tempos, que acredito que é importante para qualquer artista, é a necessidade das ideias começarem a fluir naturalmente, ou, trocando em miúdos, uma pausa para respirar das loucuras da rotina.

    Respondendo à pergunta original do tópico: você precisa fazer muito das duas opções, tocar sozinho e tocar com as outras pessoas. Sozinho, você estuda, se aprimora tecnicamente; em conjunto, existe uma confluência de fatores para que a música aconteça da forma que todos desejam, então há um aprendizado mútuo. Eu diria que, sozinho, você trabalha pensando em uma meta. Em conjunto, você sabe exatamente em que ponto está. Mas você pode ser um violonista, que só se apresenta individualmente. Neste caso, sendo um solista, apresentar-se em público pode desenvolver essa capacidade, de certa forma.

    Paulovfcm
    Membro Novato
    # jan/16
    · votar


    Peter_MusicoIniciante

    Só é ruim se você sentir que está perdendo algo se ficar sozinho. Eu prefiro estudar e tocar sozinho, mas de vez em quando toco em grupo (que gosta de sertanejo raíz, inclusive), e é bem bacana também, pois como já disseram, você aprende sobre acompanhar o ritmo dos outros, além da interação social e etc. Abraço.

    Peter_MusicoIniciante
    Membro Novato
    # jan/16
    · votar


    Eu sinto muita vontade de tocar com outras pessoas, mas como sou novo onde moro, conheço poucos músicos, e as pessoas nem sabem que eu toco, se consigo tocar sozinho as músicas acho que eu conseguiria tocar em conjunto , acho legal essas rodinhas de música, os caras fazem tudo no improviso, saem cantando.

    Tenho amigos religiosos que aprenderam tocar mesmo na igreja, improvisando e tirarando tudo no ouvido.

    Acho legal rodinha de sertanejo antigo rs

    Peter_MusicoIniciante
    Membro Novato
    # jan/16
    · votar


    Obrigado pela atenção senhores! Amo esse fórum rs

    Ismah
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    BrotherCrow
    Dependendo da cidade onde você mora, pode ter alguma rodinha de punks ou hippies pra você tocar violão junto e pegar a manha.

    Mas pode ser de samba, de reggae, até terreiro dá pra aprender

    Eu fazia isso e até me rendia uns trocados pra ônibus e pinga.

    Bah e como isso vale... Gastava 10 pila no boteco por mês, ia 2~3 vezes por semana lá e voltava bêbado sempre. Foi o melhor tempo, da minha vida isso.

    Peter_MusicoIniciante
    acho legal essas rodinhas de música, os caras fazem tudo no improviso, saem cantando

    Nem sempre é no improviso, mesmo que eles não saibam conscientemente mas o inconsciente do ouvido deles sabe que estão em terças. E as demais vozes (que cantam, não que cantarolam junto), ficam em intervalos diferentes enriquecendo a harmonia.

    O pouco que sei de canto (ok a base teórica eu já tinha), aprendi cantando modão em boteco.

    Peppe9
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Resposta simples: faça o que tem vontade de fazer.

    Se um dia ver uma roda de músicos, peça pra tocar uma música com eles. Vai fazer amizades, pegar experiência, tocar o q gosta. Só benefícios.

    Abraço

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # jan/16
    · votar


    Ismah
    Mas pode ser de samba, de reggae, até terreiro dá pra aprender
    Haha, Largo da Ordem em Curitiba na minha época (fim dos anos 90/começo dos anos 2000) era mais punk e hippie mesmo. Muitos peruanos e bolivianos. Mas sim, qualquer estilo vale!
    E nosso esquema nem boteco era: a gente tocava sentado no chão e passava o chapéu. Somava a grana do chapéu com a das vendas de miçanga e usava pra comprar algum garrafão de vinho barato.

    nichendrix
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    É e não é, depende do que você quer.

    Eu não sou e nem vou ser músico profissional, logo pra mim ter algum projeto de banda, dupla e afins que me tome muito tempo é algo que não faz sentido. Logo em geral toco sozinho.

    Dito isto, não vou dizer que não há mérito em tocar com os outros, pelo contrário se evolui muito assim. Eu tenho muitos amigos que tocam tanto amadores quanto profissionais e tocar com eles me ensina muito, me força a ouvir os outros instrumentos e a responder a eles de formas que eu jamais pensaria tocando sozinho.

    No fim não tem pra onde, sozinho vc termina adquirindo manias e essas manias te limitam e uma forma de ser forçado a sair daquele padrão é tocar com os outros, responder ao que o outro faz.

    Jube
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    BrotherCrow
    Haha, Largo da Ordem em Curitiba na minha época (fim dos anos 90/começo dos anos 2000) era mais punk e hippie mesmo. Muitos peruanos e bolivianos. Mas sim, qualquer estilo vale!
    E nosso esquema nem boteco era: a gente tocava sentado no chão e passava o chapéu. Somava a grana do chapéu com a das vendas de miçanga e usava pra comprar algum garrafão de vinho barato.


    As boas e velhas miçangas no largo da ordem kkkkkkk

    Wade
    Membro Novato
    # jan/16
    · votar


    Se você quiser tocar sozinho, não.

    Se você não quiser tocar sozinho, é.

    Tecnicamente não tem diferença. Você aprende o que você quiser seja jameando/tocando em banda ou tocando sozinho no quarto e improvisando/jameando com vídeos no Youtube. O lugar não importa.

    renatocaster
    Moderador
    # jan/16
    · votar


    Ficar isolado e tocar sozinho



    Ismah
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    BrotherCrow

    Aqui a música regional é mais forte, até por ser interior...

    Peter_MusicoIniciante
    Membro Novato
    # jan/16
    · votar


    Obrigado novamente pelas dicas.

    nichendrix
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Wade
    Tecnicamente não tem diferença. Você aprende o que você quiser seja jameando/tocando em banda ou tocando sozinho no quarto e improvisando/jameando com vídeos no Youtube. O lugar não importa.

    Faz diferença sim, não pra aprender teoria, mas pra aprender a usá-la na música, outro músico responde, reage de formas que sozinho você não pensaria, o que obriga a explorar opções diferentes, porque todos temos nossos hábitos, vícios e preferências. Sozinho você consegue chegar no mesmo resultado, mas demandaria muito mais trabalho e auto-controle e auto-crítica.

    Ismah
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    nichendrix

    Mas JAMAIS sozinhos, seremos capazes de nos criticar, como um outro... Quem nunca achou que estava fazendo algo supimpa, e quando mostrou pro amigo, ouviu um "que merda cara"...?

    nichendrix
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Ismah
    É possível, mas é pra poucos.

    pianoid
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Ismah
    Mas JAMAIS sozinhos, seremos capazes de nos criticar

    cheio de formas de gravar hoje, dá pra gravar e depois ouvir e fazer a crítica necessária ao infeliz que gravou kkkkk

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ficar isolado e tocar sozinho é algo ruim?