Existe algum instrumento musical que vocês acham o som feio?

Autor Mensagem
Peter_MusicoIniciante
Membro Novato
# jan/16


Algum que vocês não gostam de escutar o timbre característico dele.

Acho que ninguém nunca fez essa pergunta, coloquei na busca e não encontrei nada.

Lelo Mig
Membro
# jan/16
· votar


Peter_MusicoIniciante

Não... alguns como Gaita de Foles, Cuíca, Tuba e etc, não gosto muito do timbre, mas no contexto de algumas obras, soam bonitos e são essenciais.

makumbator
Moderador
# jan/16 · Editado por: makumbator
· votar


Peter_MusicoIniciante

Não diria ruim ou sem uso (até porque pode-se usar o som feio com o propósito expressivo), mas acho um pouco irritante a hamônica de vidro (instrumento obscuro do séc XVIII e XIX, que tem como principal destaque ter música escrita por Mozart para ela).

https://www.youtube.com/watch?v=_XPfoFZYso8


Serrote musical também pode ser um pouco irritante (mas acho legal na maior parte do tempo, e já até pensei em tocar, uma vez que já uso arco do contrabaixo e só precisaria do serrote sem a parte cortante).

https://www.youtube.com/watch?v=2wt3BII89D8

PianoGlauco
Veterano
# jan/16
· votar


makumbator

Adorei o som da harmônica de vidro... Imagine numa trilha sonora de filme de suspense... Ducaralho!!!

Um timbre, na verdade uma família, que eu não curto é a dos metais... São quase sempre muito estridentes ao meu ouvido e incompatíveis com meu temperamento, embora sejam fundamentais em muitos casos, é claro...

FELIZ NATAL
Veterano
# jan/16
· votar


Lelo Mig
Cuíca

Também acho, mas como vc bem disse no contexto de uma canção pode soar bem.

Vide o trampo do brasileiro Airto Moreira com o Miles Davis na polemicona fase fusion

Adler3x3
Veterano
# jan/16
· votar


Instrumento real
Como já foi dito depende do contexto, um apito por exemplo pode ser irritante, mas bem encaixado numa música fica bom.
Mas já os instrumentos sujeitos a aplicação de efeitos podem ficar muito ruins, por erro na dosagem.

Instrumentos virtuais
Aqui é que existem muitos instrumentos ruins que na maioria dos casos não fazem jus ao instrumento real que tentam representar.
Ou a simples aplicação de efeitos de forma exagerada que em vez de melhorar o timbre, estraga.

cafe_com_leite
Veterano
# jan/16
· votar


Quando mais novo e rosqueiro, não gostava do som de teclado em geral e de metais. Hoje eu piro em qualquer música que tiver metais bem arranjados. Os teclados continuam soando cafona em certos momentos, mas em outros eu piro, tipo os do snarky puppys, Hiatus Kayote. Curto muito órgão que eu também não curtia.

Mas definitivamente o que mais me irrita são os teclados mesmo, principalmente aquela cafonagem dos anos 80, van hallen em Jump é o que vem na cabeça (não sei se é dos anos 80, má vá lá). Os timbres de guitarra shedderer também não me descem mais, aquele som estralado e agudo com drive no talo chega que dói os tímpanos.

alan.bassplayer
Membro Novato
# jan/16
· votar


Eu acho feio qualquer instrumento aplicado fora de contexto, rs

Tipo, o instrumento pode ter um timbre desagradável individualmente, mas agregar qualidade ao conjunto da obra, quando aplicado corretamente.
O contrário também é verdadeiro.

Wade
Membro Novato
# jan/16
· votar


Guitarra.

cafe_com_leite
Veterano
# jan/16
· votar


alan.bassplayer
instrumento pode ter um timbre desagradável



Fripp tinha um timbre estranhissimo e até feio. Mas veja só, é a cara do KC aquele som ardido.

Boa colocação.

daimon blackfire
Membro Novato
# jan/16
· votar


Acho que nem tem. Mas se for falar de instrumentos que gosto particularmente, acho o som do sitar uma coisa magnífica.

Evandro Meneses
Membro Novato
# jan/16
· votar


Esta pergunta não faz sentido... -.-

primeiro parte das opinioes de muitos...
segundo porque toda a gente está a contradizer-se dizendo que não gostam de tal, MAS.... em tal contexto...

Se alguém não gosta do som de instrumento, é porque NUNCA o ouviram no seu contexto certo... é a minha opinião...

Lelo Mig
Membro
# jan/16 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Evandro Meneses

"é porque NUNCA o ouviram no seu contexto certo"

Talvez não tenha entendido corretamente sua colocação, mas esta afirmação me pareceu extremamente formal, regrada, conservadora.

Qual seria o contexto certo?

Não se pode usar um bandoneon em um metal, por exemplo? Ou uma guitarra elétrica em um tango?

Existem regras que determinam qual o contexto certo para um instrumento ser utilizado?

alan.bassplayer
Membro Novato
# jan/16
· votar


Lelo Mig
Acho que o que o man quis dizer não foi em relação à gêneros musicais.
Penso que no caso o contexto certo seja uma aplicação coerente do instrumento, independente do que se esteja tocando. Você pode usar uma guitarra elétrica em um tango, desde que adeque o tocar da mesma ao contexto do tango.

Em resumo, penso que não existe instrumento ruim, mas sim instrumento mal tocado ou mal aplicado.

cafe_com_leite
Veterano
# jan/16
· votar


alan.bassplayer
Você pode usar uma guitarra elétrica em um tango, desde que adeque o tocar da mesma ao contexto do tango.


Com uma semi acústica e um timbre bem aveludado. Show.

Rachmaninoff
Veterano
# jan/16
· votar


Peter_MusicoIniciante
Algum que vocês não gostam de escutar o timbre característico dele.

O octobasse.

makumbator
Moderador
# jan/16 · Editado por: makumbator
· votar


cafe_com_leite

Com uma semi acústica e um timbre bem aveludado. Show.


Aliás, guitarra elétrica FAZ parte do instrumental de quase todos os grupos de nuevo tango (o instrumento faz parte do estilo, acompanhando e complementando o piano e eventualmente até fazendo alguma firula no primeiro plano).

Evandro Meneses
segundo porque toda a gente está a contradizer-se dizendo que não gostam de tal, MAS.... em tal contexto...

Se alguém não gosta do som de instrumento, é porque NUNCA o ouviram no seu contexto certo... é a minha opinião...


Não concordo. Pelo menos eu penso que é possível achar o som de um instrumento feio mas ao mesmo tempo vê-lo como peça importante em determinado arranjo (ou seja, em determinado contexto). Mas o som continua feio, a diferença é que esse som feio em particular é o que o arranjo precisa naquele momento.

Por exemplo, não acho o som da viela de roda (hurdy gut) bonito (principalmente em solo):

https://www.youtube.com/watch?v=entj87RKadM

No entanto, em geral gosto muito de sua presença em determinadas peças orquestrais (principalmente francesas) do séc XVII e até inicio do XVIII, pois dá uma cor totalmente diferente ao contínuo.

Evandro Meneses
Membro Novato
# jan/16
· votar


Lelo Mig

Não existe contexto certo... eu apenas dei aquela opinião porque muitas pessoas veem um video ou vão a um concerto onde o músico toca mal para caramba e só por isso dizem que tem um som feio... já me aconteceu eu dizer que um instrumento tinha um som feio... mas isso foi porque o ouvi mal tocado... depois de ter ouvido o mesmo instrumento tocado por alguém que sabia e muito, fiquei boquiaberto... pensando "como é possivel?" ;)

alan.bassplayer
Em resumo, penso que não existe instrumento ruim, mas sim instrumento mal tocado ou mal aplicado.

É isso!

makumbator

Gostos não se discutem... eu continuo a achar que não existe um instrumento com som feio... apenas penso que quando pensamos isso é porque foi mal aplicado no caso...
Já agora... kkkkk



makumbator
Moderador
# jan/16 · Editado por: makumbator
· votar


Evandro Meneses
Gostos não se discutem

Mas isso que a gente está fazendo aqui...hahah!

Tomando como exemplo o seu vídeo, eu não gosto do som da viela (principalmente no começo, em que ela está sozinha). Acho feio mesmo. Depois quando todos estão tocando ela se encaixa melhor (mas ainda acho feio). Entretanto, o mesmo instrumento no meio de contínuo de uma orquestra grande (com base de cravo, tiorba, alaúde, violones, gambas e violone grosso) me agrada bastante, e sinto falta quando é uma execução da mesma peça sem ela (ainda mais se for música francesa orquestral do fim do séc XVII)..

Mas, mesmo assim, pensando isoladamente ainda acho o timbre feio.

cafe_com_leite
Veterano
# jan/16
· votar


makumbator
Aliás, guitarra elétrica FAZ parte do instrumental de quase todos os grupos de nuevo tango


Acho o timbre da guitarra jazz um dos mais gostosos de ouvir. Aquele timbre gordo e aveludado.

PianoGlauco
Veterano
# jan/16
· votar


makumbator

Já que você foi para esse sensacional período musical, deixo aqui uma sugestão de rádio online:

http://www.classicalradio.com/renaissanceperiod
http://www.classicalradio.com/medievalperiod

Iversonfr
Veterano
# jan/16
· votar


Não consigo gostar de oboé. Pra mim aquilo soa como uma cornetinha afinada, não me desce o timbre dele. No contexto de uma peça é outra história, estou falando do instrumento sozinho como entendi que o tópico propôs.

Insufferable Bear
Membro
# jan/16 · Editado por: Insufferable Bear
· votar


órgão de tubos
não importa o contexto, soaria melhor se fosse outra coisa

nichendrix
Veterano
# jan/16
· votar


Insufferable Bear
Caralho, eu já acho o som deles fodástico em qualquer contexto e é um dos motivos de eu sempre visitar igrejas velhas de Minas e de São Paulo e de vez por outra ir no Mosteiro de São Bento assistir a missa dos monges.

cafe_com_leite
Veterano
# jan/16
· votar


Tem aquele instrumento que usavam muito no período clássico. Esqueci o nome, é um que é muito usado pra músicas de Bach. É um que a dinâmica é bem semelhante a de um piano, mas tem um timbre bem mais estridente.
Acho horrível, em qualquer contexto possível.

entamoeba
Membro Novato
# jan/16
· votar


cafe_com_leite
Tem aquele instrumento que usavam muito no período clássico. Esqueci o nome, é um que é muito usado pra músicas de Bach. É um que a dinâmica é bem semelhante a de um piano, mas tem um timbre bem mais estridente.
Acho horrível, em qualquer contexto possível.


Cravo? Acho o timbre dele mais interessante do que o do piano (que costuma ser bem chato).

entamoeba
Membro Novato
# jan/16 · Editado por: entamoeba
· votar


O violão é um instrumento vulgar demais. Tem gente que faz coisas incríveis com o violão, mas aquele violão que se ouve por toda a parte, o "rasqueado", a "batida" ugh!

Guitarra, com a palhetada muito viva (quando você escuta mais a palheta passando na corda do que a nota tocada) ou com um timbre muito "miado" também é enjoado!

E piano, em músicas do tipo "Ivan Lins", é detestável!

E não tem como não falar da voz! Talvez o aparelho fonador seja o campeão na sua capacidade de produzir sons feios. Tem voz que é insuportável!

alan.bassplayer
Membro Novato
# jan/16
· votar


O violão é um instrumento vulgar demais. Tem gente que faz coisas incríveis com o violão, mas aquele violão que se ouve por toda a parte, o "rasqueado", a "batida" ugh!

Guitarra, com a palhetada muito viva (quando você escuta mais a palheta passando na corda do que a nota tocada) ou com um timbre muito "miado" também é enjoado!

E piano, em músicas do tipo "Ivan Lins", é detestável!



Exatamente como eu disse, não são instrumentos feios, mas sim mal tocados ou mal aplicados.

Jube
Veterano
# jan/16
· votar


Como gosto de compor, gosto de todos os barulhos, já usei até sapateado como percussão e fico um pouco impressionado com as opiniões não gostando de cravo, piano, violão, teclados, gaita de fole.
Acho que deveriam ser enforcados na clave de sol.

entamoeba
Membro Novato
# jan/16
· votar


alan.bassplayer

Sim, mas a pergunta não precisa ser respondida à risca! Podemos explorar o assunto, respondendo da maneira que acharmos mais adequada. Há sons que estão presentes na cultura, que fazem parte do nosso cotidiano e nos "infernizam"!

O canto da araponga é uma coisa horrível, por exemplo! Quem já morou perto de uma sabe do que eu estou falando. Mas não é impossível gravá-lo e fazer uma montagem em que ele se encaixe perfeitamente.

Desse ponto de vista, não há som intrinsecamente ruim.

Mas há sons que irritam, feitos por instrumentos projetados para fazer música, e que estão presentes na nossa paisagem sonora! Dizer que o som de um instrumento é ruim não é negar que ele também possa produzir sons bons (se devidamente contextualizado).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Existe algum instrumento musical que vocês acham o som feio?