O que faz uma música/cantor/banda se tornar um clássico?

Autor Mensagem
Drinho
Veterano
# jan/16 · Editado por: Drinho
· votar



Discordo que o motivo seja esse. É meio notório que o que deu uma revirada
no mercado fonográfico foi o MP3 e depois dele o streaming.


o mp3 só quebrou gravadora e descapitalizou artista, não é disto que eu estou falando, estou falando de se manter em evidencia gratuitamente (via mp3) ou nao.....
o mp3 até tem um pé ai, direta ou indiretamente.....
a grande questão é que tem muito artista para pouco publico e muitos canais de comunicação o que torna dificílimo o surgimento de um novo classico como Elvis Presley em tempos atuais..... como é o proposto pelo topico...

as atenções estão direcionadas hojé para milhoes de lugares diferentes....
O Rick Bonadio depois que lançou o mamonas como sucesso absoluto disse que era pago pelas gravadoras para ter bola de cristal......
Imagina hoje que todo mundo via youtube tem o "programa do gugu" para aparecer.....

Qualidade técnica? O que interessa em arte é qualidade artística! Qualidade técnica é para bitolados.

Sim, ninguém disse o contrário.....

cafe_com_leite
Veterano
# jan/16
· votar


Ismah
Simplesmente porque gostaram mais do outro.



Gentle giant foi criado pra ser estranho, pra ser indigesto, uma perspectiva diferente. Enquanto que led zeppelin bebeu do blues, da música européia, coisas que já eram conhecidas dos ouvidos de um pessoa normal.

Julia Hardy
Veterano
# jan/16
· votar


Nem tanto. O primeiro álbum do Gentle Giant(que eu gosto bastante) é razoavelmente similar ao que se fazia na época. É o mais roquento pra ser mais exato.

cafe_com_leite
Veterano
# jan/16
· votar


Julia Hardy
Mainstream continua mainstream e o underground continua underground.

Existe pra quem tá fazendo a parada. Para o ouvinte o caminho de transição de um mundo ao outro praticamente inexiste.

cafe_com_leite
Veterano
# jan/16
· votar


Julia Hardy
Nem tanto. O primeiro álbum do Gentle Giant(que eu gosto bastante) é razoavelmente similar ao que se fazia na época. É o mais roquento pra ser mais exato.



Mas já tinha umas loucuras já, tipo alucard. Ali foi o ponto de partida onde eles ainda estavam na sombra de yes e king crimson.

Ismah
Veterano
# jan/16
· votar


cafe_com_leite

Não tente diluir o que eu disse, compreendeste perfeitamente.
Led, Pink, e CCR também era novidade, com ideias malucas para a época.
Ambos poderiam ter caído no gosto da galera.

cafe_com_leite
Veterano
# jan/16
· votar


Ismah

Eu vou ter que postar musicas pra exemplificar mesmo? Gentle giant até quando queria soar pop era estranho. Tem uma música começa bem folk, linhas vocais lindissimas com uns solinhos e riffs maneiros, daí do nada entra um solo interminável de bateria, esqueci o nome da canção. Uma música que facilmente poderia ser um hit do rock, mas que os caras escolheram despirocar.

Lelo Mig
Membro
# jan/16 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Ismah
cafe_com_leite


Amigos, sem querer bancar o chato, mas já sendo.... o cafe_com_leite têm razão, e é necessário analisar muitas coisas da própria história da banda, além da música.

Já começa pela postura inicial da banda....O Led Zeppelin quis (nenhum problema nisso) ser a maior banda de rock do mundo em termos de sucesso e, por um tempo, até pode se dizer que conseguiu.

O Gentle Giant, segundo o próprio Derek Shulman "enquanto muitas bandas corriam atrás do sucesso, nós queríamos prestígio"...

Sucesso e prestígio são ambições diferentes....O Gentle Giant nunca compôs, nem tentou, um Hit sequer.

cafe_com_leite
Veterano
# jan/16 · Editado por: cafe_com_leite
· votar


Lelo Mig
O Gentle Giant nunca compôs, nem tentou, um Hit sequer.



Ah, acho que teve, principalmente depois do in interview. A música The power and glory ainda nos "anos dourados" do GG foi uma tentativa mais comercia,l como um dos membros disse umas décadas depois comentando a propria discografia.

Ismah
Veterano
# jan/16
· votar


cafe_com_leite

E daí? Esse conceito doido poderia ter sido sucesso, caso tivesse caído no gosto da galera. Pra quem escutava country (o rock fora "banido" dos EUA tempos atrás, e o blues "esquecido"), qualquer coisa fora disso era diferente... Começaram as viagens no LSD e maconha que os rastas trouxeram para lá, junto com o Dub, e começa a era hippie.

cafe_com_leite
Veterano
# jan/16
· votar


Ismah
daí? Esse conceito doido poderia ter sido sucesso,


Ah sim. Até consigo imaginar minha mãe ouvindo um solo de bateria de 3 min enquanto faz o jantar. Daí emendava num dodecafonismo e depois um sample de copos quebrando. Perfeitamente possível... Não fode véi '_'

Ismah
Veterano
# jan/16
· votar


Lelo Mig

Não estou levando para o que quiseram, o que não quiseram para si. To dizendo que A foi apreciado majoritariamente, e se tornou sucesso. B não.

Se avançar no tempo, Queen quando compôs a Bohemiam Rapsody não pensou em criar um hit. Apenas foi (mais) uma música da banda que caiu no gosto.

As outras eram bem compostas, tinham bons músicos em cima?
Evidente que sim, mas não vingou. Simples.

cafe_com_leite
Veterano
# jan/16
· votar


Ismah
Bohemiam Rapsody


Essa aí foi um ponto fora da curva. Quantas músicas estranhas como essa fizeram tamanho sucesso? Me diga 2 além dessa.

Ismah
Veterano
# jan/16
· votar


Another Brick in the wall, Lazy... Qualquer uma do Jean Michel Jarre (rendez vous por exemplo)...

Tem N músicas retas como uma tábua, que fizeram sucesso no meio dos progessivos...

cafe_com_leite
Veterano
# jan/16
· votar


Ismah
Another Brick in the wall, Lazy


Essa é uma música normal quanto a estrutura. Tem uma pegada meio funky que estava em ascensão na época, melodias fortes e repetitivas (o que ajuda a fixar na cabeça das pessoas).

JJJ
Veterano
# jan/16 · Editado por: JJJ
· votar


Lelo Mig
O Gentle Giant, segundo o próprio Derek Shulman "enquanto muitas bandas corriam atrás do sucesso, nós queríamos prestígio"...
Sucesso e prestígio são ambições diferentes....O Gentle Giant nunca compôs, nem tentou, um Hit sequer.


É isso aí. Vejo algumas semelhanças com o Rush (não no estilo, mas na forma de expressar a arte)

cafe_com_leite
Quantas músicas estranhas como essa fizeram tamanho sucesso?

Outra do Queen é "We Will Rock You". Curta, sem estrutura definida, quase sem harmonia... totalmente diferente do "normal".

Me veio em mente também "Money", do Pink Floyd. É cheia de estranhezas, barulhos, mudança de compasso...

"Shine on You Crazy Diamond", com suas quinhentas partes e "viajandona" total, é super conhecida. Pink Floyd foi pródigo em fazer maluquices que deram certo comercialmente.

Outra que me surgiu aqui é um dos maiores sucessos do rock. Uma música muito grande (para os padrões normais de rock de 3 minutos), com mudanças de tempo acentuadas, com solo grande, além de variar de um começo singelo para uma porrada no fim... alguém adivinha?

Ou seja: pra fazer sucesso (entrando no tema do tópico), não adianta fazer uma baladinha safada, grudenta, previsível e de 3 minutos de duração. Inúmeras dessas não fizeram sucesso nenhum. Não é essa a "fórmula" (se é que existe uma fórmula).

Drinho
Veterano
# jan/16 · Editado por: Drinho
· votar


pra fazer sucesso (entrando no tema do tópico), não adianta fazer uma baladinha safada, grudenta, previsível e de 3 minutos de duração. Inúmeras dessas não fizeram sucesso nenhum. Não é essa a "fórmula" (se é que existe uma fórmula).

falar de formula nos leva a crer que existe um passo a passo... e isso nao tem mesmo.....

mas eu creio que existem algumas regras a serem seguidas que no minimo aumentam suas chances.....

uma musica grudenta e planejada eu até vejo como uma boa ideia possivel, mas enquanto não chegar em ninguém não quer dizer nada....
mas o conteudo tem que ser interessante para o momento, porque o mundo hoje é feito de momentos muito curtos (tem uma questão de timexcriatividade)

mas eu se fosse pensar em um caminho para fazer sucesso dentro do meu mundo de crenças e valores verdadeiros ou tentando chegar o mais proximo disso possivel pensaria no seguinte (que creio que seja o que todo mundo faz)...

Um single sem vergonha, maldito, chiclete, que é o que a massa lazarenta vai lembrar (nao importa o estilo).....
O resto do cd algo coerente com minha ideologia (pra nao dizer que sou tao desonesto assim)
Performance de banda o mais perfeita possível (nao acredito que isso seja uma lei, vejo grandes bandas tocando e fico pensando o que esse sujeito tá fazendo em cima desse palco, mas para mim é, mandar o som claro, isso entretém e eu acho legal)
Identidade visual da banda, forte e marcante, pode ser simples mas tem que ser o cara a ser lembrado, o cara interessante.......
e o mais importante de tudo...

Um bom investidor, para bancar as midias (musicas e clipes que não gerarão receitas) e todos os canais de comunicação possíveis para que o conteudo chegue nas pessoas e você passe a se tornar relevante em tv, radio e internet, só assim imagino contratantes ligando para pagar milhares de reais de cache....

Se não tudo o que foi falado ficará no seu bairro com certeza QUASE que absoluta, eu sou só não vou dizer total certeza porque sempre tem um rabudo que ganha na mega-sena.....

e mesmo assim, fazendo tudo isso, você apenas aumentou suas chances, nem de longe está garantido como sucesso.....
você pode tentar enfiar sua musica na cabeça das pessoas e elas nao se interessarem, as chances disso são enormes também......

agora, montar uma banda underground vou lhe ser sincero.... não vai passar perto nem do velhas virgens que conseguiram um milagre na minha opinião.....

eu to numa banda os caras falam .... ah vamo tocar em bar pra divulgar, vamo toca nao sei aonde.... eu faço porque para mim é uma diversão.... mas eu vejo os caras falando e dou risada por dentro... quanta inocência.....

e olha que a banda é legal mesmo......

as musicas sao legais, tem conteudo verdadeiro e conseguem ser comerciais ao mesmo tempo (nao sei se é o melhor momento pra elas, provavelmente nao), a banda tem uma cara legal, tem estilo, toca direito é carismática o unico sem graça da banda sou eu porque presto muita atenção no que estou tocando, então minha interação com as pessoas acaba sendo menor em apenas alguns momentos, mas acho que isso deu um efeito de contraste legal.......

mas sem investidor meu amigo.... no way, vai ficar no bar tocando pra 100 nego o resto da vida.....

o que se precisa é parar de pensar com paixonite e ser racional....
arte pela arte é lindo, eu amo isso, é genuíno, é genial......

sem o business fica no anonimato....

as pessoas nao querem te ouvir.... ponha isso na sua cabeça... nao distribua demos em botecos, o alcance do youtube é infinitamente maior e a chance de fracasso é a mesma.....

eu respeito muito o musico de bar, queira ou nao eu sou um deles....
mas na boa, tem burrice maior do que arriscar 10 mil em equipamento pra levar 100, 200 conto naquela noite? A unica coisa que justifica isso é amor ao que faz, não ha racionalidade nenhuma nisso..........

Seja foda, produza um material foda e coloque muito dinheiro, e se precisar ser mentiroso pelo menos em uma ou duas musicas seja mentiroso.... amor a arte nao paga conta, alguem precisa pagar por ela.....

cafe_com_leite
Veterano
# jan/16
· votar


JJJ

Coloque todas essas músicas que você falou mais quaisquer outras que você possa lembrar e equipare com os tipos de música que estouraram desde quando começaram a vender música com discos.

Excessões.


E sobre o assunto pink floyd, led zeppelin e gentle giant: Pink Floyd é easy listen comparado a gentle giant. Isso não quer dizer nada, mas não me venham com essa conversa de que Gentle Giant e bandas do tipo poderiam fazer tanto sucesso quanto led zeppelin e pink Floyd porque isso simplesmente não condiz com a realidade, só mostra total desconhecimento seus acerca da discografia do GG.

cafe_com_leite
Veterano
# jan/16
· votar


JJJ
Outra do Queen é "We Will Rock You


Ahuahuahua
Tu só pode tá de sacanagem

Ismah
Veterano
# jan/16
· votar


JJJ

Esquece o cafe_com_leite tá convencido de que isso é excessões, e nenhuma outra maluquice seria capaz de ter dado certo comercialmente.

Lelo Mig
Membro
# jan/16
· votar


Ismah
cafe_com_leite
JJJ

Amigos...muita calma nesta hora!

Todos estes "sucessos" que vocês estão citando não são como hoje...

Bohemian Rhapsody, Money, e etc...caras isso só tocava em Rádio Rock, que na época eram duas ou três.

Não aparecia no Fantástico, nem na TV, exceção a um ou outro programa de Rock televisivo.

Só "rockeiro" conhecia estas músicas e bandas.... este SUCESSO de Queen, Pink Floyd e etc, fora do público rockeiro, foi sucesso acumulado ao longo de décadas,não foram sucessos imediatos.

Bohemian Rhapsody, por exemplo, foi sucesso imediato, mas entre o público Rock´n´roll... se você perguntasse a sua amiga da escola ou vizinha se ela conhecia Queen, a chance de ela dizer "nunca ouvi falar" era muito grande.

O rock, tinha um mecanismo de sucesso próprio, segmentado, fechado em seu "gheto"... Não era como um "Justin Bibier ou Rihana".... e não digo isso no sentido crítico a estes artistas Pop, apenas para dizer, que era diferente.

cafe_com_leite
Veterano
# jan/16
· votar


Lelo Mig


Seu comentário foi bem pertinente. Ninguém que eu conheço que não seja um estudioso da música ou rockeiro conhece shine your crazy diamond e money. Alguns poucos conhecem bohemian rapsody, mas é mais pela fama do queen e do Mercury do qualquer coisa.

Essas músicas foram sucesso sim, mas não do jeito que estão querendo sugerir.



Agora, acham mesmo que uma banda assim:
(Essa é uma música até normalzinha deles)



Poderia ter a mesma aceitação que essa?:






Por favor…

Lelo Mig
Membro
# jan/16 · Editado por: Lelo Mig
· votar


cafe_com_leite

In A Glass House.......ahhh....uma pérola, uma jóia, a "monalisa" de minha coleção e uma história à parte... ......bastante interessante, para quem não sabe:

In A Glass House é o primeiro álbum sem Phil Shulman. Foi rejeitado pela Columbia Records (Sony Music), por ser excessivamente anti comercial e o Gentle acabou ficando com os direitos sobre a master original, assim lançaram o álbum de forma independente, com uma tiragem bastante pequena.

Durante décadas este álbum foi muito raro, sendo disputado à tapas e muito dinheiro pelos fãs de GG mundo afora.

Somente em 2005 foi reeditado oficialmente por Derek Shulman e relançado remasterizado.

Entre 1973, (excluindo a tiragem oficial) e 2005, 32 anos, tudo que foi colocado no mercado, vinis, cds, k7s, são piratas.

cafe_com_leite
Veterano
# jan/16
· votar


Lelo Mig

Gosto bastante dessa música. Tem aquela parte que entra um clarinete parece, pqp, de pirar

JJJ
Veterano
# jan/16
· votar


Drinho
eu to numa banda os caras falam .... ah vamo tocar em bar pra divulgar, vamo toca nao sei aonde.... eu faço porque para mim é uma diversão.... mas eu vejo os caras falando e dou risada por dentro... quanta inocência.....

Já senti isso algumas vezes...

cafe_com_leite
Pink Floyd é easy listen comparado a gentle giant. Isso não quer dizer nada, mas não me venham com essa conversa de que Gentle Giant e bandas do tipo poderiam fazer tanto sucesso quanto led zeppelin e pink Floyd porque isso simplesmente não condiz com a realidade, só mostra total desconhecimento seus acerca da discografia do GG.

Eu concordo. Mas o que eu disse é que não é impossível fazer sucesso com fórmulas não-convencionais... E citei exemplos.
E, sim, "We Will Rock You" não é nem um pouco convencional...

Lelo Mig

Concordo.

cafe_com_leite
Poderia ter a mesma aceitação que essa?:

Pô, "Wish You Were Here" é uma balada mela-cueca mesmo. Mas é a ÚNICA assim desse disco, né? Pegou pesado... kkkkkkkkk

cafe_com_leite
Veterano
# jan/16
· votar


JJJ
Pô, "Wish You Were Here" é uma balada mela-cueca mesmo. Mas é a ÚNICA assim desse disco, né? Pegou pesado... kkkkkkkkk



Mas é a mais famosa do disco, certo? É disso que estamos falando, fama.

rcorts
Veterano
# jan/16
· votar


cafe_com_leite
Ismah
Bohemiam Rapsody


Essa aí foi um ponto fora da curva. Quantas músicas estranhas como essa fizeram tamanho sucesso? Me diga 2 além dessa.


Sei lá. Não acho Bohemian Rapsody tão difícil de assimilar assim. Se parar pra pensar essa canção tem momentos bem fáceis de digerir, com uma linha melódica melancólica nos versos principais, porém de fáceis resoluções harmônicas. O único diferencial é que tem suas quebras levando pra quase que uma ópera tradicional, mesmo assim com uma vocalização que transita entre o canto popular e o lírico, e mesmo assim está mais para o primeiro do que para o segundo.

Assistam no youtube o video do bêbado canadense cantando Bohemian Rapsody no carro de polícia após ter sido preso. Bem fácil de gravar na cabeça. É hilário.

Ismah
rcorts

Algumas tem respostas...


Sim, mas nenhuma tem uma resposta pronta e universal do tipo miojito de 3 min. A mais banal: tem mulher que abre as pernas pra presidiários sem 1 tostão no bolso (detalhe: após conhecê-los já reclusos).

Sacou a ideia geral? não tem receita de bolo. Quanto aos videos que você linkou nas outras perguntas: confesso que não vi (pré-julgamento), mas dá preguiça essas filosofias de youtube. Com mais tempo eu vejo, posso até estar enganado.

JJJ
Outra do Queen é "We Will Rock You". Curta, sem estrutura definida, quase sem harmonia... totalmente diferente do "normal".

Para né pessoal! kkkkkkk.

Tu tu tá, tu tu tá. Levada rítmica extremamente simples, flertando com o tribal. Vocal forte e direto. Harmonia simples e riff marcante. Não tem muita coisa difícil de assimilar por aqui.

Me veio em mente também "Money", do Pink Floyd. É cheia de estranhezas, barulhos, mudança de compasso...

Tá, essa até que vai. Por exemplo, das primeiras vezes que ouvi The Wall de cabo a rabo algumas canções me soaram meio esquisitas, mas nada que umas duas audições não "colocasse no lugar". Quando ouvi Money pela primeira vez a sensação não foi diferente.

"Shine on You Crazy Diamond", com suas quinhentas partes e "viajandona" total, é super conhecida. Pink Floyd foi pródigo em fazer maluquices que deram certo comercialmente.

Tá, essa realmente foge um pouquinho dos padrões. Notas longas, intro grande, climão de suspense. Mas arrisco a dizer que é super conhecida entre fãs de rock, diferente de Another Brick in The Wall que qualquer Zé na esquina (perdão tio Zé) conhece.

Uma coisa bem óbvia em comum entre todas estas canções: todas apresentaram ideias originais. No entanto só isso não explica o porquê de terem se tornado clássicos.

Atualmente tem muita coisa que eu consideraria com um bom grau de originalidade e que nem de longe prometem se tornar grandes clássicos. O que dizer?

rcorts
Veterano
# jan/16
· votar


Drinho
mas eu se fosse pensar em um caminho para fazer sucesso dentro do meu mundo de crenças e valores verdadeiros ou tentando chegar o mais proximo disso possivel pensaria no seguinte (que creio que seja o que todo mundo faz)...

Sim, essa é uma quase receita de bolo que por vezes dá certo, mas tem muito nego que sai com o bolo queimado se passar 10 segundos a mais no forno, ou se naquela hora o bolo era de fubá e a galera queria um bolo de laranja.

Como você disse, aumenta demais as chances, mas mesmo assim não é segredo de sucesso, muito menos de longevidade, o que na minha opinião é um forte componente na criação de clássicos.

Por exemplo, porque o Fusca é um clássico? não é um hot rod, não é um muscle car, não foi carro de presidente, mas qualquer cidade brasileira (assim como nos EUA e alguns países da Europa), pode procurar que tem pelo menos 1 Fusca.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que faz uma música/cantor/banda se tornar um clássico?