Qual vem primeiro? Letra ou melodia?

    Autor Mensagem
    leosoccol
    Membro Novato
    # nov/15


    Olá galera ? Essas musicas sertanejas que estouram, ou seja, que fazem sucesso , qual são feitas primeiro , a letra ou a melodia ?

    E tem alguma regra para se fazer ? Qual se deve fazer primeiro ou não tem nada disso?

    Aguardo uma resposta

    Evandro Meneses
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    leosoccol

    Vejo que esta pergunta é muito frequente aqui. Vou achá-la sempre muito noob. Mas dou a resposta amigo...

    Um bom compositor é capaz de musicar uma letra.
    Um bom poeta é capaz de colocar uma letra numa música.
    E ainda existe aquele que faz tudo junto...

    Não há o certo nem o errado. Todas as opções são válidas. Desde que a métrica fique nos tempos certos da música.
    Quem manda é a sua inspiração. Se a sua inspiração fez com que pensasse numa letra, então coloque a melodia. Se a sua inspiração fez com que pensasse numa melodia, então coloque uma letra...
    Não é tão óbvio? eheheheh... Deixem-se dessa pergunta noob... ahahahah

    Um grande abraço, e boas composições... ;)

    Ismah
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Música vem primeiro! Letra sem melodia é apenas (não diminuindo) uma poesia. Simples.

    Casper
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Caro leosoccol:

    Acredito que a letra tem peso maior,
    pensando no consumidor desse tipo
    de música. Por isso deve ser a
    primeira coisa a ser feita. Depois é colocar
    alguma coisa no fundo, que ninguém prestará
    atenção mesmo.

    JJJ
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Pra mim, depende do autor. E vale pra qualquer estilo.

    Wade
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    Pra mim é tão óbvia a subjetividade inerente a essa pergunta. Tanto faz a ordem, desde que no final se tenha uma letra musicada, que pode nascer dos dois métodos (letra primeiro ou música primeiro).

    Vai depender da inspiração do autor/compositor, da vontade dele, disposição ou até mesmo do querer ("vou fazer musica primeiro, depois faço letra", ou vice-versa).

    No caso específico do Sertanejo Universitário, acho que posso dizer com folga e sem medo que na grande maioria dos casos, a melodia vem primeiro. Simplesmente pelo fato de que essas músicas são praticamente idênticas harmonicamente e melodicamente. O que muda é justamente a letra, tom e arranjos. Mas o grosso, se parar pra analisar intervalos, é a mesma coisa. A mesma fórmula. Tanto que para mim, que não sou fã do estilo e não acompanho de perto, quando ouço uma introdução ou estrofe, eu acho que já sei que música é, qual vai ser o refrão: "ah, é aquela famosa lá". Quando entra o refrão, não é. Já é outra. Uma nova. Que se trocasse a letra virava a antiga.

    FELIZ NATAL
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    sei la, pelos topicos que estao sendo abertos das duas uma: ou o M&G tem mais trolls que o OT ou tem um veterano fazendo varios MULTIS pra tocar isso pra frente

    Evandro Meneses
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    Ismah
    Não caro amigo... não penses assim! Se todos os letristas de hoje morressem, como é que fazias??? Eles deixaram folhas cheias de poemas... a única opção que tens é musicar aqueles poemas... ;)

    Casper
    É precisamente o contrário do que o caro Ismah disse. No entando acho que a música dá também MUITO impacto á letra... Por exemplo um hino! Normalmente todos os hinos teem aquela letra de patriotismo e amor á pátria, guerreira... Será que seria ótimo eu fazer uma canção de embalar com uma letra de um hino? kkkkk... claro que não... a música é que dá aquele impacto, e que força ainda mais o que a letra quer transmitir...
    Mas tem toda a razão... a letra é aquilo mais tem valor... porque é muito mais fácil transmitir sentimentos a partir de palavras do que a partir de sons... ;)

    Wade
    Pra mim é tão óbvia a subjetividade inerente a essa pergunta. Tanto faz a ordem, desde que no final se tenha uma letra musicada, que pode nascer dos dois métodos (letra primeiro ou música primeiro).

    Tá tudo dito!!! Foi a conclusão daquilo que estou a tentar vos transmitir...
    Muito bem, Wade

    Um forte abraço a todos vocês... ;)

    Casper
    Veterano
    # nov/15 · Editado por: Casper
    · votar


    Caro Evandro Meneses:

    Eu considero no gênero discutido a letra de
    suma importância. Na maioria dos gêneros musicais
    que eu ouço normalmente, a letra está ausente ou
    tem um papel secundário.

    Ismah
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Evandro Meneses

    Mantenho minha palavra. Poema com melodia é música, palavras ordenadas no papel, são apenas um poema. De todos os compositores que conheço, eles compõe letra com melodia já.

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/15
    · votar


    1- A ordem dos fatores não altera o produto.

    2- Poesia é uma coisa letra de música outra. (ainda que um poema possa ser musicado).

    Casper
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Caro Lelo Mig:

    O que separa um poema de uma letra de música,
    exatamente? tenho impressão que não existe um limite claro.

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Lembro que os atuais estilos musicais em voga são canções, são baseados em canções ou evoluíram disto.
    Desta forma a letra é importante.
    Mas o descaso com a letra é por incompetência mesmo.
    A letra e a melodia em canções podem vir juntas, isto é ao mesmo tempo, num simples cantarolar, ou com uma boa base de violão.

    f14gomes
    Membro
    # nov/15
    · votar


    Ismah

    Posta aquele vídeo do cara que analisa as letras dessas músicas aqui.

    Depois daquela música, onde o cidadão (que está cantando) diz que está chutando lata na rua e então tropeça na mulher na calçada e depois vai parar na lua, eu tenho certeza e eles criam a melodia e depois escrevem qualquer coisa, mesmo que sem sentido algum, desde que encaixe naquele tempo.

    Mas não é exclusividade desse estilo não, tem os "ximbalauês" da vida por todo lado...

    Evandro Meneses
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    Casper
    Ahhhh... claro.. tal como vc disse no gênero discutido ... aí sim... concordo plenamente... :)


    Ismah
    Acredito... e fazem bem... :)

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/15 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Casper

    "O que separa um poema de uma letra de música,
    exatamente? tenho impressão que não existe um limite claro."


    Um poema, é uma obra literária. É um texto literário. A forma escrita é sua principal característica e objeto. Contudo, a grande maioria dos poemas têm ou intenciona uma sonoridade e um ritmo em sua estrutura quando lidos e/ou interpretados e isto independe de qualquer fator externo.

    A maioria das letras de música, bem diferente dos poemas, são comandadas pelo fator externo, a melodia, o ritmo e a harmônia da música em questão. Suas pausas e acentos não são "comandados" pela gramática como num poema.

    É claro que existem letras, em que a métrica de sua poesia, e mesmo o sentido, existem e independe da música. Como disse antes, poemas musicados.

    Mas, não é a realidade da maioria das letras que ouvimos diariamente, que são uma grande bosta, sem profundidade literária alguma, e que ausentes da música não fazem sentido algum. Nem sentido literário nem lógico!

    Infelizmente a maioria dos compositores atuais são seres comuns deploráveis, incapazes de somar dois mais dois ou juntar "lé com cré"... nem letristas são... promove-los a poetas seria uma heresia imensa.

    Evandro Meneses
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    Lelo Mig

    Eu acho que o problema de boas músicas não terem boas letras é a teimosia dos compositores...
    Um pedreiro quando constrói uma casa, não é ele que faz as portas, nem a instalação eléctrica, nem a canalização... porquê? Porque pedreiro é pedreiro, e não carpinteiro, nem electricista, nem canalizador... cada um faz o seu trabalho... E acho que se o compositor fizesse a música e o poeta a letra, acho que haveria mas músicas com música e letra boas. É simples. Cada um faz o seu trabalho... :)

    Thiago Livgren que toca mais ou menos
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    Evandro Meneses
    E acho que se o compositor fizesse a música e o poeta a letra, acho que haveria mas músicas com música e letra boas. É simples. Cada um faz o seu trabalho... :)
    Isso me remete ao King Crimson com Peter Sinfield. O resultado era incrível. Mas vale salientar que há bons compositores que são ótimos poetas e bons poetas que são ótimos compositores. Eu, por exemplo, hehe. : P

    Thiago Livgren que toca mais ou menos
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    Respondendo ao tópico, eu faço de ambas as formas. Mas como tenho mais tempo de escrever que tocar, geralmente faço a letra antes. Os do sertanejo já não sei.

    Manteiga
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    Thiago Livgren que toca mais ou menos
    Outro exemplo clássico da música popular: Elton John e Bernie Taupin.

    Ao tópico: ambas podem vir primeiro. Se a ideia for boa, seja uma letra ou uma harmonia, o compositor irá aproveitá-la.

    Evandro Meneses
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    Thiago Livgren que toca mais ou menos

    Mas vale salientar que há bons compositores que são ótimos poetas e bons poetas que são ótimos compositores.
    Sem dúvida amigo... é claro que existem esses, mas são raros!

    Ismah
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    f14gomes

    Não é exclusividade dos popnejos que espoucam pelo país... Mas tá aí o vídeo...







    Canal do cara

    O não famoso

    Esse site é bom, mas menos dinâmico...

    http://analisedeletras.com.br

    MMI
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Bom... O Toquinho diz que musicar uma letra é tão simples que até bula de remédio é fácil (para ele). Eu acho mais difícil escrever a partir de uma música (inclusive estou com este problema...).

    Abs

    pianoid
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    música popular só importa a letra, embrulhada numa melodia melosa

    ou importava. acho que hoje em dia só importa a atitude, ou show de luzes, etc

    Ningen
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    MMI

    Também acho mais "fácil" musicar a letra...

    Sem falar que eu tenho a sensação de estar fazendo uma paródia; sempre que penso em colocar uma letra em uma melodia.

    MMI
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Ningen

    Sem falar que eu tenho a sensação de estar fazendo uma paródia; sempre que penso em colocar uma letra em uma melodia.

    Pois é... Me trava também o fato de me cobrar se estou passando algo com a letra ou só umas palavras bestas, tipo pagode. kkkkkkk

    Ismah
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Tião Carreiro fez download (baixar o santo é arcaico) aqui, e disse que vai te assombrar!

    PereiraSantos
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    Amigo, Se você quer uma simples musica faça do jeito que eles falam, mas se quiser uma canção da alma criei uma melodia agradável e e pensativa, não se faz junto uma canção com poema, a canção verdadeira vem da alma cheia de sentimentos, o poema ele é cheio de expressão.
    Cara!
    Esta tudo dentro de você extraia isso. Valeu mano

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual vem primeiro? Letra ou melodia?