A Música e a Religião

    Autor Mensagem
    Thallyz
    Veterano
    # nov/15


    Bom dia Galera!

    Criei esse tópico pra conversarmos sobre a música e sua influência na religião (seja ela qual for) ou o contrário (a religião influenciando a música).

    Minha experiência: como sou músico de igreja protestante e toco em banda freelancer percebo algumas influências regionais dependendo da região do Brasil.
    Sei que a música Gospel tem influência direta nos corais Batistas de Igrejas Norte-americanas. Também a música Gospel tem origens no R&B, Soul e Rock, além de elementos de Jazz.
    Tenho amigos Católicos que toco com eles às vezes, e percebo muita música de "adoração" nas missas. Claro que depois do Padre marcelo Rossi a Música católica ficou mais abrangente, alcançando até mesmo ouvintes protestantes.
    Em Igrejas no Norte e Nordeste do Brasil há muita música "caribenha" por assim dizer. Músicas mais rítmicas - forró, calipso, etc... .
    No centro-oeste (onde estou) há mais ecleticidade. Ouve-se de tudo dentro das igrejas, mas há rejeição forte por ritmos como o RAP e o FUNK. Isso ocorre em igrejas Pentecostais, embora as Neopentecostais sejam mais abertas nesse quesito.
    Quanto às Igrejas dito ortodoxas, ainda há aquela música mais lenta e voltada pra adoração.

    E quanto a vocês? O que podem compartilhar em suas experiências musicais?

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/15 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    Ouve-se de tudo dentro das igrejas, mas há rejeição forte por ritmos como o RAP e o FUNK
    há muita música "caribenha"
    Músicas mais rítmicas - forró, calipso, etc...

    opinião minha, somente o que penso:
    com essa "diversificação" virou show muita gente vai mais no culto/missa devido a essa animação e na hora de ouvir a palavra nem presta atenção
    você entra em uma igreja e vê um palco, caixas enormes, instrumentos, luzes.... a sim tem um púlpito ali do lado
    música deveria ser complemento