Intervalos - Formação de acordes.

    Autor Mensagem
    O Jota
    Membro Novato
    # nov/15


    Fala galera.
    Eu estava assistindo uma vídeo-aula do Philippe Lobo sobre formação de acordes. E ele tomou como base o acorde de C. Ele explicou que um acorde(tríade) é composto por duas terças sobrepostas. E falou que a terça de C é E, Bom até aí tudo bem. Mas ele falou entre o G e E era outra terça, assim formando as terças sobrepostas no acorde de C. Mas aí é que tá. Como formou essa terça entre G e E?

    Link da video-aula: https://www.youtube.com/watch?v=ZW7V4tma8J4
    Mais ou menos nos 2:10 que ele diz isso.

    Me ajudem por favor :)

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/15 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    O Jota

    O que sei é que para uma terça maior existem 2 tons de intervalo, e para uma terça menor 1,5 tom.

    O Sol (a quinta maior de Dó), no sentido da explicação dele, é a terça menor de MI . Ou seja, Mi é a terça maior de Dó e o Sol a terça menor de Mi.

    Esperar alguém que manje de teoria prá explicar melhor essa bagaça, porque sou autodidata e a única "lógica" que encontro no que ele diz é isso. Ainda que esteja correta, acho que esta colocação dele mais complica do que explica/simplifica, mas tudo bem, sou leigo, é apenas opinião pessoal.

    -DiegoEV
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    Acordes maiores são formados pela tônica, terça maior e pela quinta. Entre a terça maior e a quinta há um intervalo de terça menor.

    É só montar a escala, no caso dó maior: dó (T), ré, mi (3a maior), fá, sol (5a), lá, si.

    Se for começar de mi, o sol será sua terça.

    entamoeba
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    Talvez seja redundante, mas não custa repetir de outro jeito para que fique claro:

    A quinta é a terça da terça.

    A sétima é a terça da quinta.

    Por isso "terças sobrepostas". As distâncias entre as notas podem variar em 1 semitom, resultando em terças maiores ou menores.

    marcelosz
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    O Jota
    Acordes (tríades/tétrades): sobreposição de terças. Ou seja, uma terça atrás da outra.

    Falando especificamente das tríades:
    - Maior: uma terça maior seguida por uma terça menor
    - Menor: uma terça menor seguida por uma terça maior
    - Diminuta: uma terça menor seguida por outra terça menor
    - Aumentada: uma terça maior seguida por outra terça maior.

    Pra ajudar um pouco mais, reconheça um intervalo de terça (menor ou maior) ao ouvir um, até debaixo d'agua kkk. Use as primeiras duas notas de "musiquinhas" mundialmente conhecidas como referência (terça maior: Spring do Vivaldi, terça menor: riff clássico de Smoke on The Water)

    Decore isto e serás feliz :-)

    O vídeo mais didático do Brasil sobre isso - do Cifra Club, claro! ;-)

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Intervalos - Formação de acordes.