Como Organizar os Estudos Musicais

    Autor Mensagem
    _leorocha
    Membro Novato
    # set/15


    Você que é músico, iniciante ou profissional, já deve ter se perguntado algumas vezes qual é a forma mais eficiente de estudar música. É fato que não há uma fórmula perfeita que funcione pra todo mundo (se houver, me avisem, por favor!), mas posso dar algumas dicas que farão toda diferença no seu aprendizado.

    O primeiro passo é: se organize! Sim, ser organizado é primordial para que os estudos realmente façam efeito. E quando falo em organização penso primeiramente no ambiente de estudos, afinal não queremos perder tempo procurando aquele livro, um arquivo perdido ou o caderno de música. Manter a sala de estudos limpa e organizada vai te ajudar bastante.

    Divida os estudos. É interessante que você divida os assuntos a serem estudados e encaixe no seu dia-a-dia. Por exemplo: Você precisa estudar técnica no instrumento, leitura, improvisação e repertório. Então determine um tempo pra cada item e siga rigorosamente, você vai notar que os estudos serão mais rápidos e objetivos. Pra não ficar prestando atenção no tempo, coloque um despertador.

    Descanse! Sim, é importante descansar o cérebro pra que ele renda mais. O indicado é que se faça um descanso de 10 minutos a cada 50 de atividade.

    Tenha seus estudos como rotina. Estudar um pouco todos os dias é mais eficiente que estudar muito um dia só. Você já deve ter ouvido isso algumas vezes na vida e sabe muito bem que estudar de véspera vai fazer com que no máximo tire uma nota mais ou menos na prova e não é essa a intenção aqui. Sei que não é fácil arrumar tempo, mas separe um mínimo possível e o faça todos os dias.

    Trace metas. Não, não vou sugerir deixar a meta aberta pra depois dobrar a meta. hahaha. Mas trace metas mínimas. Eu costumo organizar meus estudos por um tempo determinado e quando alcanço o faço de outra forma. Dividir os problemas é uma forma mais fácil de resolve-los.

    Pra exemplificar. Hoje os meus estudos estão sendo feitos assim:

    Repertório - 25 min
    Improvisação - 25 min

    Descanso - 10 min

    Baixo Acústico - 25 min
    Piano - 25 min

    Descanso - 25 min

    Leitura 25 - min
    Livre - 25 min

    Na parte de repertório busco aprender a tocar músicas que julgo interessantes pro meu crescimento musical. Nos outros itens sigo livros que me identifiquei. Coloquei como meta estudar dessa forma 20 dias, quando concluir refaço ou ponho uma nova meta nos mesmos estudos.

    Estuda de forma diferente? Conta aí pra a gente, vamos conversar e aprimorar os métodos pensando sempre no crescimento de todos!

    Até mais!





    Artigo extraído do blog GRAVE.MENTE.MUSICAL.

    Link do post: http://gravementemusical.blogspot.com.br/2015/09/como-organizar-os-est udos-musicais.html

    AtalaBukas
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    É mais ou menos o que faço também! Muito bom tópico, pra quem precisa aprender a se organizar, uma boa dica.

    cl19
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Faço basicamente isso mesmo.

    pianoid
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Repertório - 25 min
    Improvisação - 25 min

    Descanso - 10 min

    Baixo Acústico - 25 min
    Piano - 25 min

    Descanso - 25 min

    Leitura 25 - min
    Livre - 25 min


    que rotina maluca

    repertório e improviso x leitura e livre não seriam a mesma coisa?

    e baixo x piano? tocando o que no que? e esses descansos em minutos aí? Ninguém é robô pra ter uma disciplina rígida assim, ao toque do relógio. por que não definir quantas vezes por dia tocar?

    me parece busca por clicks antes de definir o que exatamente se pretende. É uma das coisas que mais me revoltam na internet: ela deu voz a todos, que acham que podem falar e falar, mesmo que não falem nada ou façam sentido. Por ex, outro dia pesquisei Beethoven no google e um dos links na primeira página estava este:

    http://www.megacurioso.com.br/musica-e-danca/46943-beethoven-estava-re almente-surdo-quando-compos-suas-grandes-obras.htm

    um artigo realmente vagabundo e repleto de erros factuais no topo espalhando a burrice e vergonha alheia para todos que lerem e engolirem, afinal, se está na internet, está certo. Felizmente o user Erik Camarada se empenhou em esclarecer os erros nos comentários...

    Samá Samutte
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    pianoid
    Ninguém é robô pra ter uma disciplina rígida assim, ao toque do relógio.

    Basta ter disciplina. Já estudei para concursos e meus estudos eram rigorosamente cronometrados e aferidos em uma planilha de Excel.
    Não é fácil, no entanto não é impossível.

    pianoid
    Veterano
    # set/15
    · votar


    não se apressa a arte ;-)

    Gui Tsuu
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Samá Samutte

    Basta ter disciplina. Já estudei para concursos e meus estudos eram rigorosamente cronometrados e aferidos em uma planilha de Excel.

    Pô cara, em um concurso você tem que ter essa disciplina rigorosa, porque você tem um prazo para absorver "desesperadamente" o conteúdo para se qualificar para o exame.

    Agora do que vale você transformar um estudo para aprimoramento pessoal em uma corrida contra o tempo?

    Rachmaninoff
    Veterano
    # set/15
    · votar


    pianoid
    não se apressa a arte ;-)

    Gui Tsuu
    do que vale você transformar um estudo para aprimoramento pessoal em uma corrida contra o tempo?

    Perfeitas as colocações.

    Samá Samutte
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    Gui Tsuu
    pianoid

    Ninguém é robô pra ter uma disciplina rígida assim, ao toque do relógio.

    Basta ter disciplina. Já estudei para concursos e meus estudos eram rigorosamente cronometrados e aferidos em uma planilha de Excel.
    Não é fácil, no entanto não é impossível.


    Jeferson.Gomes
    Membro Novato
    # set/15 · Editado por: Jeferson.Gomes
    · votar


    Eu achei meio estranho esta rotina, a minha é um pouco diferente.

    Eu separo por percentual, pois um dia eu tenho uma hora de estudos, outro dia eu posso ter duas horas, e nos finais de semana eu mudo um pouco.
    - Técnicas: 10% [acho essencial, mas não pode tomar muito o meu tempo, é apenas para manter a pegada e evoluir aos poucos]
    - Teoria e Improvisação: 50% [eu estudo um campo harmônico e estudo as escalas em questão e tiro a maior parte do tempo para improvisar em cima dela, tipo se eu estudo Modos Gregos, e pego o Dórico, daí acabo vendo como a Pentatônica m6 (Dórica) e Escala Natural Dórica e vejo como isto acaba soando no improviso ou mesmo composição]. As matérias de estudos vão se ajustando conforme necessidades e tal. No final de semana que eu tenho mais tempo. Eu tiro uma parte deste tempo para revisar coisas antigas.
    - Percepção / Ouvido: 10% O ouvido é a parte mais importante no músico, estudando diariamente, mesmo que pouco tempo, pode ter grande efeito a médio e longo prazo.
    - Repertório: 30% É a hora de se divertir e tirar uma música e curtir.
    Tirar músicas treina o ouvido, percepção, faz tu pensar no que já estudou (no momento que tu analisa a música) e ainda aprende possibilidades novas pelo braço da guitarra que quando tu estava improvisando tu pensa no porque tu não tinha passado por aquilo e tal.

    Acho que é isto. O estudo tem sim que ser regido por disciplina, mas tem que ser dinâmico e divertido, então as vezes acaba mudando um pouco minha forma de estudar e tal, quando eu estou mais focado num assunto e quero aproveitar melhor, acabo diminuindo o tempo do repertório e acabo improvisando mais, ou quando quero tirar uma música logo, faço o inverso. Devemos amar o processo do aprendizado, senão nunca seremos bons músicos, e acabamos esquecendo porque tocamos um instrumento: amor e diversão.

    Adler3x3
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Acho válido organizar os estudos usando um cronometro para controlar o tempo.
    E uma planilha bem montada com um bom equilíbrio entre as partes ajuda no desenvolvimento, e os resultado vão aparecer depois de um certo tempo.
    Tem exercícios que são importantes, mas não são agradáveis de tocar, e este controle pode ajudar a estimular a ação de não se pular nada que seja importante.

    E destaco que antes de começar a tocar realmente tem que fazer um aquecimento (exercícios especiais para ambas as mãos tocando) .seja no teclado ou no violão.

    daimon blackfire
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    Organizo os meus estudos usando como base a ordem caótica das coisas, é bem mais confortável.

    _leorocha
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    Pianoid, coloquei o meu plano de estudos pra exemplificar o que quis dizer no texto, mas a divisão deve ser feita conforme a necessidade de quem estuda mesmo.

    Pra repertório tiro músicas que julgo interessantes seja por técnica, harmonia ou pra aumentar o repertório em si mesmo. Pra improvisação, sigo um livro de improvisação (atualmente o Turi Collura). Pra leitura sigo o Hindemith basicamente repetindo os exercícios de percepção que estudo na faculdade. Então não são a mesma coisa.

    Baixo acústico e piano são meus instrumentos "suplementares". Preciso estudar piano por causa da faculdade e estudo o baixo acústico pelo Simandl, além de tocar com alguns play alongs.

    A questão do tempo é mais para dividir os estudos e não torná-los cansativos. A ideia de diminuir o tempo é que o estudo não seja cansativo. É melhor estar focado por 20 min do que disperso por 1h.

    Mas sei perfeitamente que não é uma verdade universal. E que bom que a internet deu voz a todo mundo e podemos estar aqui agora discutindo formas de estudar e crescer! Um abraço!

    (Errata: Cometi um erro quanto ao tempo: o segundo descanso também é de 10 min e não de 25 min)

    Ken Himura
    Veterano
    # set/15
    · votar


    _leorocha
    Excelentes conselhos, parabéns pela rotina!

    _leorocha
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    Obrigado, Ken Himura!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como Organizar os Estudos Musicais