O som das bandas ao vivo, e a importância de soar em grupo !

Autor Mensagem
sandroguiraldo
Veterano
# ago/15
· votar


Del-Rei
E a culpa é nossa, dos próprios músicos, que nos propomos a aceitar situações esdrúxulas em troca de um espaço pra tocar.

Eu sempre toquei em eventos religiosos. Toquei em algumas cidades do interior e tal, não sou / nem fui celebridade, mas também andei um pouco por aí.

No ambiente que eu frequentei (de eventos de igrejas) era mais ou menos assim:
-eu deixo você tocar no meu evento
-você traz seu equipo
-você vem com seu carro
-arca com suas despesas
-você pode tocar 4 músicas tá (quando muito, conseguíamos um período de 40 minutos; pra valorizar o evento, sempre convidavam umas 8 bandas, com as mesmas condições)
-passar som? kkkkkkkk liga tudo aí e toca
-ah, não vamos te pagar nada tá

E foi assim... aí você acredita naquela besteira de ter um espaço pra tocar, mostrar seu trabalho, levar um mensagem e quando menos percebe, se dá conta de que estão usando você pro benefício deles. Triste, mas verdade.

Hoje, só toco onde conheço. Não cobro nada, mas também não pago nada. Não preciso mais ficar tocando pra me autoafirmar, já passei dessa, a música não é meu ganha pão. Mas cada vez mais deve estar difícil pra quem acredita, luta, corre atrás... força irmão!!!

Ismah
Veterano
# ago/15
· votar


-passar som? kkkkkkkk liga tudo aí e toca

Lembrei desse vídeo



Fernando de almeida
Veterano
# ago/15
· votar


marcando ...

erico.ascencao
Veterano
# ago/15
· votar


Ismah
"Bass, please!"

Huhuuahuauahuauhauhuha!

Gui Tsuu
Veterano
# ago/15
· votar


Del-Rei
Realmente, nossa classe de profissionais está muito mal das pernas. Além disso, temos a péssima cultura de tratar músico como vagabundo. E a culpa é nossa, dos próprios músicos, que nos propomos a aceitar situações esdrúxulas em troca de um espaço pra tocar. E isso gera uma situação de desvalorização generalizada da categoria.

É foda cara, não sei a quanto tempo você ta na estrada. Mas minha banda é recente, e é bem difícil achar oportunidade de tocar em algum lugar, ainda mais difícil achar com possibilidade de ganhar alguma merreca. Acabamos realmente aceitando situações esdrúxulas, por serem as únicas propostas a serem oferecidas para nós :(

Gui Tsuu
Veterano
# ago/15
· votar


Lelo Mig
Os caras tão pouco se lixando para shows e eventos musicais... porque? Porque paga mal. Muito trabalho, muito equipamento, muita exigência, muita encheção de saco, e dinheiro que é bom nada!

Realmente, com grana tudo se resolve XD. Mas é bem por ai que eu queria argumentar, quem tem recurso ($$$) tem tudo pra se dar bem no ramo musical, principalmente nos dias de hoje, onde talento é um mero detalhe.

Ismah
Mesmo que tenha, o que quis mostrar é a diferença entre ter e não ter uma pré-produção.

To ligado, foi mais um desabafo pessoal que fiz (hahah).

Mas essa questão de grana é foda cara, tipo sou apaixonado por música, se eu me propusesse a fazer qualquer trabalho, eu faria com maior prazer e dedicação, se eu achasse que a oferta estivesse me desvalorizando, eu simplesmente recusava. Hoje eu vejo que tem mais gente interessada no dinheiro do que na música em si, aceita qualquer oferta e trabalha com uma puta mal vontade :(

O prejudicado não acaba sendo quem contrata, quem contrata também ta pouco se fodendo pra quem ta la em cima do palco :(

Mas isso eu digo, porque já conheci o outro lado da moeda. Como você mostrou, já provei um pouco dos dois mundos, desde o por conta própria (sem produção nenhuma) até o "super-produzido" (o meu super-produzido pode ser uma produção de bosta pra gente mais exigentes XD).

Calime
Veterano
# ago/15
· votar


Gui Tsuu

Já estou em minha 4º banda e man, hj mto mais que antes, tenho clareza no que gosto, preciso e quero. Acho que essa deve ser uma das vantagens de ser um cadin velho, kkkkk...

Mas voltando ao assunto, hj sei que toco puramente por prazer. Curto ensaiar, estar com os brothers da banda, trocar ideia, tocar ao vivo tbm. Com isso em mente, não saio por aí tocando em qualquer coisa não. Daí acabamos tocando pouquíssimo. Mas dane-se, não vou sair igual louco tocando em qualquer muquifo, correndo até risco de ser assaltado ou perder a vida. Não vale a pena mesmo!

Del-Rei
Veterano
# ago/15
· votar


Gui Tsuu
Pois é. O problema é que se você não aceitar essas condições, outras várias bandas estão na fila pra aceitar. Acho que é um problema generalizado de toda a categoria. E se só você não aceita, você não toca nunca.

Mas como você disse, sua banda é recente, acho que nesse período é até aceitável como forma de experiência... Até certo ponto. Porque só quem ganha com isso é o dono da casa.


Ismah
Lembrei desse vídeo

Esse vídeo é sensacional.
Sacanagem com o baixista, haha.


Entendi que se referia aos técnicos :P

Não só deles. Todos os envolvidos, de uma forma geral.
Muitas bandas se sujeitam a tocar em troca de nada. Não se valorizam profissionalmente. Imagine você como dono de uma casa noturna e precisa de banda pra tocar. Se tem banda de graça, por que vai pagar outra pra tocar??

Um aceno de longe!!!

Ismah
Veterano
# ago/15
· votar


Del-Rei

Pelo mesmo motivo que paguei 2000 na minha Tagima TLP Flamed, sendo que tem N guitarras pra menos de 1/4 disso: qualidade dentro do que eu posso pagar!

Del-Rei
Veterano
# ago/15
· votar


Ismah
Sim. Só que esse é o seu lado. O nosso lado.
O lado do dono da casa noturna é o do custo zero. Bota uns candangos pra tocar e os bêbados vão se amarrar e continuar consumindo, cantando Black felizes da vida.

Um aceno de longe!!!

Ismah
Veterano
# ago/15
· votar


Del-Rei

Vc usou hipótese de eu ser o dono, sacas?

Del-Rei
Veterano
# ago/15
· votar


Ismah
Vc usou hipótese de eu ser o dono, sacas?

Sim. Claro. Mas nossa cabeça é diferente, pois sentimos na pele o que é estar do outro lado da história e valorizamos os preços justos.

É como querer usar nosso ponto de vista pra entender a cabeça dos lojistas que vendem instrumentos caros e das concessionárias que vendem carros pelo dobro do preço. Pra gente, do outro lado da história, é fácil entender que os produtos devem ser vendidos pelo valor justo.

Embora soe ridículo, o ponto de vista dos caras é "se pagam 10, por que vou vender por 5?".

Por isso estamos na situação de ter que tocar de graça em lugares ridículos e sem estrutura.

Um aceno de longe!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O som das bandas ao vivo, e a importância de soar em grupo !