Clube da Esquina, o "Pink Floyd" brasileiro?

    Autor Mensagem
    Filippo14
    Veterano
    # ago/15


    E ai gente, faz tempo que não posto nada, ficando apenas pela leitura do fórum, mas vamos lá.

    Gosto muito de Milton Nascimento e andei ouvindo demais seus álbuns atualmente, especialmente o Clube da Esquina e percebi que ele acaba sendo um disco muito psicodélico. Muitos solfejos com a voz, muitos elementos momentâneos de guitarras, violões, climas criados por pianos e orquestras e muitas brincadeiras com o "pan" (stereo) das músicas me fizeram pensar nisso e gostaria de saber quem curte o cara, o que acham dessa visão e complementar a minha análise.

    Para quem não conhece:



    Abração

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Filippo14
    Um marco da música brasileira, sem dúvida...
    Abç

    Soultunes
    Membro
    # ago/15
    · votar


    Não acho nada parecido com pink floyd, para mim isso aí é Milton Nascimento e Lô Borges e ponto final.

    Soultunes
    Membro
    # ago/15
    · votar


    Música maravilhosa, nisso eles se equivalem.

    Teve um cara que participou disso ai também que curto muito, o Flávio Venturini.

    Para mim foi a melhor leva de músicos mineiros. Só cara top.

    Filippo14
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    O que eu quis dizer com Pink Floyd não é a sonoridade idêntica, mas a estrutura da música, visão de cd. Nesse álbum tem a a "Saídas e Bandeiras" dividida em duas justamente pela composição do álbum como um todo e não um aglomerado de músicas. o "Minas" e o "Milagre dos Peixes" também seguem a mesma linha de composição e tem muita "brisa" em tudo, nada é direto. As próprias letras sao feitas pensando em imagens para ficar na sua cabeça e tal, acho muito interessante isso tudo, tem alguma coisa de progressivo/psicodélico que para mim pode ser muito comparado com Pink Floyd ou mesmo o Hendrix nas suas viagens.

    LeandroP
    Moderador
    # ago/15
    · votar


    Filippo14

    "Paisagem na janela" é uma paisagem pros ouvidos neste disco. Arpejos maravilhosos.

    Soultunes
    Membro
    # ago/15
    · votar


    Filippo14

    Entendi seu ponto. Sim , a estética e estrutura são similares, o tal rock progressivo. Mas cada um com sua sonoridade, para mim clube da esquina é música brasileira até o osso. Bons tempos.

    Filippo14
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Concordo 100% com você.


    LeandroP
    Sem dúvida, e os sons estranhos que ele poe em varios momentos dão o charme da coisa, nunca fica vazia a musica.

    Soultunes
    Exatamente, e o fato de ser essa estrutura com musica brasileira ate o osso que torna tudo muito mais interessante, acho muito bom, muito bem pensado e entendo que na epoca deve ter sido algo muito arriscado de fazer aqui no Brasil.



    O que eles mantiveram quase durante o album inteiro foi a guitarra base para a direita e a voz principal varias vezes para a esquerda, alguem sabe por que fizeram isso? que efeito isso gera de diferente? Pelo que eu sei, a maioria dobra a guitarra base/ violao e joga o pan de cada dobra para um lado e a voz principal fica no meio.


    Abração

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/15 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Filippo14

    Como disse o Mauricio Luiz Bertola um marco da música brasileira!

    Mas cara, isso foi um acontecimento muito, muito legal e original.

    Apesar da figura principal de Milton Nascimento não é o Milton... é um grupo de garotos mineiros muito criativos que se juntaram para fazer música brasileira misturada com suas influências pessoais, que iam de Barroco Mineiro e música de viola, a Beatles e Rock Progressivo... além da MPB, claro.

    Estes malucos se juntaram descompromissadamente... o "clube" surgiu inicialmente da amizade entre Milton e os irmãos Borges.

    Aí foram se juntando a eles, Tavinho Moura, Flávio Venturinni, Lô Borges, Wagner Tiso, Toninho Horta (e sua guitarra do karaleo), Beto Guedes, Fernando Brant e etc...

    Quando o Weather Report veio ao Brasil, a primeira coisas que eles pediram, foi prá visitar o "clube".... sem saber que um clube real, nunca existiu... "clube da esquina" é apenas uma referência a casa dos Borges no bairro de Santa Tereza em BH.

    Ouve isso camaradinha...é de chorar!





    Filippo14
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Lelo Mig

    Então, mas ate na carreira "solo" de todos esses climas se mantém, muito dedilhado e tal, mandam muito. E é impressionante como as musicas do Milton são versáteis, conseguindo ter diversas roupagens.

    Ponta de Areia mesmo tem no minimo umas 3 versões, uma inclusive no "Native Dancer" do Wayne Shorter, chegando ate a varias versoes que a Elis fez de suas musicas.


    Abracao

    Filippo14
    Veterano
    # ago/15
    · votar






    Tecfrente
    Membro Novato
    # ago/15 · Editado por: Tecfrente
    · votar


    ♪ E sonhos não envelhessem ♪

    É um trecho da música deles (abaixo) que fez muito sucesso e ouvi muito na minha infância:

    Muito bom!

    Poética, psicodélica, bela harmonia ... tem de tudo aí.




    Versão com o Flávio cantando ...



    Lelo Mig
    Membro
    # ago/15 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Filippo14

    Cara.... o Milton foi genial. Seus primeiro álbuns são todos muito bons e muito sofisticados.

    Tecfrente

    Fiz uma homenagem "meia boca" dessa canção... mantendo a melodia principal e "arriscando" um estilo Toninho Horta na guitarra.



    Tecfrente
    Membro Novato
    # ago/15 · Editado por: Tecfrente
    · votar


    Lelo Mig

    Bacana, Lelo.

    A melodia principal você fez certinho, inclusive nas oitavas mais adequadas à música. Só precisa melhorar na outra melodia da música. Daí, você teve que dar uma improvisadinha nos solos de escala. No geral, ficou agradável.

    Tenho há muito tempo essa música nos meus arquivos na pasta de MPB, é claro.

    Filippo14
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Lelo Mig

    Clube da Esquina é minha musica favorita do disco, aquele momento da melodia com os meio tons é fantastico, muito triste, poucas vezes vi alguma coisa que encaixou com tanta facilidade em uma musica, parece que a musica veio disso.

    O Toninho Horta é muito bom, vi uma entrevista dele que ele comenta que sempre buscava "orquestrar" e harmonizar a musica antes de pensar no solo ou algo assim, ele pensava no timbre, na textura que o isntrumento dele ia gerar e agregar a musica.


    Tecfrente

    Essa letra entrou nessa musica depois, mas ficou legal tambem, bem bonita e a melodia na voz ficou muito foda tambem, mas ainda acho a versao instrumental mais legal, brisa do comeco ao fim, fica aquele gosto de quero mais, sei la, me faz refletir, eh o tipo de musica que eu tenho que parar para ouvir.

    LeandroP
    Moderador
    # ago/15
    · votar


    Harmonia deliciosa de tocar.


    https://www.youtube.com/watch?v=FZyBjhbWxFY

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    LeandroP
    A riqueza harmônica dos mineiros reflete muito o que foi construído pela "galera" da Bossa-Nova carioca, mais a onipresente influência dos Beatles da fase pós-Revolver e do progressivo que despontava nessa época. Essa síntes criativa é algo muito importante para a música e a cultura brasileira.
    Abç

    LeandroP
    Moderador
    # ago/15
    · votar


    Sem dúvida, Mauricio Luiz Bertola! E em alta dosagem.

    MMI
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Não tem nada a ver com o Clube da Esquina. Mas que se dane, achei duca. kkkkk

    Em 2009, Milton foi chamado para participar de um projeto em homenagem aos Beatles (Beatles' 69 - Volume 3 - Abbey Road Revisited), onde diversos cantores brasileiros interpretariam grandes sucessos lançados pela legendária banda. Escolhendo "Golden Slumbers", de Paul McCartney e John Lennon, o cantor e compositor aproveitou a chance para também homenagear a querida amiga e inesquecível intérprete, Elis Regina, usando sua voz, extraída da faixa de mesmo nome, já gravada no álbum de 1971, "Ela". O resultado não poderia ser diferente: magnífico! Inseri ao final da canção trechos de vocalizes de ambos, em citação a "Cais", de Milton e Ronaldo Bastos.



    Tecfrente
    Membro Novato
    # ago/15
    · votar


    MMI

    Ficou bom esse dueto.

    Em termos internacionais, uma das parcerias que ficou muito boa para mim foi essa:

    Só os medalhões da época rsrs ...



    Mas não vou prolongar muito, pois já está saindo do tópico que é falar sobre "Clube da Esquina". Apesar que o Clube em sua história teve parcerias em sua formação, entrando, por exemplo, o Beto Guedes depois. Aliás, nessa época era comum haver parcerias e não tinha tanta vaidade como hoje. Até tinha, mas não como é hoje.

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/15
    · votar


    MMI

    "Não tem nada a ver com o Clube da Esquina...."

    Não têm mais têm né?...hehehehe.

    Milton foi "sócio fundador" do Clube e Elis a maior divulgadora da galerinha "desconhecida" até então...

    Muito bom! Abraço!

    Filippo14
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Nossa que desvirtuada zuada no tópico estragaram tudo.


    Brincadeira, se toda desvirtuada fosse dessa qualidade o fórum só teria tópicos fodas hahahah.


    Falando de Elis, é engraçado, ela faleceu nova, mas conseguiu imprimir uma versatilidade absurda. Gravou cd só com músicas do Milton e cia, divulgando como o Lelo falou todo esse povo, gravou um cd/show com o Tom Jobim, gravou coisas do Demônios da Garoa, cantou "Alô, Alô, Marciano" que falando em estilo para mim não tem nada a ver com o resto, "Aquele Abraço", "Como Nossos Pais", "Romaria", tudo diferente e tudo muito bom, impressionante a versatilidade que ela tinha e como ela conseguia imprimir o estilo dela em tudo que fazia.


    Quanto ao Clube da Esquina, não só esse álbum, mas grande parte do que esse grupo de pessoas fez foi muito bom, Milton seguiu muito essa linha do Clube por muitos anos, mas o Toninho Horta lançou cd de guitarra instrumental, Lô Borges fez muitas parcerias e álbuns muito bons também, essa turma realmente fez muito pela música brasileira, adicionou muitos elementos a nossa música que fazem muita falta em grande parte dos músicos famosos atuais.

    Abração

    LeandroP
    Moderador
    # ago/15
    · votar


    Filippo14

    Já ouviu "O medo de amar é o medo de ser livre" com a Elis?
    Fodástico!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Clube da Esquina, o "Pink Floyd" brasileiro?