A MPB contemporânea

Autor Mensagem
Tecfrente
Membro Novato
# ago/15 · Editado por: Tecfrente
· votar


Lelo Mig

Akiane, não passa de uma boa "desenhista", ainda que aparentemente suas pinturas sejam mais perfeitas que as de Miró, existem milhões de pintores capazes de fazer este tipo de quadro.

Se ela tivesse copiando de algum lugar para fazer seus quadros, eu até concordaria que a raridade desse talento estaria em dezenas de milhões de pessoas.

Só que não.

Ela não copia de lugar nenhum.

Na página abaixo ("alimentada" livremente por pessoas do mundo todo ... você sabe que a Wikipedia funciona assim) ela faz parte do grupo de pessoas da parte de "Visual arts":

https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_child_prodigies#The_arts

Já que existem milhões, mostre-me um link de algum artista com quadros mais belos e tão perfeitos e proporcionais como os da Akiane.

Mas o artista tem que fazer os quadros da mesma forma que ela: sem copiar de lugar algum.

cafe_com_leite
Veterano
# ago/15 · Editado por: cafe_com_leite
· votar


Vocês reclamam da falta de talento, mas nunca tinha visto talento tamanho pra disvirtuar tópicos igual o de vocês hahaha.

Só pra encher o saco, continuem com a discussão que parece estar interessante.

cafe_com_leite
Veterano
# ago/15
· votar


Fui ver as obras dessa Akiane. Não sei dizer se há alguma genialidade nela, mas dizer que é apenas uma boa desenhista é o cúmulo do desmerecimento.

cafe_com_leite
Veterano
# ago/15
· votar


Tecfrente
Quanto à palavra "brega", acho que só faz sentido em certos comportamentos humanos (ex: vestir uma roupa inadequada) e acho que ela deveria ficar longe do terreno da Música.



Não concordo. Há breguice na música sim. E tipo, nem é uma coisa que tu sai ai taxando o que é e o que não é brega, tu ouve uma parada e sente a vontade de chamar brega, démodé. Muita coisa dos anos 80 me dá essa impressão, Muse me dá essa impressão, Scalene me dá essa impressão, titãs, paralamas do sucesso, Judas priest, Ozzy osborne… tudo isso me me trás a mente a palavra "brega" quando ouço. O porquê é que eu não sei.

Creio que todos sentem isso, não importa o quão mente aberta você é.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# ago/15
· votar


cafe_com_leite

Creio que todos sentem isso

Pois é. Mas cada um sente de um jeito e para com coisas diferentes. Então generalizar e afirmar que uma ou outra coisa em específico é brega, e apenas essa(s) coisas, torna-se incoerente.

Adler3x3
Veterano
# ago/15 · Editado por: Adler3x3
· votar


Lelo, Tec

Boas observações nada a criticar.

A MPB precisa de mais maestros e músicos competentes como por exemplo o maestro Plinio Oliveira que faz um magnifico trabalho.
Nem tanto comercial, ele consegue misturar a MPB com o clássico, com letras muito inteligentes.
Ele coloca boas letras em músicas instrumentais, faz uma mistura sem agredir , músicas de terceiros e composições próprias, sem entrar neste sufoco comercial de shows a toda semana.
Misturou muitas músicas de compositores famosos, até clássicos como Beethoven ele colocou letras.

Escutem as obras e gravações dele, vale a pena.
Muitas vezes ele se apresenta com somente um teclado e dá conta do recado.
Já tem um bom tempo de estrada mas não é tão conhecido assim.











Lelo Mig
Membro
# ago/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Tecfrente

"Se ela tivesse copiando de algum lugar para fazer seus quadros, eu até concordaria que a raridade desse talento estaria em dezenas de milhões de pessoas."

Cara, não é questão de copiar... rs. Olha, juro que minha intenção não é contraria-lo nem tentar convence-lo de nada, mas as artes plásticas, enquanto arte, não é diferente da música. Vou tentar explicar...

Akiane e uma menina "prodígio" cuja a família soube explorar muito bem este talento. Mas, e nem por "culpa" dela, ela desenha e pinta muito bem, desde cedo. Mas sua obra, não é copiada, mas não surpreende criativamente.

Ela é uma retratista, e esta cheio de muito bons retratistas anônimos pelas praças do mundo. Ela não possui um "estilo". Agora, com 18 anos, que ela começa a usar de algum abstracionismo e tomar uma direção pessoal, talvez se torne uma artista.

Mas pintar caras de crianças fofinhas, paisagens e anjinhos, por melhor que seja, não representa nada como arte ou estilo. Não é diferente de pintar cavalos ou fogo na floresta. Por mais que demonstrem técnica do pintor, são temas batidos, comuns. Não é preciso "copiar", esta na cabeça de todo mundo. Se você pintasse bem, com certeza iria pintar isso. Akiane, nem é culpa dela porque é muito nova, não têm estilo, é uma criança... (hoje com uns 20 anos...rs).

Veja alguns exemplos, para você entender onde quero chegar...

Estes caras desenham/desenhavam tão bem quanto Akiane. Mas possuem estilo... técnica pessoal, uso de cores de forma própria, desenvolveram uma "digital". Ao ver uma obra deles você já identifica... são adultos!

Frank Frazetta

Denis Gonchar

H.R Giger

Moebius

Richard Corben



Poderia listar centenas... o dia todo...rs! E, evitei propositadamente, pintores consagrados e conhecidos do grande público.

Abraço!

pianoid
Veterano
# ago/15
· votar


fui ver a arte dessa akiana. Bonito. bonito e meloso como todo brega. E existem milhões desses, né? Mas se você vende na mídia que foi feito por uma criança, torna-se especial, não? O about da página dela tem um vídeo com várias aparições na mídia. Em determinado momento um entrevistador pergunta à guria o que ela gostaria que sua arte transmitisse às pessoas e ela responde "eu gostaria que ela transmitisse esperança". Eu esperava mais de uma menina feita para ser um prodígio. Parece que até o nascimento foi embaixo d'água, coisa de pais naturebas ou new age ou hippies... enfim, soou como uma frase preparada para ela repetir na mídia, exatamente como de outros prodígios que já viu por aí, como o chinezinho da música clássica que respondeu para a entrevistadora Ellen que seu sonho era ser um novo Mozart. Isso depois de tocar Flight of the Bumblebee, cuja técnica está bem além de Mozart. Não, não acho que nosso pequeno escravo tem sonhos ou a guria ali seja realmente um prodígio ou tenha opiniões próprias do nível que se esperaria de uma intelectual das artes e literatura. Como tantos prodígios, vai cair no esquecimento quando for adulta, pq o que a fazia especial - a infância- acabou. Como Mozart em sua época, em boa parte.

e esse maestro aí colocando palavras em Beethoven? que herege

Tecfrente
Membro Novato
# ago/15
· votar


cafe_com_leite

(...) mas dizer que é apenas uma boa desenhista é o cúmulo do desmerecimento. (...)

Concordo.

Sobre sua visão de brega ...

Discordo.

Nesse segundo caso, sua subjetividade está sendo levada em consideração.

Desde que eu me conheço como gente "brega" sempre foi o Reginaldo Rossi, Falcão, Wando, Waldick Soriano ...

Agora começar chamar todos os grupos que a gente não gosta de brega, daí é fácil.

É a mesma coisa de um funkeiro que não gosta de música erudita começar a rotular seus apreciadores de "mauricinhos", por exemplo, ou não gostar de Reggae e chamar seus apreciadores de "maconheiros", ou não gostar de Rap e chamar seus apreciadores de "maloqueiros", ou não gostar de Rock e chamar seus apreciadores de "revoltados".

Como podemos perceber a sociedade adora rotular pessoas.

Vamos deixar todos serem felizes, pois não são essas coisas que vão fazer com que um país evolua, mas sim a falta de corrupção, investimento na educação, boas atitudes das pessoas (ou seja, cada um fazendo sua parte e quem não puder ajudar pelo menos não atrapalhar. Isso sim é o que vai fazer uma sociedade evoluir).

Se um determinado gênero musical estiver claramente influenciando negativamente os rumos da sociedade, aspectos políticos, daí sim poderíamos nos preocupar.

Tecfrente
Membro Novato
# ago/15 · Editado por: Tecfrente
· votar


Wuju Wu Yi

cafe_com_leite

Creio que todos sentem isso

Pois é. Mas cada um sente de um jeito e para com coisas diferentes. Então generalizar e afirmar que uma ou outra coisa em específico é brega, e apenas essa(s) coisas, torna-se incoerente.


Correto. Incoerente e subjetivo, como eu disse no post anterior.

Tecfrente
Membro Novato
# ago/15
· votar


Lelo Mig

Esses desenhos que você postou não chegam nem perto da qualidade artística dos desenhos da Akiane.

Ela é hors concours.

Tecfrente
Membro Novato
# ago/15
· votar


Adler3x3

O estilo dele me parece um "Ivan Lins repaginado".

pianoid
Veterano
# ago/15 · Editado por: pianoid
· votar


Tecfrente
Esses desenhos que você postou não chegam nem perto da qualidade artística dos desenhos da Akiane.

confundindo qualidade técnica com qualidade artística, que feio


O estilo dele me parece um "Ivan Lins repaginado".

pois é, igualmente pavoroso

Lelo Mig
Membro
# ago/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Tecfrente

"Esses desenhos que você postou não chegam nem perto da qualidade artística dos desenhos da Akiane."

É amigo, sinto muito, mas de artes plásticas você não entende nada. Gostar, ter preferências por um estilo, é compreensível, mas entender, tecnicamente, nitidamente você não entende nada.

Diga: Eu gosto mais da Akiane, eu acho os dela mais bonitos. Mas não escreva a merda que tu escreveu, por favor!

Abraço.

cafe_com_leite
Veterano
# ago/15
· votar


Tecfrente
Agora começar chamar todos os grupos que a gente não gosta de brega, daí é fácil.


Nem cara. Tem coisas que eu não curto, mas que não tenho essa impressão de: putz, que mal gosto.

cafe_com_leite
Veterano
# ago/15
· votar


Voltando ao assunto das letras. O album quebra Azul do Baleia tem muitas letras interessantes, uma que eu gostaria de destacar:


Furo
Baleia

Se perdeu numa poça
E caiu em um furo de céu
Refletido
Seu rosto no abismo
Tão azul quanto seu umbigo.
Escondeu-se no escuro
Dei um beijo, virou susto
E correu pro espelho, mas não há luz
Que cubra o seu custo
Se perdeu numa poça e caiu em um furo de céu.
Desencontra rio e mar.
Diz que é ferida sarada,
Mas não vai parar de assoprar.
Doce voz, velada e só,
À deriva entre o ar e o pó
Ria antes que o medo divida
Não se perca na multidão
Grita
E antes que eu perca de vista
Incendeia as mãos.


E a música é não menos interesante:




cafe_com_leite
Veterano
# ago/15
· votar


É incrivel a grandeza que eles conseguem colocar na música.

cafe_com_leite
Veterano
# ago/15
· votar


Outra que gosto muito:

Breu - Baleia
Pessoas são degustação devagar
Os corações sob pressão de uma invasão,
De alguém que possa enxergar
Desatar o nó
E o mundo inteiro ruir.
Pessoas são degustação devagar;
E quanto elas pesam ao deitar
Se tudo fosse um pouco mais devagar
Um ponto azul, quebrando o vão, sem intenção
E se eu puder enxergar
O que é meu,
No breu,
E num estalo acordar
Composição: Felipe Ventura / Gabriel Vaz / Sofia Vaz







pianoid
Veterano
# ago/15 · Editado por: pianoid
· votar


bom poema o furo dessa baleia. Tem imagética forte e espaço pra ambiguidade, bom ritmo, algumas rimas ricas. a música não ouvi, bloqueado aqui. Talvez melhor assim...

putz, por que fui ouvir? marchinha genérica, sem melodia... bem, vale pelo poema

Tecfrente
Membro Novato
# ago/15 · Editado por: Tecfrente
· votar


Adler3x3

Tecfrente
O estilo dele me parece um "Ivan Lins repaginado".

pianoid
pois é, igualmente pavoroso


Adler, isso daí já é ele que está falando. Eu não postei fazendo julgamento algum de valor, mas apenas um post comparando músicos. No meu post eu nem sequer fiz qualquer julgamento de valor do Ivan Lins.

Tecfrente
Membro Novato
# ago/15
· votar


Lelo Mig

http://geradormemes.com/media/created/pw9ur7.jpg

Tecfrente
Membro Novato
# ago/15 · Editado por: Tecfrente
· votar


Lelo Mig

(...) de artes plásticas você não entende nada (...)

(...) Mas não escreva a merda que tu escreveu (...)


É um gentleman em pessoa rs.

Dê-me um livro de Artes Plásticas e eu te dou um livro de Ética.

Mas, por favor, nesse livro de Artes Plásticas não pode conter esses desenhos que você postou, ok ?

Lelo Mig
Membro
# ago/15
· votar


Tecfrente

Eu não tô nervoso... nem irritado. E dizer que você falou merda, não foi ofensivo, mas é a realidade....rs.

Mas, percebi que você associa a perfeição técnica ao retrato realista. Infelizmente, meu amigo, ainda nesse quesito, Akiane esta muito abaixo de alguns.

Olha esses caras aqui: (Não é foto não, juro!!)

Paul Cadden

Robin Eley

Helen McNicholas

Steve Mills

Diego Fazio

Erich Christensen

E muitos outros....

Abraço!

Tecfrente
Membro Novato
# ago/15
· votar


cafe_com_leite

O post do LeandroP é exatamente o que penso. Eu já me basto com a MPB antiga (há tanta coisa boa pra apreciar e tocar que eu não me preocupo muito com essas bandas novas).

Agora vou dizer o que penso dessa Baleia:

Boa harmonia, a instrumentação ficou mais "formal" com o violino ali (para quem curti é uma boa), gostei da vocalista, as composições são bem trabalhadas. Na primeira música, gostei do trecho "Não se perca na multidão Grita" (acho que é o que está faltando muito, hoje em dia na sociedade).
Comparando essa banda com outros nomes da MPB, eu diria que eles são "mais uma banda filhos da geração Los Hermanos com uma vibe de Marisa Monte (o timbre de voz da vocalista é bem parecido, inclusive, com o da Marisa), só que mais roqueira". Isso não é uma crítica, pois gosto muito de algumas músicas (as mais antigas) da Marisa Monte. Além do mais, a revista Rolling Stone Brasil disse que ela, Marisa Monte, é a maior cantora do Brasil. Se quiserem, vão criticar a revista quanto a esse aspecto e não eu.

Adler3x3
Veterano
# ago/15 · Editado por: Adler3x3
· votar


O estilo dele me parece um "Ivan Lins repaginado".
Pianoid escreveu

pois é, igualmente pavoroso

O seu pré julgamento é absurdo.
O Coral de crianças que acompanha o Plinio Oliveira da Sinfonia do Amor, é o Coral da Paz, constituído por crianças que aprenderam música com o Plinio.
Ele dou-se as crianças para ensinar música.
Classificar o maestro e compositor de pavoroso é de uma ignorância musical completa, e assim não dá para discutir música com seriedade, se a pessoa comenta sobre algo que não sabe de nada, fazer um comentário negativo pela simples vontade de ser negativo.
Escute e veja as crianças cantando, se isto é pavoroso? então não sei de mais nada desta vida.
Aqui no fórum não é buteco para fazer comentários assim.
E este coral da paz é um dos símbolos da minha cidade de Curitiba, e não vou aceitar de jeito nenhum que um ignorante venha atacar.
Comigo bateu levou, não dá para aceitar tapados.

Tecfrente
Membro Novato
# ago/15
· votar


Lelo Mig

Os artistas que você postou são grandes artistas.

1) É preciso saber as técnicas utilizadas por essas pessoas que você citou, pois saber isso será vital para nossos julgamentos.

2) Mesmo supondo que essas pessoas não utilizem técnica alguma, tal como faz a Akiane ...

Você já percebeu que todas essas pessoas que você citou são bem mais velhas que a Akiane ? Sabe o quanto ainda ela irá evoluir ? Percebeu sua evolução em seu site, onde mostra os quadros dela desde os 4 anos de idade ?

Quanto aos "milhões" que você citou ...

Você acha que existem "milhões" de pessoas que façam igual ou melhor o que esse rapaz autista faz, já que estamos falando desse assunto:



Tecfrente
Membro Novato
# ago/15 · Editado por: Tecfrente
· votar


Adler3x3

É muito triste mesmo Adler tentarmos começar certos debates e certas pessoas expressarem-se assim:

pavoroso, voz fanha, pessoas se alimentando de música como gado come grama, merda, brega, não entende nada, etc ...

Eu vejo em livros de Filosofia um mesmo filósofo criando um debate fictício entre 2 pessoas com opiniões divergentes e nunca vi em nenhuma dialética deles algo como os termos acima. Há, sim, certas ironias e figuras de linguagem, mas pessoas que se dizem detestar a "baixaria" fazerem elas próprias as "baixarias", com a utilização do vernáculo, ai já é hipocrisia. A pessoa pode até falar o palavrão que quiser, mas há contextos específicos que não caem tão mal, ex: amigos em um bar discutindo futebol. Seria normal alguém falar que tal jogador é uma jogador do kralho. O problema é a baixaria contra outras pessoas por motivos banais e apenas para extravasar a hostilidade (principal característica de comportamento observada por mim nesse forum até aqui).

A decadência da Economia no Brasil está sendo acompanhada pela decadência do convívio humano.

Adler3x3
Veterano
# ago/15 · Editado por: Adler3x3
· votar


Tecfrente

Não dá para comparar o Plínio com o Ivan Lins.
O Plinio é um maestro, o Ivan Lins é um compositor e cantor popular com muitas obras bonitas.
De parecido só que os dois tocam piano e tem um certo jeito de cantar parecido, mas só isto.
O Plinio tem mais de 40 cds gravados, uma música melhor que a outra, isto na minha opinião.
Como já disse ele sabe misturar muito bem o popular com o clássico, a própria sinfonia do amor, começa com um toque de piano a lá Carpenters, mas isto não é plágio é proposital é o estilo dele que é muito eclético.
Ele é também um produtor independente, edita e sequencia músicas, mixagens etc.., um músico completo.
E o Plinio faz um extraordinário trabalho junto a comunidade carente, ensinando música, ensinando principalmente os jovens a pensar.
Ele é um livre pensador, filosofa fazendo música.
Faltam professores e pessoas dedicadas assim no Brasil.
E é inaceitável que ignorantes venham querer esculhambar e denegrir a imagem dele.

Lelo Mig
Membro
# ago/15
· votar


Tecfrente

Crianças prodígios sempre existirão e continuarão existindo... não há nada de mágico ou superior nisso.

Existem autistas que decoram a lista telefônica, memória fantástica é um dos atributos de muitos autistas.... para um autista desenhista ter uma memória fotográfica dessas não é sobrenatural.

Mas, deixa prá lá amigo... eu tô falando uma coisa e você outra. Tô falando em arte, inspiração e criação, imaginação e renovação... não em "genialidades" específicas, como se fossem "um dom divino".

Repito, crianças prodígios e geniais sempre existirão, e a maioria, não resultou em nada significativo depois de adulto.

Obs: Quanto as técnicas destes artistas, são técnicas usuais. Lápis, pincel, acrílica, óleo, aerógrafo e etc.

pianoid
Veterano
# ago/15
· votar


Adler3x3
O Coral de crianças que acompanha o Plinio Oliveira da Sinfonia do Amor, é o Coral da Paz, constituído por crianças que aprenderam música com o Plinio.
Ele dou-se as crianças para ensinar música.


e a quem vem ao caso sua dedicação ou esforço? Eu estava comentando sobre o estilo musical. música simples, melodia sem grandes vôos de imaginação, relativamente melosa, arranjo simples com uma orquestra de fundo praticamente só num uníssono banal ou uma pontuada aqui e ali, um baixo sem nexo por cima do piano e, por fim, valeu o esforço do educador e da pirralhada, mas o coro não me impressionou.

Melhor não comentar da letra. preferi o poema da baleia... mas é só minha opinião de ignorante

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A MPB contemporânea