A MPB contemporânea

Autor Mensagem
Tecfrente
Membro Novato
# ago/15 · Editado por: Tecfrente
· votar


cafe_com_leite

No início dos meus 20 anos surgia no Brasil uma nova galera no Rock pós anos 90 (Skank, Cidade Negra ...) com os Raimundos, Charlie Brown. Jr. e Los Hermanos. Algumas dessas bandas tinham visões bem divergentes. rsrs

Acho que deve haver a mesma diversidade de visões nessa nova geração da MPB. Isso é bom, pois vai ter "gosto" para todo mundo. Não sei se isso vai ocorrer nessa nova geração da MPB, mas é o que espero.

Quanto ao que você sente ao ouvir as músicas do Cícero eu compreendo perfeitamente. Ainda não sou capaz de perceber nada do que você está percebendo e sentindo com essas músicas dele, porém me identifico com você, pois ...

Quando tinha exatamente a sua idade, 17 anos, ouvi "Pedaços" do Sensação com o Marquinhos cantando e isso me fez perceber exatamente o que é a gente ter sensibilidade musical, percebendo tamanha beleza em uma música e ninguém sentir nem 5% do que sentimos hehehe. Ou o pior, nem respeitar essa sensibilidade.



Aprenda uma coisa que você ainda é bem novo:

Não se importe se uns 10 ou 20 gatos pingados rejeitarão seus gostos musicais, pois saiba que existem milhares ou milhões de pessoas que gostam da mesma música que você!

Hoje, eu não ligo nem pra isso rsrs. Se eu souber que sou a única pessoa no mundo a gostar de uma determinada música (além do próprio cantor e a família dele hehehe), eu continuaria gostando kkkkk Nunca liguei para "modinhas" ou "tribos", nem em música, nem em livros e nem em comportamentos. Apesar que em músicas, fui certas vezes influenciado por elas, mas sempre mantendo minha autonomia.

Quanto ao LOL do pianoid, leve na brincadeira, pois pitadas de humor sempre são aceitáveis, como eu mesmo disse num post passado e até mesmo fiz alguns posts assim. É só não passar dos limites nas piadas rsrs.

Com o tempo, assim como aconteceu comigo, você vai aprender a gostar das músicas por você próprio, independente do gosto alheio. Siga a sua verdade!

Sabe, por exemplo, aquele grupinho de jovens, todos vestidos de camisa preta, curtindo metal, daí um dos amigos começa a gostar de Samba ou Sertanejo, por exemplo ... ? Sabe o que vai acontecer em 99% dos casos ?

Esse rapaz será um reprimido musicalmente em prol dos seus amiguinhos, pois ele não teria coragem de falar que gosta de coisas que não seriam aceitas ali naquele nicho de jovens.

Ainda bem que eu não pertenci a nicho nenhum de estilos musicais em minha infância e não tive que passar por esse tipo de conflito. Hoje tenho liberdade musical para gostar do que eu quiser. Seja você assim também. Pode até não agradar certos músicos, mas vai fazer evoluir sua percepção do que é Música e sensibilidade a ela.

cafe_com_leite
Veterano
# ago/15
· votar


Tecfrente
Com o tempo, assim como aconteceu comigo, você vai aprender a gostar das músicas por você próprio, independente do gosto alheio. Siga a sua verdade!


Cara, isso já rola comigo faz um oi dois anos, por ai. Como disse, fiz o trópico a titulo de informação, não porque que eu quero provar pra alguém que as coisas que eu gosto são boas. Agradeço seus conselhos, mas eu já passei dessa fase faz um tempo.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# ago/15 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar


Tecfrente

A máxima 'Só sei que nada sei' de Sócrates foi genial, pois revela que sabemos alguma coisa pelo menos, mas também devemos ser humildes em relação ao conhecimento e à realidade.

Exato. Não da pra saber tudo, simplesmente não dá. Então estar aberto a pontos de vista diversos é essencial. hehe

Ótimo post do Benito. Tenho ele em minha pasta de MPB. esqueci de colocar essa daí que você postou, que aliás eu conhecia, mas esqueci de tê-la em meus arquivos.

Tenho "Retalho de Cetim" e "Do jeito que a vida quer". Conhece ?

Valeu cara. rs

Retalhos eu já ouvi umas boas vezes de uma coletânea do Benito, do jeito que a vida quer creio que também. A propósito Benito é demais. kk

O Marquinhos eu não conhecia, o cara canta bem sim, muito bonito ele cantando. especialmente para quem curte vocal um pouco mais médio/agudo. rs

Isso que tu falou sobre ouvir o que quer independente do que pensam, aprovo 100%. Acho essencial também. Acho válido também se abrir pros gostos alheios pra descobrir coisas novas. Novas perspectivas, e etc...

cafe_com_leite
É cara, preciso ouvir mais esse estilo ai pra ver se capto essa ideia. kk

pianoid
Veterano
# ago/15
· votar


Tecfrente
Quando tinha exatamente a sua idade, 17 anos, ouvi "Pedaços" do Sensação com o Marquinhos cantando e isso me fez perceber exatamente o que é a gente ter sensibilidade musical, percebendo tamanha beleza em uma música e ninguém sentir nem 5% do que sentimos

eu só senti vontade de espancar esse cantor brega rs


Sabe, por exemplo, aquele grupinho de jovens, todos vestidos de camisa preta, curtindo metal, daí um dos amigos começa a gostar de Samba ou Sertanejo, por exemplo ... ? Sabe o que vai acontecer em 99% dos casos ?

Esse rapaz será um reprimido musicalmente em prol dos seus amiguinhos, pois ele não teria coragem de falar que gosta de coisas que não seriam aceitas ali naquele nicho de jovens.


foi isso que aconteceu contigo pra tu cair de cabeça en psicologia e descobrir o que tu tem de errado? ;-)

cafe_com_leite
Veterano
# ago/15
· votar


pianoid
foi isso que aconteceu contigo pra tu cair de cabeça en psicologia e descobrir o que tu tem de errado? ;-)



Cara, raramente eu vejo você acrescentando alguma coisa no forum. É raro o post seu que não é apenas pra fazer uma piadinha ou desmerecer o outro.
Enfim. Segue sua nau.

dom de Deus
Veterano
# ago/15
· votar


cafe_com_leite

muitos levam tudo ao pé da letra, parece que tudo é ofensa

eu vi isto aqui como uma brincadeira
foi isso que aconteceu contigo pra tu cair de cabeça en psicologia e descobrir o que tu tem de errado? ;-)

cafe_com_leite
Veterano
# ago/15
· votar


undefineddom de Deus
muitos levam tudo ao pé da letra, parece que tudo é ofensa



Eu também vi como uma piada. Mas sei lá tem que ter um contraponto. Só fazer piada não vira.

Tecfrente
Membro Novato
# ago/15 · Editado por: Tecfrente
· votar


cafe_com_leite sobre pianoid

Cara, raramente eu vejo você acrescentando alguma coisa no forum. É raro o post seu que não é apenas pra fazer uma piadinha ou desmerecer o outro.
Enfim. Segue sua nau.


Concordo!

Acredito que o problema do Pianoid seja carência afetiva, frustrações e mágoas que ele deve ter passado na sua vida, daí ele extravasa com essas atitudes sempre hostis e infantis.

Daí se os membros começarem a entrar na onda e pilha dele, imagine só a zona que esse forum vai virar ?

O que mais me impressiona é a Moderação não conversar com esse cara ... Depois eu falo que há corporativismo nesse forum e ninguém acredita!

Tecfrente
Membro Novato
# ago/15
· votar


pianoid

eu só senti vontade de espancar esse cantor brega rs

E eu senti vontade de vomitar depois do nojo que senti lendo esse seu comentário hostil e intolerante.

cafe_com_leite
Veterano
# ago/15
· votar


Tecfrente

Ele deve ter tomado uma advertência esses dias por causa de um post que foi censurado.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# ago/15
· votar


Tecfrente

eu só senti vontade de espancar esse cantor brega rs

nem achei hostil, só irrelevante mesmo (é o gosto dele, ele não afirmou que o cara é ruim universalmente ou esse tipo besteira), eu achei mais graça no comentário do que ofensa. kk

mas entendo que você deva ter ficado puto, pois curte muito o Marquinhos.

foi isso que aconteceu contigo pra tu cair de cabeça en psicologia e descobrir o que tu tem de errado? ;-)

esse comentário eu achei engraçado e nada mais. tipo... até sei que tu se ofendeu porque ele disse que tu tem algo de errado e satirizou a psicologia, mas se não faz sentido algum, porque se ofender? :)

tu deu uma resposta bem ácida cara. :x

eu te entendo porque as vezes me ofendo e faço a mesma coisa, mas estou tentando me controlar. :x

Tecfrente
Membro Novato
# ago/15 · Editado por: Tecfrente
· votar


Wuju Wu Yi

mas entendo que você deva ter ficado puto, pois curte muito o Marquinhos.

O que me irrita é alguns não saberem usar as palavras adequadamente.

Existe uma área da Linguística chamada Semântica e ela estuda o significado de palavras.

Sabe o que é ser espancado ?

Quanto ao "vomitar", eu ia ali na farmácia comprar um antiemético, mas já passou o mal-estar.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# ago/15
· votar


Tecfrente
eu entendi. você interpretou literalmente. mas fica ofendido não cara. bobagem. hehe

pianoid
Veterano
# ago/15
· votar


Tecfrente, internet
internet, tecfrente

ta ofendido com muito pouco, amigo. A maioria dos vídeos que vocês postam me ofendem deveras e mesmo assim não comento nada rs

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# ago/15
· votar


Tecfrente
mudei de ideia. fale o que quiser.

Tecfrente
Membro Novato
# ago/15
· votar


Wuju Wu Yi

Tecfrente
mudei de ideia. fale o que quiser.


kkkkkk Eu avisei rsrs ... Acho que o pessoal lá no Vale do Silício jamais imaginaria as consequências de suas tecnologias.

Adler3x3
Veterano
# ago/15 · Editado por: Adler3x3
· votar


Olha.
O preconceito musical é do homem e assim é em todas as outras atividades.

Nos anos 60 e 70 era bem pior, tá certo não existia a Internet, mas a coisa era bem mais braba.
A coisa não ficava só nas ofensas partia para a violência.
E conforme o lugar que você ia tinha que ter uma outra percepção para não entrar numa fria.
Ainda existe hoje, mas a intolerância é bem menor.
Eu nunca entrei nesta, para mim música é música não importa o estilo.
Lá nos anos 70 fui num baile em que o cantor principal e banda era do Wanderley Cardoso, olha ele teve que sair correndo do baile, tamanha a intolerância, não conseguiu cantar nem por 20 minutos, lá na terceira música foi expulso.
E ele cantava muito bem, mas o estilo dele era considerado brega pela maioria dos participantes do baile, e deu no que deu.

O problema não e do fórum, é das pessoas, não adianta pode ter as regras e coisas e tal, mas começa por aí quase ninguém lê as regras, alias a maioria nem gosta de ler, nem de escrever, gosta de postar que é outra coisa, e os seus problemas pessoais da vida se refletem nos posts, e se pode irritar alguém ele vai tentar fazer isto.


Agora quem manda na música comercial é a mídia, aqui mesmo quando estava tentando entrar no fórum apareceu uma propaganda, que me levou a uma página do Miguel Telo, respeito ele como artista, mas não gosto.
Foi um tiro no s..., tive que fechar todas as janelas.
rss...
A mídia impõe o sucesso.
Assunto discutido em outro tópico.

E o que eu não gosto é de ter que aturar estas imposições.
Se eu quiser escutar ele eu procuro, mas aparecer isto me forçando, não dá para aceitar, e não é intolerância, é sim repúdio a invasão da minha privacidade querendo que eu ouça o que eu não quero.
São futilidades que nos fazem perder tempo.
E infelizmente não querendo parecer intolerante (mas posso estar sendo), mas isto ocorre muito na mídia, eu não tenho s.. para ouvir estes "ditos artistas" artificiais, estes produtos da mídia, o que não é o caso da maioria das músicas postadas aqui, que parece que o pessoal tá se esforçando para fazer um bom som e ter um lugar ao sol.
Mas não dá para competir com a mídia.

E este negócio de taxar os outros de brega é intolerância, o Wanderley Cardoso tinha um bela voz acima da média, e foi vítima desta mídia que o rotulou num estilo/imagem, que ele nunca mais conseguiu se livrar e hoje esta fora desta mesma mídia.
Outros exemplos de intolerância aconteceu com o Simonal foi rotulado pela esquerda brasileira e perseguido, esta esquerda que esta aí hoje aprontando. E o pior preconceito e aquele que mistura ideologias e se adicionar um pouco de religião pior ainda.

Adler3x3
Veterano
# ago/15 · Editado por: Adler3x3
· votar


erro ao editar

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# ago/15
· votar


Adler3x3

concordo com você cara. apesar de que também tem coisa legal que a mídia espalha por ai que o pessoal não escuta apenas por protesto e etc... exatamente essa parada de rótulo + ideologia que tu explicou, que alias achei ótimo.

mas use adblock cara.

faz Muito tempo que não vejo propaganda de artista por aqui. '-'

Tecfrente
Membro Novato
# ago/15 · Editado por: Tecfrente
· votar


Concordo com os posts de vocês e já perdi um bom tempo nesses últimos dias aqui no forum tecendo comentários sobre a Intolerância Musical.

Adler3x3

Eu nunca entrei nesta, para mim música é música não importa o estilo.

É isso daí.

Muitas pessoas confundem aspectos intrínsecos com aspectos extrínsecos ao analisar as músicas ou gêneros musicais. Como assim ?

Quando pegamos uma pessoa e perguntamos a ela porque ela não gosta de determinada música e ela responde algo do tipo: "- A maioria das pessoas que curtem esse tipo de música se comportam assim e assado ...".

Essa pessoa está fazendo uma análise extrínseca da música, pois está sendo intolerante ao comportamento de determinadas pessoas que gostam daquela música e quem paga o pato, por tabela, e recebe intolerância e críticas acaba sendo a própria música ou todo um gênero musical.

Algo diferente e compreensível é a pessoa dizer que não gosta da música porque a música simplesmente não agrada aos seus ouvidos, mas aceitar que essa mesma música pode agradar ouvidos alheios.

Ou dizer que não gosta da música por motivos bem plausíveis, como, por exemplo, não gostar de músicas que fazem apologia a tudo o que vai contra ao fundamento constitucional da dignidade da pessoa humana (certas músicas ideológicas ou com fundamentalismo religioso).

Quanto à influência midiática e comercial na indústria fonográfica, a crítica deve se ater à própria "influência midiática e comercial na indústria fonográfica" e não às músicas em si. Exceto se houver argumentos plausíveis para criticar determinadas músicas.

Se a música está dentro da legalidade, é uma forma legítima de expressão, fala de coisas positivas como o amor, por exemplo, por qual razão criticá-las ?

Sobre a questão do "brega" ...

Mais de 50% das músicas no mundo (para não dizer um percentual bem maior) tem o "amor e a poesia" como tema principal. Logo, a maioria das músicas no mundo são "bregas" ? Essas pessoas que gostam de rotular as músicas inventam esses rótulos pejorativos e gostam, muitas das vezes, de músicas que poderiam até se enquadrar dentro desses rótulos rsrsrs.

Ex: Algumas pessoas poderiam dizer: "- Eu gosto é de Rock and Roll e não dessas músicas bregas!"

Elas só estão deixando de perceber que muitas dessas músicas de que elas gostam possuem uma letra "brega", mas elas não percebem, pois não sabem inglês e são apenas contagiadas pela vibe da música produzida pela guitarra e bateria.

Eu ouvi muito Nirvana, por exemplo, na minha adolescência ...

Vejamos a letra da música Drain You e percebam que ela poderia se enquadrar no conceito de brega de algumas pessoas:

Drenar Você

Uma garota pra outra diz:
Tenho sorte por ter te conhecido
Não me importo com o que você pensa
A não ser que seja sobre mim
É agora meu dever
Drenar você completamente
Viajar através do tubo
Que termina na sua infecção

Mastigo sua carne por você
Passo pra frente e pra trás
Num apaixonado beijo
Da minha boca pra sua
Pois eu gosto de você

Com os olhos tão dilatados
Me tornei seu pupilo
Você me ensinou tudo
Sem uma maçã envenenada
A água é tão amarela
Eu sou um saudável estudante
Endividado e tão agradecido
Sugando seus fluídos

Mastigo sua carne por você
Passo pra frente e pra trás
Num apaixonado beijo
Da minha boca pra sua
Pois eu gosto de você

Você...
Você...
Você...
Você...
Você...

Uma garota pra outra diz:
Tenho sorte por ter te conhecido
Não me importo com o que pensa
A não ser que seja sobre mim
É agora meu dever
Drenar você completamente
Viajar através de um tubo
Que termina na sua infecção

Mastigo sua carne por você
Passo pra frente e pra trás
Num apaixonado beijo
Da minha boca pra sua
Molhados, lábios contra lábios
Você é minha vitamina
Porque eu sou como você




Adler, tudo isso que você comentou sobre o Wanderley é bem interessante.

Veja que pertinente:

(...)
No mundo moderno e globalizado, a divisão entre "arte menor" (popular) e "arte maior" (erudita) mascara uma visão elitista. A música, que se destina à classe social menos favorecida, nomeada pelos meios de comunicação de "público C, é tachada de brega para não se confundir e se misturar com a música classificada de romântica. Assim, brega se torna o estigma de uma música inferior e "sem qualidades artísticas". Chico Buarque ou Djavan quando falam de amor são classificados como românticos e não como bregas. Apesar das elites, o brega faz parte de nossa herança cultural, não podendo, portanto, ser posto de lado ou ignorado.

Devemos atentar para o fato da separação entre "arte maior" e "arte menor" não ser precisa o que contribui para que termos como "brega" tenha sua conotação mudada para atender às especificidades da crítica. Brega, palavra que não é encontrada nos dicionários portugueses, segundo o Novo dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, significa deselegante, cafona e lugar de prostituição. Fernando Mendes não é um cantor romântico. É brega. Essa classificação, além de discriminá-lo do conjunto de cantores da música popular brasileira, já classifica toda a sua produção musical como inferior. Mas eis que um dos gurus da música popular brasileira, Caetano Veloso, grava a música de Fernando Mendes "Você não me ensinou a te esquecer", que faz parte da trilha sonora do filme Lisbela e o prisioneiro. E, como em um passe de mágica, Fernando Mendes passa de brega a um expoente da música romântica popular brasileira...

Fonte: http://www.omarrare.uerj.br/numero14/rosileneCoelho.html
(...)

Imaginem que eu comece a andar com as roupas de Mozart e Beethoven na rua, daí as pessoas iriam me dizer: "- Que roupa brega é essa que você arrumou ?"

Daí, eu responderia:

Brega, não! É uma roupa "erudita". LOL

Um exemplo do Brega (roupa) misturando-se ao erudito (ser capaz de ganhar o maior prêmio da Matemática, medalha Fields) ...

O gênio que ama aranhas e Lady Gaga:

http://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/o-genio-que-ama-aranhas-lady -gaga-5781122

https://www.google.com.br/search?q=C%C3%A9dric+Villani&es_sm=93&source =lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0CAgQ_AUoAmoVChMIkLHE2qaxxwIVxRuQCh11Mwes&biw= 1280&bih=899


Wuju Wu Yi

(...) também tem coisa legal que a mídia espalha por ai que o pessoal não escuta apenas por protesto e etc... exatamente essa parada de rótulo + ideologia (...)

Perfeito! Discernimento é fundamental, não só na Música como em tudo na vida.

Lelo Mig
Membro
# ago/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Adler3x3
Tecfrente

Caras, há só um detalhe aqui que é preciso atentar...(Calma lá cambada, não vou defender o preconceito, falar em melhor ou pior...nada disso, só lembrar de um dos pontos, ok?)

A "separação" entre brega e romântico, inicialmente, não era exatamente pejorativo, apenas indicava, que em tempos de uma poesia mais sofisticada, a música brega (e era bem mais relativo as letras) se direcionavam de uma forma mais direta a um povo mais "simples".

Afinal, não há como dizer que estas duas letras, ainda que falem a mesma coisa, sobre desprezo/abandono, são iguais em termos de estrutura poética:

"Porquê me arrasto aos seus pés
Porquê me dou tanto assim
E porque não peço em troca
Nada de volta pra mim
Porque é que eu fico calado
Enquanto você me diz
Palavras que me machucam
Por coisas que eu nunca fiz
Porque é que eu rolo na cama
E você finge dormir"


Roberto Carlos

"Quando olhaste bem nos olhos meus
E o teu olhar era de adeus
Juro que não acreditei
Eu te estranhei
Me debrucei
Sobre teu corpo e duvidei
E me arrastei e te arranhei
E me agarrei nos teus cabelos
No teu peito, Teu pijama
Nos teus pés, Ao pé da cama
Sem carinho, sem coberta
No tapete atrás da porta"


Chico Buarque


Obs: Escolhi uma do Robertão porque ele é respeitado e têm uma linguagem simples, porque se eu botasse uma do Reginaldo Rossi ou Waldick Soriano vocês iam dizer que eu tava de sacanagem...kkkk

Adler3x3
Veterano
# ago/15
· votar


Não é porque o meu inglês não seja profícuo, mas no geral acho as letras das músicas pop em inglês muito ruins.
E se for ver se encaixam muito bem no estilo dito brega.

Lelo Mig
Membro
# ago/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Adler3x3

"as letras das músicas pop em inglês muito ruins"

São ruins mesmo, não só do Pop, do Rock também são uma merda... O Nirvana, que vocês citaram, é uma banda que eu curto, mas sejamos sinceros, Kurt Cobain só falava bosta...

Aqui, um raro exemplo de Pop Romântico, de um compositorqcantor Irlandês de sucesso nos 70/80, cara considerado brega, que possui letras muito boas e bem acima da média no estilo. (não só essa, várias).

Pena que a tradução tire um pouco da poesia e do jogo de palavras do original em inglês, (eu traduziria um pouco diferente) mas dá prá sacar...




"Morrendo...
Jamais pensaria me ver morrendo
Pensei passar toda minha vida voando,
Pois morrer é uma arte anciã
de manter o mundo girando.

Tentando...
Nunca pensei passar as estações tentando,
Pensei que pudesse parar de mentir
Já que tentar é a antiga arte
de provar que o mundo é redondo."


Caras...isso é muito bom!

Tecfrente
Membro Novato
# ago/15 · Editado por: Tecfrente
· votar


Adler3x3
Lelo Mig

Na minha infância eu curtia muito essas músicas "românticas internacionais", mesmo não sabendo inglês.

Como eu era criança e não tinha alcançado nem a puberdade era óbvio que eu gostava dessas músicas por questões poéticas (perceber a beleza da música apenas, ou seja, não ter nada a ver com experiência em relacionamento amoroso, pois eu ainda era uma criança).

Esse tipo de sentimento por essas músicas "românticas" (ou "poéticas", segundo a minha visão) perdurou e ainda hoje, adulto, eu as vejo dessa forma. Gosto da vibe dessas músicas. Parece que mexe com as "ondas cerebrais" de maneira diferente para cada pessoa. Por isso alguns não sentem nada e não gostam. Acredito que seja por questões biológicas e não puramente ideológicas.

Na adolescência fui agregando "gostos musicais" e não "substituindo-os", como muitos fazem. Fui fazendo isso até gostar desde as músicas românticas (poéticas) da infância até música erudita ... nesse processo de expansão de musicalidade me fez passar pelo Rock, Samba, Pagode, Rap, MPB, Jovem Guarda, Jazz, qualquer coisa que vocês podem imaginar e ainda um pouco mais rsrs ...

Tudo isso sem me preocupar com os tipos de pessoas que gostavam dessas músicas, mas apenas ouvir as músicas como se eu fosse um crítico musical encarregado de ouvir tudo o que é tipo de música e falar sobre os seus diversos aspectos (ritmo, poesia, vocal, timbres, instrumentação, postura do vocalista, momentos de pausas na composição, harmonia, melodia, etc ...)

Nirvana e Kurt Cobain:

Também acho que o Kurt nunca foi um bom compositor (mas sempre gostei dele, não sei porque, da mesma forma que o Anthony Kieds do RHCP), mas é aquele negócio ... tem o ditado que diz "uma imagem diz mais do que 1000 palavras". Na música é mais ou menos isso, pois quem é que não gosta de diversas músicas com letras simples ou até mesmo bem estranhas ?! Nesse último caso, eu deixo como exemplo um sucesso do Rock Nacional dos anos 80:

http://www.cifraclub.com.br/nenhum-de-nos/o-astronauta-de-marmore/

Letras de Música, conceito de "brega" e "classes sociais ouvindo determinada música":

Eu nunca fui muito de dar muita importância para letra de música. Vou mais pelos aspectos que a música tem de me fazer entrar em certas sintonias. Porém é comum dar raiva quando gostamos de uma música e a letra falar alguma abobrinha ou algo de que discordamos. Daí, por licença poética, podemos até relevar alguns escorregões de composição rsrs.

Quanto à palavra "brega", acho que só faz sentido em certos comportamentos humanos (ex: vestir uma roupa inadequada) e acho que ela deveria ficar longe do terreno da Música.

Ex: Se o Chico Buarque gravasse (algumas rsrs) músicas do Reginaldo Rossi ou Waldick Soriano e a elite não soubesse que eram deles, será que elas seriam consideradas "bregas" (no meu último post há um exemplo parecido no link do artigo de uma professora de Literatura falando sobre isso) ? E quanto às milhares de pessoas da elite que gostam de Reginaldo Rossi, Waldick Soriano ou qualquer outro cantor considerado "brega", por exemplo ? Por isso devemos deixar de lado aspectos sociológicos da música para qualificarmos certas músicas. Na Prússia certas músicas que hoje no Brasil são consideradas eruditas (de compositores clássicos) foram consideradas o que hoje nós consideramos "brega", pois elas já estavam bem "batidas e enjoativas" e apenas as classes mais desfavorecidas e cultura de massa se interessavam por elas.

Chico Buarque compunha melhor que Reginaldo Rossi ou Waldick Soriano ? Sim, sem dúvida! Mas daí voltamos naquele negócio de que letra não é tudo. A poesia pode estar não só em letras (poemas e músicas), mas também, por exemplo, em melodias (músicas). Às vezes, a letra é a mais fantástica de todas, mas se a pessoa está querendo ouvir pela poesia, daí ela vai se frustrar. Ou, a pessoa quer ouvir apenas pela letra (ex: um professor de Português) e nem dar importância para uma música, por exemplo, altamente poética.

Esse assunto poderia se estender. Por exemplo, ao ouvirmos um Jazz, Rap ou Rock poderíamos estar querendo entrar em sintonia não com aspectos poéticos, mas com toda aquela vibe que esses gêneros querem passar.

Chris de Burgh:

Lelo, gostei da expressão "acima da média no estilo". Pensei no seguinte: "Luiz Gonzaga foi um acima da média no estilo Baião". A pessoa pode até não gostar de gêneros populares e regionais (nacionais ou internacionais), mas tem que reconhecer o talento de determinadas pessoas para aquele determinado gênero musical.

Ex: Nunca dancei, pois sou péssimo quanto a isso, então eu poderia reconhecer tranquilamente que quanto a Arte Dança muitas pessoas são melhores do que eu, ainda que eu seja acima da média em relação a outras coisas em comparação a essas pessoas. Isso é ter discernimento (saber separar o joio do trigo)!

Voltando ao Chris de Burgh ...

Concordo que ele seja um acima da média no gênero dele. Bela voz e excelentes melodias ...

Essa música que você postou eu nem sabia que ele cantava, mas sempre gostei dela, ainda quando tinha menos de 10 anos.

Para mim, a música abaixo foi a mais TOP de todas dele (talvez a música de maior sucesso):

Quando eu ouço umas músicas desse naipe ou outras extremamente diferentes, mas que eu consiga captar a vibe que os autores e músicos quiseram transmitir com ela, não quero nem saber de classificações ("brega", "músicas melosas", dentre outras classificações ridículas) e os tipos de pessoas que gostam da música, qual o estilo ou gênero musical, classe social que predominantemente gosta da música, etc. Tudo bobagens perto da grandiosidade que a música é enquanto manifestação artística.

Se a música me levar para uma sintonia legal, ótimo!!! Não posso deixar de ser verdadeiro com minhas ondas cerebrais e meu sistema límbico (parte do cérebro responsável por sentimentos e emoções).

Muito se fala de "música experimental". Acho que muitas pessoas no Brasil e no mundo poderiam tentar "maneiras experimentais de perceber as músicas" (é um conceito beeeem mais amplo que música experimental, pois envolve a relação de nossa consciência com a música e a sociedade como um todo).



Wuju Wu Yi
Membro Novato
# ago/15
· votar


Tecfrente

Nossa cara, excelentes posts. Sintetizou varias ideias ai que eu compartilho. E a propósito, essa música Lady in Red é linda. eu também ouvi muito quando era criança (minha mãe deixava tocando). Até senti um sentimento de retorno a infância aqui. Muito linda cara.

Lelo Mig
Membro
# ago/15
· votar


Tecfrente

"Para mim, a música abaixo foi a mais TOP de todas dele (talvez a música de maior sucesso):"

Que, por sinal, é outra música romântica com uma letra muito bem escrita.

pianoid
Veterano
# ago/15 · Editado por: pianoid
· votar


amor não é o mesmo que melosidade

Chico Buarque nunca cantou com voz brega como esse Marquynhos. o cara é quase fanho, putz...

e, sim, Tchaikovsky é brega. mas não porque a música foi batida e repetida à exaustão...

Lelo Mig
Membro
# ago/15
· votar


Tecfrente

"Ex: Se o Chico Buarque gravasse (algumas rsrs) músicas do Reginaldo Rossi ou Waldick Soriano e a elite não soubesse que eram deles, será que elas seriam consideradas "bregas"?"

Amigo, muitas vezes cometemos o "preconceito às avessas". Eu concordo contigo que o prestígio e valorização de alguns nomes fazem com que deem atenção e crédito a qualquer coisa que fizerem, Chico Buarque é um deles.

Mas, por outro lado, o que levou Chico a ter maior prestígio e valorização?
Suas letras!
Gostando ou não o cara é um monstro e esta entre os maiores compositores de todos os tempos. Sua música nunca foi revolucionária, pelo contrário é tradicional, Chico é um sambista da tradição.

Mas é como letrista, principalmente, que se destacou. E como poeta e escritor, esta muito acima da média...

Tecfrente
Membro Novato
# ago/15 · Editado por: Tecfrente
· votar


Wuju Wu Yi

Valeu, Wuju. Eu tenho uma revistinha antiga aqui de cifras para violão e quando comecei a tentar tocar teclado por cifras, acho que essa foi uma das primeiras músicas internacionais que eu acabei aprendendo.

pianoid

No comments.

Lelo Mig

Concordo com tudo o que você disse sobre Chico Buarque. Quanto a minha pergunta retórica que você colocou em itálico, eu a fiz para colocar em xeque certos paradigmas de nossa sociedade e não para desprestigiar um músico ou outro.

Esse mesmo tipo de paradigma eu já postei há algumas semanas, mas na área de outra arte ...

Qual artista te impressiona mais: a "desconhecida" Akiane ou o "consagrado" Miro ? Compare abaixo:

https://www.google.com.br/search?q=akiane&num=100&newwindow=1&safe=off &es_sm=93&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0CAcQ_AUoAWoVChMIuu-k3sSzxwIVh oyQCh2_qAZY&biw=1280&bih=899

https://www.google.com.br/search?q=miro&num=100&newwindow=1&safe=off&e s_sm=93&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0CAcQ_AUoAWoVChMIwYCp3sSzxwIVRg6 QCh1Ibg9K&biw=1280&bih=899

Quero apenas colocar em xeque certos paradigmas, então, independente de sua resposta, não pretendo ficar aqui discutindo sobre isso, quero apenas deixar um sinal de interrogação em certos paradigmas sociais.

Ex:

Se a Akiane pintasse um quadro "no estilo de arte do Miro" e fosse superior em qualidade será que algum crítico conservador de arte admitiria isso ? Dúvido! Exceto se a Akiane começasse a ganhar prestígio internacional entre os críticos de arte. Mas enquanto ela for admirada apenas por populares, ela pode fazer o quadro mais f.d. do mundo e não ganhará o reconhecimento pelo mérito.

Vejamos uma pintura de Miro:

http://ayay.co.uk/backgrounds/paintings/joan_miro/azul-3.jpg

Para mim, é um pipa e uma paleta de violão rsrs. Estou brincando, apenas quis ser um pouco irreverente.

Vamos supor que o fictício crítico de arte abaixo não conheça o desenho.

Se eu chego para o crítico de arte e falo que uma criancinha recém nascida fez isso, ele irá me dizer que é normal, pois as crianças ainda estão desenvolvendo a coordenação motora rs. Quando ela crescer ela pode fazer algo melhor rsrs, entre outros comentários.

Se eu chego para o crítico de arte e falo que a pintura é do Miro, ele irá me dizer: "- Então, procure perceber as sutilezas dessa obra rsrs ... Procure entender a abstração artística na mente desse pintor ao fazer essa grandiosa pintura".

O que estou comentando não é para desprestigiar Miro (deve haver razões que eu desconheça para ele ser considerado um grande pintor ... não estou colocando em xeque isso ... respeito seu trabalho). Apenas certos paradigmas sociais me causam estranheza quando fatores extrínsecos à arte acabam interferindo consideravelmente na maneira de algumas pessoas a enxergarem.

Lelo Mig
Membro
# ago/15
· votar


Tecfrente

Também concordo com relação aos paradigmas, eles existem e sempre houve e haverá uma "casta" determinando o que é bom e o que é ruim conforme interesses comuns.

Apenas, é importante sempre, olharmos os dois lados da moeda, nem tanto ao mar, nem tanto a terra.

Um artista, geralmente, não é reconhecido pelo que ele faz com "perfeição" e sim pelo seu poder "criador ou renovador".

Akiane, não passa de uma boa "desenhista", ainda que aparentemente suas pinturas sejam mais perfeitas que as de Miró, existem milhões de pintores capazes de fazer este tipo de quadro.

Aqui, vale um adendo: Quando a fotografia foi inventada, a necessidade de pintores retratistas, como os grandes do passado, deixou de existir. É aí que entra a "nova arte" que é uma proposição de pintar não como é, mas como se sente.

Miró (que eu particularmente não gosto muito em quadros, gosto em murais e painéis apenas)... parece desenho de criança, certo? Aí esta o motivo de ele ter ficado famoso... ele é um "punk" das artes plásticas, veio afrontar a academia, com desenhos ingênuos coloridos. Miró, Paul Klee e Picasso (este último em uma fase) pintavam e retratavam o mundo aos seu redor tentando pensar como crianças e traçar como elas propositadamente.

Entende?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A MPB contemporânea