A MPB contemporânea

Autor Mensagem
cafe_com_leite
Veterano
# ago/15 · Editado por: cafe_com_leite


Não é com intensão outra que crio esse tópico se não a de mostrar de uma forma mais abrangente o que tá rolando na mpb atual (ou que costumam rotular como mpb).
Já saquei que toda vez que algum desinformado vai falar sobre o que chamam de mpb dos dias de hoje é sempre citado Maria Gadu, Malu Magalhães, Marcelo Camelo, Clarice Falcão e afins.

Não Porra! Não se resume a isso. É uma das coisas que estão rolando, mas não é só isso, nem perto.


Pois então, vou repostar uma listinha que fiz no tópico do Lelo. Quem se interessar em ouvir e tecer suas impressões à respeito, o tópico é livre.

Só peço para que não entrem nesse blá blá blá de que os jovens de hoje são leite com pera e bla bla bla. Não! chega dessa merda, vamos falar de música. Pra falar de sociologia, história, filosofia e seus derivados temos o OT, não desvirtuem a droga do tópico (isso vale pra mim também). O problema desse fórum é que todo mundo quer ser o espertão e encher linguiça com assuntos que não dominam e dos quais o máximo que fazem é citar jargões (também vale pra mim) . Então chega de tryhardismo.

Foquemos na música.

Aqui está:





Essa banda aqui tem uma veia rock, mas vá lá.













Chega.


Esses são os que eu conheço, os que são bem avaliados por aí, não só os que eu gosto.

cafe_com_leite
Veterano
# ago/15
· votar


Esqueci de citar duas bandas muito importantes:






Aqui uma versão do Baleia de uma música do Rodrigo Amarante que eu acho incrível:





Aqui a versão original não menos boa:


Wuju Wu Yi
Membro Novato
# ago/15
· votar


Eu sou um cara que não tem Tanta conexão com a MPB e nem a conheço muito. Mas vou ver os vídeos e comentar depois música a música e ver se posto algo. :)

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# ago/15
· votar


tu viu a pergunta que te fiz do cícero?

cafe_com_leite
Veterano
# ago/15
· votar


Wuju Wu Yi
Não vi, onde tá?

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# ago/15
· votar


cafe_com_leite
kkk. mandei no seu inbox.

cafe_com_leite
Veterano
# ago/15
· votar


Wuju Wu Yi
Respondi lá.




Serio que ninguém vai comentar no tópico? Isso é preocupante.

pianoid
Veterano
# ago/15
· votar


esse O Barco é piada? rs

prefiro O Pato

pianoid
Veterano
# ago/15
· votar


putz, apostando ainda na estética marinha fui ouvir Baleia e é a mesma lenga-lenga com longa introdução inócua e vocais arrastados. os violinos não salvaram essa baleia de encalhar... :(

cafe_com_leite
Veterano
# ago/15
· votar


pianoid
esse O Barco é piada? rs

prefiro O Pato



Gosto dessa música. Tem belas melodias, os timbres vocais me agradam, o violão bem do jeito que gosto de tocar e a letra é bem interessante .É bem a ideia de algumas estrofes que escrevi um dia.

renatocaster
Moderador
# ago/15
· votar


Não consegui gostar de nenhuma. E olha que eu forcei bem a barra.

cafe_com_leite
Veterano
# ago/15
· votar


renatocaster
olha que eu forcei bem a barra.

Forçar a barra pra que?

Cês são engraçados demais

Adler3x3
Veterano
# ago/15
· votar


Eu gostei de tardei.

renatocaster
Moderador
# ago/15
· votar


cafe_com_leite

Forçar a barra pra que?

Para tentar digerir, mas não deu.

JJJ
Veterano
# ago/15
· votar


cafe_com_leite

É. Só consegui digerir com sal de fruta também... hehehe

Mas pelo menos gostei do que você disse:

"Só peço para que não entrem nesse blá blá blá de que os jovens de hoje são leite com pera e bla bla bla. Não! chega dessa merda, vamos falar de música. Pra falar de sociologia, história, filosofia e seus derivados temos o OT, não desvirtuem a droga do tópico (isso vale pra mim também). O problema desse fórum é que todo mundo quer ser o espertão e encher linguiça com assuntos que não dominam e dos quais o máximo que fazem é citar jargões (também vale pra mim) . Então chega de tryhardismo. "

É isso aí.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# ago/15
· votar


O clima das músicas são bem tranquilos. Músicas bem calmas. Eu achei legal. Mas tenho duas críticas a fazer dentro da minha percepção. uma sobre a maior parte dos vocais, que não me fizeram eu prestar atenção na letra. e outra sobre que as músicas poderiam ter um trabalho harmônico maior. algumas ficam a maior parte do tempo alternando em 2 acordes. isso diminui a possibilidade de variedade melódica do vocal tornando-o (para mim) pouco atrativo. Vou dizer o que eu gostei em cada uma.

Cicero é bem tranquilinho. Eu gostei do timbre dos instrumentos e da percussão.

Essa Despirocar é psicodélica, achei a vibe legal. me lembrou os videos desse cara, foi a que achei mais diferente e interessante harmonicamente.



O Barco é tranquilo. me lembrou um pouco super-combo.

Mantra fica numa progressão meio repetitiva. mas gostei do teminha da sanfona. mas é a minha percepção.

Feito pra acabar foi a que eu mais gostei da melodia.

Claridão gostei do ritmo.

Monra do Criolo Doido gostei do ritmo e da referência ao baião.

Tardei teve o todo mais atraente para mim. Ritmo muito bom, progressão harmônica bem mais chamativa (para mim) e um nível de energia mais elevado. que é da minha preferência (maior energia).

Basicamente é isso. Se eu fosse mudar algo nessas músicas seria a harmonia, que eu trabalharia com maior diversificação. e uma interpretação vocal da letra mais "verdadeira".

Próximo desse ramo, curto coisas mais ou menos assim, um pouco mais flertadas com o samba e o brega:








Veja que as letras tem uma interpretação mais "verdadeira". veja que quem esta cantando está realmente meio que contando uma história e as harmonias são mais soltas, que foi algo que não senti nas músicas que tu apresentou, mas foi apenas a minha percepção. pra você poderia ser o contrário.

pianoid
Veterano
# ago/15
· votar


Wuju Wu Yi
as harmonias são mais soltas, que foi algo que não senti nas músicas que tu apresentou, mas foi apenas a minha percepção. pra você poderia ser o contrário

rs

acho que harmonia pode ser classificada como bullying musical para surdos, hein? kkkk

Lelo Mig
Membro
# ago/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Gosto da Céu... mas não me surpreende, nada de novo.

Os demais, não são ruins, mas nenhum me surpreende também. Alguns são bem chatinhos... acho uma tendência meio forçada em soar "cool"...descolado, mas talvez seja implicância. E eu (particularmente) necessito da surpresa, da novidade, de algo que bata no fundo no peito, seja para gostar ou achar ruim... que provoque alguma emoção.

Infelizmente, a última leva da MPB que me surpreendeu, já se fazem mais de 15 anos.



Atualmente me surpreendo mais com isso, do que com a MPB. Não que seja algo diferente (até remete a Domingo no Parque do Gilberto Gil)... mas uma letra boa, bem construída em tempos tão burros... cai bem!





Tecfrente
Membro Novato
# ago/15 · Editado por: Tecfrente
· votar


cafe_com_leite

Você é bem novo e vai aprender que fenômenos musicais ocorrem por 2 processos: Identificação de muuuuuitas pessoas (como acontecia normalmente no passado) OU $$$ (muito comum atualmente, com o empresariado investindo pesado em divulgações).

Ficar pedindo a opinião de outras pessoas em relação a bandas novas acho improfícuo, pois se elas vão fazer sucesso ou não é pelos 2 fatores acima elencados por mim. É um processo que envolve a massa da população e não nós poucos gatos pingados aqui do forum.

Lelo Mig

Os Racionais fizeram sucesso pela originalidade e singularidade de suas canções, além da maneira peculiar que o Mano Brown tinha de compor a realidade do que ele via nas periferias. Por isso agradou, posteriormente, pessoas das mais diversas classes sociais até. O que o pessoal mais novo não sabe é que eles não apareciam durante suas carreiras em canais de TV, por exemplo, pois iriam contra tudo o que eles pregavam em suas músicas. Atualmente até que eles estão mais "misturados", vamos dizer assim. Mas tudo bem. Isso não vai apagar o que fizeram sendo o maior grupo de RAP até hoje no Brasil.

Lelo, você já ouviu essas abaixo ?





cafe_com_leite
Veterano
# ago/15 · Editado por: cafe_com_leite
· votar


Tecfrente
Ficar pedindo a opinião de outras pessoas em relação a bandas novas acho improfícuo, pois se elas vão fazer sucesso ou não é pelos 2 fatores acima elencados por mim. É um processo que envolve a massa da população e não nós poucos gatos pingados aqui do forum.




Ahhahhauhuahua. Porra cara.

A proposta do tópico é listar algumas bandas que eu curto e pra informar um pouco sobre o que tá acontecendo. Pra quem servir de bom grado, serviu.

Eu dei a sugestão pra galera comentar porque isso aqui é um forum e não um lugar de divulgar música (apesar que eu faço isso no tópico das bandas novas,mas enfim). Pra gostos seus, to cagando e andando. O que me interessa são conceitos, issé compartilhado pelo FCC hora ou outra, por isso ainda frequento isso aqui.

Quanto ao que vocês gostam ou não, não me interessa.

Lelo Mig
Membro
# ago/15
· votar


cafe_com_leite

"Quanto ao que vocês gostam ou não, não me interessa."

Cara...se tá de mal com o mundo?

Você coloca em seu tópico " Quem se interessar em ouvir e tecer suas impressões à respeito, o tópico é livre." E me sai com uma dessas?

Eu não ia escrever nada nesse tópico. Resolvi escrever, educadamente, minha opinião e "teci minhas impressões à respeito" e exemplifiquei o que tenho preferido.

Só uma pergunta. Se você não esta interessado no que os outros gostam ou não, que poha vem divulgar seu gosto?

Cara, de boa, me arrependi de entrar aqui... e como a casa é sua, peço desculpas e licença.

Abraço!

Tecfrente
Membro Novato
# ago/15
· votar


cafe_com_leite

Pra gostos seus, to cagando e andando. Quanto ao que vocês gostam ou não, não me interessa.

Mais um agressivo e hostil no forum. Em nenhum momento eu disse isso, ou algo próximo, sobre os vídeos da "nova geração da MPB" que você postou. Aliás, eu nem fiz quaisquer comentários ou julgamentos sobre eles.

Se eu, por exemplo, conhecer alguém que goste de "quadradinho de 4, 8, 16, 32, 64 kkkk" seja lá o que for ... eu jamais iria dizer para essa pessoa: " - to cagando e andando pro seu gosto."
Eu simplesmente diria que não gosto e que, apesar disso, poderia haver outras inúmeras músicas em comum com essa pessoa. O nome disso é Educação e Respeito.

Já que você foi tão "educadinho" rsrs e disse "Pra gostos seus, to cagando e andando. Quanto ao que vocês gostam ou não, não me interessa", então por que nós temos que gostar do que você gosta ? Hem ?

Falando em critérios musicais, o sucesso do Racionais, para mim, é primordialmente, cadência rítmica, flow ... Eles souberam fazer isso como ninguém.

Além de eles exporem uma realidade no Brasil que depois de aaaanos não mudou muito:



cafe_com_leite
Veterano
# ago/15 · Editado por: cafe_com_leite
· votar


Lelo Mig

Informação cara, informação.. Não há tópicos falando dessa MPB de agora. Eu fiz um, abri um tópico pra quem quiser comentar a respeito, foi feita a sugestão. É o que se faz em um tópico, tu abre um assunto pra ser comentado. Isso não quer dizer que eu to interessado na opnião de alguém, porque se trata de gostos pessoais (especificamente nesse caso). Agora, se fosse uma discussão conceitual, a conversa era outra.

Achou que tá uma merda, blza. Gostou? Beleza, to aqui pra passar mais informações caso necessário. Mas que eu to preocupado se alguém gostou ou não, não, não estou.

cafe_com_leite
Veterano
# ago/15
· votar


Tecfrente


Cara, cagar e andar é tipo "não me importo". Não to te ofendendo não. Só to falando que não me importo.

cafe_com_leite
Veterano
# ago/15
· votar


Tecfrente
então por que nós temos que gostar do que você gosta ? Hem ?


E onde eu falei isso?

cafe_com_leite
Veterano
# ago/15
· votar


e Racionais é bom pra caramba. Melhor grupo de rap que conheço, quando começa as base dá até um arrepio.

Tecfrente
Membro Novato
# ago/15 · Editado por: Tecfrente
· votar


Tecfrente posta vídeo dos Racionais

Minutos depois ...

cafe_com_leite

Pra gostos seus, to cagando e andando. Quanto ao que vocês gostam ou não, não me interessa.

Minutos depois ... kkkk

cafe_com_leite

e Racionais é bom pra caramba. Melhor grupo de rap que conheço, quando começa as base dá até um arrepio.

Uma pitada de humor que mostra exatamente isso ...



Ismah
Veterano
# ago/15
· votar


Lelo Mig
E eu (particularmente) necessito da surpresa, da novidade, de algo que bata no fundo no peito, seja para gostar ou achar ruim... que provoque alguma emoção.

Isso que faz falta na música atual... Aquela música que a gravadora queira gravar a qualquer custo, não que o cara pague pra gravar. De 90 e pouco pra cá isso sumiu...

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# ago/15
· votar


cafe_com_leite

Calma cara. kkk

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# ago/15
· votar


pianoid
rs

acho que harmonia pode ser classificada como bullying musical para surdos, hein? kkkk


não entendi.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A MPB contemporânea