Lugar de velho é no asilo?

Autor Mensagem
thmenezes_RJ
Veterano
# ago/15 · Editado por: thmenezes_RJ
· votar


cafe_com_leite
Ok, não tinha visto dessa forma. De qualquer forma, até editei lá em cima porque repensei, e meu interesse em debater qualquer coisa minimamente polêmica em fóruns de internet é abaixo de zero.

Abs

Luisfelp FR1
Membro
# ago/15
· votar


rcorts

Gostei daquele seu post da comparação Malmsteen e Ferrari kkkkkkk.


Sinceramente, tópicos assim, eu só leio meio que por cima, porque sempre termina da mesma maneira , as mesmas discussões que ao meu ver não acrescentam em nada.... Gostaria de ver umas discussões mais produtivas por aqui, uma pena que isso está escasso ultimamente.

Tecfrente
Membro Novato
# ago/15 · Editado por: Tecfrente
· votar


Intolerância musical e bullying

Digitem no Google "intolerância musical" e surgirão 541.000 resultados.

O que me preocupa não é o fato de alguém não gostar de determinada música (isso absolutamente normal), mas fazer comentários depreciativos a todo um "gênero musical", por exemplo (a carapuça pode servir para alguns membros desse forum).

Aqui no Brasil as vítimas são "Funk, Sertanejo Universitário e Pagode".

Ex: Liguei a TV no sábado e a Globo (Zorra Total) fez uma piada a uma música de pagode. A meu ver fizeram apologia à intolerância musical. O Ministério Público deve ficar de olho nessas atitudes de intolerância, pois se fizerem vistas grossas isso irá tomar proporções incalculáveis.

Lembram do Bullying ? Antigamente ninguém ligava e achava normal alguns alunos ridicularizarem outros. Depois de um tempo viram como as consequências do "bullying" podem ser desastrosas.

Ter intolerância não é "não gostar de determinada música".

Ter intolerância é "não gostar de quem goste de determinada música (ou o pior, que é ter intolerância a quem goste de determinado gênero musical legitimamente aceito e dentro dos princípios constitucionais)".

makumbator
Moderador
# ago/15 · Editado por: makumbator
· votar


Tecfrente
Liguei a TV no sábado e a Globo (Zorra Total) fez uma piada a uma música de pagode. A meu ver fizeram apologia à intolerância musical.

Não assisti ao programa, mas eu sou da opinião que eles tem o direito de fazer esse tipo de piada. Na verdade mesmo que não fosse piada ainda acho válido. Mesmo não concordando com o discurso não vejo motivo para tentar proibir. E mesmo que fosse piada com estilos que eu gosto (brincadeiras que sempre ouvi e em geral também acho graça) não ficaria chateado. Provavelmente riria junto.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# ago/15
· votar


A questão é que ninguém tá afim de avançar o nível do debate do assunto. Todo mundo já falou seus gostos, a maioria declarando não gostar da música ou a achar "pobre" e etc..

Alguns até querer elevar as opiniões a nível de verdade, e querer fazer parecer que quem questiona isso é criança, é infantil, não tem educação, e etc.. O que até da pra tolerar, pois não muda ou representa nada, apesar de ser uma babaquice.

Agora e falar de música? Alguém tá afim? Alguém tá afim de debater quais são os critérios para colocar tão pra baixo o nível da música? Falar da harmonia, falar porque a melodia não é boa. Porque o canto da moça não é bom. Isso alguém quer falar?

Eu acho que não falam, e por um motivo bem simples. Porque se levarem a conversa pra esse nível, seria muito fácil derrubar os argumentos. Então só ficam nessa lenga lenga partindo do pré-suposto de que a música é ruim, sem a menor evidência cabível, para não lidar com a provável realidade de que é apenas uma opinião sem nenhum critério real.

Ou se quiserem provar que eu estou errado, basta dizerem os critérios/parâmetros que estão usando para julgar. Que da pra debater de verdade invés de ficar nessa ladainha.

Tenho mesmo que acreditar que no maior fórum de música do Brasil, o argumento que alguém usa pra criticar um vocal é dizer que é "sem sal" ou coisas equivalentes?

Isso honestamente é decepcionante.

Se for pra criar um tópico opinativo só pra todo mundo concordar de maneira meiga sem esperar questionamentos devia colocar no título "Não discorde, por favor". "Puxas sacos raivosos".

HikNapolitano
Membro
# ago/15
· votar


Horrível mesmo a música, em todos os aspectos em que consigo pensar. Mas discordo sobre ser "letra estilo crepúsculo", até porque aí seria uma boa letra, visto que crepúsculo é um ótimo, excelente filme. Abraços.

cafe_com_leite
Veterano
# ago/15
· votar


pianoid

pena que todas as idéias plurais estão fixas em poucos acordes kkkkk



Fi, que cê tá falando?

pianoid
Veterano
# ago/15
· votar


olha, chegou o tecfrente e seu amigo também novato wuju

prevejo um happy hour animado

Calime
Veterano
# ago/15
· votar


Putz, pessoal, isso aqui tá uma zona...

Debate saudável é para poucos. Estava acompanhando esse tópcio esperando por minha vez de contribuir, porém na atual conjuntura acho que ela será totalmente jogada " ao leú" ...

Tecfrente
Membro Novato
# ago/15 · Editado por: Tecfrente
· votar


pianoid

Joselino Barbacena já dizia (personagem da Escolinha do Professor Raimundo):

“Ai, meu Jesus Cristinho, já me descobriu eu aqui de novo! Será impossíverrr? Larga d’eu, sô!”.

kkkkkkkkk



rcorts
Veterano
# ago/15
· votar


Luisfelp FR1
rcorts

Gostei daquele seu post da comparação Malmsteen e Ferrari kkkkkkk.


Valeu.

Adler3x3
Veterano
# ago/15
· votar


Bem para descontrair, informo que saiu o resultado do Festival do Minuto 2015, com músicas dos membros do fórum.
Relaxem um pouco e vão curtir o festival organizado pelo véio Casper.


http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/323401/

Casper
Veterano
# ago/15
· votar


Caro Wuju Wu Yi:

Vou tentar explicar a diferença de nossos pontos de vista.

Imagine uma mesa branca, com três pratos diferentes (A,B e C).

O prato A é um miojo feito direto da embalagem, seguindo as
instruções do fabricante e usando o tempero que acompanha
o produto.

O prato B é a lasanha feita por sua mãe.

O prato C veio diretamente do restaurante do Francis Mallmann.


O primeiro prato não é ruim. É comida. Mata sua fome. Funciona.
E melhor ainda, qualquer um consegue fazer.

Mas comparado com a lasanha da sua mãe, ele se torna inferior.
A lasanha da mamãe tem um gosto mais conhecido, acolhedor,
familiar, antes mesmo de comer vc já sabe que vai ficar mais satisfeito.
Com o prato da mamãe vc já sabe que não terá decepção.

O terceiro prato é diferente. De cara, percebe-se o cuidado com cada
detalhe, a escolha dos melhores ingredientes, o cuidado e o capricho
com que é executado. Cada elemento que se apresenta está lá
por um motivo, nada é por acaso. o sabor é delicioso, arrebatador.

O miojo é a Tiê. Isoladamente não é ruim, mas na comparação perde.

A lasanha é o disco novo do AC/DC. Antes mesmo de ouvir, vc sabe
que não é uma porcaria, mas sabe que não vai ter grandes novidades.

O prato do Francis Mallmann é o Dark Side of the Moon do Pink Floyd.
É difícil ficar indiferente a um trabalho tão bem feito. Perceba que isso
vai além da questão de gosto.

Essa é nossa diferença. O senhor está disposto a aceitar
que o miojo pode ser tão bom quanto o prato do Mallmann.
Eu não.

cafe_com_leite
Veterano
# ago/15
· votar


Casper

Qualquer critica feita com comparação (ainda mais com coisas tão distintas) já me faz torcer o nariz. Primeiro ponto é que esses são os seus valores de bom e ruim e isso eu entendo com o desfecho do seu post.

Enfim, discussões usando opiniões pessoais jamais trarão uma conclusão universal em que todos saim de acordo. E nós devemos aprender isso.

cafe_com_leite
Veterano
# ago/15 · Editado por: cafe_com_leite
· votar


Agora, o que me incomoda é o Lelo querer trazer um assunto com teor crítico com tamanha parcialidade, com tamanha tendenciosidade. É claro que é impossível criticar algo totalmente livre de paixões, porém temos que tentar pelo menos ser decentes. Eu tenho tentado aprender isso.

Adler3x3
Veterano
# ago/15
· votar


Nos anos 70 tinha uma propaganda do Guarana Antartica muito show.

Aparecia um jovem tomando ônibus e bebendo guarana., uma música meio country rock.

Alguém lembra, fez muito sucesso.
Procurei na Internet mas não achei.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# ago/15 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar


Casper
Eu entendi seu ponto de vista, concordo com ele em relação ao que cada um vai sentir sobre o ABC, mas o que vai estar em cada letra é diferente para cada um. É algo muito pessoal. E basicamente resume-se a uma questão de gosto, como dês de o começo eu já sabia. E eu entendo e respeito isso, respeito o gosto de cada um, contando que a pessoa reconheça que trata-se de gosto e nada mais.

Eu não me importo de ir além, contanto que queira-se debater do ponto de vista estritamente musical (harmonia, melodia, intervalos, ritmo), sendo que mesmo nesse patamar ainda tem divergências (mais notas é melhor? Menos notas é melhor? Harmonia deve ser formada apenas com intervalos complexos e dissonâncias? Uma harmonia simples encaixa-se melhor? O canto deve ser suave? Deve ser um canto forte? O ritmo deve ser quebrado? Deve ser quadrado? Rápido? Lento? Deve-se misturar tudo? Ou isolar os fatores?) são muitas questões, e considerando a poesia vai ainda mais além. Então bem. O assunto é tão cheio de fatores subjetivos que para encontrar uma verdade que aplica-se a todos deveria nascer um músico filósofo a dedicar sua vida a está questão, e talvez ainda não fosse suficiente.

Então como eu disse no meu primeiro Post nesse tópico.

em relação a qualidade acho difícil você encontrar argumentos razoáveis para provar que a música não é boa.

Mas

Tenho quase que plena certeza que se trata do seu gosto.

Então ainda não vejo problema com a minha afirmação inicial, e até achei toda a conversa que veio depois relativamente desnecessária em relação a toda aquela "briga" e discussão intensa por algo tão simples e banal. E de relativa fácil percepção.

Mas fico feliz por você ter se proposto a explanar o seu ponto de vista educadamente pois, até então as coisas estavam complicadas por aqui. Vou até positivar seu post, porque ele demonstra bem como funciona o mecanismo de gosto de cada um. E pela sua educação.

entamoeba
Membro Novato
# ago/15
· votar


cafe_com_leite
Wuju Wu Yi
Me recuso a entrar em outra discussão, mas me respondam uma coisa:

Vocês nunca se perguntaram se podem estar enganados?

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# ago/15 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar


entamoeba

o máximo que vou lhe responder é que já tive um pensamento muito próximo ao que você escreve aqui (não posso julgar seu pensamento todo, até porque você não o escreve/não o conheço) e eu conclui que ele está errado. e isso foi dos meus 14 até os 17 anos. que foi quando tive exatamente essa sensação aqui que você muito bem sintetizou:

Adolescente ainda não formou o cérebro direito e quando acha que descobriu a verdade fica extasiado.

quando você descreveu como se sente indo no mercado e se incomodando com música sertaneja eu fiquei até sensibilizado, porque na idade que indiquei eu sentia a mesma coisa.

e só para que saiba, estou sendo totalmente honesto. não estou escrevendo isto para te atingir/ofender.

entamoeba
Membro Novato
# ago/15
· votar


Wuju Wu Yi
já tive um pensamento muito próximo ao que você escreve aqui

Não, não teve. Talvez seja esse o motivo do nosso impasse! Você interpreta o que eu digo como se fosse algo que você já pensou, mas não é.

Vou fazer um paralelo com a história do pensamento (narrada de uma maneira absurdamente simplificada): a certa altura, os iluministas pensaram ter resolvido (ou, ao menos, ter encaminhado a resolução) para todos os problemas epistemológicos. Correntes posteriores recuaram, retomando alguns dos conceitos que precederam o iluminismo. Os iluministas estavam errados e não podiam explicar tudo! Mas o recuo dos que os sucederam não foi um retrocesso, ao contrário, foi um avanço.

Um iluminista, ao ver aquilo, poderia pensar: "mas como é que vocês estão retomando aqueles pensamentos superados?". Ora, o projeto iluminista falhou! Não há uma única maneira de se explicar tudo (e, se houver, ela não foi descoberta). Por que não retomarmos caminhos antigos, de maneira mais crítica e sem promessas tão ambiciosas?

Entendeu?

Quanto ao meu sofrimento, é uma escolha mantê-lo. Poderia me acostumar, como tanta gente se acostuma com o que lhes incomoda e toca a vida. Mas acho importante continuar me incomodando!

cafe_com_leite
Veterano
# ago/15
· votar


entamoeba
Vocês nunca se perguntaram se podem estar enganados?



O dia que você me apresentar um argumento plausível e deixar um pouco de lado a sua arrogancia…

cafe_com_leite
Veterano
# ago/15
· votar


Não que eu dependa de você pra alguma coisa, encare isso como um incentivo.

cafe_com_leite
Veterano
# ago/15 · Editado por: cafe_com_leite
· votar


entamoeba


Eu creio que tem um ponto que não tá entendendo.

Eu não acho que não existe o parâmetro pra bom e ruim. Existe, mas é particular meu, como você tem o seu e cada um tem o seu parâmetro particular. O que eu não acredito é que há um parametro universal, até porque isso seria desumanizar o homem. Parte da condiçào humana é essa pluralidade de opniões. Isso me leva a entender que conflito é do ser humano, não tem como ter uma relação humana sem conflito. A partir do momento em que todos abdicam de suas opniões para uma vontade universal, ela abre mão de sua humanidade.

É óbvio que eu to desconsirando o lado espiritual, pois isso traria outra discussão infrutífera.


E paro por aqui com assuntos que não sejam música.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# ago/15 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar


entamoeba
Pode até ser que não seja precisamente igual, até pelo que escrevi, eu não conheço seu pensamento todo, e você não o expõe. Mas eu posso afirmar que pelo que você expôs, sim, era muito parecido.

Pra eu poder avaliar qual pensamento é o mais adequado a realidade, eu preciso primeiro entender no mínimo os pilares centrais do seu pensamento. E você simplesmente não os expõe. Todas as tentativas que fiz pra você falar de seus critérios, expor em maior profundidade o seu pensamento você recuou. Estou esperando até hoje o tópico que você falou que ia criar.

Então o que você quer que eu faça cara? Desista do meu raciocínio e siga cegamente o seu? Sendo que você não o expõe? Não cara. É o que falei na analogia do cientista lá. Primeiro você diga o que você pensa em maior plenitude, ai a gente pode conversar, e mesmo assim nada é garantido, mas é o mínimo que tu poderia fazer já que está debatendo em um fórum.

A analogia que tu fez é boa, mas até então a linha de pensamento que sigo atualmente explica a realidade de maneira bem mais abrangente e com mais sentido do que a forma que eu pensava aos 14-17. Você seria capaz de me persuadir? já que seguiu a mesma linha que eu tinha naquela época, de que ela é melhor? Quem sabe. Mas você nunca tentou até agora. E mesmo que tente, não é garantido que consiga, mas no mínimo você deveria tentar, estando em um fórum, não concorda?

Se não quiser tentar cara, eu só peço para que pare de agir de maneira rude, porque aqui é um fórum aberto e o respeito deve imperar, independente da linha de raciocínio.

Imagine qual seria a credibilidade dos que recuaram na visão dos iluministas se na maior parte do tempo eles são rudes e grosseiros?

Especialmente se na visão dos iluministas, o recuo explicar a realidade de maneira insatisfatória/prejudicial.

Compreende?

A gente pode conversar numa boa se você expor seu raciocínio mais abertamente e não ficar esperando o tempo inteiro que eu concorde com você, e muito menos ficar agressivo/rude se eu não concordar.

Estamos falando de ideias aqui. Eu estou disposto a analisar e reanalisar as minhas quantas vezes for necessário. Você está disposto a fazer o mesmo?

Eu escolhi não manter esse sofrimento que eu também tinha. Penso que a vida é curta. E um tempo depois percebi que é uma perca de tempo mantê-lo. E mais além, que os motivos que eu pensava que tinha eram injustificáveis.

Tive essa impressão que você também sintetizou bem:

Aí leva uns anos para cair do cavalo e descobrir que, na verdade, não sabia era de porra nenhuma.

Sacou?

O que o café_com_leite acabou de escrever também é algo muito próximo do que eu penso. Eu igualmente não abdiquei de critérios e parâmetros. Apenas, como ele disse, não creio que são universais, creio que variam conforme as particularidades humanas. E isto, me possibilitou enxergar a música de maneira muito mais abrangente.

Eu perdi quase todos os meus preconceitos musicais quando percebi e entendi essa perspectiva que ele apresentou, da qual eu também fortemente compartilho.

E cara, novamente, eu estou sendo completamente honesto com você. Minha intenção não é deliberadamente te ofender ou algo assim, caso aconteça, é em decorrência dos fatos que eu acredito e não por intenção proposital. E espero de verdade, que não seja rude/grosseiro novamente em decorrência de um conflito de ideias.

cafe_com_leite
Veterano
# ago/15
· votar


Eu sei que se despir de parâmetros de grupos, nichos ou o que seja é libertador. Graças a isso hoje consigo ouvir coisas que em outrora torcia o nariz.

dom de Deus
Veterano
# ago/15
· votar


Adler3x3

Nos anos 70 tinha uma propaganda do Guarana Antartica muito show

isto tá virando asilo. nunca nem tinha visto a do café seleto, pra mim foi novidade ver uma propaganda antiga assim. desenterrou do baú, acho que este café nem existe mais vovô..

obs; sou grande admirador de coisas antigas

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Lugar de velho é no asilo?