Prefiro compor sem instrumento

    Autor Mensagem
    fabiopavan8
    Membro Novato
    # jul/15


    Eu estava compondo uma música (https://soundcloud.com/fabiopavan2003) há alguns dias atrás. Então comecei a chutar notas na partitura, mandar o editor de partitura tocar, então notei que era melhor e mais rápido compor sem instrumento.
    Eu criei a música citada acima sem usar instrumento. Apenas pegando o que vinha minha cabeça e jogando na partitura. Já tentaram compor sem instrumento?

    Rachmaninoff
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Quando eu estou compondo para orquestra, eu componho sem instrumento. Se eu pego o violão, acaba saindo algo "violonístico", e não algo mais amplo.

    gpeddino
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Já compus coisas pra orquestra também, e sempre que tentava me guiar com o teclado, me sentia preso à minha limitação como instrumentista. Comecei a tentar me guiar pela voz, e funcionou muito melhor.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/15
    · votar


    Legais as composições, fabiopavan8. Gostei.

    fabiopavan8
    Membro Novato
    # jul/15 · Editado por: fabiopavan8
    · votar


    Valeu LeandroP.
    A música A Cloudy Day usa bateria e guitarra, e Saturday Morning usa teclado, violão e bateria.

    pianoid
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    nasce um Mozart

    com dedicação, talvez daqui a mais uma década

    Ismah
    Veterano
    # jul/15 · Editado por: Ismah
    · votar


    pianoid

    Considerando que ele está com 12 anos, o cara está bem acima da nossa média. Pode vir, como pode não vir a ser um virtuose, mas o começo me diz que tem chances, e parece que vai longe.

    Espero viver pra ver.

    EDIT: Pelo estili, um Mozart eu não diria, mas um Vangelis sim.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/15
    · votar


    fabiopavan8

    Legal criar assim. Eu assobio a melodia e vou imaginando, sem instrumento.

    O problema é que não sei escrever música então tenho que passar pro computador e, aí, depois quando vejo, esqueci da metade. Tenho usado meu celular pra gravar idéias, mas depois esqueço o que gravei! hehe

    Vivendo e aprendendo!

    Abs

    sandroguiraldo
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Também escrevo algumas músicas. Nada muito rebuscado, portanto como já conheço o som de alguns acordes e entendo os intervalos entre eles, acabo escrevendo a letra, "imaginando" a sequência de acordes, claro, acordes simples.

    Não que eu prefira fazer assim, mas como às vezes estou no escritório, sem o instrumento, acaba saindo assim...

    fabiopavan8
    Membro Novato
    # jul/15
    · votar


    Outra informação: essas músicas são publicadas sob a licença Creative Commons, ou seja, as músicas são livres. Elas podem ser baixadas, ouvidas, distribuídas... de graça. Deve ser chato você comprar um álbum ou uma música e não gostar, então prefiro fazer uma 'caixa de doações'. Sim, as doações são o sustento da música livre.

    Rednef2
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    As vezes. Surge uma melodia na minha cabeça e depois passo pro instrumento.

    entamoeba
    Membro Novato
    # jul/15
    · votar


    mas um Vangelis sim.

    Conhece Vangelis, fabiopavan8?


    Meu primeiro CD (em 1989) foi do cara. Bom, não exatamente dele, mas da New American Orchestra tocando a trilha de Blade Runner. Essa versão é um clássico que toca por toda a parte, super sombria:



    Também curto compor sem o instrumento na mão. As vezes até gravo o solfejo para não esquecer.

    fabiopavan8
    Membro Novato
    # jul/15 · Editado por: fabiopavan8
    · votar


    Conheço sim o Vangelis, ele escreveu Chariots of Fire. Gostei da trilha sonora, vou assistir esse filme (Blade Runner).

    Ismah
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    MauricioBahia
    O problema é que não sei escrever música

    Tá de brincation with me cara?

    fabiopavan8
    Membro Novato
    # jul/15
    · votar


    Outro assunto agora:
    Eu perguntei em um lugar da Internet se eu podia divulgar minha música, a única coisa que disseram foi "canta bem?"
    Eu acho que as pessoas só dão importância a voz....

    Ismah
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    fabiopavan8

    Bicho... música hoje é cantada... No sing, no music... Até a música eletrônica é quase obrigatório dizer algo...

    R I P Instrumental songs

    pianoid
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    faça como o Kraftwerk



    Adler3x3
    Veterano
    # jul/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    fabiopavan8
    Você esta certo em criar músicas direto na partitura, muitos fazem isto.

    O Vangelis tem muita coisa boa, é um dos maiores compositores do século XX, que adentrou também no século XXI.

    Para diversão tem o game de estratégia Alexander que vem com a trilha sonora completa do filme.
    O filme e o game não fizeram muito sucesso, a parte alta de ambos é a música do Vangelis, mas nem por isto o filme e o game são desprezíveis.

    https://www.youtube.com/watch?v=VsnVi1Gid_I

    https://www.youtube.com/watch?v=0PKYO0tx_UE

    Adler3x3
    Veterano
    # jul/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    fabiopavan8
    Agora se você quer encontrar partituras de missas, o melhor repositório que existe de música clássica é este:

    http://www.imslp.org/wiki/Category:Composers

    Só que tem que ter calma e paciência, tem obras completas aqui, manuais de estudo, métodos, partituras, arquivos midi, mp3 e muito mais.
    Muito extenso o repositório, tem que pesquisar a fundo, e você pode encontrar uma música, de uma missa completa, que seja do seu agrado e reduzir, fazendo um novo arranjo, tanto para abertura de como para o final, como para outras partes especiais da missa, onde o fundo musical possa ser importante.
    Pega as melhores partes de uma missa e sintetiza, usando um órgão de igreja, com acompanhamento de cordas etc..;
    Um dia você vai adentrar ao home studio, e junto com o computador com uma boa DAW vai produzir um som mais realista.

    Der1ck
    Membro Novato
    # ago/15
    · votar


    Eu comecei a estudar partitura por isso, tocava baixo mas nas minhas musicas sempre imaginei, guitarras, violão, bateria, flauta, violino e piano. Mas me prendia muito ao meu instrumento estudei bastante pra colocar a nota exata q eu tava imaginando no papel e assim foi indo.
    Também tive que aprender vários instrumentos pra ver oq ficaria melhor em qual, mas hj componho dos dois jeitos, porém a maior parte é cantarolando antes de gravar ou anotar msm

    fabiopavan8
    Membro Novato
    # ago/15
    · votar


    Der1ck, eu sei tocar teclado e um pouco de guitarra. Usando um editor de partituras eu não preciso saber tocar ou ter determinado instrumento, além disso não há necessidade de gravar a música.

    Der1ck
    Membro Novato
    # ago/15
    · votar


    sou chatão prefiro gravar do que escrever pq não manjo muito e erro direto nas anotações

    mvrasseli
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    fabiopavan8
    Irmãozinho, acho legal você exercitar a criatividade compondo mas eu tenho umas dicas pra te dar. Eu acho que sua primeira preocupação agora tem que ser aprender música e aprender um instrumento bem. Hoje em dia a música, inclusive a popular, é muito técnica então se você dominar um instrumento você já sai na frente. Outra coisa é que os sons do editor de partitura são só pra você ter uma noção da música, aquilo ali não é a gravação definitiva, os sons são muito mecânicos.

    Resumindo: Continue fazendo suas composições mas se preocupe mais em aprender música e teclado. Se quiser divulgar suas músicas grave elas você tocando, e procure utilizar sons de uma qualidade melhor, tem muita coisa de graça aí na internet que tem qualidade boa, mas aí você tem que conseguir utilizar seu teclado como controlador MIDI.

    E se você fala inglês bem, tente participar de foruns voltado para produção de áudio, como KVR. E de uma olhada nesses blogs aqui, muito bons:
    http://bedroomproducersblog.com/
    http://rekkerd.org/

    O primeiro é mais voltado para software gratuito e de baixo custo.

    Já escrevi demais e tinha muita coisa ainda pra escrever mas não vou ficar aqui o dia inteiro kkk. É isso irmãozinho.

    fabiopavan8
    Membro Novato
    # ago/15
    · votar


    Valeu. Mas eu vou imprimir as partituras para tocar as músicas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Prefiro compor sem instrumento