Violão ou Guitarra pra fazer base na banda

    Autor Mensagem
    euantonio
    Membro Novato
    # jul/15


    Eu e alguns amigos resolvemos montar uma banda de rock no estilo legião urbana. Meu amigo vai ser o guitarra solo e o outro vai tocar baixo e eu vou fazer a base das músicas e o vocal mas ainda não comprei meu instrumento e eu tô em dúvida entre usar uma guitarra pra fazer a basa ou um vioão folk. E se som violão não vai ser engolido com os outros instrumentos.

    sebber
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    euantonio

    Pra tocar Legião, e como já tem outra guitarra, eu acho melhor violão.

    A forma como o som dos instrumentos será distribuído vai depender da forma de captação e amplificação deles. Não é regra, não quer dizer que vai ficar engolido não, mas também não quer dizer que não vai. Depende da configuração de tudo. Flw

    sebber
    Veterano
    # jul/15 · Editado por: sebber
    · votar


    duplo

    euantonio
    Membro Novato
    # jul/15
    · votar


    Vlw amigo, vou comprar um violão folk ou jumbo então. Depois quando eu tiver grana pego uma guitarra.

    cafe_com_leite
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Eu compraria uma guitarra. Vai ter hora que tu vai querer meter uma base mais pesada com power acorde enquanto teu parceiro tá executando um riff e o violão não vai te dar o peso necessário. Somado a isso, você pode tranquilamente fazer as funções do violão na guitar, só deixar o timbre mais grave e incorpado que fica bacana. Aliás, essa é uma tendencia de muito bom gosto, bases com guitar clean, nesse nipe aqui:






    guitarrista nerd
    Veterano
    # jul/15 · Editado por: guitarrista nerd
    · votar


    Para pop rock vai dos dois instrumentos, será muito mais útil dando mais versatilidade e nas músicas dará uma sonoridade mais rica agregando valor a musicalidade da banda ;)

    pfelipebr
    Membro Novato
    # jul/15
    · votar


    Primeiramente vai depender do instrumento que você mais gosta de tocar e qual a sua dinâmica com o guitarrista (e também o resto da banda).

    Se a sua pegada é mais rítmica, com acordes e batidas fortes enquanto você canta, e sendo Legião Urbana o som que você quer tocar, eu tenho quase certeza que um violão cairia muito bem! E evitar alguns problemas, falo por experiência própria.

    Eu toquei em uma banda onde eu comecei cantando e tocando guitarra (misto de base e solo) e tinhámos um outro membro que tocava violão. Ele resolveu mudar para guitarra. Desde então temos vários problemas de equalização do som, de divisão das partes da música que cada um vai tocar, e de certa forma por conta de uma certa competição. Acho que quando dois membros da banda tocam o mesmo instrumento (isso é muito comum no caso de guitarras), tem que haver muita harmonia entre eles. Pode até haver alguma competição, mas só é legal quando o resultado é bom pra banda. No meu caso não tem sido, é mais dor de cabeça e reclamação.

    E quanto ao som do violão ser engolido, é possível sim. Mas se você vai tocar com o violão plugado, isso só vai depender da qualidade do sistema de som e da acústica do lugar. Provavelmente se o violão for engolido, a voz também será. E nesse caso não adianta um violão jumbo só por causa do tamanho do corpo dele, isso vai importar pouco quando você plugar ele numa caixa de som. Talvez um violão com o corpo grande quando plugado cause mais problemas de microfonia (feedback).

    entamoeba
    Membro Novato
    # jul/15
    · votar


    Se for tocar só Legião para o resto da vida, pegue o violão...

    Headstock invertido
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    O pessoal tem uma ideia um pouco equivocada do Legião, mas ok...

    Pegue guitarra.

    euantonio
    Membro Novato
    # jul/15 · Editado por: euantonio
    · votar


    Para pop rock vai dos dois instrumentos, será muito mais útil dando mais versatilidade e nas músicas dará uma sonoridade mais rica agregando valor a musicalidade da banda
    Eu vou fazer isso mesmo mas por enquanto eu tô sem grana pra comprar os dois.
    Esse ano eu vou pegar um violão folk mesmo aí ano que vem eu pego uma guitarra.
    pfelipebr Sim, sim. Eu pretendo pegar um amp pro violão tbm.

    Ismah
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    DENTRO DA IDEIA de tocar Legião, de um modo como ela ficou conhecida, é de fato o violão.

    As guitarras, estão sim lá, mas não é o que a grande massa espera.

    Só a guitarra sem efeitos não vai soar legal. Ao menos um compressor, ou chorus ia bem. Apenas pra dar aquele tom de guitarra mesmo. Escolher o amp sabiamente já solucionaria os problemas, mas não sei se a grana vai te dar suporte pra isso tudo...

    Uma saída é um violão ao estilo Zack Wilde, mas aí é um investimento bem específico... Só conheço o Ibañez Montage

    https://www.youtube.com/watch?v=f19D0ek5yCc

    cafe_com_leite

    Cara, vc está certo, fica do caralho. Mas dentro da proposta da banda, fica meio fora na minha opinião.

    cafe_com_leite
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Ismah
    Cara, vc está certo, fica do caralho. Mas dentro da proposta da banda, fica meio fora na minha opinião.



    Não acho cara. Pensa num legião com duas guitarras bem arranjadas. Maravilha!
    Qualquer guitarra barata com uma G1 dá um sozinho legal pra esse tipo de timbre, já um violão, não é qualquer pedaço de pau que vai te dar um timbre bacana pra preencher o som. Pelo menos essa é a minha experiencia com violões baratos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Violão ou Guitarra pra fazer base na banda