Porque sertanejo, é melhor que rock, musicalmente falando

Autor Mensagem
FELIZ NATAL
Veterano
# jul/15
· votar


Em vez de ficarmos discutindo, vamos assistir aos vídeos do maior gênio da política que o Brasil já teve

não obrigado

Marcos UNI
Membro
# jul/15 · Editado por: Marcos UNI
· votar


BIXO!!! Olha, eu ia até dissertar sobre o assunto, mas com esse titulo e o Enéas no final do tópico... É... Deixa quieto.

Tecfrente
Membro Novato
# jul/15 · Editado por: Tecfrente
· votar


Para quem acha que não tem nada a ver com música, vejam essa montagem hehehe ...

O rei do "flow" !!! ♪ ♪ ♪

https://www.youtube.com/watch?v=AaXd8D_hmhI



O vídeo original:

https://www.youtube.com/watch?v=efAgr7LKNO0&list=PLma8NXq8gdrIlGnsoviU ON0NbUdPqouEW


Ou senão esse:

https://www.youtube.com/watch?v=JE3xCsjpwTg

Ismah
Veterano
# jul/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Viva la revolucion²

Tecfrente

Cara, vai discutir política no OT... Longe do meu pótico :P

JJJ
Veterano
# jul/15
· votar


Ismah
política no OT... Longe do meu pótico :P

Todo tópico agora descamba pra política... kkkkkkk

Ismah
Veterano
# jul/15
· votar


JJJ

É a crise chegou por aqui... Mas vou manter longe do meu tópico o mais que conseguir...

Aqui é uma reflexão, de como o uso de alguns instrumentos, mais precisamente a guitarra e violão por força da maioria tocar estes, é limitado nos estilos, mais apreciados (e muitas vezes idolatrado) pelos seus instrumentistas. Limitando a criatividade destes...

Sendo que o trem da liberdade de execução está passando diante dos olhos, e se negam a embarcar por ter um conceito pré formado...

pianoid
Veterano
# jul/15
· votar


é o sujo falando do mal lavado

eu ri

pianoid
Veterano
# jul/15
· votar


Ismah
trem da liberdade de execução

traduzindo: não sei tocar, então vou tocar do meu jeito kkkkk

pianoid
Veterano
# jul/15
· votar


eu sabia que esse tecfrente era do VT kkkk

foi mal, glr. Eu que o motivei a vir pra cá, mas era pra falar de música, putz

Ismah
Veterano
# jul/15 · Editado por: Ismah
· votar


pianoid

traduzindo: não sei tocar, então vou tocar do meu jeito

Cara vc meio que pegou o trem andando, e quis sentar na janela... Tava me referindo a swing, improviso etc

Por exemplo, vc ao fazer um acompanhamento para a harmonia de um ritmo aleatório ao piano (vamos supor Salsa, Tango, boggie woogie etc)... não vai tocar algo planejado, vai improvisar baseado nos acordes, escalas e técnicas que domina... Entende?

pianoid
Veterano
# jul/15
· votar


que é o que se faz quando não se está tocando repertório. E nem em concertos de rock nem de sertanejo se faz isso, se toca repertório.

Ismah
Veterano
# jul/15
· votar


pianoid

Sim bicho, o piano não tem lá muita aplicação no sertanejo. Citei um exemplo que te tocava, não que condizia com o tópico.

Estava me referindo aos instrumentos de cordas mais comuns (guitarra/violão e baixo), que são "padrão" em praticamente qualquer banda dos dias de hoje (portanto não vale citar Emerson Lake e Palmer kkk)

Não tem relação com repertório ou não, se for ouvir Amy Winehouse, Deep Purple, Stones vai ver que tá lá os instrumentos de cordas, e que a harmonia é toda na base de improviso.

pianoid
Veterano
# jul/15
· votar


harmonia na base do improviso, champ? se há uma coisa que não muda é melodia e harmonia. Pode ter um solo improvisado naquela base, pode ter arranjos diferentes, pode ter ritmo diferente, mas a progressão harmônica é que dá identidade à música. pode perguntar pro seu jazzista improvisador mais chegado

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jul/15
· votar


eu queria ouvir uns solos bem trabalhados feitos sobre progressão harmônica e ritmo do vanerão, tipo esse vídeo aqui, mas de vanerão:



se alguém conhecer compartilha ai. rs

ó o feeling dos solos de sertanejo, apesar de curtinhos:



Lelo Mig
Membro
# jul/15
· votar


"eu queria ouvir uns solos bem trabalhados feitos sobre progressão harmônica e ritmo do vanerão, tipo esse vídeo aqui, mas de vanerão"

Cara, este exemplo do teu vídeo é Frevo!... Não dá prá comparar frevo com vaneirão... são ritmos diferentes, progressões harmônicas diferentes e intenções melódicas diferentes.

O Frevo é bem mais complexo (não tô falando em qualidade, melhor ou pior, mimimi, etc), tô falando de musicalmente mais complexo.

O Frevo é "co irmão" do chorinho...

Aqui um gênio do estilo... Steve Vai têm todos os álbuns dele (não é conversa não, é verdade).




Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jul/15
· votar


Lelo Mig
sim realmente, o video que postei ali é frevo. eu busco alguns caras que solam iguais os caras do frevo, só que no vaneirão, o que não consegui achar. normalmente acha solo trabalhado em frevo como no vídeo, choro, etc.. vaneirão eu não acho.

armandinho é mito mesmo. não sabia que o vai tinha todos os CD's dele. que massa. haha.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jul/15
· votar


O Frevo é bem mais complexo (não tô falando em qualidade, melhor ou pior, mimimi, etc), tô falando de musicalmente mais complexo.

sim. concordo.

Ismah
Veterano
# jul/15 · Editado por: Ismah
· votar


pianoid
harmonia na base do improviso, champ? se há uma coisa que não muda é melodia e harmonia. Pode ter um solo improvisado naquela base, pode ter arranjos diferentes, pode ter ritmo diferente, mas a progressão harmônica é que dá identidade à música. pode perguntar pro seu jazzista improvisador mais chegado

Vc viajou... Sei que não gosta de rock, então nem vou me delongar, porque só vou poder falar do que conheço.

Wuju Wu Yi
solos bem trabalhados feitos sobre progressão harmônica e ritmo do vanerão

Só tirar kkkk





Ismah
Veterano
# jul/15
· votar


Eita mandei o link errado... O segundo vídeo era pra ser este rsrs



pianoid
Veterano
# jul/15
· votar








2 covers diferentes, mesma progressão harmônica, mesma música

abs

Ismah
Veterano
# jul/15
· votar


pianoid

Tava pensando em contexto de banda, na verdade...
Pegar e fazer um acompanhamento partindo da progressão, no ao vivo é outra coisa. Não sei se compreende o que estou dizendo, mas é tocar sem se preocupar de ser uma cópia fiel ao disco... E tem muito cara que mandava improviso porque tinha ESQUECIDO o solo kkk

Tecfrente
Membro Novato
# jul/15
· votar


Vejam o solo Sertanejo de Eduardo Costa:

https://www.youtube.com/watch?v=GnKwzwIzwQM



https://www.youtube.com/watch?v=NX2p-7NGKZ0

Saindo do Sertanejo e indo para a Jovem Guarda ...

https://www.youtube.com/watch?
v=jStchQ9K24Y

Agora indo para o Rock ...

https://www.youtube.com/watch?v=Z0AXjUy1_gY


Agora indo para o samba ...

https://www.youtube.com/watch?v=T8syaUGv2mI

renatocaster
Moderador
# jul/15 · Editado por: renatocaster
· votar


GALERA

Bom, na minha opinião esse tópico já está para lá de perdido. Virou uma massaroca de assuntos paralelos, cutucadas, ofensas entre os usuários, etc...Como moderador, meu dever é alertá-los a tomar cuidado com as postagens para não infringirem as regras do fórum. Regras essas que cada um aqui concordou em seguir quando fez o cadastro no FCC.

Estamos recebendo diversas denúncias com relação a isso que falei acima. E todas elas são oriundas deste tópico. Por favor, vamos controlar a "ansiedade", evitem ofensas pessoais e a utilização de termos chulos para com os outros usuários. Eu particularmente não esquento muito com isso (quando é comigo) , mas outros usuários se sentem ofendidos, e estão no direito deles de reclamar.

Beleza? Essa é uma medida para evitar o fechamento do tópico, pois acho que ainda não precisa chegar a este ponto.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jul/15 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar


Ismah
Muito bons os videos, até o que vc postou por engano. kk

É tipo o que eu procuro mesmo, a introdução do primeiro, muito boa, da pra ver que é feito um trabalho muito bom na composição. O segundo é muito agradável, parece até que tem influências de outros estilos como o tango ali no meio. O Terceiro já é parecido com o tradicional modão, e parece que puxou até pro pagode com aquele cavaco. haha

E se me permite dar um pitaco no assunto que você começou com o pianoid, realmente quando se quer manter a identidade de uma música, a progressão é matida (ou pelo menos o seguimento principal, em muitos estilos o pessoal enche de complemento, como jazz, ou no choro, fusion, e etc..)

no rock, mesmo que eles costumem fazer riffs e solos (arranjo) diferentes ao vivo , teoricamente falando, eles mantem a progressão harmônica da música intacta., e o vocalista mantem a melodia. então o que ele falou esta correto.

Tecfrente
legal os videos. esse violista está fazendo igual os guitarristas exibicionistas. rsrs

o rock tem músicas lindas tipo a californication, mas essas são tão lindas que nem acho que da pra representar o rock. rsrs

acho que tem que postar aquelas com distorções tradicionais, os power chords, com uns riffs, o vocal e um solo. hehe. que é o que muita gente gosta.

renatocaster
é, a gente precisa maneirar. rs se não o tópico afunda mesmo.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jul/15
· votar


encontrei esse vídeo de música instrumental sertaneja:



também achei esse cara que tem músicas bonitas:



essas moças com o jeitão bem tradicional de cantar sertanejo:



e essa moça muito graciosa aqui:



e deixa eu perguntar pra alguém que entenda, isso aqui é o que?



Soou-me tipo um baião com ritmo sertanejo.

Tecfrente
Membro Novato
# jul/15
· votar


Wuju Wu Yi

Gosto dos seus posts, pois me identifico com sua mentalidade aberta musical como a minha.

O dia em que divergirmos em algo não terá problema algum, pois sabe argumentar sem necessidade de ofensas.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jul/15 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar


Tecfrente
Muito obrigado. eu também gosto dos seus posts e também me identifico, pois vejo que você consegue ver ambos lados da moeda, como eu sempre me empenho para ver. e que tem um raciocínio profundo.

realmente, acho difícil ter problemas com alguém como você, mesmo que tivessemos inumeras divergências.

Tecfrente
Membro Novato
# jul/15 · Editado por: Tecfrente
· votar


Wuju Wu Yi

Obrigado.

Devemos conceber a realidade como um grande quebra-cabeça, com um número desconhecido de peças.

Há peças de que gostamos mais; outras, menos.

Não podemos considerar como imprestáveis essas peças de que não gostemos, pois, bem ou mal, elas irão se encaixar por algum ângulo em outras peças esteticamente mais agradáveis.

Continuando com essa analogia, no final veremos um grande quebra-cabeça com paisagens supremas e também regiões mais sombrias, sujas e obscuras.

Só conseguimos ver esse quebra-cabeça em toda sua integralidade, pois não descartamos nenhuma peça, mas deixamo-las alocadas em seus devidos lugares.

Em vez de ver o quebra-cabeça montado por inteiro, alguém no forum preferiria vê-lo com algumas peças faltantes, deixando esse quebra-cabeça lacunoso ?

Ismah
Veterano
# jul/15
· votar


PUXA... Perdi 1h e meia escrevendo, pesquisando fontes, e agora tudo se foi...

Wuju Wu Yi

Talvez não tenha visto, por estar na fonte errada... Vaneira não é um ritmo do sertão. Ela é oriunda do sul, foi levada pra lá com os tropeiros que levavam gado na época da mineração, e posteriormente, pelos migrantes que foram morar para o centro-oeste, com a transferência da capital.

Veja que existe enorme semelhança com ritmos hispânicos, e inclusive a forma de tocar.



Acredito que o mesmo se deu com o chamamé (comum no norte da Argentina e sul do Paraguai), mas em caminho oposto.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jul/15
· votar


Tecfrente
Analogia bem interessante. É bem por ai mesmo meu colega.

Em vez de ver o quebra-cabeça montado por inteiro, alguém no forum preferiria vê-lo com algumas peças faltantes, deixando esse quebra-cabeça lacunoso ?

eu no máximo, iria pensar em trocar uma ou outra peça pra evitar aqueles cantos obscuros que você falou, mas jamais deixando faltar "peças" para aquela região do quadro. rs

Ismah
entendi. pensei que tinha relação por causa que o ritmo é utilizado no sertanejo universitário. realmente, a parte ritmica parece com essa música. valeu por explicar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Porque sertanejo, é melhor que rock, musicalmente falando