Porque sertanejo, é melhor que rock, musicalmente falando

Autor Mensagem
JJJ
Veterano
# jul/15
· votar


Ismah
Achei que tu veria isso facilmente... :(

Fica triste não, rapá... só tava brincando... mas tu faz um tópico flamer total desses e não quer brincadeira? ahhhhhh...

Videomaker
Se você fosse chato não seria um dos premiados em ajudar as pessoas daqui...!!! :-D

Eu não fui premiado por ajudar, não... Aliás, nesse tópico não entrei pra ajudar e nem pra discutir, só entrei pra zoar mesmo... rs

Adler3x3
Veterano
# jul/15 · Editado por: Adler3x3
· votar


Mas tem sertanejo e sertanejo.
Nos últimos anos o nível ao meu ver seja de música caipira e outros títulos está num nível muito baixo.

E a maioria dos artistas assim rotulados na verdade não tem nada de sertanejo, as verdadeiras origens não estão bem claras.
Sertanejo ----> Sertão.

E como todo o estilo tem aqueles que fazem música bem feita, rica em detalhes e harmonia segundo as boas técnicas da teoria musical, e tem aqueles que fazem , nem vou dizer...


E os autênticos nesta área e estilo estão de fora, aqueles que tocam simples, que tem instrumentos mais rústicos, mas que são mais verdadeiros, e por ser simples, não significa que não tenham qualidade.
E tem aqueles autênticos muito embora de origem humilde que criam e criaram verdadeiras obras primas.
Então este atual sertanejo não sei do que? é muito amplo, e como dizia o Chico Anisio tem muito fajuto por aí.

Lelo Mig
Membro
# jul/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Todos


Tá... eu zuei lá trás, rotulei tudo como uma grande bosta e é mesmo.

Mas, falando em música e músicos Ismah, sempre teve caras bons em todos os gêneros.

Quando neguinho fica famoso, "lima" os "amigos" que tocaram quase de graça quando ele era pobre e só chama músicos do primeiro escalão.

Estas histórias de traição no meio, geralmente fomentada por um produtor ou empresário, sempre existirão. E porque? porque produtores não querem trabalho, chama músicos prontos e tarimbados e descarta o resto. No meu tempo, a gíria de músicos para isso era "limar o joelho".... os músicos mais velhos do FCC conhecem.

Sempre foi assim, sempre será.

Faiska tocou com Cristian & Ralf... Albino Infantozzi também, entre centenas de exemplos que poderia citar aqui. Acha que músicos deste naipe curtem estas merdas? Estão lá pela grana, que é boa, por conta do número de shows.

Então, separemos os músicos por trás destas músicas (eles estão na deles, precisam trabalhar), e fiquemos só com a música.

O que sobra é quase nada!

Continuo achando que é música idiota para energúmenos!

JJJ
Veterano
# jul/15
· votar


Lelo Mig
Quando neguinho fica famoso, "lima" os "amigos" que tocaram quase de graça quando ele era pobre e só chama músicos do primeiro escalão.

Bom, vamos falar sério um pouquinho então...

Isso que o Lelo falou é a mais pura verdade. Outro dia estava falando com um amigo que toca desse jeito aí. Os músicos tocam por trabalho, pura e simplesmente. E mais: nos intervalos - quando os taquara rachada saem pra beber uma água - adivinha o que os caras tocam... "ai se eu te pego" é que não é...

MMI
Veterano
# jul/15
· votar


Lelo Mig

Não tenha dúvida, é sempre melhor chamar um músico de verdade que um animal que acha que sabe tocar. Já vi bons músicos gravarem suas partes em 20-30 minutos e se mandarem. Coisa de resolver em um take, depois gravar um segundo de reserva, ambos perfeitos. No final o que o cara cobra a mais vale a pena no marketing, na qualidade e no tempo a menos do estúdio. No palco então, pior ainda, é a diferença de passar vergonha ou não.

Traição e sacanagens tem bastante. Talvez um pouco mais que em outros meios, no geral, mas na terrinha aqui isso é comum.

De modo geral, é isso mesmo.

Tecfrente
Membro Novato
# jul/15 · Editado por: Tecfrente
· votar


[se faltou algum "s" ou alguma "," não reparem, pois já está tarde da noite, o texto longo e não pretendo revisá-lo]

Ismah, parabéns!

Você "quebrou a banca" com esse tópico. Muito bom !!!

Nós até entramos em divergência em outro tópico sobre outro assunto, mas, como disse antes, o importante é manter a discussão ao objeto de debate e não partir para o lado pessoal. Esse tópico é bem polêmico e pessoas bem diferentes umas das outras aqui estão.

Mas, por favor, pessoal, vamos nos ater ao objeto de discussão (sempre no nível da argumentação). Caso a discussão se desvirtue e direcione para a baixaria, é só fechar o tópico. Simples assim!

Mas, vamos lá:

Lelo Mig disse:

Mas, falando em música e músicos Ismah, sempre teve caras bons em todos os gêneros.

Concordo. Aqui que está o segredo. Nós temos que parar de criticar "tudo" que se refere a determinado estilo e procurar encontrar qualidade onde há qualidade. Se fulano não gosta da letra, presta atenção pra ver se a harmonia é boa. Se não gosta da harmonia, presta atenção na melodia. Se não gosta da melodia, presta atenção nos instrumentistas. Se não gosta dos instrumentistas, presta atenção no vocal e presença de palco do vocalista, etc ... a música é algo bem amplo. Não é uma receita de bolo. São muitas coisas envolvidas.

Aqui no Brasil os 3 estilos que sofrem mais preconceitos são: Funk, Sertanejo e Pagode/Samba.

Não vou comentar do Funk, pois já comentei há alguns dias e não sei onde está meu post. Acho que excluíram. E olha que não falei nada demais, apenas contei um pouco da história do Funk e seus vários estilos desde os anos 90 e citei também o Funk de James Brown, que é totalmente diferente desses Funks ostentações e que falam palavrões.

Comentários sobre o Sertanejo:

Considerando a qualidade musical, tendo como critério a poesia da música, é óbvio que da "moda de viola" ao sertanejo da atualidade houve muita perda.

Exemplo de moda de viola com poesia:

http://letras.mus.br/angelino-de-oliveira/1490266/

No caso dos sertanejos atuais, os compositores estão preocupados com a poesia ? Claro que não! Por quê ? Porque não vende. A música é um reflexo da geração que a consome.

Quando criticamos determinadas músicas, na verdade a mola propulsora para essa crítica é nosso "inconsciente coletivo". Há um usuário aí em cima, não me lembro o apelido, que disse que devemos não misturar discussão de gosto musical com política, espiritualidade, sociologia (não foram bem essas palavras, mas o teor foi esse). Desculpe-me, mas eu discordo.

Vamos fazer uma reflexão (uma não, várias!):

1) Na década de 70 (eu nem era nascido) o roqueiros eram tratados como marginais, principalmente em determinados estilos. Ex: Se o cara gostasse de punk rock, Sex Pistols .... era uma total heresia.
Conforme os tempos foram passando, as coisas mudaram e muuuito ....
Pegue atualmente um adolescente de 15 anos da "classe alta", por exemplo, talvez seja um filho de algum de vocês, e se fosse para eu apostar o estilo de música que ele gosta, eu diria Rock. (obs: eu também gosto de Rock (ex: RHCP), mas não gosto "só" de Rock).

Hoje em dia há o mesmo preconceito contra o Rock ? Claro que não. Por quê ? Pois a classe dominante na sociedade vai dizer o que é "boa" música e o que não é!

Um dia desses eu vi no jornal da Globo (aquele que passa antes do Jô) os apresentadores fazendo uma baita de uma propaganda de um grupo de Rock que estava aqui no Brasil (não me lembro quem era).

Na época em que apenas pobres gostavam de Rock, isso acontecia ? Claro que não. Ou talvez sim, mas apenas para criticar e dizer: "Vocês viram o vandalismo no show tal, viram isso, viram aquilo ..."

Outra reflexão:

2) Imaginem vocês que os instrumentos para músicas clássicas não fossem tão caros e desde os primórdios da música clássica apenas pessoas suburbanas, faveladas e de guetos gostassem desse tipo de estilo e que inclusive Mozart, Beethoven, Liszt, Bach, etc ... tivessem também esse tipo de origem. Vocês acham que a música clássica teria o "moral" que tem hoje ?

Então é óbvio que questões culturais, sociais, econômicas, antropológicas, genéticas, políticas ... definem o gosto musical de alguém.

Então o que fazer ?

Goste do que você encontrar qualidade, sem amarras e dragas antropológicas, sem vergonha do que os amiguinhos vão pensar de seu gosto, abra a mente para a música e enxergará o que nunca tinha antes enxergado.

Há qualidade em todos estilos e o preconceito surge mais das atitudes e estilo de vida daqueles (lembre-se que "maioria" não significa "totalidade") que gostam de estilos que são mais vulneráveis a preconceitos do que a própria música, exceto o caso, é claro, de músicas fazendo apologia a coisas erradas.

Ex: Se todos os sertanejos cantassem e fossem instrumentistas virtuoses, mas o estilo de música não mudasse, mas eles fossem, além disso tudo o que falei, pessoas, em sua maioria, altamente cultas e estudiosas da teoria musical, vocês ainda iriam não gostar do Sertanejo ? Tenho minhas dúvidas.

Ex: Vocês acham comum um filósofo, mestre, doutor e professor titular da PUC indo de carro ao trabalho ouvindo One Direction ? Isso aconteceu e quem fez isso foi o culto professor Mario Sergio Cortella. Ele disse isso no programa do Gentili quando o Gentili perguntou a ele o que ele gostava de escutar. Quando ele respondeu que escutava One Direction a caminho do trabalho muitas pessoas riram, mas daí ele deu uma explicação até que plausível para ele que era professor e precisava "entender" o "mundo próprio dos adolescentes de seu tempo". Esse foi o argumento dele! Achei bem engraçado e inusitado, apesar que no meu caso eu iria tentar entender os alunos de outra forma, pois One Direction não dá, né ?! heheh Mas respeito quem goste dessa linguagem.
Para mim, música, além de "arte" e "linguagem". Podemos entender 1 língua, várias ... não entender e não gostar do som da língua, mesmo sem entendê-la ... aprender uma nova língua e começar e gostar e entendê-la, etc ...

Fatos históricos recentes que provam algumas coisas sem necessidade de argumentos e mais argumentos ....

Antigamente, Sertanejo era música que agradava, em sua maioria, quem morava longe das grandes cidades. Daí alguns filhos de fazendeiros "bem financeiramente" começaram a partir para centros urbanos tocar em barzinhos próximos da faculdade, pois ali davam retorno financeiro. Alguns além de tocarem também faziam faculdade, ainda que de modo incompleto. Até aqui tudo bem. Daí, outros "perfis" de pessoas começaram a gostar e surgiu o que conhecemos hoje como Sertanejo universitário. Se acontecesse com o pagode, seria o "Pagode universitário". Se acontecesse com o funk, seria o "Funk universitário" e por aí vai ...

Para encerrar:

Samba e pagode "atual" ==> Para mim o Marquinhos (ex-sensação) o melhor vocal e intérprete atual. É um poeta cantando, sabe passar o flow do sentimento que canta. O cara é muito bom. Ganhou, inclusive, uma comenda na Assembléia do Rio. Ele disse que para provar que não há preconceito na música dele gravou vários sucessos dos anos 80´, como Legião, Cazuza. Só não sei se isso vai ser para o DVD dele que está prestes a sair.

https://www.youtube.com/watch?v=qKv8L2O__lQ

Tem uma parte nesse vídeo que ele fala da importância dos sambistas mais antigos para toda a geração dele e disse que samba e qualquer música sem estudo e dedicação não adianta e citou que Jorge Aragão, Martinho da Vila entre tantos outros eram todos "catedráticos" (palavra dele, é só ver o vídeo) e que todos os mais novos deveriam respeitar esses caras, pois eles começaram o movimento. Foi uma declaração bem humilde. Pois para mim, ele é top dos top no samba, desde os anos 90.

(Deem uma olhada nos comentários desse link no YouTube e muita gente comentando algo do tipo "Naquela época no samba e pagode havia melodia, harmonia, poesia, e hoje em dia, já viu, né ?" É só verem a quantidade de posts elogiosos falando a mesma coisa. O que é bom é bom e pronto).

Muitos fecham os ouvidos para determinados estilos e perdem a beleza de uma das mais belas "harmonias" que eu já vi no pagode, por exemplo, na música "remanso" do compositor Claudinho de Oliveira, interpretada pelo Salgadinho (um dos maiores tocadores de cavaquinho do pagode). Ouçam:

https://www.youtube.com/watch?v=Dbcf5k_Wk4E

Sertanejo ==> Há muita coisa boa, mas prefiro aos antigos (*). Quanto ao "sertanejo universitário", eles pecam, musicalmente, pelos padrões repetitivos e falta de poesia como tinha nas músicas mais antigas. Mas se há pouca qualidade quanto ao aspecto das músicas, há muita qualidade entre alguns instrumentistas, vocais diferenciados como do recentemente falecido Cristiano Araújo. Temos que reconhecer essas qualidades também.
Ou vocês acham que um virtuose na guitarra iria fazer sucesso com a voz da Olívia Palito ?
(*) Para quem critica Milionário e José rico, por favor, vejam só "A letra" dessa música:

https://www.youtube.com/watch?v=OB9pUZQ9SCQ

(Obs: Não olhe com "olhos religiosos", mas "simbólicos" na letra dessa música)

Quanto às outras coisas que gosto, não vou comentar, pois não geram tanta polêmica assim ... Tears For Fears, A-HA, Duran Duran, Red Hot ... na MPB Djavan, Paulo Sérgio, Hyldon, etc ...Rock Nacional Nenhum de Nós, Legião Urbana, Raul Seixas ... até tango kkkk com Astor Piazolla ... Jovem Guarda com Renato e seus Blue Caps ... internacionais The cure, R.E.M, Men At Work, The Holies, Michael Jackson, Beatles, algumas do Pearl Jam, Dire Straits, INXS, Johnny Rivers, etc ...

O ouvido musical melhora e muuuito "olhando com olhos de garimpador" as músicas fazendo pesquisa na internet, por exemplo. Se olhares com os olhos da vergonha que vai passar a dizer para alguém que gosta de algo, ou olhar com os olhos sempre procurando defeitos, ou olhar com os olhos associando a músicas às pessoas que gostam dela, acho que ficarão limitados musicalmente, IMHO.

A capacidade de ouvir músicas e enxergar "além", "entrar em outras sintonias sem necessidade de drogas" é uma virtude que pode ser trabalhada também. E agora ? Vocês vão começar a trabalhar isso para conhecer novas linguagens e dimensões ? Ou vão ficar com a mente apenas limitada a uma única sintonia ? E enfatizo:
Trabalhem o ouvido para a "música" e não para o que ela representa socialmente, os tipos de pessoas que gostam dela e aspectos extrínsecos que são armadilhas que não deixam vocês conhecerem coisas boas.

Eu mesmo quero continuar essa saga e conhecer estilos que tenho, "por enquanto" parcos conhecimentos, como Jazz, por exemplo, Ragtime, Blues, música céltica, ex:

https://www.youtube.com/watch?v=lUzTjLFEAqM

E música beeem antigas do Brasil e do mundo.

A visão "holística" (considerar o todo levando em consideração as partes e suas inter-relações) da música é o que eu aconselho.

.

GabriaTz
Membro Novato
# jul/15 · Editado por: GabriaTz
· votar


Gosto não se discute se VC acha isso problema e seu . (n q isso seja um problema e q n achei a palavra certa xD)

Rednef2
Veterano
# jul/15
· votar


Sinceramente, já sai há tempos dessa de "Jazz é mais complexo que blues" "rock é menos complexo que fusion".

Pra mim o que importa mesmo é se a música me fez sentir algo diferente no coração, e pronto.

No fundo, essa é só mais uma faceta da velha discussão "tecnica vs feeling", vamos colocar dessa maneira.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jul/15 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar


Tecfrente
Cara, primeiramente parabens pelo texto. E sobre sua citação a minha citação. eu não disse que contexto social, espiritual e etc não influência em gosto músical, pelo contrário, pelos motivos que vc muito bem explanou. O que eu digo que pra Não deixar esses contextos interferirem no julgamento da música, afinal, o rock se tornou melhor hoje porque todos gostam dele, ou sempre foi bom desde a época em que era marginalizado? O ponto é que o período e o contexto social e tudo o mais não interfere na qualidade Músical da obra. Minha visão musical (sons) é atemporal.

Trabalhem o ouvido para a "música" e não para o que ela representa socialmente, os tipos de pessoas que gostam dela e aspectos extrínsecos que são armadilhas que não deixam vocês conhecerem coisas boas.

Ai você representou o que eu quis dizer.

Apesar de eu achar o julgamento que fazem, mesmo com os contextos sociais, uma grande tolice. Eu particularmente sinto dó das pessoas inseridas nesse contexto, e não julgo como um preconceituoso que cre cegamente que é superior.

Para o tópico

Vou ser completamente opinativo agora, e dizer apenas o que eu acredito com uma boa dose de baixaria.

Musicalmente falando o Rock em sua maioria é tão pobre musicalmente e tão viciado harmonicamente quanto o sertanejo. Chega ser insuportável alguém que crítica a letra, mesmo dos sertanejos universitários, e assim que termina vai ouvir Iron Maiden, AC/DC, Metallica e Megadeth ou qualquer merda do tipo, com aqueles vocais ridículos e letras igualmente ridiculas. Com os músicos parecendo palhaços encima do palco, pior do que circo, com a enxurrada de cabeludo gritando e pulando igual retardados, enfim...

E ainda eles tem a audácia de se acharem superiores. É, eles precisam racionalizar muito que são superiores pra não cairem na percepção do rídiculo que são perante qualquer pessoa normal que não gosta dessas coisas.

Mas apenas para não soar um discurso preconceituoso, eu gosto de tudo o que eu citei ai encima, escuto Megadeth, Metallica, e tudo os mais, curtia Malmsteen, e todos os outros palhaços showmans músicais que existem por ai, eles são fodas, mas são palhaços.

O Rock e o Metal em geral é uma grande palhaçada. Esses guturais, esse vocais extra finos, screamo ou algo assim, essas distorções pesadas que parecem que querem compensar alguma frustração, o preto, as letras sem sentido algum que a grande maioria tem, tudo marmanjo agindo como idiotas querendo pagar de pegador da escuridão, ou pegador vintage enfim, é tudo muito ridiculo.

Mas apesar de achar tudo isso, eu gosto ainda assim, acho foda, Rock e Metal é muito maneiro, muito badass. mas sempre me irrito com essas críticas "Uh uhh, sertanejo é lixoo, Uh uhh, letras ruins, Uhh uhhhh, não tem musicalidadeee"

Já que não é necessário ser politicamente correto, acho todo mundo que faz essas críticas um bando de retardados sem percepção de realidade.

E acho que uma música tipo essa aqui:


Muito mais coerente, digna, mais próxima do que é um ser humano decente, poética, e qualquer mais elogios que eu puder achar que a grande maioria do Rock e do Metal não merece.

Comercial? Pff que se dane. Isso virou um termo para compensar as ilusões com dragões, e que pegam 20 mulheres em uma noite de músicos farofeiros ou músicos muito alienados em conhecimentos musicais que assimilam simplicidade com bosta. Então bem, adivinha? A grande maior parte do rock é uma bosta, já que em geral é simples, enfim.

Só concluindo dizendo novamente que isso tudo é opinativo. Porque não quero mais ficar achando motivos pra persuadir alguém de coisas que me parecem um tanto obvias.

E por fim, sou um grande fan de Rock, Metal, e todas essas merdas. Rsrsrs.

Rednef2
Veterano
# jul/15 · Editado por: Rednef2
· votar


Tecfrente
1) Na década de 70 (eu nem era nascido) o roqueiros eram tratados como marginais, principalmente em determinados estilos. Ex: Se o cara gostasse de punk rock, Sex Pistols .... era uma total heresia.
Conforme os tempos foram passando, as coisas mudaram e muuuito ....
Pegue atualmente um adolescente de 15 anos da "classe alta", por exemplo, talvez seja um filho de algum de vocês, e se fosse para eu apostar o estilo de música que ele gosta, eu diria Rock. (obs: eu também gosto de Rock (ex: RHCP), mas não gosto "só" de Rock).

Hoje em dia há o mesmo preconceito contra o Rock ? Claro que não. Por quê ? Pois a classe dominante na sociedade vai dizer o que é "boa" música e o que não é!


Ai eu discordo. Se for assim o rock nunca teria feito sucesso. Já que quando surgiu era um estilo "oprimido" - nego enfiar marxismo na música é foda hein? - e a classe dominante o tinha como "lixo".

O funk é a mesma coisa. Se a classe dominante dita o que é boa musica e o que não é, então ela escolhe o estilo que será "dominante". Você insinuou que para a classe dominante o funk/pagode/sertanejo é "musica ruim", mas se formos ver os setores da sociedade que mais consomem esse tipo de música, são justamente... os da classe dominante.
Então, não faz a menor diferença se a classe dominante considera isso ruim ou bom. Quem decide se a música vai ser sucesso ou não, não é a "classe dominante", e sim a mídia. É ela quem decide.
Já que tu acha que misturar filosofia/sociologia/psicologia com música é algo ideal, então leia "Televisão: Um perigo para a democracia" de Karl Popper. Você vai entender o que eu to dizendo.
A minha opinião é que classe dominante/oprimida não faz o menor sentido dentro do mundo da arte. Tenta ver o mundo com essa visão reducionista não faz muito sentido.
Aliás, até mesmo na ala onde havia marxistas a rodo - Historiadores - isso tem mudado.
E quem mudou isso? Michel Foucault.
Mas ai já é outra história.

anderson Metal
Membro Novato
# jul/15
· votar


entamoeba

Concordo, ou seja, pega tudo isso aí e joga na lata de lixo.

Julia Hardy
Veterano
# jul/15 · Editado por: Julia Hardy
· votar


Porque sertanejo, é melhor que rock, musicalmente falando

Por que não "sertanejo é melhor que axé"? Ou "sertanejo é melhor que jazz"?
Ou melhor "sertanejo é melhor que música renascentista"? Putz, vai procurar o que fazer. Deveriam proibir tópicos assim.

Eu gosto de rock e detesto sertanejo. Não interessa se é o Tonico e Tinoco ou Gustavo Lima. É o meu gosto e isso é subjetivo. Tem gente que gosta de bosta, não é mesmo?

entamoeba
Membro Novato
# jul/15 · Editado por: entamoeba
· votar


Tecfrente
procurar encontrar qualidade onde há qualidade. Se fulano não gosta da letra, presta atenção pra ver se a harmonia é boa. Se não gosta da harmonia, presta atenção na melodia.

Acho isso uma grande besteira! A música é o todo!!!!

Todo mundo sabe que o Terceiro Reich foi uma bosta, né? Coisas boas nasceram nessa época, como o Fusca, mas não há pessoa com o mínimo de sanidade mental que vá defender o regime por causa de um punhado de "coisas boas" que nele ocorreram.

Não entendo essa necessidade de chafurdar no lixo no intuito de achar "algo que se salve". O pior é que não é a primeira vez que escuto esse tipo de argumento aqui. Será que é o Zeitgeist da reciclagem se fazendo presente???

GabriaTz
Gosto não se discute

Bobagem!

entamoeba
Membro Novato
# jul/15
· votar


Entendo que o gosto por "sertanejo universitário" (até o nome é asqueroso) é indício de algum tipo de retardo. E antes que alguém se ofenda, retardo nada mais é do que o subdesenvolvimento de algum mecanismo "cognitivo" - atraso, estagnação.

Para ter uma ideia do que estou falando, basta imaginar um adulto ouvindo seriamente uma música infantil do nível de Telettubies. Não dá, né?

malucobeleza666
Veterano
# jul/15 · Editado por: malucobeleza666
· votar


Esse sertanejo universitário, na minha opinião é asqueroso, me dá asco.Agora esse sertanejo caipirão, moda de viola e talz, acho sensacional.

MauricioBahia
Moderador
# jul/15 · Editado por: MauricioBahia
· votar


A discussão tá boa hein.

O mundo que vejo está passando por um momento muito sinistro e isso reflete na música. É tudo "raso" pois as pessoas estão extremamente fúteis na mídia convencional e mesmo naquele papo rápido na velha padaria da esquina. Não há espaço pro pensamento, pra reflexão. É tudo whatsup, pra ontem!.

Nesse tumulto ntodo, como foi dito, falta inteligência e, digo mais, falta emoção também. A velha e boa emoção que já foi tanto sacaneada. Mas sem ela tudo parece mais do mesmo.

Também acho que não existe esse papo de pior e melhor, por isso não costumo avaliar baseado esses termos.

Como tudo é cíclico, um belo dia vai acontecer algo bom. Amém.

Tecfrente
Membro Novato
# jul/15 · Editado por: Tecfrente
· votar


Rednef2

Pra mim o que importa mesmo é se a música me fez sentir algo diferente no coração, e pronto.

Isso resume o meu longo texto. Parabéns! Continue com essa mentalidade.

Quanto ao outro comentário que você fez, minha réplica ...

enfiar marxismo na música é foda hein?

Acho que eu não deveria ter usado a exppressão "classe dominante", mas talvez "elite influente". Pois assim não me associaria ao socialismo.

Não sou de Esquerda.

Não sou de Direita

Aproximo-me mais do Centro.

Tudo isso na visão tradicional, antiga, pois atualmente nada dessas classificações faz muito sentido desde o surgimento dos blocos comerciais, globalização, relações entre os povos, etc ...

Se alguém diz que é melhor melhorar a economia ("fazer o bolo crescer primeiro") e depois, sim, fazer sua distribuição a todos (distribuição de renda), dir-se-ia que o sujeito, na concepção clássica, era um indivíduo direitista. Hoje em dia, se alguém diz que devemos nos preocupar não muito no crescimento econômico, mas sim numa razoável estabilidade econômica e ter como prioridade resolver as mazelas sociais e a distribuição de renda, daí o sujeito é tido como esquerdista.

Nada disso (direita, esquerda ...) faz sentido atualmente!

O correto é fazer a coisa "certa", dentre uma gama de possibilidades, mas infelizmente não temos políticos com a competência técnica para isso.

Se houvesse apenas "políticos gênios de gestão pública (e com bom caráter, é claro)", sempre eles adotariam as melhores escolhas entra as várias possíveis (como num jogo de xadrez). Por isso que esse negócio de direita vs esquerda, assoviar vs chupar cana, nem sempre é assim na política. Em economia, quando temos 2 escolhas e devemos necessariamente escolher uma delas e consequentemente a outra terá prejuízo é chamado tecnicamente de "trade-off". O problema é que para o mal gestor quase todos os conflitos que ele vê são "trade-off". Vocês já viram o caso de pessoas que tinham 2 problemas em mãos e conseguiram resolver os 2 com total habilidade ? Então, com habilidade de gestão pública é possível sim resolver problemas econômicos sem afetar, ou afetar no mínimo possível problemas sociais.



O funk é a mesma coisa. Se a classe dominante dita o que é boa musica e o que não é, então ela escolhe o estilo que será "dominante". Você insinuou que para a classe dominante o funk/pagode/sertanejo é "musica ruim", mas se formos ver os setores da sociedade que mais consomem esse tipo de música, são justamente... os da classe dominante.

Por isso que disse que eu deveria trocar a expressão "classe dominante" por "elite influente", pois "classe dominante", ou melhor, a palavra "dominante" na expressão é semanticamente ambígua: pode significar "dominância quantitativa, maioria" ou "dominância de poder, seja aquisitivo, influência por posição social, etc ..." Eu quis dizer esse segundo aspecto. Então quando você cita "mídia", daí estamos falando a mesma coisa. Inclusive em um dos meus posts anteriores eu disse quase a mesma coisa que você sobre esse aspecto. Citei inclusive o Funk sendo consumido por pessoas da alta sociedade. Vamos a outro exemplo: Lembra do consumo das músicas dos Racionais MC´s pela classe média e média alta no final dos anos 90 ? Então música está sim ligada não só há mídia (principalmente), mas também à filosofia/sociologia/psicologia/biologia/antropologia.

Tentar ver o mundo com essa visão reducionista não faz muito sentido.

É só ver o teor de todas as minhas opiniões e ver que sou o extremo oposto de uma mentalidade reducionista. Acho que ser reducionista é interpretar meus textos com reducionismo.

Só para você ver como a "elite influente" domina nossa sociedade, vou utilizar um exemplo que me veio agora nesse momento para uma reflexão de todos aqui e não apenas de você:

Quais pinturas abaixo são mais bonitas e expressam mais raridade de talento ?

1)
https://www.google.com.br/search?q=pintor+miro&espv=2&biw=1280&bih=923 &source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=p2SZVeP9OYGegwSFgarwCg&ved=0CAYQ_AUoAQ


2)
https://www.google.com.br/search?q=akiane&es_sm=93&source=lnms&tbm=isc h&sa=X&ei=8GSZVainBoeqgwTqqpeAAw&ved=0CAcQ_AUoAQ&biw=1280&bih=923

Para quem escolheu 1) ...
Parabéns "conservador" , há muitas pessoas no mundo como você. Jamais terá a solidão por não ter com quem conversar.

Para quem escolheu 2)
Parabéns "progresssista", a tendência do mundo é nossa. Queiram ou não queiram, a verdade é uma só e o tempo vai mostrando.

Por favor, vejam isso:

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://redtreetimes.files.wordp ress.com/2011/04/blue-ii-joan-miro.jpg&imgrefurl=http://arteehistoriae pci.blogspot.com/2013_01_01_archive.html&h=561&w=747&tbnid=Y37v-weKpJs ulM:&zoom=1&docid=x8cAvpZJnTnNCM&ei=sGSZVbrKCMGTNtDggoAG&tbm=isch&ved= 0CG0QMyhHMEc

Se eu for para uma praça e disser para alguém comprar um quadro assim o que vão dizer ?

Obs: Sem demagogia, para mim Miró foi um gênio, mas "gênio naquilo que ele estava querendo expressar em suas pinturas", mas não mais gênio do que a Akiane na "arte e talento de pintar". Talvez o que eles querem expressar são coisas diferentes, mas não estou discutindo as mensagens subliminares nas obras, mas tão-somente a "arte da pintura".

Por quê a Akiane não tem o mesmo nome do Miró ? Simples! A "Elite influente" (a mídia está nesse conjunto) é quem dita as regras do jogo. Se algo atrapalhar os interesses deles, jamais serão valorizados como deveriam ser.

Vou parar por aqui, pois estamos escambando para a política, sociologia e filosofia e esses assuntos não tem fim hehehehe ...

Tenho muitas coisas para fazer e como sou bem argumentativo e prolixo ficaria horas a fio batendo um papo com você sobre esses assuntos do tipo "poço sem fundo".

Wuju Wu Yi

Seu texto foi bem coerente com o meu também. Parabéns também, até poderia juntar os dois textos que não haveria idéias conflitantes. E caso houvesse, não haveria problemas. Pois as afinidades sobejando é o que importa.

entamoeba
Membro Novato
# jul/15
· votar


MauricioBahia
Também acho que não existe esse papo de pior e melhor

Ou você tem uma paideia em mente, ou precisa estipular uma meta. Caso contrário, realmente não é possível falar em "pior" ou "melhor". Ah, tem um terceiro caso... pressupor a existência do "bem" e do "mal".

Tecfrente
Membro Novato
# jul/15
· votar


entamoeba

Todo mundo sabe que o Terceiro Reich foi uma bosta, né? Coisas boas nasceram nessa época, como o Fusca, mas não há pessoa com o mínimo de sanidade mental que vá defender o regime por causa de um punhado de "coisas boas" que nele ocorreram.

Não generalize coisas que não podem ser generalizadas.

Com esse seu pensamento, se um dia eu estiver andando com você na rua e no meio do lixo estiver um relógio rolex, por favor, não pega não, pois tudo o que está misturado no lixo pra você não presta, não é ?

entamoeba
Membro Novato
# jul/15
· votar


Tecfrente
Você pode ouvir só a harmonia (por exemplo) e não ouvir o resto da música?

Mr. Slow Hand
Membro Novato
# jul/15
· votar


Esse papo vai longe em...

Ninguém me perguntou, mas vou contar um pouco da minha historia.

Sou Baiano e nasci em uma cidade pequena, e depois me mudei para uma menor ainda. Cresci ouvindo axé e forró em casa e aonde eu ia.
Mas desde que me entendo por gente, gosto do bom e velho rock roll !!
Comecei a tocar guitarra por causa do rock e suas harmonias.
Quem me ensinou os primeiros acordes é forrozeiro, aprendi tocar forró e vanerão muito antes de saber um power acorde, e isso não me fez gostar mais de forró ou vanerão.
No fim das contas, toquei em bandas de Axé, forró e até sertanejo e hoje tenho minha banda de rock.
O fato é que aprendi muitas coisas que eu não aprenderia se tocasse só rock, da mesma forma que quanto eu tocava forró, axé ou sertanejo sempre procurava trazer elementos do rock.

No fim das contas há muito o que se aprender em cada estilo, e com isso melhorar a forma que tocamos o nosso preferido, seja ele o rock ou sertanejo.

Agora se o sertanejo é melhor que o rock, só o tempo dirá. Pelo menos até agora o rock tá firme e forte mesmo depois de mais de 60 anos de historia. Vamos ver se o sertanejo vai tá com esse fôlego todo daqui 50 anos. ; )

MauricioBahia
Moderador
# jul/15
· votar


entamoeba

Sem meta ou parâmetro, babou!!! Acaba virando uma discussão infinita, apesar de eu achar toda discussão válida.

:)

Tecfrente
Membro Novato
# jul/15 · Editado por: Tecfrente
· votar


Entamoeba

Entendo que o gosto por "sertanejo universitário" (até o nome é asqueroso) é indício de algum tipo de retardo. E antes que alguém se ofenda, retardo nada mais é do que o subdesenvolvimento de algum mecanismo "cognitivo" - atraso, estagnação.

Para ter uma ideia do que estou falando, basta imaginar um adulto ouvindo seriamente uma música infantil do nível de Telettubies. Não dá, né?


Esse argumento não é válido.

Leia meu post ontem comentando sobre o grande pensador Mario Sergio Cortella que diz que ouve One Direction no carro "para entender a juventude da atualidade, seus alunos".

Então se o cara quiser escutar música do teletubbies, deixa ele. Qual o propósito de ele estar escutando isso ? talvez ele queira fazer alguma análise harmônica em músicas mais simples por estar aprendendo Harmonia, talvez ele queira aprender para tocar para seu filho pequeno, etc ... Veja a finalidade das coisas e não apenas a superficialidade.

Então quer dizer que aqueles caras da série "Big bang Theory" são atrasados mentalmente por gostar de ler gibis ?! Claro que não, né ?! Muito pelo contrário.

William James Sidis foi considerado o maior Q.I que já passou pela terra e no final de sua vida ele gostava de ficar brincando com trenzinhos e fazer coleções deles. Você não pode mais chamar ele de burro, pois ele ja faleceu.

Grigori Perelman ganhou a medalha Fields em matemática (em 2006) por descobrir a hipótese de Riemann. Ele recusou o prêmio de 1 milhão de doláres e vive na pobreza morando com sua mãe e não gosta de dar entrevistas. Ele talvez você consiga chamar de retardado, pois ele ainda está vivo.

Quer que eu argumente mais ou pare por aqui ?

Tecfrente
Membro Novato
# jul/15
· votar


Ah ... só uma coisa que esqueci de dizer ...

Apesar de gostar da iniciativa do tópico, achei infeliz o título dele, pois música é música e dizer que sertanejo é melhor que rock não é uma verdade absoluta. Tudo vai depender da casuística analisada caso a caso, objetivamente falando, é claro, pois subjetivamente, gosto não se discute.

Ismah
Veterano
# jul/15
· votar


Lelo Mig
Neguinho mora com "mamãe" até os 40 anos, nunca pegou carona, nunca acampou, nunca saiu de seu bairro

Eu te invejo... Vc é da geração "Born to be wild", onde a liberdade era o motivo da luta... Hoje muitos sentam em casam e "choram" nas redes sociais porque o mundo é contra eles...

MMI
Tem blues, jazz e outros gêneros que se toca com guitarra, mas o poder de sedução na garotada é bem menor.

Hormônios, rebeldia associada ao gênero desde os anos 40... Faz total sentido...

Qual o sentido de se matar nisso pensando em mulher?

Ostentação... Quem tem namorada, e a leva num show, é venerado.

Da transcrição, meu cérebro está em meia fase... Prometo ler outrora.


JJJ
nos intervalos - quando os taquara rachada saem pra beber uma água - adivinha o que os caras tocam... "ai se eu te pego" é que não é...

Não me acho no direito de divulgar, mas recebi já várias vezes tracks isoladas de sertanejo... Tem nego que tá o show todo tocando shuffle - sei eu porque (des)cargas d'água isso.

Hudson (que faz/fazia duo com Edson) é um dos melhores guitarristas de rock do país... É bem famosinho o duelo dele com o Tomati (tocava na época do sexteto do Jô)...

Tecfrente
Membro Novato
# jul/15
· votar


entamoeba

Tecfrente
Você pode ouvir só a harmonia (por exemplo) e não ouvir o resto da música?


Mas é claro que sim. Se eu estiver enjoado de melodias e ritmo e quiser aprender mais sobre progressões harmônicas, acordes dissonantes, etc ... ficaria tranquilamente ouvindo harmonizações. A maioria dos tecladistas novatos tocam em harmonizações (através de cifras como essas do cifraclub) e quando querem fazer melodias apenas dedilham as mesmas notas dos acordes. Fazer harmonias e melodias de verdade muitos veteranos aqui no forum certamente fazem, mas no começo, para quem aprendeu por cifras no início, o negócio é mais harmonia mesmo. Estou tirando aqueles que começaram a aprender com partituras, teclando notas após notas, "cai cai balão", "Oh Suzana", etc ... Estes sim, faziam melodias, básicas, mas faziam.

entamoeba
Membro Novato
# jul/15 · Editado por: entamoeba
· votar


Tecfrente
Esse argumento não é válido.
Não é uma argumentação, é um recurso para me fazer entender.

Leia meu post ontem comentando sobre o grande pensador Mario Sergio Cortella*
Já havia lido. Não afeta em nada o que eu disse!

Qual o propósito de ele estar escutando isso? talvez ele queira fazer alguma análise harmônica em músicas mais simples por estar aprendendo Harmonia

Sabe o "seriamente" que eu escrevi e sublinhei??? Pode não ser a palavra mais adequada, mas tinha o intuito de eliminar coisas como "ah, mas se ele estiver ouvindo só de sacanagem?".

Analisar a música não é escutar desinteressadamente. Me refiro ao escutar mais "puro". Escutar a música em si, vivenciar a experiência "artística", essas merdas... Se alguém sente o mesmo prazer que uma criança sente ao ouvir uma música dessas bem infantis, é porque é retardado!

*Ah, e o Cortella não é um "grande pensador"!!!! Mas isso não vem ao caso...

Então quer dizer que aqueles caras da série "Big bang Theory" são atrasados mentalmente por gostar de ler gibis?!

Os personagens da série ilustram tipos retardados sim! Mas não acho que a leitura de histórias em quadrinhos seja o indício mais forte. Eles apresentam subdesenvolvimento em vários tipos de atividades cognitivas, sobretudo, naquelas que são ligadas às habilidades sociais e motoras.

Nada impede que um gênio da física escute Michel Teló! A maioria das pessoas que são extremamente competentes em uma área do conhecimento costumam ser bem "comuns" em outras, não correlatas. Mesmo um gênio renascentista teria seus "pontos fracos".

Rednef2
Veterano
# jul/15 · Editado por: Rednef2
· votar


Tecfrente
Isso resume o meu longo texto. Parabéns! Continue com essa mentalidade.

Vai chorar porque penso assim? No fim penso como eu quiser mano. No dia que eu for pensar na base da lógica racional (falho pra caramba, como nos demonstra o pós modernismo) é melhor eu virar logo um robozinho.




Tecfrente
É só ver o teor de todas as minhas opiniões e ver que sou o extremo oposto de uma mentalidade reducionista. Acho que ser reducionista é interpretar meus textos com reducionismo.

Sim. São reducionista ao extremo suas opiniões.
Se baseiam na velha mentalidade de "a logica é nossa pastora e nada nos faltará".

Só para você ver como a "elite influente" domina nossa sociedade, vou utilizar um exemplo que me veio agora nesse momento para uma reflexão de todos aqui e não apenas de você:

Só que há vantagens em ser "dominado" amigo. Ou é uma desvantagem total?
Aliás, se a História é a luta de classes, onde entram os negros,as mulheres e os homossexuais ai?
A verdade é que grande parte dos conceitos marxistas já foram ultrapassados há anos. Quer um exemplo? Tente encaixar o periodo medieval dentro do marxismo e você vai ver o "samba do criolo doido" que vai ficar.

Rednef2
Veterano
# jul/15 · Editado por: Rednef2
· votar


Wuju Wu Yi
Megadeth

Discordo ai. As letras do Megadeth estão longe de serem ridiculas. Veja as letras de Holy Wars, Rust in Peace...Polaris, Tornado of Souls, In My Darkest Hour....

Ai você me cita Edson e Hudson com uma letra falando de paixão como algo humano.
E se eu te disser que paixão é ilusão? Não é "humano"? E sim uma projeção que nós homens fazemos de nossas mães para as garotas que passam em nossas vidas? A raiz do apaixonamento esta ai: nessa projeção materna que fazemos. No caso do Homem é claro.
E no caso da mulher é na projeção paterna.

O que isso tem a ver? Se você consegue matar esse vinculo que está em você, nunca mais irá se apaixonar. E isso não é balela não. Conheco pessoas que não se apaixonam nem fudendo (literalmente também), depois que conseguiram matar essas projeções dentro de si.

Outro caso é que paixão é construção do outro: eu me projeto no objeto desejado.Construo alguem que não existe....... e pronto "me apaixono". Só que tem um problema: eu me apaixonei pela construção e não pela pessoa verdadeira.
Quem nunca falou "nossa, você mudou tanto"? Então amigos, não é que a pessoa mudou. Ela sempre foi desse jeito. Foi você que construiu um personagem que só existiu na sua cabeça.

MauricioBahia
Moderador
# jul/15
· votar


Lelo Mig: como se o mundo fosse apenas uma grande festa, então beba até cair enquanto eu arranco o seu dinheiro.

Resumiu magnificamente bem! Cada postagem de arrepiar hein.

E assim o mundo gira. O lance são os sobreviventes, a "resistência".

o/*

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Porque sertanejo, é melhor que rock, musicalmente falando