Alguém que consiga identificar essa métrica?

    Autor Mensagem
    flecho
    Membro Novato
    # jul/15


    por favor
    eu quero muito que tipo de métrica foi usado nessa letra?????
    pelo amor de deus.
    Eu não consigo fazer uma descrição dessa música... Eu não consigo identificar o flow,métrica,a levada..
    Os versos saem fora do boom bap e ainda assim continuam bonito de se ouvir.

    Se alguém puder me falar que métrica foi usada,por favor..
    http://letras.mus.br/shawlin/1612790/

    essa letra

    Ismah
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Defina o que VC entende por métrica.

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/15
    · votar


    flecho

    Cara, acho que você esta misturando um pouco as coisas...

    A levada é um 4x4 básico, com uma batida meio dub step/meio reggae, com acentuação no terceiro pulso.

    Métrica é uma divisão silábica por frase, em poesia. Ou seja, levada é uma coisa métrica é outra.

    Ele arrasta frases longas e emendadas, com uma divisão de 2 em 2 sílabas (o que é intuitivo em 4x4, por ser uma divisão exata). Não há nada de novo nessa divisão, ela é bem comum em Rap e Hip Hop.

    flecho
    Membro Novato
    # jul/15
    · votar


    Cara, acho que você esta misturando um pouco as coisas...

    A levada é um 4x4 básico, com uma batida meio dub step/meio reggae, com acentuação no terceiro pulso.

    Métrica é uma divisão silábica por frase, em poesia. Ou seja, levada é uma coisa métrica é outra.

    Ele arrasta frases longas e emendadas, com uma divisão de 2 em 2 sílabas (o que é intuitivo em 4x4, por ser uma divisão exata). Não há nada de novo nessa divisão, ela é bem comum em Rap e Hip Hop.



    Como você dividiu? A cada verso 2 sílabas rimando?

    Ismah
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Basicamente isso.

    pianoid
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    a melodia pode seguir o pulso, mas não a métrica fixa do compasso. Uma frase melódica pode se alongar por vários compassos...

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/15 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    flecho

    "Como você dividiu? A cada verso 2 sílabas rimando?"

    Não, não...não falei em rima. Não parei para fazer uma contagem métrica ou ver se existe uma sequência ritmada de divisões e rimas.

    Vamos lá... devagar.

    Metrificação é a contagem dos sons nos versos (não rima, som). As sílabas métricas ou poéticas, não seguem a divisão silábica correta da gramática, é diferente. A gramática têm uma regra de divisão, a métrica divide pelo som.

    Se você contar a pulsação 4x4 ele encaixa toda esta frase em 4 tempos:

    "Nós somos apenas/ anjos, mesmo que alguns sejam caídos, a maioria" e segue nos próximos 4
    "falidos Depressivos e maniacos, num local que não passa de paradisíaco"

    a assim segue...

    Porém, como é comum no Rap, ele "inserta frases inteiras em um tempo, sem divisão exata, as vezes comprime as palavras por outra as estica; ele não faz uma divisão matemática, perfeita, como você quer, ou seja, não há uma fórmula métrica a ser seguida.

    Não é um Dodecassílabo (12 sílabas), uma Redondilha Maior (7 sílabas), um Martelo Agalopado (10 versos Decassílabos com acento tônico nas sílabas 3,6 e 10), ou qualquer divisão sequencial.

    No Rap é bem comum divisões aleatórias... veja bem, a rima não obedece tempo fixado, a acentuação tônica é de 2 em 2 na maioria das frases.

    Entendeu?

    flecho
    Membro Novato
    # jul/15
    · votar


    Porém, como é comum no Rap, ele "inserta frases inteiras em um tempo, sem divisão exata, as vezes comprime as palavras por outra as estica; ele não faz uma divisão matemática, perfeita, como você quer, ou seja, não há uma fórmula métrica a ser seguida.

    Não é um Dodecassílabo (12 sílabas), uma Redondilha Maior (7 sílabas), um Martelo Agalopado (10 versos Decassílabos com acento tônico nas sílabas 3,6 e 10), ou qualquer divisão sequencial.

    No Rap é bem comum divisões aleatórias... veja bem, a rima não obedece tempo fixado, a acentuação tônica é de 2 em 2 na maioria das frases.

    Entendeu?




    Lelo.

    Após o seu post eu andei estudando MUITOO sobre essa questão de métrica e eu tinha uma visão um pouco diferente (não muito) mas que agora consegui vamos dizer assim "aperfeiçoar" melhor a definição de cada quesito.


    Eu consegui escrever umas letras muito bem organizadas no estilo que eu sempre quis fazer.

    Mas eu ainda não consegui fazer uma letra que eu obtesse a mesma levada dessa música.

    Vamos lá

    Essa música que eu mostrei (anjos) foi do PRIMEIRO albúm dele.
    Eu não sei se isso acabou gerando esse tipo de jeito de cantar pela falta de experiencia ou algo do tipo .. porque HOJE em dia ele não faz nem sequer,alguma musica do mesmo estilo.

    Veja aqui:
    http://letras.mus.br/shawlin/1598264/

    Essa música ele ja estava bem experiente. Foi em 2007 ou algo do tipo que ele lançou essa.
    Já essa "Anjos" foi em 1998.

    Veja como essa música de 2007 bate bem no Boom Bap,cada verso encaixado perfeitamente assim como eu consigo fazer e como a maioria consegue fazer.


    Eu não sei explicar direito o que eu quero que você entenda. Mas voce vai ver a diferença entre os 2 e vai conseguir definir eu acho.


    Outra coisa que não entendi foi ... O que voce quis dizer com a parte que ele "estica" frases longas e emendadas"? Poderia explicar melhor? E dar um exemplo de alguma que ele fez?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Alguém que consiga identificar essa métrica?