Southern Rock hoje em dia

Autor Mensagem
70s
Veterano
# jun/15


Quais são as bandas de southern rock que você tem escutado hoje em dia?
Alguns que eu tenho escutado muito Blackberry Smoke, Hogjaw, The Dirty Guv'nahs, The Temperance Movement.







Velvete
Veterano
# jun/15
· votar


Marcando! Curto um som assim

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/15
· votar


Tenho vários shows completos do Blackberry Smoke.
Banda maneiríssima...
Abç

Felipe Avila
Veterano
# jun/15
· votar


Hillbilly Rawhide banda br mto boa



rcorts
Veterano
# jun/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola, você como professor de história tem alguma opinião formada a respeito da relação entre bandas de southern rock e preconceito racial? há/houve alguma coisa nesse sentido?

Me lembro de ter visto algumas vezes apresentações ao vivo do Lynyrd Skynyrd nas quais eles estendiam a bandeira dos confederados no palco.

Sei lá, com o ataque recente que teve lá na igreja da Carolina do Sul, no qual morreram 9 pessoas negras, isso meio que veio à mente agora. E como essas bandas são vistas nos EUA, sabe alguma coisa a respeito?

rhoadsvsvai
Veterano
# jun/15 · Editado por: rhoadsvsvai
· votar


rcorts
A guerra civil americana é vista de forma simplificada aqui como se fosse apenas sobre a questão da escravidão, é genericamente entendido que o sul, a confederação defendia o mercado de escravos e a união não. Então precipitadamente se associa a bandeira dos confederados a racismo, KKK, e os k7 a quatro, quando pra eles, tem simplesmente um significado conservador de preservar o estilo de vida do sul.
Sobre o que seria esse estilo de vida do sul, é algo amplo e subjetivo, acho que talvez a figura mais genérica que levante essa bandeira seja o redneck.

Mas o que é ser redneck? bom não sei como explicar muito bem, mas de forma bem genérica seria o caipira do interior dos eua. A caricatura, do tipico randy que toma café todo dia no dinnerzinho da cidade, que gosta de caçar, vota nos republicanos, tem algum emprego de nível técnico ou menos e vive uma vida simples que lhe garante uma budlight geladinha e um tvdinner(comida pronta de microondas) no final da noite.São pessoas simples, raramente racistas (até por que no interior dos eua a população de afroamericanos é imensa, é muito difícil alguém não ter amigos afroamericanos). Pelo que percebi na comunidade apartheid lá já acabou a muito tempo, no brasil a gente acha que só o brasileiro que trata todo mundo igual, na verdade conheci mais brasileiro racista que americano racista, os americanos tem até medo, se um branco solta palavra N lá de maneira ofensiva em uma comunidade pequena e diversa... perde o emprego e nunca mais ninguém ali vai querer contratar ele.


Musicalmente, o que mais tem em musicas de bandas como lynyrd skynyrd e abb, é 12/8 com guitarra fazendo shuffle, isso já mostra uma clara influencia das plantações... ainda mais naquela epoca, que tinha poucas fontes de aprendizado e os caras eram forçados a beber da fonte, tirar a musica do radio e talz.

enfim, faz um tempão que não entro no forum e me empolguei e são 3 da manhã, é que adoro southern rock, e esse período da guerra civil americana é uma das partes da historia que acho mais interessantes, existem muitas curiosidades ai. desculpa o português.

rcorts
Veterano
# jun/15
· votar


rhoadsvsvai

Saquei, realmente a guerra civil deles é um assunto bem mais amplo e complexo que somente a questão racial. E a bandeira é um símbolo que pode ser interpretado de várias maneiras, contraditórias até, a exemplo desse maluco que matou a galera lá na igreja.

Nessa página o autor tenta explicar melhor a relação da letra de Sweet Home Alabama e os mitos da polêmica relação entre Ronnie Van Zant e Neil Young. Interessante:

http://www.southernrockbrasil.com.br/2011/01/sweet-home-alabama-o-mito -lynyrd.html

Aliás, não que eu não curta southern rock, acho muito visceral, massa pra caramba (pelo menos em relação à sonoridade).

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/15
· votar


rcorts
Cara, muito do que o rhoadsvsvai disse acima é verdade. Porém, não podemos esquecer que atitudes como a daquele moleque maluco são relativamente comuns também nos EUA (lembre-se do Thimoty MacVeigh, terrorista, supremacista branco e fascista, que perpetrou um bárbaro atentado e foi condenado à morte).
O racismo nos EUA é forte ainda e se exerce de forma distinta daqui dadas as naturezas também distintas das relações escravistas na América do Norte e no Brasil.
Eu curto muito as bandas "Southern" e realmente me incomoda quando os caras do Lynyrd usam a bandeira de batalha confederada, mas acho que é mais para exaltar o modo-de-vida deles que outra coisa, e não como apologia do racismo ou de fascistas como a KKK.
Já tinha ciência da reportagem que vc citou, e, de fato a letra de "Sweet..." é muito ambigua.
Abç

brunohardrocker
Veterano
# jun/15
· votar


www.southernrockbrasil.com.br

Este site é muito bom pra quem quer acompanhar o som.

Filippo14
Veterano
# jun/15
· votar


Fazendo um adendo que pelo que eu entendo, a questão nem era racial na Guerra Civil, não era o Norte não-racista e libertador para querer acabar com a escravidão.

O Norte era industrial, mais comercial e necessitava para poder crescer de mercado consumidor interno. O escravo não consome, para eles era mais interessante soltar essas pessoas no mundo, ganhando qualquer coisa e consumindo do que presos a um sistema que não permitia esse bolo todo de gente consumir. Já o Sul era agrícola, estava "antiquado", vivendo de agropecuária e necessitava desses escravos para manter o sistema de vida deles ativo. Vale lembrar que sinceramente, não eram todos que acreditavam piamente que o negro era inferior ou algo do tipo, era apenas uma forma de oprimir o seu igual, e com isso a diferença de cor foi a maneira encontrada, poucos ali de fato pensavam que existiam diferenças, que os negros eram "animais" e tal, alias, puta babaquice pensar algo assim, deixando bem claro.

A Guerra Civil veio da imposição do Norte em acabar com a escravidão e o Sul não tendo outra solução que não fosse tentar sair da União. A questão é justamente essa do modo de viver, do tipo de trabalho empregado e tal. Bom, o Norte ganhou, a escravidão acabou, muitos negros ficaram na mesma, na miséria, mas como recebiam salário acabavam consumindo o mínimo possível, o Sul basicamente quebrou por não ter a infra-estrutura que o Norte possuia, não conseguindo se industriar e nem exportar da forma que antes suas mercadorias pelo acréscimo no custo, quebrando pesadamente o Sul. Tanto que hoje a diferença ainda é absurda entre o padrão de vida de cima e de baixo.


Abração

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/15
· votar


Filippo14
Na verdade a escravidão ( e sua extensão, ou não, para os novos territórios do oeste) foi UM dos motivos para a Guerra-Civil (o pior conflito que os norte-americanos enfrentaram até hoje! e que matou mais que a 1ª, a 2ª, e as Guerras da Coréia, Vietnã e Iraque JUNTAS!).
A grande questão estava relacionada à política aduaneira, que o norte pretendia que fosse protecionista para favorecer às suas indústrias e bancos, e o sul pretendia "livre-cambista", liberal, favorecendo suas exportações de algodão para a Inglaterra e a importação de produtos (inclusive de luxo) destes e de outros países.
Havia também a questão política, pois a aristocracia sulista detinha a hegemonia no congresso, estando o norte, mais rico e populoso, sub-representado.
A negativa do sul em aceitar as proposições do norte (o que era quase impossível para eles) mais a questão da escravidão acabou por levar à secessão e à guerra.
Abç

RafaelBernatto
Veterano
# jun/15
· votar


70s

Você não citou The White Buffalo no texto e eu já estava pensando numas músicas pra postar... Depois que vi que o último vídeo é deles.. haha
Enfim.. Essa é a que ando ouvindo ultimamente.. Vozeirão!..

Você já viu assistiu Sons of Anarchy? Essa série deu um empurrão enorme ao búfalo branco e é muito f****da.

Felipe Avila
Veterano
# jun/15
· votar


RafaelBernatto 70s
White Bufallo é do k7, conheci atraves do SoA e vocês?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/15
· votar


RafaelBernatto
Essa musica do White Buffalo é demais!

70s
Veterano
# jun/15 · Editado por: 70s
· votar


RafaelBernatto Felipe Avila

To na segunda temporada. Conheci The White Buffalo pelos comentários sobre a serie na internet (mesmo antes de começar a assistir). Até agora não sei o que é melhor a série ou a trilha sonora dela, muito foda os 2.

70s
Veterano
# jun/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Acho Blackberry Smoke uma das melhores bandas atualmente, inclusive melhor que o Lynyrd Skynyrd atual (que também é muito bom).

Felipe Avila
Veterano
# jun/15
· votar


70s
Ja terminei e te digo as duas ultimas temp são as melhores

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/15
· votar


70s
Cara, também acho isso.
Rock de verdade, não essas bandas "mi-mi-mi" que andam por aí...
Cara, na minha opinião, o atual Lynyrd é apenas a Gary Rossington Band.....
Abç

RafaelBernatto
Veterano
# jun/15 · Editado por: RafaelBernatto
· votar


Felipe Avila
conheci atraves do SoA e vocês?
Também!

70s
Até agora não sei o que é melhor a série ou a trilha sonora dela, muito foda os 2.
Eu não sei no que o Kurt Sutter se saiu melhor nessa bagunça.. Como diretor, roteirista, produtor, ator ou compositor. rsrsrs

PS: Cuidado com os Spoilers hein. Deixe pra pesquisar sobre a série quando acabar.. (conhecimento de causa kkk)

Mauricio Luiz Bertola
Essa musica do White Buffalo é demais!
Realmente..

rcorts
Veterano
# jun/15
· votar


RafaelBernatto
Cuidado com os Spoilers hein. Deixe pra pesquisar sobre a série quando acabar

He he! um caminho perigoso... ou ajuda a continuar assistindo ou faz o cara desistir de vez. Série muito boa realmente! talvez com alguns exageros, mas mesmo assim muito boa.

Pessoal, essa banda The White Buffalo foi a que fez a música tema de Sons of Anarchy?

Mauricio Luiz Bertola
Eu curto muito as bandas "Southern" e realmente me incomoda quando os caras do Lynyrd usam a bandeira de batalha confederada, mas acho que é mais para exaltar o modo-de-vida deles que outra coisa, e não como apologia do racismo ou de fascistas como a KKK.

Pois é, como apreciador de um bom blues (não só blues, mas da black music em geral), e repudiador do racismo, sempre fiquei meio encucado com essa questão. Mas saquei a questão da simbologia adotada pela banda.

Filippo14
O Norte era industrial, mais comercial e necessitava para poder crescer de mercado consumidor interno. O escravo não consome, para eles era mais interessante soltar essas pessoas no mundo, ganhando qualquer coisa e consumindo do que presos a um sistema que não permitia esse bolo todo de gente consumir.

Essa questão do norte só reforça uma concepção que tenho sobre o ser humano: em raras ocasiões o ser humano "ajuda" seu próximo apenas pelo seu bom coração. O interesse em algum tipo de recompensa parece prevalecer, ainda que inconscientemente. Por isso que eu tenho hoje em mente que julgar os interesses que motivam as pessoas é mais sábio e honesto do que julgar simplesmente suas ações.

Bom tópico este!

70s
Veterano
# jun/15
· votar


rcorts

A música de abertura é de Curtis Stigers


rcorts
Veterano
# jun/15
· votar


70s

Muito fera essa música, a letra inclusive.

Felipe Avila
Veterano
# jun/15
· votar


rcorts
não, mas fez essa

que é a musica de encerramento do ultimo episodio

Nunca assista a uma montagem dessa musica com cenas da serie no youtube, spoliers masters

rcorts
Veterano
# jun/15
· votar


Felipe Avila

Muito linda essa música também. Impecável. Mas soa pra mim mais como country do que como southern rock propriamente (o que não desmerece em nada a canção, aliás, gosto bastante de country também). Valeu pela postagem.

Felipe Avila
Veterano
# jun/15
· votar


rcorts
vdd, mas ele alterna bastante entre country e souten rock, mas ja que falavamos dele n pude deixar de compartilhar a musica

ps: chegou a ler a letra?

Homem Cogumelo
Veterano
# out/15
· votar


Curto demais Southern Rock... e não conheço nenhum amigo que goste!! Sempre ouvi muito Lynyrd, Allman Brothers, Molly Hatchet e Outlaws, mas das bandas mais recentes, a que eu mais gosto é o Whiskey Myers.

https://www.youtube.com/watch?v=DzRv4l9xL1A

Outras que tenho curtido bastante são:
Hogjaw
https://www.youtube.com/watch?v=RU87qYoaYZs

Blackie and the rodeo kings
https://www.youtube.com/watch?v=v8KtHySl61I

Homem Cogumelo
Veterano
# out/15
· votar


70s

Cara, depois que vi teu post, me viciei na musica The Fog do Hogjaw hahaha

70s
Veterano
# mai/16
· votar


Escutem isso:

The New Offenders




Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/16
· votar


70s
Muito legal essa banda!
Abçs

Ningen
Veterano
# mai/16
· votar


70s

Muito legal mesmo!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Southern Rock hoje em dia