é plágio compor uma música com a melodia parecida com outra

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# jun/15
· votar


Ismah

"fica até ofendido se disser que banda toca cover, sob o pretexto "banda tem que ser autoral"... Mas ao mesmo tempo, acha péssimas as composições da maioria das bandas regionais..."

Cara, não tinha parado prá pensar nisso... achei bem interessante esta sua colocação. Eu mesmo, por ser muito mais compositor do que músico (composição e arranjos são minha verdadeira paixão), sempre espero por um "autoral" que me surpreenda. Mas nunca havia parado prá pensar que: "Se o cara não é bom compositor ele não pode tocar música alheia, é pecado?"

boa parte de nós só escuta as mesmas bandas antigas que nossos pais e, de alguns os avós já escutavam...

O mercado esta saturado, tudo se parece muito com o que já ouvimos antes. É um ciclo vicioso difícil de quebrar: Achar algo novo que preencha o "vazio"... mas vamos tentando e muitos acham.

entamoeba
Membro Novato
# jun/15
· votar


Ismah
Alguns de nós fica até ofendido se disser que banda toca cover

Não acho ruim que uma banda toque covers, o foda é que sempre são os mesmos! A maioria das bandas só tocam covers e, pra piorar, tocam covers manjados! Se ainda fizessem um esforço para tocar algo diferente...

Acho que tocar cover é um puta aprendizado, pois vai te ajudando a conhecer as nuances dos trabalhos alheios, o que costuma tirar o músico dos seus próprios vícios. Ainda tenho vontade de fazer um banda que só toque covers de músicas pouco conhecidas pelo público em geral.

Ainda sobre covers: é muito legal ver que alguém fez cover de uma música sua!

Lelo Mig
Membro
# jun/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


entamoeba

Eu não curto muito covers. Mas, gosto demais de releituras.

Algumas releituras são uma obra de arte à parte. O manolo tem tanta criatividade e competência ao "reler", que transforma a música numa nova.

Grande exemplo é o que Rod Stewart fez com People Get Ready.

People Get Ready é uma música gospel em sua essência. Rod Stewart, apesar de ser um "pecador"...kkkk, manteve o clima, a emotividade e respeito à canção original, modernizando-a.




Prá quem não conhece, a também belíssima, People Get Ready original de 1965.



Ismah
Veterano
# jun/15
· votar


Lelo Mig

É bem por aí... Mas veja bem, não estamos num mundo de bandas que compõem. Mesmo no rock, que geralmente girava sobre um vocalista-letrista, e a banda fazia seu som em cima do que ele trazia - Dinamite Joe funciona assim.

Lê o que postei aqui .

entamoeba
Não acho ruim que uma banda toque covers, o foda é que sempre são os mesmos!

Não vou te responder, mas proponho um teste... Diga qual música vc lembra quando ouve o nome de cada artista:

- Raul Seixas
- Renato Russo/Legião Urbana
- Engenheiros do Hawaií
- Ira
- Guns'n'Roses
- Bon Jovi
- Sttepenwolf
- ACDC
- Iron Maiden


Pode mentir pra mim, pra si mesmo não. Foram as ditas manjadas... Ninguém quer ouvir gostar de ouvir só o que não conheça... Muita gente diz que é prostituição, mas cada caso é um caso...

Num bar o cara tá ali pra trazer clientes, fazê-los consumir e agradá-los na música. Agora em um show, a história é outra. Lá vc está pra realizar uma performance e mostrar seu trabalho (foda é quando uma banda tá nesse porte e não tem com que fazer show - vide Malta, Kiara Rocks). Quem quiser te ver, que venha, se gostar ou não, é indiferente - vc não tem o compromisso de agradar.

Amago
Membro Novato
# fev/18
· votar


O tópico fala de plagio, e acho que este aqui e um dos mais famosos aqui no Brasil


makumbator
Moderador
# fev/18 · Editado por: makumbator
· votar


Edit. Tópico errado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a é plágio compor uma música com a melodia parecida com outra