Supercombo - Amianto. O que de melhor aconteceu no pop rock desses ultimos tempos.

Autor Mensagem
cafe_com_leite
Veterano
# mai/15


Desde que comecei a ouvir música com seriedade, o pop rock foi sempre uma parada que eu tinha repulsa. Mas essa banda e esse álbum me conquistou de tal forma que eu tive que abrir uma excessão.

Aqui uma resenha do álbum que foi lançado ano passado:


Quando “Piloto Automático” ganhou vida, podemos dizer sem nenhum medo que o Supercombo ’meteu o pé na porta’ e deixou claro para quem quisesse ouvir que a banda queria – e merecia – atenção.
E não era pra menos. A música mantinha muito da linha anterior da banda, apesar da mudança de sua formação, o que fez com que a ansiedade tomasse conta deste escrevedor até que o terceiro trabalho da banda; formada agora por Leonardo Ramos (vocal e guitarra), Pedro Ramos (guitarra), Carol Navarro (baixo), Paulo Vaz (teclado) e Raul de Paula (bateria); foi oficialmente lançado, no fim de janeiro.
Com dedo de todos os integrantes, Amianto é uma reunião de tudo aquilo que passou pelas cinco cabeças pensantes do Supercombo, algo bem diferente do que ocorreu no processo de criação do Sal Grosso ou do EP, que são mais um retrato da cabeça do Leonardo, que fez boa parte do trabalho sozinho.
Em Amianto, são 12 faixas que mostram um Supercombo levando o seu nome cada vez mais ao pé da letra, com uma pegada de ‘gente grande’, letras interessantes e melodias muito bem trabalhadas, tudo isso somado ao clima já característico da banda e que, graças a Deus, não se perdeu com as mudanças.
O álbum abre com “Matagal” e um combo de guitarras e riffs muito interessantes, aliados a um baixo já característico da Carol (que, antes de se juntar ao Supercombo, passou 10 anos no Lipstick). Considerada como ‘o hino dos apressados’, “Piloto Automático” foi a forma que a banda encontrou de colocar o dedo na ferida daqueles que, simplesmente, se esquecem de viver ou sequer reparam o que estão fazendo. Chega a funcionar como um soco no estômago. E digo isso por experiência própria.
Com as mesmas sacadas interessantes dos trabalhos anteriores, o disco apresenta “Menino”, uma crítica as crianças ‘criadas em apartamento’ e que não sabem o que acontece fora da bolha em que estão inseridos. “Ela” é outra música de destaque no álbum, graças ao seu instrumental interessante e um refrão capaz de grudar facilmente. Vale destacar ainda músicas como “Fundo do Mar” e “Soldadinho”, que aparecem na sequência, e, fechando o disco, “Amianto”.
A faixa título deixa claro – se é que isso ainda precisava ficar claro – todo o amadurecimento pelo qual a banda passou e que se faz presente no álbum. É, provavelmente, uma das melhores letras já feitas pelo Supercombo até hoje.
Talvez seja cedo para falar, mas Amianto tem tudo para fazer parte das boas listas de melhores álbuns de 2014, assim como “Piloto Automático” fez parte de várias listas de boas músicas no ano passado. Basta você dar play no disco para perceber que motivos para isso não faltam.


http://www.audiograma.com.br/2014/03/playlist-supercombo-amianto/


Aqui o álbum:






Falando com sinceridade, nunca ouvi um trabalho independente desse no rock com tamanha sofisticação de produção e composição. Vão me perdoar os tiozões, mas foi o que melhor ouvi de rock pop no Brasil (de todas as épocas). E tirando a minha empolgação de lado, de 2000 pra cá não tem mesmo nada que se equipare, talvez o Charlie brown Jr, mas não passa nem perto.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# mai/15
· votar


Tenho uma grande afinidade com a música Amianto. Um carinho especial.

Rednef2
Veterano
# mai/15 · Editado por: Rednef2
· votar


Ouvi aqui, e apesar de ser legalzinho, não é mesmo a minha praia.

O unico pop rock que me cativou esses anos foi o da banda de Rodolfo Abrantes (RABT).

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


apesar de ser legalzinho, não é mesmo a minha praia²

alex.guitar
Membro Novato
# mai/15
· votar


apesar de ser legalzinho, não é MESMO a minha praia³

Calime
Veterano
# mai/15 · Editado por: Calime
· votar


Acho que todos sabem o qto curto o som da banda. Fazem um som de fato arrojado e acharam uma sonoridade que ao mesmo tempo é comum aos ouvidos mas pouco usual, com personalidade, e é isso que chama atenção.

Fora a questão de conhecer o Léo de longínquas épocas,ele é daqui do ES, e o Supercombo foi criado aqui, mas conheço ele da época que o cidadão tocava no underground aqui, com uma banda de hardcore alternativo chamada Volume 7, na qual ele era batera, com uma certa frequência a gente se esbarrava por aí nos eventos e por vezes trocava idéias e talz.

Acho que a banda tem todos os méritos para crescer ainda mais, e torço de coração que isso ocorra, assim como o que também tem ocorrido com o Scalene. Podem meter o pau na Globo e talz, mas acho que com essa exposição deles no programam global deixou os mesmos em evidência pra boa parte das pessoas que estão fora da revolução da internet, que ao meu ver ainda está longe de ocorrer para todos no Brasil. Prova disso é ler os comentários mais recentes dos vídeos dos kras e ver a qtdade de gente que usa a net mas ainda não conhecia e talz. Acompanhei as duas/três formações do Supercombo, mesmo sem contato, uma vez que eles mudaram para SP de olho em melhor divulgação(decisão acertadíssima), e sempre tava de olho neles através da net e talz.

Vida longa ao Supercombo, o Brasil precisa da boa música de vocês!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15
· votar


*-*

cafe_com_leite
Veterano
# mai/15
· votar


Calime

O que mais me impressiona neles é o bom gosto: pra timbres, pra arranjo, pra instrumentação como um todo. A música da banda soa tão atual e tão bonita ao mesmo tempo. É muito difícil conciliar as duas coisas.
Outra coisa interessante é a evolução da banda durante os anos, tu pega o "Festa?" e compara com o Amianto, nem parece a mesma banda tamanha evolução tanto musicalmente quanto liricamente.

ogner
Veterano
# mai/15
· votar


Pro meo gosto faltou um bom vocalista e boas melodias pra acompnhar o bom gosto das boas composiçôes! Gostei da parte instrumental!

o/

Oq eles tem a ver com a Globo??

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# mai/15
· votar


ogner
eu já acho que do jeito que tá está ótimo. :)

ogner
Veterano
# mai/15
· votar


Wuju Wu Yi
Pra vc ver... :)))

Hehehe...

#Gosto

Calime
Veterano
# mai/15
· votar


ogner

Opa, eles estão participando do programa dominical Superstar.

Mauricio Luiz Bertola

???

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


ogner
Essa banda é razoável...
Meu gosto vai mais pra essa "praia" aqui (rock):
https://www.youtube.com/watch?v=7-Ebh-bYLZ8
https://www.youtube.com/watch?v=V44-phwI9Gk
https://www.youtube.com/watch?v=Yg4p4PHtrww
https://www.youtube.com/watch?v=WkXkmXJGoa0
Abç

malucobeleza666
Veterano
# mai/15
· votar


Também não é a minha praia.Não duvido que seja uma boa banda para o estilo, mas essas levadinhas/vocalzinho próprios desses estilos pop/indie pra mim são um pé no saco, e não me passam nada.Escutar isso e 10min de Malmsteen de hoje em dia pra mim dá no mesmo(Chato e não me passa nada).Mas respeito quem curta, e legal que esteja tendo espaço em mídias mais populares como a globo.

Calime
Veterano
# mai/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Acho que respondeu a pessoa errada, mas blz...kkkkk

Calime
Veterano
# mai/15 · Editado por: Calime
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mto boa a banda sim, mas de fato não dá pra comparar. É outra onda, totalmente diferente.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15
· votar


Calime
É?
Talvez sim...
Kkkk...
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/15
· votar


Calime
Pódiscrê!
Como eu disse acima, a banda "Supercombo" é "agradável"...
Abç

cafe_com_leite
Veterano
# mai/15
· votar


ogner
faltou um bom vocalista


Cara, eu acho o vocal do Leo ducaraleo, bem expressivo (o que parece ser impossível pra essas bandas de pop rock, vide o cara do cpm22, parece um homem das cavernas cantando) e ele sabe dar imagem ao que tá cantando. Tipo na música "Fundo do mar", no comecinho " aaaaai, mais uma pani no painel!", é uma interpretação como a de um ator, acho isso muito bacana.

Outro fator que muito me agrada são as letras que fogem do obvio sem precisar soar pedante. A letra de Piloto automático é tão simples e direta que chega a ser um insulto Haha.

LeandroP
Moderador
# mai/15
· votar


Gostei! Bem arranjada as canções. Fiquei curioso pra uma performance ao vivo.

cafe_com_leite
Veterano
# mai/15 · Editado por: cafe_com_leite
· votar


LeandroP


Procure pelo show deles no show livre de 2015. Sensacional, a banda manda muito bem ao vivo e os vocais não deixam a desejar.


Edit


Aqui tá o live:





cafe_com_leite
Veterano
# mai/15
· votar


Calime


Eles vão tocar no rock in rio esse ano, confirma?

LucasGuitar9712
Veterano
# mai/15
· votar


Conhecia a banda no ano passado, através de uma amiga minha que gosta deles.. A primeira música que ouvi foi Mulher da Vida, algo assim e gostei logo de cara.

Curti muito o som que eles fazem, o timbre, as letras, os vocais, enfim, gosto muito deles... Pra quem tem interesse, vale a pena dar uma ouvida no show que fizeram no Ovomaltunes.

LeandroP
Moderador
# mai/15
· votar


cafe_com_leite

O vocalista é o Thunderbird?
rsrsrs

cafe_com_leite
Veterano
# mai/15
· votar


LucasGuitar9712
show que fizeram no Ovomaltunes.

Bom também, apesar de ter alguns problemas de audio.

Show esse que rendeu à banda uma parceria com a ovomaltine (tamanho o gosto que a marca pegou por eles) que lhes cubriu o custo do último vídeo clipe deles, da música Sol da manhã. Bem legal o clipe, inclusive.

cafe_com_leite
Veterano
# mai/15
· votar


LeandroP
O vocalista é o Thunderbird?
rsrsrs



Nunca tinha reparado na semelhança hahaha

Cres
Membro Novato
# mai/15
· votar


Comecei a escutar supercombo uns dias atrás. Ainda to digerindo a pegada da banda, não sei se vai se tornar pra mim só uma banda "legalzinha" ou uma banda frequente no meu player. Mas com certeza, eles são talentosos e fazem música de qualidade.

-Dan
Veterano
# mai/15
· votar


Vc fez tanta propaganda que esperei algo sensacional.

Daí foi meio decepcionante.

Mas as letras sao legais.

Nao curti o vocal, mas achei competente e dentro do pop rock, se comparar com o Chorao ele é um Fred Mercury.

Na verdade, isso me parece indie rock ou algo mais alternativo, nem pop rock.

As melodias e achei simplezonas e adequadas, nada genial. Ate bem parecidas com esses alternative indie rock gringos.

Já as textures e timbres, gostei bastante. Parabens aos responsaveis pelas escolhas e pelas nuances.

Numa questao de gosto, o vocal, se fosse lapidado, poderia soar como esse carinha aqui, que acho que canta pacaralho, e algumas puxadas até me lembrou, mas sem a mesma técnica:



cafe_com_leite
Veterano
# mai/15 · Editado por: cafe_com_leite
· votar


-Dan
Vc fez tanta propaganda que esperei algo sensacional.


Isso é meio uma característica dos meus tópicos pra artistas novos hehe, me empolgo com as paradas. Mas realmente eu acho que não tem nenhuma banda do genero à altura deles no br.

-Dan
Veterano
# mai/15
· votar


cafe_com_leite
Mas realmente eu acho que não tem nenhuma banda do genero à altura deles no br.

Esse negocio de dizer que bandas já prontas e com seu som definidio sao superiores umas às outras, acho tao ilógico.

O que definiria essa banda como superior aquelas outras que comentamos: Tianastacia e Scalene e alguma outra que posso ter esquecido o nome, no seu ponto de vista?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Supercombo - Amianto. O que de melhor aconteceu no pop rock desses ultimos tempos.