Como fazer pra me tornar um amp maker/pedal maker com engenharia? (um direcionamento)

    Autor Mensagem
    JoaoPB
    Membro Novato
    # mai/15


    Olá galera.
    Tenho duvidas, queria a ajuda de vocês (principalmente os que ja estão inseridos nesse meio) para saber quais passos dar. Estou cursando engenharia eletrica na UFCG, e dando foco em eletronica. Meu sonho é inserir os meus conhecimentos de engenharia na musica, seja criando amps/pedais, participando de empresas criadoras... enfim, estou disposto a correr atrás.
    A questão é: onde estudar isso? como me especializar para isso? que cursos fazer? que livros ler? se eu por exemplo quiser trabalhar na marshall ou outra multinacional, como fazer pra chegar la? como adquirir diplomas? mestrado? pós graduação?
    enfim, como eu, engenheiro eletricista (com foco em eletrônica), posso trabalhar na área musical? (principalmente criando amps, pedais...)
    Quero chegar lá, mas não sei como..

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    JoaoPB
    Você deve estudar engenharia eletrônica e fazer um Mestrado em engenharia de áudio.
    Começar a aprender na prática também é importante.
    Construa uma bancada, compre equipamentos, pesquise os sites DIY da internet e comece a fazer.
    Assim, vc juntará o conhecimento teórico ao prático (o que é muito importante).
    E leia, leia muito...
    Abç

    Ismah
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    JoaoPB

    Basicamente isso ainda é um conhecimento passado oralmente, com base nas experiências de gerações passadas e nas suas...

    Para criar um pedal ou amp, primeiro tem que saber como ele funciona. É importante buscar entender que para guitarra, baixo etc, nem tudo funciona numa condição ideal, como a que vc aprenderá num curso.

    De minha parte sou filho de engenheiro elétrico, nasci fazendo cabo e solda rsrs Mas quando comecei a buscar sobre instrumentos, pedais e amps começaram os conflitos...

    Por exemplo, num papel um amp de válvula termoiônica, tem o mesmo resultado de um feito com transistor de estado sólido. Na sonoridade não é assim...

    JoaoPB
    Membro Novato
    # mai/15
    · votar


    Ismah
    Mauricio Luiz Bertola
    Obrigado, pode parecer pouco, mas isso já ajuda bastante!



    Quem tiver algo mais à acrescentar, será muito bem vindo! Até pq é a minha vida profissional que tá em jogo.

    Fernando
    Veterano
    # mai/15 · Editado por: Fernando
    · votar


    Tem cursos por aí. O Pedrone mesmo ministra um, o aluno sai com um valvulado feito por ele mesmo na mão. Já vi também de pedais de outras marcas e tal, é uma boa.

    Insufferable Bear
    Membro
    # mai/15
    · votar


    Sua faculdade deve oferecer uns cursos de áudio, acústica e processamento de sinais, se você já completou seus cálculos começa daí.
    Um pouco de análise complexa seria bom pra entender filtros e te dá uma noção melhor do que é a série de Fourier e como que ela ajuda na análise.

    sallqantay
    Veterano
    # mai/15 · Editado por: sallqantay
    · votar


    Construa uma bancada, compre equipamentos, pesquise os sites DIY da internet e comece a fazer.

    [2]

    também vale estudar marketing e as paradas de administração para entender como essa indústria funciona

    BrunoRodrigues
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    JoaoPB

    Os colegas que responderam acima já citaram o caminho.

    Cabe lhe desejar boa sorte e sucesso.

    Abç ! ! !

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    se eu por exemplo quiser trabalhar na marshall ou outra multinacional
    Da forma que o mundo anda, aprenda chinês

    Nao sei se o mundo de ampli é igual a teclados, mas ultimamente teclado por dentro vem com uma placa mãe que nao é feita na propria empresa e ultimamente estão usando placas mãe do mesmo modelo X que se usa em PC, as teclas sao feitas por uma outra empresa da italia...
    no final das contas, virou uma montadora, somente os projetos de software são feitos na propria empresa onde antes o s.o. era exclusivo e agora estão fazendo em cima de linux...

    Um amigo meu tinha uma empresa e fabricava falantes, que eram vendidos pra uma marca nacional conhecida



    engenheiro eletricista (com foco em eletrônica), posso trabalhar na área musical? (principalmente criando amps, pedais...)
    Google

    Eu encontrei na net até um esquema pra construir um moog, porem não entendo nada de eletrônica tambem já encontrei projetos de pedais

    JoaoPB
    Membro Novato
    # mai/15
    · votar


    Fernando
    Vi esse curso. Até conversei com o Pedrone sobre. Seria legal como um complemento, mas o meu intuito também é conhecer como se forma um amp, a base teórica, não apenas a montagem (CLARO que isso é necessário).
    Insufferable Bear
    Tudo anotado aqui! Obrigado!
    BrunoRodrigues
    Obrigado!
    fernando tecladista
    Claro que eu sei que posso, né. Qualquer pessoa pode. Eu quero saber COMO fazer para chegar lá. Obrigado!!

    Ismah
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    JoaoPB
    conhecer como se forma um amp, a base teórica, não apenas a montagem

    Vc vai pra "escola" comer merenda? Se não, é lá que vc vai aprender isso. "Por fora" também dá, mas a jornada é mais longa.

    fernando tecladista

    Nem me fale isso... Já encontrei versões modificadas para download, dos SO's, de famosos teclados para rodar com controlador (piratex moendo).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como fazer pra me tornar um amp maker/pedal maker com engenharia? (um direcionamento)