Edson Lima na Mesa da Amargura

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # abr/15


    Almoçando num restaurante na metrópole de Pitimbu, avisto este DVD rolando na TV. Uma pérola do cancioneiro nordestino: cantor gordinho com camisa brilhosa imitando Zezé di Camargo, sentando numa mesinha de boteco na frente do palco e recebendo seus amigos cantores, todos também imitando o Zezé.



    Observação: fiquei chocado ao ver um dos guitarristas tocando com uma SG double neck numa música. Logo pensei: "Que desnecessário!" Bastou ver mais de perto pra sacar que era uma daquelas GBS Pro/Art Pro da vida :P

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    E onde quer chegar com isso?

    Não vejo mal o cara usar um equipamento completo pra tocar coisas onde seriam desnecessárias...

    Já fiz muita doideira do tipo... Levar 2 guitarras, 2 violões, 2 amps, set de pedais, rack de 4 eq's, mics, DI e prés próprios...

    Precisava? Não, mas eu estava habituado com tudo aquilo... O cara que me chamou pro free pagou por tudo isso... Além de que eu tinha certeza que meu timbre seria como em casa.

    erico.ascencao
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Ismah
    E onde quer chegar com isso?

    Em princípio, a crítica a um estilo de canto que é extremamente prejudicial à voz. O Zezé fodeu as cordas vocais dele cantando deste jeito, tanto que chegou a fazer cirurgia e o catzo... pra hoje continuar tentando chegar naquelas notas do começo da carreira, sem sucesso.

    Por tabela, também cabe a crítica a um certo "posersismo" na produção. É legal ver um show bem produzido, serve como um cartão de visita para o cara conseguir bons trabalhos. Porém deu pra sacar que em alguns aspectos trata-se de uma produção que dificilmente vai se repetir no dia-a-dia do artista. Quando é que um capiau destes vai levar uma banda com dois guitarristas, um baixista, um baterista, tecladista e backing vocal pra estrada em shows regulares?

    Esta segunda crítica não vale só para um artista regional como este, mas também para os Luan Santana da vida, que fazem mega-produções em seus DVDs e não conseguem (por motivos óbvios) levar a estrutura destes shows gravados para todo o Brasil. Ele mesmo, numa entrevista, confessou ficar chateado por não poder levar estas mega-produções para a turnê. Acharia mais "honesto", digamos assim, os artistas fazerem registros mais condizentes com a realidade deles.

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Ah cara é pessoal isso... Acho legal fazer um trabalho completo desses... Aí venho e te digo assim... Por que de gravar em estúdio com tudo no seu lugar, equipamento top, mesa e técnico top se o cara não tem como levar isso pela estrada?

    Mesmo os peixes grandes, às vezes fazem um show com mega produção. Se o vivente do DVD levar ao menos uma banda e equipamento razoável para a estrada é válido...

    MMI
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    erico.ascencao

    Olha, eu entendi sua colocação, antes de mais nada. Respeito e entendo o que foi dito. Mas lembre-se que os Beatles em certo momento desistiram de músicas simples e passaram a fazer algo super trabalhado e orquestrado em estúdio, impossível de se reproduzir ao vivo. E se os Beatles fizeram... rs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Edson Lima na Mesa da Amargura