Dúvida relativa a Análise Harmônica

    Autor Mensagem
    Daniel_tecladista15
    Membro Novato
    # abr/15


    Pessoal.

    Analisando a harmonia do trecho abaixo da música Meu Erro dos Paralamas (em A maior), como vocês analisariam o Dm?

    A
    Eu quis dizer
    C#m
    Você não quis escutar
    D
    Agora não peça
    Dm
    Não me faça promessas

    Eu pensei em duas formas, mas não sei qual a seria a melhor análise ou se fazem sentido:

    1) Analisaria o Dm como sendo um AEM vindo do IV grau do homônimo de A (em outras palavras, vindo de A eólio). Logo, o Dm seria um IVm.

    2) Um dos vizinhos de uma tonalidade maior é a homônima menor da subdominante, logo a tonalidade de Dm é vizinha a de A (Dm é a homônima de D que é a subdominante de A). Então, nesse trecho o Dm
    seria um Im (da tonalidade vizinha Dm).

    O que vocês acham? Como vocês analisariam?

    gpeddino
    Veterano
    # abr/15 · Editado por: gpeddino
    · votar


    Acho que é um empréstimo modal de tom homônimo. Sua explicação número 2.

    Jube
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    fico com a opinião do gpeddino também. Inclusive, esse empréstimo é muitooo utilizado.

    Cres
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    Daniel_tecladista15
    Assim como o gpeddino e o Jube disseram, é AEM sim, tenho o "Harmonia e Improvisação" vol.1 do Almir Chediak e essa música faz parte das músicas analisadas no livro, e é essa a explicação que ele dá pra esse Dm.

    E reforçando o que o Jube disse, esse AEM(IVm) é bem utilizado, e da um ar bem legal, diga-se de passagem.

    LeandroP
    Moderador
    # abr/15 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Daniel_tecladista15

    Não acho certo chamar de "homônimo", porque isso quer dizer que tem o mesmo nome, e não é o caso. O que se pode dizer é que tem a mesma "altura", porém, em "tonalidades" diferentes. Neste caso trata-se da "tonalidade paralela" (maior/menor). A análise está correta quando se diz que o acorde representa o IVm sendo um empréstimo modal da tonalidade paralela: Am. O IVm é de função subdominante menor, e pode ser substituído por função harmônica pelo seu relativo maior bVI, o F. Os modos que melhor os representam são o dórico e o lídio, respectivamente.

    Daniel_tecladista15
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    gpeddino
    Acho que você quis dizer a explicação número 1!!! A número 2 está relacionando o Dm com uma tonalidade vizinha de A (a menor da subdominante de A).
    Abraços

    Jube
    Mesmo comentário acima!!! hehehe

    Cres
    Você saberia dizer qual a página do livro em que ele analisa esta música? Tenho o PDF do livro por aqui em alguma lugar!!!

    LeandroP
    Obrigado pelas suas sempre ótimas explicações!!! Os seus comentários e os do Denis sempre nos fazem querer estudar mais e mais!!! hehehe

    Não acho certo chamar de "homônimo", porque isso quer dizer que tem o mesmo nome, e não é o caso
    Eu penso que estas tonalidades possuem sim o mesmo nome (mesma tônica) diferindo apenas o modo (maior, menor). Entretanto, acho que o termo tonalidade paralela define melhor mesmo, mas o termo "homônimo" já está amplamente difundido na literatura. Então não seria melhor chamar de tonalidades homônimas do que paralelas?

    Por exemplo, um termo que eu não gosto muito é o de "notas evitadas" (EV). Para mim, estas notas não devem ser evitadas totalmente e sim
    usadas com cuidado em passagens rápidas para não chocar com alguma nota orgânica. Mas o termo já está amplamente difundido e eu uso
    ele mesmo não concordando totalmente.

    O que você acha?

    O IVm é de função subdominante menor, e pode ser substituído por função harmônica pelo seu relativo maior bVI, o F.
    Um dúvida, Leandro. A notação bVI é a mesma coisa que VIm?

    Cres
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    Daniel_tecladista15
    Cres
    Você saberia dizer qual a página do livro em que ele analisa esta música? Tenho o PDF do livro por aqui em alguma lugar!!!

    Página 199.

    Daniel_tecladista15
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    Cres
    Obrigado!!!

    Realmente, o Chediak considera um AEM IVm.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida relativa a Análise Harmônica