Como Vocês Desejam Que Seja O Futuro Do Heavy Metal?

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# mar/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Luisfelp FR1
cafe_com_leite

"Acho mais interessante falar do Muse"... eu também! Até porque acho uma banda legal.

Mas, fiz a citação, porque creio não ser a previsão inicial do criador do tópico.

Wuju Wu Yi

Não acho que o Muse tenha influências diretas do Metal.....mas sem dúvida, têm influência do "rock pesado", pré metal.

E, também concordo, que é uma banda com uma orientação e alternativa interessante... mas acho que passa longe de agradar os metaleiros xiitas.

entamoeba
Membro Novato
# mar/15 · Editado por: entamoeba
· votar


Lelo Mig
mas acho que passa longe de agradar os metaleiros xiitas.

Espero que o futuro do metal seja algo que passe longe de agradar os metaleiros xiitas!

Acho que alguns elementos que servem ao Muse cabem perfeitamente no metal. Se o metal não influenciou Muse, quem sabe o Muse não possa influenciar uma próxima geração do metal?

entamoeba
Membro Novato
# mar/15
· votar


Acho engraçado que cê pega bandas de hoje com mais peso que o Black Sabbath, vai notar que vai ter nego dizendo que "não é metal".

cafe_com_leite
Veterano
# mar/15
· votar


Mas eu não consigo entender mesmo. Vejo as pessoas citando que a grande sacada do muse é usar influências de música clássica com guitarras pesadas. Mas caramba, essa formula já foi estrupada pelo rock progressivo e pelo metal em geral…

Lelo Mig
Membro
# mar/15
· votar


entamoeba

" bandas de hoje com mais peso que o Black Sabbath"

Não sei, acho que este é um conceito meio pessoal e até subjetivo. Prá mim o que define Metal, não é o peso... até porque esta "neura" em cada vez se tornar mais pesado, criou esta bosta de som que nuitas bandas fazem ultimamente.

Guitarras dropadas 200 tons abaixo e usando "corda de piano", uma batera bumbo duplo parecendo uma metralhadora na mão de um macaco, vocal vômito é fórmula do "peso"......

Não sei, quando alguém achou que peso + velocidade eram a fórmula mágica do metal, a coisa começou a perder o controle.

Sabbath é lento prá dedéu e pesado, para a época. Não pelas dropagens e tecnologias, mas pela maneira que tocavam, principalmente Ward e Geezer. Pode ser o "pai do Metal", mas se parece muito pouco com o que ouvimos hoje.

LeandroP
Moderador
# mar/15
· votar


Guitarras dropadas 200 tons abaixo e usando "corda de piano"

kkkkkkkkkkkkkkk

-Dan
Veterano
# mar/15
· votar


Lelo Mig
À partir dos 80, quando o metal é eleito o gênero ideal para o deleite de virtuoses egocêntricos, para vocalistas posers metidos a cantores líricos, tudo isso somado a um discurso "true metal". Com palavras de ordem, tipo, "traidores do metal" e demais radicalismos, a coisa começa a ficar patética.

Quanto rancor. Cuidado para não pegar notícia de jornal e generalizar, como se massacration/manowar representasse todo uma cena cheia de gente trabalhando. Como se a arrogancia do malmsteen rotulasse todos os guitarristas solos técnicos.

É só um estilo musical que tem gente que gosta, tem gente que não gosta.
Não é necessário criar uma monografia do comportamento humano sobre isso.

Existem bandas insuportavelmente chatas como você bem citou, e outras sérias e honestas. Acho que em todo o estilo é assim. Ser tecnicamente habilidoso não deveria ser motivo de contestação, a não ser que haja recalque quanto a técnica dos caras.

-Dan
Veterano
# mar/15
· votar


Lendo o tópico, descobri que nem sei o que é metal. kkkkk


O que define metal?

-Dan
Veterano
# mar/15
· votar


cafe_com_leite
Mas eu não consigo entender mesmo. Vejo as pessoas citando que a grande sacada do muse é usar influências de música clássica com guitarras pesadas. Mas caramba, essa formula já foi estrupada pelo rock progressivo e pelo metal em geral…


Faltou o pop rock, que é o motivo do sucesso estrondoso dos caras, nessa salada.

Luisfelp FR1
Membro
# mar/15
· votar


entamoeba

Se o metal não influenciou Muse, quem sabe o Muse não possa influenciar uma próxima geração do metal?

Acho que é possível porém difícil, mas se vier a ocorrer poderia deixar o metal mais interessante, pelo menos pra mim

-Dan

Faltou o pop rock, que é o motivo do sucesso estrondoso dos caras, nessa salada.

Sem contar também as altas pitadas de dubstep que o Matt da em varias musicas ao vivo faz tempo e mais recentemente no estúdio.

cafe_com_leite
Veterano
# mar/15
· votar


Luisfelp FR1
Sem contar também as altas pitadas de dubstep que o Matt da em varias musicas ao vivo faz tempo e mais recentemente no estúdio.



Isso eu acho bacana. Mas também não tem nada de novo, a não ser pelo fato de ser uma banda de rock fazendo o som no lugar dum DJ.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# mar/15
· votar


cafe_com_leite
Vou fazer um comentário injusto com muitas bandas e grupos, mas é apenas para deixar bem a mostra meu ponto de vista.

O Muse é a única banda que faz um som original e com boa mesclagem de rock e erudito. Outras bandas até tentam, mas soa caricato, sem originalidade, quase uma paródia. Ou confuso demais.

Pra não ser tão injusto, apesar de ser, vou citar o Gigantesto Queen como outro exemplo de banda que consegue fazer um bom trabalho de misturar rock com influências eruditas mantendo originalidade e fazendo algo orgânico e com qualidade.

Inclusive o Queen, provavelmente é uma das influências do Muse, até no nome. rs

Ps: É apenas a minha opinião. Resalvo que sei que fui injusto no comentário porque devem ter varias bandas que fazem um som orgânico, com qualidade, originalidade, com influências eruditas, eu apenas não conheço essas bandas. Inclusive, gostaria de conhecer, então digo novamente, se você puder compartilhar, ou qualquer pessoa, eu fico bastante alegre.

Ps: Não quero desvirtuar o tópico. Estou apenas respondendo.

FELIZ NATAL
Veterano
# mar/15
· votar


entamoeba
Acho engraçado que cê pega bandas de hoje com mais peso que o Black Sabbath, vai notar que vai ter nego dizendo que "não é metal".

-Dan
Lendo o tópico, descobri que nem sei o que é metal. kkkkk


O que define metal?


Depois que falaram nos início dos anos 90 que Faith No More e Pantera não eram Metal ficou dificil definir o que é ou ñ é neste vertente de rock.

Muse??

É metal??

Se alguém quiser dar pitaco eu e a torcida do Corinthias e do Flamengo agradecem.

entamoeba
Membro Novato
# mar/15
· votar


FELIZ NATAL
Sobrou até pro Pantera? Coisa de doido, hein?

Acho que o que define o gênero é a adesão a uma cultura. O Punk, por exemplo, é bem amplo porque o que o identifica como gênero é a ideia de Do It Yourself (faça você mesmo). Outro requisito do Punk é ter se fodido na vida, mas quem é que nunca se fodeu?

Contudo, o Punk tá cheio de "traidores do movimento", porque tem gente que vê essa cultura de uma maneira ideologizada, exigindo uma adesão mais específica - como, por exemplo, a adesão às causas da Anarquia.

Acho isso um tanto tapado e outro tanto perigoso. É tapado porque a música não contém argumentos consistentes, ela inspira e só! Se você procura por argumentos, vá ler ou conversar! É perigoso porque a música lida com paixões e não com a razão, e temos visto com certa frequência as catástrofes que embates movidos a paixão podem causar.

Falei do Punk porque, ao meu ver, o caso é mais nítido do que o do Metal. Mas a balela é a mesma!

Se os requisitos do Punk passam pelo DIY, quais seriam os requisitos do Metal?

Xeper
Veterano
# mar/15
· votar


Depois que falaram nos início dos anos 90 que Faith No More e Pantera não eram Metal ficou dificil definir o que é ou ñ é neste vertente de rock.

O Pantera sempre vi mais má vontade de admitir que eles faziam thrash metal por causa do passado glam e não ser da panelinha da bay area.
Mas nunca vi alguem falando que Pantera não é metal, pelo contrario até, meados dos anos 90 e com explosão do New Metal mais pra frente os caras viraram referencia de som pesado.
O Faith No More eu ja não sei... via uns chamando de Funky Metal ou coisa parecida

Headstock invertido
Veterano
# mar/15
· votar


gostaria que voltasse às origens ao invés de ficar flertando com outros estilos
Angra
Symphony X

???

Headstock invertido
Veterano
# mar/15
· votar


Originalidade

Puta merda. Acordem!

FELIZ NATAL
Veterano
# mar/15
· votar


entamoeba
Sobrou até pro Pantera? Coisa de doido, hein?
Xeper
O Pantera sempre vi mais má vontade de admitir que eles faziam thrash metal por causa do passado glam e não ser da panelinha da bay area.
Mas nunca vi alguem falando que Pantera não é metal, pelo contrario até, meados dos anos 90 e com explosão do New Metal mais pra frente os caras viraram referencia de som pesado.
O Faith No More eu ja não sei... via uns chamando de Funky Metal ou coisa parecida


Por isso que disse q o mimimi do Pantera, Faith No More ( pode incluir o Rage Against Machine ) foi no início dos anos 90.

Na época os metaleiros xiitas ñ compraram a idéia e carcaram o pau naquele "sonzinho". Hoje obviamnte essas bandas são reverenciadas, destaque ao Pantera no meio metaleiro. Os tiozões do M&G podem ratificar as baboseiras verborragicas ditas acima pelo noviño aquí.

Headstock invertido
Veterano
# mar/15
· votar


Pronto, sobre o tópico...

Acho que o Metal teve bandas ótimas no passado, tem bandas ótimas hoje e vai ter bandas ótimas pra sempre.

Quando vocês resolverem crescer e começarem a ouvir música com o único propósito de se agradar daquilo sem neuras, fórmulas, mapa do tesouro e afins, vocês serão felizes e enxergarão a coisa da forma simples como ela é.

"Ain, até gostei dessa banda, mas não é original, não posso ouvir algo que não seja original. Me lembrou banda X, não posso ouvir! Não posso! Não posso! Vou procurar outras".

Boa sorte na sua causa perdida.

Xeper
Veterano
# mar/15
· votar


FELIZ NATAL

Por isso que disse q o mimimi do Pantera, Faith No More ( pode incluir o Rage Against Machine ) foi no início dos anos 90.

Sim, mas no caso do Pantera foi só pq os tr00zões não aceitavam que a banda fosse de uma vertente especifica (thrash metal), mas era consenso que o som era metal alguma coisa. Isso desde que a banda começou a ser conhecida no início dos anos 90 com o Cowboys From Hell

Xeper
Veterano
# mar/15
· votar


Acho que o Metal teve bandas ótimas no passado, tem bandas ótimas hoje e vai ter bandas ótimas pra sempre.

Quando vocês resolverem crescer e começarem a ouvir música com o único propósito de se agradar daquilo sem neuras, fórmulas, mapa do tesouro e afins, vocês serão felizes e enxergarão a coisa da forma simples como ela é.


Resume bem

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# mar/15
· votar


"Ain, até gostei dessa banda, mas não é original, não posso ouvir algo que não seja original. Me lembrou banda X, não posso ouvir! Não posso! Não posso! Vou procurar outras".

Não é que não posso, é que é enjoativo. Não da vontade de ouvir, porque já é muito batido. Não tem nada de novo. Ou é apenas chato.

FELIZ NATAL

Muse??

É metal??


Para mim, tem elementos fortes, e da pra identificar um peso fácil de classificar como metal. (Pra mim único medidor de se é Metal ou não é o peso).

Coloque Hysteria pra tocar alto, e me diga se soa ou não como Metal. Pra mim, mesmo fora do padrão (normal falando-se em Muse) soa pesado suficiente pra eu tascar-lhe um Metal na classificação.

Claro que Muse varia nos tipos de músicas, e não da pra colocar tudo dentro do Metal, vai muito principalmente pelo lado do Rock Alternativo. Se as músicas pesadas fossem ter uma classificação, eu diria que é New Metal Alternativo Progressivo.

Eu honestamente nunca tinha parado pra pensar no Muse como Metal, sempre falei que era Rock Alternativo, até que um colega de trabalho ouviu e veio me dizer que era... Power Metal... E eu fiquei tipo... (Como assim cara?).... Ele era um baterista que basicamente só tocava Metal.. e fazia uns bicos em grupos sertanejos para tirar uma grana.

A partir dai comecei a perceber, que da fato, algumas músicas tem muito peso e agitação. Que por causa das harmonias e melodias, eu nunca pude perceber antes, que Muse de fato.. Tem elementos (peso, muito peso) o bastante para eu chamar de Metal.

Enfim, é apenas a minha opinião. Eu tenho curiosidade sobre a opinião do Lelo Mig também, que fala que é mais pro lado do Rock Pesado pré-metal. Seria um ponto de vista valido a se analisar.

Enfim. deixo também duas músicas para por alto e analisar.




Penso que fica muito do julgamento de cada um.



Ps:Luisfelp, vc vai perceber uma coisa interessante aos 6:00 desse segundo video. rsrsrs. Drones dando as caras em 2007. Rsrsrs.

entamoeba
Membro Novato
# mar/15
· votar


Já tive a impressão que muita gente classifica o Metal baseando-se na imagem da banda. Se não atingir a cota de cabeludos requirida, esquece!

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# mar/15
· votar


entamoeba
é verdade.

Headstock invertido
Veterano
# mar/15
· votar


Coloque Hysteria pra tocar alto, e me diga se soa ou não como Metal. Pra mim, mesmo fora do padrão (normal falando-se em Muse) soa pesado suficiente pra eu tascar-lhe um Metal na classificação.

Até aí Mamonas Assassinas era Heavy Metal, Rush é Metal, Engenheiros do Hawaii é Metal...

Não se pode classificar o estilo predominante de uma banda por músicas avulsas.

Ouvi esses dois exemplos que você indicou e sinceramente, pra eu poder chamar isso de Metal eu tenho que me drogar um pouco antes.

A segunda ainda dá pra identificar alguns poucos trechos com uma influência, mas quando considerada a música inteira, não dá.

A primeira é um Rock Alternativo na cara. Aliás, bem "xoxo" pro meu gosto. Soou bem Placebo ou até mesmo Smashing Pumpkins.

A segunda me lembrou muito o Foo Fighters.

Xeper
Veterano
# mar/15
· votar


A primeira é um Rock Alternativo na cara.
Soou bem Placebo ou até mesmo Smashing Pumpkins.

E agora, cade a originalidade que falaram tanto?

FELIZ NATAL
Veterano
# mar/15
· votar


Creo discutir o que é Metal ao invés de quem é Metal já é um norte.

Luisfelp FR1
Membro
# mar/15
· votar


Wuju Wu Yi

vc vai perceber uma coisa interessante aos 6:00 desse segundo video. rsrsrs. Drones dando as caras em 2007. Rsrsrs.

Na verdade esse riff de Psycho já é bem velhinho, da uma procurada pelo 0305030 riff (que é como o riff de Psycho era chamado) e vc vai ver que ele já foi muito tocado no final da música Stockholm Syndrome na época da Absolution Tour (lá por volta de 2004). A ocorrência mais antiga desse riff foi em 1999 quando foi tocado no final da música Agitated:

Pula la por volta de 2:05 que o riff começa.
Já tinha ouvido falar de casos assim (de trechos que são tocados/cantados ao vivo que anos depois viraram músicas). Vou dar o exemplo que mais gosto sobre esse caso que é o hit Vertigo do u2. Em um documentário o The Edge disse que a essência dessa múscia existe desde 1978 (Vertigo só foi lançada em 2004!), que esta presente na música stories for boys e que a partir deste momento sempre veio "assombrando-os" e quando ganhou aquele riff a "música finalmente se fez música" (ou seja deixou de ser um trecho/linha melódica vaga na cabeça). Deste mesmo álbum de Vertigo podemos citar trechos da letra de 'Miracle Drug' que estão presentes também na música Levitate e fazendo um gancho com esta última música, a canção Iris (Hold me close) do último álbum deles (lançado em setembro de 2014) possui um início bem semelhante que da pra perceber quando se escuta ambas com fone de ouvido.
Minha vontade era discutir muito mais sobre isso mas como o tópico não é essencialmente sobre o assunto então vou parar por aqui.

Headstock invertido

Não se pode classificar o estilo predominante de uma banda por músicas avulsas.

Concordo com isso.

É inegável que o Muse tenha músicas que podem ser classificadas como, algum tipo de metal (enquadraria a própria Agitated e talvez Stockholme Syndrome aqui), Punk ( Fillip, partes de Hyper Music, Hysteria, Plug In Baby), Pop (Undisclosed Desires, Madness, Panic Station), Música clássica (Exogenesis Symphony pt1, pt2 e pt3), ou até Dubstep (The 2nd law: Unsustaintable). Porém mesmo com toda a mistura de genêro que eles fazem, eu classifico-os como uma banda de Rock Alternativo pois pelo que escuto é como eles soam no final e não uma banda de metal.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/15
· votar


A discussão sobre "originalidade" é que é subjetiva.
Uma banda pode não ser original, mas ser boa....
O que acontece com o "Metal" é que, além de perder a originalidade, o estilo derivou para uma série de paroxismos e ecletismos que não foram bem sucedidos e acabaram por "guetizar" o estilo... A "sanha" por "novidades" às vezes pode levar à lugar nenhum...
Abçs

LeandroP
Moderador
# mar/15
· votar


Concordo com você, Headstock invertido. Só não concordo plenamente porque meu esteriótipo metal não me permite ainda :p

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como Vocês Desejam Que Seja O Futuro Do Heavy Metal?