Sobre negar a discussão de temas "batidos"

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# fev/15
· votar


rcorts
Agora, tem tópico que supostamente era para condensar um tema como modos gregos, mas o novato vai lá, deixa uma pergunta e quase ninguém aparece para ajudar. É um tópico zombie. Se der bobeira ainda mordem seu pescoço se você se arriscar a passar por lá.

Em certos casos, não vejo mal algum o novato abrir um tópico, expondo sua dúvida de forma clara, principalmente se apresentar possibilidade de revisão ou construção de conceitos, ou uma abordagem diferenciada de um mesmo tema. E se tiver alguma relevância (que pode ser julgada pela quantidade de pessoas interessadas em responder e pela própria qualidade das respostas) permaneceria aberto, caso contrário seria fechado.


Mas aí que estão os erros nossos... O cara não deveria abrir um tópico, deveria perguntar lá onde se fala sobre Modos Gregos.

rcorts
Veterano
# fev/15
· votar


Ismah

Então Ismah, mas é bem aí mesmo que está o ponto. O cara não pode abrir um novo tópico para falar sobre modos gregos, porque já tem tópicos e tópicos falando sobre isso. É a regra.

Daí o novato é repreendido e procura justamente um tópico que fale sobre modos gregos e deixa sua dúvida. Em alguns casos ele consegue obter uma resposta. Em outros além de não obter ajuda, ainda aparece pelo menos 2 ou 3 pra enxovalhar o cara. É justamente disso que se trata a discussão do presente tópico: até que ponto as coisas tem sido produtivas? até que ponto o cara vem buscar ajuda e consegue obter ajuda?

Infelizmente, não tenho respostas prontas. Só a opinião de que o bom senso deve ser aliado às regras.

Ismah
Veterano
# fev/15
· votar


rcorts

Tenho convicção que o prêmio pá de ouro só deve ser dado para quem ressucitar um tópico com algo que não contribua. Por exemplo, a algum tempo um vivente postou em meia dúzia de tópicos defendendo o "Relouín"... Po o cara não contribuiu, nem buscou ajuda. Apenas gerou flood,

rcorts
Veterano
# fev/15
· votar


Ismah
rcorts

Tenho convicção que o prêmio pá de ouro só deve ser dado para quem ressucitar um tópico com algo que não contribua. Por exemplo, a algum tempo um vivente postou em meia dúzia de tópicos defendendo o "Relouín"... Po o cara não contribuiu, nem buscou ajuda. Apenas gerou flood,


Esse é um ponto no qual nós dois concordamos 100%. Nestes casos avacalhação não é nada mais que lei de ação/reação.

SkyHawk
Membro
# fev/15
· votar


JJJ
Concordo plenamente com as colocações do JJJ e acho que fora a abertura exagerada de novos tópicos, excesso de crítica é praticamente censura. Em qualquer base de conhecimento colaborativa a relevância surge pelo lado do conteúdo, quer seja naturalmente ou por mecsnismos de busca mais eficientes, esse sim um calcanhar de Aquiles do FCC. Ô ferramenta de busca ruim !!!!

Alex guitar man
Veterano
# fev/15
· votar


Olhem o tópico oficial de captadores, as dúvidas são postadas um em cima da outra, e vira uma bagunca...

nesses tópicos sobre assunto X acaba tento outras conversas e o assunto acaba desvirtuando e que entra tópico pra falar sobre o assunto original fica sozinho..

renatocaster
Moderador
# fev/15
· votar


rcorts

Fico pensando, os assuntos tem um prazo de validade? penso que não.

É justamente isso! Toda vez que fechamos um tópico repetido e pedimos para o usuário que foi advertido usar a busca, o mesmo já reclama automaticamente que o tópico que ele visitou é muito velho. Para mim, não tem essa. Tópico aberto é tópico válido e ponto. Pode ser revisitado a qualquer momento, não tem essa de ser muito antigo.

Muitas das vezes o sujeito nem se dá ao trabalho de abrir o tópico para ver o conteúdo. Ele já condena o tópico só de ver qual foi a data de criação do mesmo.

JJJ
Veterano
# fev/15
· votar


SkyHawk
mecsnismos de busca mais eficientes, esse sim um calcanhar de Aquiles do FCC
Alex guitar man
Olhem o tópico oficial de captadores, as dúvidas são postadas um em cima da outra, e vira uma bagunca...

Ontem à noite respondi a um novato no tópico do ebay. Tenho certeza de que a pergunta dele (ou muito parecida) já tinha sido feita e respondida "n" vezes.

Mas tente achar isso no meio de mais de uma centena de páginas!!! É complicado. E é complicado organizar uma busca que contemple tudo. Vou livrar a cara do FCC nessa também. Acho que o jeito mais razoável de lidar com esses tópicos gigantes é simplesmente deixar perguntar de novo... não dá pra mandar o cara usar a busca ou ler o tópico todo.

E outra: o que me custou responder pela quinta vez? Nada... Fui obrigado a fazer? Não. Mas estava de bobeira, não me custou nada e respondi. No big deal...

renatocaster
Moderador
# fev/15 · Editado por: renatocaster
· votar


JJJ

Mas tente achar isso no meio de mais de uma centena de páginas!!! É complicado.

O lance é que os tópicos fixos tem uma dinâmica diferente mesmo. Eles possuem uma rotatividade alta, então com o tempo realmente se torna inconcebível ficar lendo página por página deles.

Na essência, não é um tipo de tópico específico para tirar dúvidas só através da leitura do que já foi postado. Até pode servir para isso, mas no geral é um tópico para postar uma dúvida que possa ser sanada em "tempo real". Não falo do tempo de resposta em si, até porque isso é relativo. Mas sim do estilo "bate e pronto".

Só que MUITOS usuários não entendem isso, até mesmo alguns mais antigos, os "veteranos ocasionais". Quando a gente orienta o cidadão a POSTAR a sua dúvida no tópico fixo, ele entende que a gente está mandando ele LER todo o tópico, hehehe.

Alex guitar man
Veterano
# fev/15
· votar


renatocaster
JJJ

Eu fui mal interpretado, olha quero dizer que eu vo em um topico desses, posto minha dúvida, então vem outro e antes que alguém responda vem um e posta outra dúvida, é vem outro e outro.. e minha pastagem fica lá em cima e as vezes acaba ficando em outra pagina entende? Só um comentario.. rola muita coisas nesse fórum, acaba embolando as dúvidas.. mas isso é normal em um topico assim

Não tenho nada contra o fcc, esse fórum e minha pagina inicial, passo o dia inteiro entrando aqui pelo pc, celular....

Lelo Mig
Membro
# fev/15
· votar


Alex guitar man
renatocaster
JJJ

Uma coisa é fato! Pelo menos 30% dos problemas seriam resolvidos se a ferramenta de busca do FCC fosse melhorada.

Não dá prá culpar os novatos, em muitos casos, com um sistema de busca tão ruim.

Os caras abrem tópico novo mesmo...

Renatão

Quanto a fecharem tópicos e indicarem links "nada a ver"......não achei o tópico que eu tinha te falado, mas por coincidência, surgiu um novo hoje:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/320668/

O cara fez uma pergunta sobre uma ideia ou algo que ele nunca viu.... vejam os links que mandaram prô cara!

renatocaster
Moderador
# fev/15
· votar


Lelo Mig

É, a ferramenta de busca do fórum não é lá essas coisas mesmo. No passado tinha a ferramenta de busca avançada, mas não sei por que cargas d'água ela foi removida. Mas ainda é possível acessá-la neste link:

http://forum.cifraclub.com.br/?action=busca

Quanto a fecharem tópicos e indicarem links "nada a ver"......não achei o tópico que eu tinha te falado, mas por coincidência, surgiu um novo hoje:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/320668/


Cara, eu fui verificar no painel da moderação quem foi o moderador responsável por fechar este tópico e não encontrei nenhum. Então, no caso, foi o próprio autor do tópico que fechou o mesmo. Provavelmente deve ter encontrado a resposta para a dúvida dele em outro tópico.

O cara fez uma pergunta sobre uma ideia ou algo que ele nunca viu.... vejam os links que mandaram prô cara!

Vc está se referindo aos links desses tópicos abaixo?

Jogo de cordas com todas as cordas feitas de núcleo revestido.
Guitarra mentindo em todas as cordas.
Tirar todas cordas para a limpeza ?
É errado retirar todas as cordas para fazer uma troca?
Qual Epiphone? As feitas agora ou as feitas a 5 anos atraz?


Se for, aquela lista de tópicos que aparece ali embaixo é gerada automaticamente pelo próprio fórum, pois ele tem um mecanismo que associa alguns tópicos relacionados de acordo com o assunto do título. Não é a moderação que coloca aqueles links ali não.

Lelo Mig
Membro
# fev/15
· votar


renatocaster

"Não é a moderação que coloca aqueles links ali não."

Eu não sabia disso.

Confesso, que apesar de não saber o Modera que fechou um tópico X, achava estranho alguns "tópicos indicados", justamente por serem "nada a ver", e pelo convívio e histórico de postagens dos que melhor conheço (você e o Bahia), sabia que não podia ser coisa de vocês.

Mas, achava estranho... tá explicado.

renatocaster
Moderador
# fev/15
· votar


Lelo Mig

Hehehe! Pior que agora vc levantou uma lebre...acho que tem mais pessoas que pensavam o mesmo que vc. Já vi outras pessoas reclamando da mesma coisa e eu não entendia o porquê.

Mas foi bom que serviu para esclarecer. É o fórum que faz essa "indexação" automaticamente, pelo assunto do título. Até mesmo o exemplo deste tópico aqui, olha a bizarrice:

Título deste tópico:

Sobre negar a discussão de temas "batidos"

Lista de tópicos indexados pelo fórum como assuntos "relacionados":

Espaço para temas poéticos: "Uma composição minha. O que acham?" (Parte II)
Evangélicos - Grupo "Não Temas"
Captdor de "trilho" ; "lamina" , "linhas" Para braco
"Still Loving You" do "Scorpions" versão do "Forrozão Chamego Safado",
"Os Biltres": ensaio "Cocaine" - Vocalist Live 3 nos backings - Zoom H4 captando


kkkkkkkkkkkk!!! Doideira!!!

Alex guitar man
Veterano
# fev/15
· votar


renatocaster

pra onde nós devemos mandar sugestão no fórum? Eu não sei se pode citar aqui , se não pode, eu edito. O fórum do club do hardware tem um sistema de busca no TÓPICO, e também um sistema que vc marca o tópico e recebe notificações dele...

Bom vou parar por aqui pq acho que estou desvirtuando o assunto rsrs

Desculpa.

renatocaster
Moderador
# fev/15 · Editado por: renatocaster
· votar


Alex guitar man

pra onde nós devemos mandar sugestão no fórum?

Sugestão é na Central de Ajuda: http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=ajuda

o fórum club do hardware tem um sistema de busca no TÓPICO, e também um sistema que vc marca o tópico e recebe notificações dele...

Sim, seria legal...Daria para fazer muita coisa bacana aqui também, mas isso vai de encontro aos interesses da administração. E pelo pouco que foi feito durante todos esses anos, eu imagino que não seja muito do interesse da administração deixar o FCC com uma estrutura mais robusta como a do Clube do Hardware, entre outros.

Ou seja, vejo como uma possibilidade muito remota o Cifraclub trazer melhorias significativas para o fórum.

Lelo Mig
Membro
# fev/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


renatocaster

Cara, que perigo!... isso pode gerar mal estares, veja no exemplo que você colocou:

""Os Biltres": ensaio "Cocaine" ..."

Além de não ter nada a ver com o tópico, é a Banda do Bahia..........num tópico diverso, que não fosse este que você exemplificou, alguém poderia imaginar, tipo:
"Pô, além de nada a ver, o modera linka um tópico dele?"

Agora sei que não têm nada a ver, mas percebe como poderia gerar suspeitas?

Realmente precisamos rever essa busca e indexação...

krixzy
Veterano
# fev/15
· votar


renatocaster
Então pelo visto a administração não tem muito interesse em dar uma renovada no forum, acho que vai permanecer como está por muitos anos, é uma pena, o FCC é um forum muito importante.

Alex guitar man
Veterano
# fev/15
· votar


Quem é a administração, essa parte não é do studio sol?

MauricioBahia
Moderador
# fev/15 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Entendi sua posição nos questionamentos/análises JJJ.

Na boa, eu tinha muito mais paciência. Explicava 10x a mesma coisa e colocava até link pros tópicos relacionados. Tudo pra ajudar.

Mas sabe cara, existe uma ameaça ao intelecto, ao conhecimento e, extremando, a liberdade: esse mal chama-se preguiça!

É o que já falei antes aqui algumas vezes: eu valorizo a pesquisa pois através dela você acaba aprendendo "de tabela" outras coisas. Você exercita seu lado "Sherlock Holmes", expande seu conhecimento e se livra de ficar na aba dos outros!!!! Fora isso, aprende a escrever pois a leitura estimula e enriquece a gramática, comunicação e expressão.

A preguiça é um mal terrível que assola pessoas de todas as idades.

O debate é sempre bem vindo, mas há de se haver parÂmetros bem definidos, senão não é debate, mas jogo de um time só ou embate.

Abs

renatocaster
Moderador
# fev/15
· votar


krixzy
Lelo Mig
Alex guitar man

Essas coisas que eu falei sobre a admin eu estou falando por mim, como usuário, o que eu penso sobre isso. Estou cadastrado neste fórum desde 2003 e até hoje nunca vi grandes mudanças acontecerem. Então eu não nutro nenhum tipo de expectativa pela implementação de mudanças ou melhorias aqui no FCC, para ser sincero.

Honestamente eu acho que algumas coisas funcionam bem, outras nem tanto...E assim a gente vai tocando o barco. Também o fator principal que ainda mantém o FCC como um espaço interessante a ser frequentado são os usuários, na minha opinião. Olhando por essa lado, o layout ultrapassado do fórum e suas ferramentas capengas é o de menos, hehehe!

MauricioBahia
Moderador
# fev/15 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Alex guitar man: Quem é a administração, essa parte não é do studio sol?

Sim, o Estudio Sol. Quem faz a ligação direta é a Rosie.

renatocaster: Honestamente eu acho que algumas coisas funcionam bem, outras nem tanto...E assim a gente vai tocando o barco.

Sempre teremos as duas faces da moeda e cada um tem sua moeda favorita! hehe Enfim, nem perto de ser maravilhoso esse fórum é (até pq todo adjetivo tende a subjetividade), mas é um sobrevivente que, mal ou bem, já ajudou muita gente. Simplesinho, às vezes carrancudo, às vezes desaforado, às vezes divertido!

E vida que "cegue"!

hehe

JJJ
Veterano
# fev/15
· votar


MauricioBahia

Eu concordo com você com relação a perguntar algo que já foi respondido (se o tópico não for gigantesco). Mas nem sempre se trata exatamente de uma "pergunta". As vezes o cara quer colocar um ponto de vista pessoal na discussão, contar algum ocorrido que tenha a ver com o caso, enfim... voltar ao assunto, pura e simplesmente. E "não pode", porque o assunto já foi "esgotado" em 2005... é mais disso que estou falando.

MauricioBahia
Moderador
# fev/15 · Editado por: MauricioBahia
· votar


JJJ: E "não pode", porque o assunto já foi "esgotado" em 2005... é mais disso que estou falando.

No meu entender, o que rege a temática de um tópico é o titulo. O primeiro post, a descrição clara é sempre bem vinda, como numa introdução.

Depois disso, é debate sobre o assunto. Eu não vejo como "esgotar" um assunto que está pautado e bem balizado em seu titulo e introdução. Aí temos outro problema: má comunicação. Isso aí dá margem pra tudo, inclusive o tema abrir pra diversos ramos tornando o debate um salada de frutas intragável! Mas faz parte. É fato. Por isso moderamos.

Eu SEMPRE procuro postar algo dentro do tema ou titulo para que TODOS possam pesquisar ordenadamente sob um mesmo tema.

Imagine 50 tópicos intitulados "Fale-me sobre a Fender Stratocaster". Além de ser genérico, há 50 tópicos iguais. Ferrou! Temos um problema de organização e é por isso que tentamos deixar o mínimo de tópicos abertos sobre um mesmo tema, mesmo que tenha 500 páginas. As pessoas precisam aprender a pesquisar. Aqui não é Yahoo Respostas mas um fórum de debates.

Aqueles iguais e sem conteúdo ainda, em muitos casos eu até deleto pra não bagunçar ainda mais a busca capenga, no meu entender, do FCC.

Asb!

JJJ
Veterano
# fev/15
· votar


MauricioBahia
Eu SEMPRE procuro postar algo dentro do tema ou titulo para que TODOS possam pesquisar ordenadamente sob um mesmo tema.

Você é um cara muito organizado! hauhauhauhauha

As pessoas precisam aprender a pesquisar. Aqui não é Yahoo Respostas mas um fórum de debates.

Mas é disso que estou falando: debate. Não me refiro às perguntas que já foram respondidas. Me refiro a debates mesmo. Tem gente que acha que não se pode voltar a um debate, porque já se falou muito sobre o mesmo...

MauricioBahia
Moderador
# fev/15
· votar


JJJ: Me refiro a debates mesmo.

Foi o que disse na minha primeira participação neste tópico: eu não tenho mais muito saco pra debater temas que já conversamos aqui. Mas isso pode ser uma fase minha ou mesmo por achar que não é necessário... Deixa o barco correr, digamos!

Valeuuuuuuuuuuuuuuuuu!

MauricioBahia
Moderador
# fev/15 · Editado por: MauricioBahia
· votar


JJJ

BTW... Eu tava num grupo do Face sobre pedais e tal. Cara... Não dá! É um mar de repetições e você não sabe se já respondeu! Caótico! hahaha

E aquelas mesmas coisas bobas (eu acho bobas) postadas 10 vezes por dia: "Clapton disse que John Mayer é gênio". Velho, me lembrou a infância do FCC. Não dá... Pedi pra sair e não ser mais convidado! hehe

Fui! ;)

RafaelBernatto
Veterano
# fev/15 · Editado por: RafaelBernatto
· votar


#off
MauricioBahia

Já tô desistindo de moderar um grupo sobre o Reaper pelos mesmos motivos...

MMI
Veterano
# fev/15
· votar


MauricioBahia

Amigo, eu nem ia me manifestar aqui, acho que você vai entender...

No meu entender, o que rege a temática de um tópico é o titulo. O primeiro post, a descrição clara é sempre bem vinda, como numa introdução.
Depois disso, é debate sobre o assunto. Eu não vejo como "esgotar" um assunto que está pautado e bem balizado em seu titulo e introdução.


Precisamente. Um tópico sobre um título não tem como se esgotar, a não ser algo como os famosos "que guitarra+pedais+amplificador comprar com 10 reais". O valor tem mudado de tempo em tempo e em época de inflação aumentando, muda. Mas esses tópico são contra as regras e não são para existir. Então chega em outro ponto...

Regras são regras, são feitas para serem cumpridas. Sempre vai ter o revoltadinho que diz "se há regras, sou contra". Estes são para serem banidos. Aliás, tem banido que volta para encher o saco... Mas a moderação faz um bom trabalho.

Aí temos outro problema: má comunicação

O problema de má comunicação é evidente. É bem comum, e muitas vezes começa pela falta de domínio da língua portuguesa, se o cara não sabe se expressar, tem falhas de comunicação. É só olhar nos posts daqui mesmo, mas isso é tema do tópico específico que você mesmo levantou a lebre várias vezes.

Um outro problema muito sério é a intolerância, dificuldade de convívio em comunidade, convívio social. É aí que eu queria chegar e que me chocou logo no título do tópico: "Sobre negar a discussão de temas "batidos"". Quem sou eu ou outros usuários para negar a discussão de alguém? Se querem discutir técnica versus feeling, dentro das regras e dos tópicos apropriados, que discutam por 500 páginas, eu não estou disposto. Mas vem o sociopata postar "ai, eu não gosto", "não aguento mais esse assunto", "pá de ouro" e o escambau... O cara não é obrigado a ler tudo, acompanhar tudo, gostar de tudo e principalmente postar em tudo. Não gostou, não participa, não lê, segue a vida, procura outro tópico e deixa quem está lá conversar. Como disse o Mark Zuckerberg, tem muito brasileiro que não sabe se comportar em redes sociais e o fórum é prova disso.

As pessoas precisam aprender a pesquisar.

É fato. Muita pergunta podia ser respondida na busca do fórum ou no google. Na verdade este fórum nos seus mais de 10 anos de existência esgotou muito assunto já, está tudo nessas páginas. Se juntar com o google, fica difícil uma pergunta sem resposta.

JJJ
Veterano
# fev/15 · Editado por: JJJ
· votar


MMI
eu nem ia me manifestar aqui, acho que você vai entender...

Por quê? Porque estamos "brigados" por causa do tópico da madeira da Gibson? Que isso, cara! Nada a ver...Você é convicto das suas opiniões. Mas isso não tem nenhum problema. Nenhum mesmo!

Se me senti instado a criar esse tópico por causa daquele? Sim, mas não por sua causa. Não foi você que veio com 4 pedras na mão quando o tema veio à baila. E mesmo quem veio... tudo bem... como eu disse, sou "macaco velho". Tá tudo certo. Mas imaginei alguém novinho entrando, querendo participar de um debate com uma mera opinião e já tomando porrada... Sacou?

Não tenho nada contra você ou ninguém daqui. Espero que a recíproca seja verdadeira, mesmo discordando em algum detalhe sobre isso ou aquilo.

Abraço!

EDIT: pra desestressar de vez... Concordo com tudo que você falou no post acima! hehehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre negar a discussão de temas "batidos"