Morto! Renato Rocha (Negrete), ex baixista da Legião Urbana.

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# fev/15 · Editado por: Lelo Mig


Ex-baixista da Legião Urbana é encontrado morto em SP, diz PM

Segundo a Polícia Militar, Rocha estava encostado na porta de um quarto de um hotel. Ele foi encontrado assim por volta das 8h30

"Renato Rocha, ex-baixista da primeira formação da banda Legião Urbana, foi encontrado morto em um hotel no Guarujá, litoral de São Paulo, na manhã deste domingo (22). Segundo a Polícia Militar, Rocha estava encostado na porta de um quarto de um hotel. Ele foi encontrado assim por volta das 8h30. Ainda segundo a PM, a causa teria sido morte natural.

Conhecido também como Billy ou Negrete, Renato Rocha tinha 53 anos e participou dos três primeiros discos da Legião Urbana. No Facebook, uma página em homenagem ao músico mantida pela irmã dele também registrou a morte do ex-baixista."


http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/ex-baixista-da-legiao -urbana-e-encontrado-morto-em-sp-diz-pm/?cHash=b524ccaeaeba8a6ba8cd96e e8dffbeff


O único integrante da Legião que sabia tocar.......R.I.P.



LeandroP
Moderador
# fev/15
· votar


Os bons morrem jovens...

renatocaster
Moderador
# fev/15 · Editado por: renatocaster
· votar


É uma pena....para o meio musical e para a sociedade. Esse rapaz teve muitos problemas nos últimos anos com drogas, bebidas...chegou a virar morador de rua.

Apesar de estar partindo com tão pouca idade, que agora ele possa descansar em paz...RIP!

Julia Hardy
Veterano
# fev/15
· votar


Muita gente não gosta dele por ele ter entregado alguns podres da banda e do Renato Russo. Mas, se tinha algum punk na banda, era ele. Só não entendo esse sumiço dele. Tanta gente que ainda tá por aí e ele sumiu do mapa.

Enfim, que descanse em paz.

entamoeba
Membro Novato
# fev/15
· votar


Os bons morrem jovens...

Por isso que vou esperar ficar velho para me tornar bom!


Grande perda... gostei muito das entrevistas dele! O único que tava na banda que o Renato Russo não quis comer.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/15
· votar


Renato Rocha teve sérios problemas com drogas, drogas pesadas.
Chegou até mesmo a virar mendigo e viver nas ruas à base de crack. Foi feita uma entrevista sensacionalista pela Rede Record sobre esse drama, mas nada foi resolvido de fato; ele recebeu algum apoio, recebia seus direitos autorais, mas nunca se recuperou (adicção de drogas é doença). E o final foi esse... Lamentável!
R.I.P

juninholiveira
Veterano
# fev/15
· votar


Poxa, que triste, eu lembro da reportagem que mostrou a vida dele, confesso que não sabia disso antes da reportagem. Ele mantinha um baixo azul bem querido dele, se não me engano. Coitado.

kiki
Moderador
# fev/15
· votar


lendo aqui sobre ele, achei essa reportagem recente:

http://www.cifraclubnews.com.br/noticias/60165-legiao-urbana-ex-baixis ta-da-a-volta-por-cima-e-participa-de-tributo.html

Lelo Mig
Membro
# fev/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Galera!

Uma ressalva, apesar que ninguém até agora chiou...hehehehe.
Eu escrevi acima "O único integrante da Legião que sabia tocar....", mas não pejorativamente.

Eu gosto de muita coisa da Legião... inclusive musicalmente. Acho, inclusive que o charme da Legião era a poesia sofisticada sobre uma música singela.

Fui contemporâneo da Legião, tenho a mesma idade destes caras e cruzei com muita gente do Rock Brazuca em meio a loucura que foram os 80´s.

O Legião foi uma banda de alma punk. E Negrete o mais punk de todos. Viveu e morreu como um punk... não vou julgá-lo, afinal, nunca paguei uma conta dele.

Mas, gostem ou não, a Legião entrou para história da música brasileira pela porta da frente. E Negrete estava junto!

LeandroP
Moderador
# fev/15
· votar


Lelo Mig

Eu também tiro esse sarro do Legião, mas sou muito fã desde criança. Ensinei muita gente do colégio a gostar de Legião, isso nos anos 80/90. Me lembro de tirar o encarte do disco pra acompanhar as letras e me amarrava sempre que lia: Ouça no volume máximo!". rsrsrs

Gosto dos timbres, da rítmica da guitarra, e da forma as vezes despojada do Dado arpejar acordes, principalmente com cordas soltas. Um cara que aprendeu tocar guitarra pra entrar na banda, e fez seu trabalho com bom gosto e competência, e por que não dizer que com certo virtuosismo, devido à pouca experiência.

Renato Rocha era o cara que também segurava muito bem a outra clave. Seu baixo ora punk, ora soft, dava o tom que a música precisava. Sempre o considerei como membro da banda, e me surpreendeu toda a trajetória que até então era desconhecida do grande público.

Legião Urbana representa muitas coisas na minha vida, e inclusive na minha forma de tocar guitarra.

renatocaster
Moderador
# fev/15
· votar


LeandroP
Lelo Mig

Também acho que essa "simplicidade" do som da Legião Urbana foi na dose certa. Se eles resolvessem "gourmetizar" o som, tornando a coisa mais sofisticada (harmonicamente falando), talvez não teria sido a banda que foi.

MauricioBahia
Moderador
# fev/15 · Editado por: MauricioBahia
· votar


LeandroP: "Ouça no volume máximo!"

Adorava isso e o lema "Urbana Legio Omnia Vincit"!

Quem já prestou atenção nas pouco faladas "Andrea Dória" e "Acrilic on Canvas"? Poesia pura. Mesmo a batida "Que País é Esse?" continua atual desde a década de 70!

Eu cresci ouvindo Legião. Todos da minha escola ouviam Legião no recreio, na década de 80. Os shows não eram "plastificados", mas algo que realmente tinha vida! Eles não tocavam tão bem quanto os Paralamas, por exemplo, mas e daí? Rock transcende a pureza, a perfeição. A pedra bruta pode ser mais valiosa que a lapidada. Rock and Roll!!!

Saudade!

LeandroP
Moderador
# fev/15
· votar


MauricioBahia

"Nada mais vai me ferir
É que eu já me acostumei
Com a estrada errada que segui
E com as minhas próprias leis"

E tem gente que diz que as letras são complexas... Onde?

MauricioBahia
Moderador
# fev/15 · Editado por: MauricioBahia
· votar


"Acrilic on Canvas"

"Preparei a minha tela com pedaços de lençóis que não chegamos a sujar.
A armação fiz com madeira da janela do seu quarto.
Do portão da sua casa, fiz paleta e cavalete
E com lágrimas que não brincaram com você destilei óleo de linhaça.
Da sua cama arranquei pedaços que talhei em estiletes de tamanhos diferentes.
E fiz, então, pincéis com seus cabelos.
Fiz carvão do batom que roubei de você e com ele marquei dois pontos de fuga, e rabisquei meu horizonte"

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/15
· votar


MauricioBahia
Minha música (poesia) preferida do Legião...
Abç

Rodrigo.f
Membro Novato
# fev/15
· votar


Respondido Leandro?

GersonM
Membro
# fev/15 · Editado por: GersonM
· votar


Eu conheci o Renato pessoalmente. Ele veio até Curitiba fazer aula de canto comigo, pois tinha um outro aluno que estava tentando montar uma nova banda com ele. Estava quase tudo acertado já, mas na última hora a coisa deu errado, e creio que o maior motivo era que o Renato queria fazer o vocal.

Uma pena porque as músicas eram bem boas.

Quanto à voz dele, era um baritono de voz bem poderosa, mas levaria tempo pra ficar bom. A voz era um pouco dura e ainda não estava pronto pra encarar um show cantando.

Era estranho o jeito dele, porque era muito disperso e parava no meio da aula pra olhar por exemplo, o cabo da minha tv que passava pela parede.

Ele me contou umas coisas que não dá pra contar, rs, sobre convites que ele recebeu pra tocar na banda de uma determinada cantora famosa. Ela fazia parte do pacote, rs (mas acreditem, era inaceitável. rs).

Uma coisa que achei estranho ele dizer (e que nao acreditei) é que a musica Vento no Litoral tinha sido feita para ele. Foi esquisito...

Headstock invertido
Veterano
# fev/15
· votar


Reproduzirei o que escrevi em outro tópico:

Como fã incondicional da banda, sou grato a ele pela participação nos melhores discos do Legião (incluindo a obra de arte que foi o 'Dois'.)

O baixo da banda praticamente morreu quando foi pras mãos do Renato Russo.
As linhas do Negrete eram realmente muito boas, de muito alto nível.
Pra falar a real, ele era o único músico de verdade na banda naquela época.

Mas também teve o lado negro dele. Era um skinhead tryhard que cultuava seu hooliganismo acima de qualquer outra coisa. Se perdeu por isso.
Tava numa banda composta por dois playboys e liderada por uma bixa louca com mania de grandeza. Não tinha cenário pior pra se encaixar como machão alfa vida loka.

Enfim, depois disso não tem muito o que falar, porque ele morreu há muito tempo quando se entregou ao crack. O que andava por aí era só uma casca vazia.

Headstock invertido
Veterano
# fev/15
· votar


E só um adendo, porque é muito comum fazer essa confusão.

De Punk, o Legião nunca teve nada.
Renato, Dado e Bonfá eram os únicos que tentavam passar essa imagem, mas era só isso, uma imagem. Renato até radicalizou nessa tentativa e fez parte do que realmente se dizia por "ser punk" na época. mas Dado e Bonfá não. Definitivamente não.

E além disso, isso tudo foi na época do Aborto Elétrico. Depois disso, o Renato ainda fez uma curta carreira solo onde perdeu completamente a postura de punk rebeldezinho. O Legião já foi algo bem mais maduro. Não se enganem com aquele disco "Que País é Esse". Aquilo é praticamente um spin-off na discografia. Um tributo ao Aborto Elétrico.

E o Renato Rocha, que estão falando muito de ter sido o único punk na banda, na verdade era o exato oposto disso. Ele era skinhead.
São coisas completamente diferentes.

Lelo Mig
Membro
# fev/15
· votar


Headstock invertido

Sim!...eu generalizei punk, para não ficar subtitulando rótulos. Mas, para adicionar alguns dados:

O verdadeiro Punk brazuca, de Cólera, Mercenárias, Olho Sêco, Replicantes, Detrito Federal e etc, foi uma corrente punk autêntica.

Mas a época era punk, as influências eram punks, o punk detonou essa vertente de pensamento, mesmo as bandas brasileiras que não foram punks, foram influenciadas pela New Wave que é uma filha bastarda do punk.

Tanto que o "playboy" do Dado é fã do Gang of Four, que é uma banda do British pós punk.

E o Skinhead difere do punk, enquanto pensamento, enquanto filosofia e subcultura de grupo. (até porque skinhead é anterior, existem desde os anos 60).

Mas a trilha sonora dos skinheads dos 80 (Oi!...hehehe) são bandas "de sonoridade punk" como The Oppressed, Skrewdriver e etc...

Mas Negrete, como tantos na época, apenas movidos pela rebeldia, sabemos, é coisa de moleque, passageira......porque, é um contrasenso total, um Skinhead Preto, tocando numa banda de viados......kkkkkkk, só cheirando muita cola!

LeandroP
Moderador
# fev/15
· votar


Rodrigo.f

Tá claro que é uma metáfora, com apelo sexual, comparada às técnicas de pintura. Agora "Depois do Começo" é doida mesmo.

LeandroP
Moderador
# fev/15
· votar


Bacana essa história, GersonM. Sorte a sua ter conhecido.

Vento no Litoral é uma canção maravilhosa, em primeira pessoa. Fala de alguma separação. Não sei se é de uma pessoa ou das drogas.

GersonM
Membro
# fev/15 · Editado por: GersonM
· votar


LeandroP

Ele me disse que o Renato Russo tinha feito a música pra ele como um pedido de desculpas...(não tem lógica, mas vai saber...)

Agora é engraçado como a gente se sente estranho. Queira ou não, eu peguei todo o início do Legião. Tocava muito.

Aliás naquela época as bandas emplacavam várias músicas de uma vez e nas rádios tocavam músicas em inglês, francês, alemão, italiano e espanhol. Os anos 80 foram uma loucura musical que acho difícil se repetir.

Então, como acompanhei o início da banda e depois, acabei cantando praticamente tudo deles, no tempo (dificil) de barzinho e etc, quando você conhece um integrante da banda que foi fundo musical de uma boa época, se sente estranho. É dificil agir normalmente, mesmo eu que não sou dado a essas coisas de ser fã de ninguém, mas me lembro bem da sensação de ficar pensando comigo:

- Estou dando aula prum cara do Legião? que porra é essa.....

RafaelBernatto
Veterano
# fev/15 · Editado por: RafaelBernatto
· votar


GersonM

Pode ser que ele, Russo, tentava se explicar.. Dizer o porquê de terem se distanciado... E o porquê de seguir em frente.. sem ele, Negrete.

"Dos nossos planos é que tenho mais saudade,
Quando olhávamos juntos na mesma direção

Aonde está você agora
Além de aqui dentro de mim?"

Edit:
"Agimos certo sem querer
Foi só o tempo que errou"

Talvez aqui o RR tentasse dizer que apesar de achar que estivesse mais maduro, não necessariamente significava que o Negrete estava errado...

Não conheço tanto sobre a banda.. Foi só o que deu pra "entender" mesmo...

Ismah
Veterano
# fev/15
· votar


Lelo Mig

Lamentável. Era um dos nossos.

MauricioBahia
Mesmo a batida "Que País é Esse?" continua atual desde a década de 70!

E até hoje, é uma das músicas que mais bomba do nosso repertório cover.

Ismah
Veterano
# fev/15
· votar


GersonM
Ele me disse que o Renato Russo tinha feito a música pra ele como um pedido de desculpas...(não tem lógica, mas vai saber...)

Quem fez a música foi quem? E fez para quem?

MauricioBahia
Moderador
# fev/15 · Editado por: MauricioBahia
· votar


GersonM: Uma coisa que achei estranho ele dizer (e que nao acreditei) é que a musica Vento no Litoral tinha sido feita para ele. Foi esquisito...

Consultei algumas fontes e não há registro disso não, que eu saiba. hehe

Abs!

Lelo Mig
Membro
# fev/15
· votar


MauricioBahia

Teu primo era o produtor deles...........ninguém melhor que ele prá saber. Agora fiquei curioso.....pergunta prá ele Bahia!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/15
· votar


Lelo Mig
O grande e simpaticíssimo Mayrton Bahia, primo do não menos, Maurício (meu xará e band mate!), e da qual sou colega como Professor e Coordenador universitário, pouco fala sobre esses assuntos, até por uma questão ética... Mas (pelo que conversamos até agora), esse papo é doidera do (pobre) Negrete...
Abç

MauricioBahia
Moderador
# fev/15 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Lelo Mig

O que postei acima foi fruto de um papo com ele, ontem. Enfim, ele desconhece esse papo sobre Vento do Litoral.

;)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Morto! Renato Rocha (Negrete), ex baixista da Legião Urbana.