Cifraclub, música internacional

    Autor Mensagem
    Baixão
    Membro
    # jan/15


    Pessoal, eu assisto videoaulas de baixo e violão (pouco). Vi, por várias vezes, gringos escrevendo em Inglês ou Espanhol, dizendo que o canal é incrível, que estão aprendendo muito, que são as melhores videoaulas da net, que os brasileiros são muito bons em música... E que, não entenderam uma só palavra, não sabem nem que, o que está sendo falado alí, é Português. Acham a língua bonita porém pedem para usar a opção de legendas, que já está como ferramenta no youtube.
    Nós, brasileiros, somos carente de reconhecimento cultural por estrangeiros.
    Acho que o CifraClub deveria fazer esse esforço!
    E valorizar nossa cultura e nossa língua, mantendo o Português e adicionando legendas em Inglês
    Quem acha que é uma boa idéia? Ou não?

    Valeu!

    Adler3x3
    Veterano
    # jan/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    O Brasileiro tem muita capacidade.
    E um espírito criativo e uma liberdade de criar que poucos povos tem.
    Aqui no Cifra Club existem excelentes tutoriais, que mesmo sendo em português pessoas do mundo inteiro admiram, pois a linguagem da música é universal, e muitos tutoriais são tão bem feitos que nem precisa de legenda, assim como as vídeo aulas.
    Por exemplo tempos atrás assisti um review sobre um produto de gravação da Roland, e fiz extensa pesquisa na internet, o melhor tutorial de todos estava aqui, nem o fabricante do produto conseguiu fazer melhor.

    makumbator
    Moderador
    # jan/15
    · votar


    Baixão
    Nós, brasileiros, somos carente de reconhecimento cultural por estrangeiros.

    Na música até que não. Acho que o Brasil (ao menos no ocidente) é bastante valorizado por sua música. Muito mais que diversas outras nações.

    Acho que o CifraClub deveria fazer esse esforço!
    E valorizar nossa cultura e nossa língua, mantendo o Português e adicionando legendas em Inglês


    Você se refere aos vídeos "oficiais" do cifra club não é? Concordo que pode ser uma boa proposta. Sugiro que você encaminhe a ideia para a administração do Cifra club.

    Baixão
    Membro
    # jan/15 · Editado por: Baixão
    · votar


    Adler e Makumbator,
    Eu me refiro aos videoaulas que ensinam a tocar uma certa canção na guitarra, baixo, violão, etc... Eu assisti a muitos, de baixo, de bandas gringas. E eu acho legal que há muitos comentários de fora, dizendo que seria melhor que tivesse legenda. Claro que, como o vídeo mostra a tab e as duas mãos do instrutor, dá pra aprender. Mas as pessoas gostariam de saber o que está sendo dito. Ficam alí, admirando o sotaque e entonação... (o nosso jeito de falar encanta. Dizem que falamos com notas musicais, com melodia... Como um pássaro cantando)
    E não entendem uma palavra.
    Muitos comentam a falta de legenda.
    Eu me ponho no lugar deles! Imaginem um videoaula de uma canção que você quer muito aprender a tocar, com um instrutor chinês falando o tempo todo!
    Dá pra aprender... Mas, poxa! Eu queria saber o que é dito!
    Eu penso em sugerir isso ao Cifraclub. Mas eu procurei saber, pelo forum, outros pontos de vista.

    rcorts
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Baixão

    Concordo com você no ponto em que uma legenda em inglês valorizaria ainda mais os videos. Porém vamos pensar ao contrário. A grande maioria das video aulas de guitarra com idioma nativo em inglês possuem geralmente legendas no próprio inglês, espanhol e japonês. Algumas vezes até aparece em francês, alemão ou russo. Mas quase nunca em português, e olha que português é uma língua falada em grande parte do planeta.

    Esses americanos querem tudo de mão beijada rapá!

    makumbator
    Moderador
    # jan/15
    · votar


    rcorts
    Esses americanos querem tudo de mão beijada rapá!

    Eles gostam de tudo de mão beijada mesmo, mas as legendas em inglês atendem um grande número de pessoas não falantes nativas de inglês. Nesse ponto ele é muito mais universal.

    daimon blackfire
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    Prefiro as vídeo aulas do guitarlessons365.com. São bem mais explicativas, as do cifra club tão meio fracas ultimamente.

    rcorts
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    makumbator
    mas as legendas em inglês atendem um grande número de pessoas não falantes nativas de inglês. Nesse ponto ele é muito mais universal.

    Isso é verdade.

    SCENTLESS APRENTICE
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    reconheci tchã nã nã nã a madona ali parada no jardim, não resisti fui perguntar o que ela achava de mim. como chama a música?

    Alex guitar man
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    SCENTLESS APRENTICE

    raimundos i saw you saying

    SCENTLESS APRENTICE
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    Alex guitar man
    VALEEEEUUU!

    Baixão
    Membro
    # jan/15 · Editado por: Baixão
    · votar


    Pois é!
    O Inglês, hoje, é a língua que une as pessoas em todo o mundo, independente da nacionalidade. Se fossemos falar com um coreano, alemão, árabe, francês... Seria em inglês. Um dia, foi o francês, o latin... Isto é fato! Não adianta acharmos ruim.
    Eu vejo é uma grande oportunidade da nossa cultura ser vista por outras pessoas.

    Hitman
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Baixão
    Eu vejo é uma grande oportunidade de nossa cultura ser vista por outras pessoas.
    +1

    rcorts
    Concordo com você no ponto em que uma legenda em inglês valorizaria ainda mais os videos. Porém vamos pensar ao contrário. A grande maioria das video aulas de guitarra com idioma nativo em inglês possuem geralmente legendas no próprio inglês, espanhol e japonês. Algumas vezes até aparece em francês, alemão ou russo. Mas quase nunca em português, e olha que português é uma língua falada em grande parte do planeta.

    Esses americanos querem tudo de mão beijada rapá!


    Desculpa brother, mas falou besteira. Ignorando o fato de que o seu desfecho foi uma generalizacao levemente ofensiva,
    Ingles realmente eh a "lingua do mundo" e nao porque puxa saco dos americanos (me da uma raiva disso. a lingua nem deles eh... nao sei porque americano sempre leva na bunda...) A lingua inglesa eh a ponte entre culturas extremamente diferentes. seria extremamente ineficaz aprender 30 linguas porque se trabalha numa multinacional e tem que lidar com o mundo inteiro, melhor usar uma lingua JA universal.

    Mas quase nunca em português, e olha que português é uma língua falada em grande parte do planeta.
    Serio? por quem alem de Portugal, Brasil e alguns territorios africanos??? Grande parte do mundo fala Mandarim, Hindu e Ingles...

    rcorts
    Veterano
    # jan/15 · Editado por: rcorts
    · votar


    Hitman

    Sério brother! como você pode ver, acima o Makumbator já havia me criticado quanto a esse ponto do inglês ser universal e eu aceitei de boa a crítica.

    Agora, pode ver que na grande parte das vídeo-aulas de guitarra geralmente tem legenda em Japonês (que praticamente só tem no Japão, mas tá certo, é uma potência, então tem seu devido respeito), Espanhol (que tirando a própria espanha e alguns países da América do Sul, não é uma língua universal), em Francês (tá certo, tem na França, Bélgica, Canadá, e algumas colônias francesas e pela história tem seu devido respeito).

    Agora, Português como você mesmo falou, tem no Brasil (um país de proporções continentais, grande consumidor de cultura americana), em Portugal, em grande parte do território africano, e sem falar que brasileiro parece formiga, se espalha por todo canto do mundo, e vira e mexe um brasileiro se destaca em algum canto do mundo em alguma área. No próprio Estados Unidos tem uma cambada de brasileiro fazendo fama, residindo, casando, abrindo empresa, e será que uma simples legenda em português em vídeo-aulas de guitarra americanas seria algo irrelevante?

    Desculpa brother, mas quem falou besteira foi você, e que americano quer tudo de mão beijada isso é mesmo, não volto atrás. Pelos fóruns que eu frequento das gringas e por vários comentários que eu leio lá, dá pra perceber isso implicitamente. Inclusive os brasileiros que eu conheço que moram há anos nos EUA compartilham da mesma opinião minha. Não é porque eu gosto de rock, jazz, country e blues que vou ficar endeusando Estados Unidos em tudo não brother. Em algumas coisas eles são exemplo, em outras nem tanto.

    Simplesmente sua opinião é diferente da minha. Nada além disso.

    Abç.

    Hitman
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    rcorts
    Sim cara, eh serio...

    So porque minha lingua nativa eh ingles quer dizer que quero tudo de mao beijada? saber que eu sai de casa aos 17 anos e me mantenho desde entao nao sabe... nao faz ideia de quantas horas extras eu tive que trabalhar pra ter todo que possuo hoje. Entao isso eh pessoal.

    Espanhol eh uma lingua muito mais relevante nos EUA do que o portugues.
    Se for ver numeros, portugues eh irrelevante em grandissima parte do mundo. Grande parte dos brasileiros estao concentrado em poucos polos enquanto mexicanos, porto riquenhos, cubanos e o cacete a quatro estao em todo lugar. Se o pais for adaptar tudo pra todas as linguas dos povos que imigrarem pro pais, seria uma piada. Fosse assim, rotolus virariam banners pra incluir espanhol, mandarim, hindu, alemao, finlandes, etc etc. Ridiculo principalmente se for excluir NYC, Boston e Miami, os brasileiros basicamente somem dos numeros de imigrantes... portanto nao eh um quantidade relevante.

    Existem diferencas gritantes na economia sul americana para a norte americana entao nao espere que alguem daqui saia pra vender alguma coisa na feira aos 6 anos de idade. Sao mundos diferentes e culturas diferentes. Dizer que querem tudo de mao beijada nao faz sentido, a sua qualidade de vida e seu status de "primeiro mundo" veio do proprio pais e nao de nenhuma forca maior. Os caras fizeram acontecer.

    Por favor lembre-se que brasileiro nao eh o unico que sai do pais e que brasil esta longe de ser o centro do universo.
    Nunca disse que eh necessario endeusar os EUA (coisa que vejo MUITO brasileiro fazendo) mas desrespeito gratuito tambem nao po...

    Filippo14
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Caramba quanta briga por uma legenda. Se tiver legenda em espanhol ou/e inglês os videos do cifraclub podem atingir mais pessoas. É interessante para o Site, imagino que sim, se o custo de fazer todas essas legendas for baixo, senão fica assim mesmo.

    É válido passar essa dica para o cifraclub, porque pode ser que eles nunca tenham pensado nisso e se interessem. Agora colocar EUA em uma conversa que nem passou perto deles é besteira gente.

    Abração

    Baixão
    Membro
    # jan/15
    · votar


    Pessoal, não podemos cair em vingancismo político ou pensar que uma legenda irá desvalorisar a nossa cultura.
    O fim é pacífico! É levar a nossa cultura a pessoas de outros lugares.
    rcorts e Hitman
    Brothers, deixem de sentimentos degeneratiivos. Se os EU tornaram-se o país mais rico e poderoso do mundo as custas de uma "Indústria da Guerra", isto é um fardo e um mérito deles!
    Mas, temos que pensar que pessoas que nada tem a ver com isso, como vietnamitas, afegões, coreanos, japoneses, alemães, iraquianos, cubanos e haitianos vão poder aprender a "tocar um Guns 'n' Roses" sem resentimentos políticos

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    português >>>> Portugal
    inglês >>>>>>>> Inglaterra

    no final das contas tá uma discussão sobre valorizar a lingua patria sobre dois países que nem linguá nativa tem

    vamos colocar legendas em tupi-guarani...

    -------------------------------
    será que é dificil de entender que existe uma lingua no mundo que está em destaque, onde dois zé ruela de cantos opostos do planeta para se entenderem um deles tem que traduzir sua mensagem em inglês para que o outro traduza do inglês para sua lingua

    sempre vi o pacote de lengendas como um pacote para os mais consumidores, não interessa se tem 2 ou 20 paises que falam a lingua A ou B mas sim seu poder de consumir, já se o que você fez é um produto precisa direcionar para consumidores

    Esses americanos querem tudo de mão beijada rapá!
    o fato de um brasileiro assistir uma video aula em portugues mesmo, não deixa de certa forma a ter algo de mão beijada,
    já que eu sou do tempo de ter que comprar ou gravar a fita ir pra casa e adivinhar de ouvido o que um músico tocou no meio do de tudo aquilo somado a chiadeira de fita regravada e recopiada

    krixzy
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Tenho que concordar com o Hitman, o brasil está muito longe de ser algo significativo pros países de cima, não tem pq colocarem legendas em português, não há tanta gente assim que fala português, e se filtrar aos músicos, no caso de vídeos sobre música que é o assunto do tópico, pode reduzir a população do brasil inteiro pra 5% sem exagero, é uma minoria que estuda música aqui, e dos poucos músicos que tem aqui, ainda pode tirar mais um bocado da lista, pq grande parte nem estuda, pega um tambó, um pandeiro e começa a bater pronto, é samba/pagode, baixa alguma batida na internet bota pra tocar no PC e fala umas putaria é funk....


    A questão das legendas seria muito bom pro forum, ia ser mais visto mundo a fora, e se for bem, pode até rolar uma grana em publicidade.

    Baixão
    Membro
    # jan/15
    · votar


    fernando tecladista
    Falou bem!
    Aliás, fui ao Paraguai, fazer turismo e fiquei morrendo de inveja. Eles falam Guarany o tempo todo! Só usam o Espanhol pra falar com turistas e pra escrever.
    krixzy
    Gostei do que falou. E concordo. Mas no caso do samba, no violão e baixo, que é o que toco, são muito mais difíceis de que em qualquer rock. O ritmo é quebrado, tem muito swing. As viradas têm dinâmicas complexas. A harmonia apresenta uma variedade enorme de diferentes entonações. O braço do violão é inteiramente explorado e no caso do baixo, geralmente é usado 6 cordas, pois a variação tonal, também é muito rica.
    Obs.: Sou roqueiro e não ouço samba.

    Até nisso eu pensei. Imaginem lá no Japão. O japonês quer tocar no seu violão um samba do Zeca Pagodinho (que é acompanhado só por músicos "fodas"). Com legenda em Inglês, basta pro Japa. Ele irá entender! E nossa cultura foi disseminada!

    Gente, o que eu quero é, depois de um tempo que este post estiver rolando, apresenta-lo ao CifraClub, como argumento da viabilidade em se por legendas nos vídeos. Até porque isso teria um custo pro CifraClub.
    Valeu, gente!

    krixzy
    Veterano
    # jan/15 · Editado por: krixzy
    · votar


    Baixão
    Mas no caso do samba, no violão e baixo, que é o que toco, são muito mais difíceis de que em qualquer rock.

    Já ouvi falar disso, mas acho que também depende do samba né, pelo menos sonoramente "harmonia do samba" que foi o tipo que me referi, era um lixo total aos meus ouvidos que eu tive o desprazer de ouvir obrigatoriamente por vizinhos e infelizmente isso fez sucesso kkk....

    Agora tem alguns que sonoramente parece ser mais bem feito mesmo, como os mais antigos, sonoramente não me parece difícil de tocar, mas talvez eu esteja errado já que nunca toquei nada desse gênero.

    rcorts
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    krixzy
    A questão das legendas seria muito bom pro forum, ia ser mais visto mundo a fora, e se for bem, pode até rolar uma grana em publicidade.

    Concordo, em momento algum falei que discordava de adicionar legendas em inglês.


    A todos que citaram meu nome:

    Apenas expressei uma opinião pessoal (de certa forma até descontraída, no meu ponto de vista, mas sempre tem gente que leva tudo ao pé da letra, é foda!) e sim, eu acho que legendas em português não são irrelevantes. Se vocês acham que é dispensável, é opinião de vocês e respeito isso.

    Quanto a essa questão de brigas, não tô nem ligando rapaziada. Aliás o que gerou 3 posts de discussão inútil foi apenas o tipo de abordagem que o hitman empregou para responder ao meu comentário. Podem ver que em relação à resposta do Makumbator tudo que eu fiz foi concordar, no más!

    E em momento algum eu disse que legendas em inglês são dispensáveis. Podem ver no meu 1º comentário que inclusive concordei com o Baixão que legendas em inglês com certeza podem agregar valor às aulas do cifraclub.

    Na boa galerinha, é bom interpretar os textos ao ler. Nem tudo que se escreve ou lê é ao pé da letra!

    Fiquem em paz e deixemos todos de blá, blá, blá, ok!

    Baixão
    Membro
    # jan/15
    · votar


    A discussão é inevitável e bem vinda. Sabendo que o que não podemos fazer é, sair do assunto do tópico e/ou faltar com respeito aos colegas.

    Gente, eu postarei no futuro outros exemplos.
    Vejam este! É da música "Have you ever seen the rain" do Creedence.
    Observem os posts!
    Vejam a quantidade de gente de fora que usam as videoaulas do CifraClub. Quanto ao Espanhol, eu creio que não há problema. Nós os entendemos e vice-versa. Mas pessoas que falam outras línguas, usam as videoaulas, gostam e pedem legendas em Inglês!
    Ex.
    Shannon S disse:
    omg you actually show how many ups/downs to play and when to mute and change chords! Been looking for this for days and none of the other guys showed it. Thanks for this! Wish your lessons were in English though. Maybe do an English version of you show?

    Há muitos outro comentários em Inglês. Outros muitos em Espanhol e até em línguas alienígenas!

    Антон Глаздов disse:
    Поет ахуенно, збс четко

    Enfim, eu acho dá hora as videoaulas estarem sendo vistas lá fora! As legendas fariam que fossem mais vistas ainda.

    Hitman
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Baixão
    Vejam a quantidade de gente de fora que usam as videoaulas do CifraClub. Quanto ao Espanhol, eu creio que não há problema. Nós os entendemos e vice-versa.
    Por incrivel que pareca, grande parte dos habladores de espanhol nativos tem grande dificuldade/nao conseguem entender portugues. Nao me pergunte porque mas com grandissima parte dos falantes de espanhol que conheci, o entendimento entre linguas nao eh reciproco. 80% das vezes acabo escutando em espanhol e respondendo em ingles.

    Антон Глаздов disse:
    Поет ахуенно, збс четко

    hahaha alfabeto cirilico eh foda.

    Baixão
    Membro
    # jan/15
    · votar


    Hitman
    É verdade, sobre o Espanhol. Nós entendemos muita coisa. Mas eles não nos entendem muito. Isto é porque o Português assimiilou muitas palavras do Espanhol. Nosso vocabulário é maior! Aqui, na minha cidade, falamos "ele vem lá de riba", referindo-se às pessoas que vêm do Norte e Nordeste. Arriba é Espanhol. Outra gíria local, "vou te dar uma cutcharra", no sentido de vou te dar uma chance, uma colher de chá. Cuchara, do Espanhol, colher.
    Valeu!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cifraclub, música internacional